Registo de nascimento

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas

Registo de nascimento

#404539 | appereira | 23 jun 2018 01:20

Solicito ajuda para encontrar registo de nascimento do avô português. Só possuo as seguintes informações:
Nome - Manuel Pereira Pinto
Ano de nascimento - Entre 1894 e 1898
Local de nascimento - Nespereira/Cinfães.
Chegou ao Rio de Janeiro entre 1924 e 1925 acompanhado da esposa Angelina Rosa de Jesus e da
filha Ermelinda Pereira Pinto nascida em 5/10/1915.
Pesquisei o registo de nascimento do Arquivo Distrital da Guardia do ano de 1925, mas não encontrei.
O referido arquivo não disponibiliza o arquivo do ano de 1924.
Obrigado.

Resposta

Link directo:

Registo de nascimento

#404546 | FilipeFlard | 23 jun 2018 03:22 | Em resposta a: #404539

Caro Pereira,

Se Manuel Pereira Pinto chegou ao Rio de Janeiro com Angelina Rosa de Jesus ao Rio de Janeiro entre 1924 e 1925, certamente o registro de nascimento dele não estará em 1924 ou 1925.
Poderia explicar melhor o que procura? Creio que esqueceu de dar algumas informações...

Cordiais cumprimentos,

Filipe

Resposta

Link directo:

Registo de nascimento

#404547 | FilipeFlard | 23 jun 2018 03:28 | Em resposta a: #404539

Localizei alguns documentos que podem ajudar:

Assento de casamento de Ermelinda Pereira Pinto com António Gomes, celebrado em São Gonçalo, Rio de Janeiro, no dia 03 de abril de 1937:
https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HY-67BQ-TG6?i=302&cc=1582573

Assento de casamento de Alice Rosa Pereira com Mário Bernardo, celebrado no Rio de Janeiro (6º RCPN), no dia 09 de dezembro de 1944:
https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HY-67BQ-TG6?i=302&cc=1582573

Cordiais cumprimentos,

Filipe

Resposta

Link directo:

Registo de nascimento

#404548 | FilipeFlard | 23 jun 2018 03:29 | Em resposta a: #404547

Retifico a ligação:

Assento de casamento de Alice Rosa Pereira com Mário Bernardo, celebrado no Rio de Janeiro (6º RCPN), no dia 09 de dezembro de 1944:
https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HT-DCWN-S7?i=34&cc=1582573

Resposta

Link directo:

Registo de nascimento

#404553 | miguel monteiro | 23 jun 2018 12:12 | Em resposta a: #404539

Terá de procurar no Arquivo Distrital de Viseu, pois Cinfães pertence a Viseu
e não à Guarda.
Boa sorte

miguel monteiro

Resposta

Link directo:

Registo de nascimento

#404569 | silvestre | 24 jun 2018 08:21 | Em resposta a: #404539

Não poderia encontrar o registo no arquivo distrital da Guarda pois Cinfães é distrito de Viseu e além disso os registos dessa data estarão ainda na conservatória do registo civil de Cinfães.

Resposta

Link directo:

Registo de nascimento

#404570 | silvestre | 24 jun 2018 08:22 | Em resposta a: #404553

Aliás, relendo, que registo procura em 1924?

Resposta

Link directo:

Registo de nascimento

#404571 | mila1000 | 24 jun 2018 12:24 | Em resposta a: #404539

Manuel seria filho de Casimiro???

Sem a filiação, fica dificil...

Chance de ser um homônimo, cabe ao confrade verificar ...



http://cloud.archeevo.pt/viewer?id=17147&FileID=193005
imagem 11

Resposta

Link directo:

Registo de nascimento

#404681 | appereira | 27 jun 2018 01:41 | Em resposta a: #404539

Boa noite Filipe. Não entendi o que você quis dizer. Meu avô nasceu entre 1894 e 1898 e chegou ao Rio de Janeiro entre 1924 e 1925. O que procuro é seu registo de nascimento. Boa noite e obrigado.

Resposta

Link directo:

Registo de nascimento

#404682 | appereira | 27 jun 2018 01:44 | Em resposta a: #404547

Boa noite Filipe. Encontrei também esses registos, inclusive o cartão de embarque de Maria Pereira Grilo
também filha casada de Manuel Peeira Pinto. Boa noite e obrigado.

Resposta

Link directo:

Registo de nascimento

#404683 | FilipeFlard | 27 jun 2018 01:49 | Em resposta a: #404681

Boa noite, Pereira,

Talvez não tenha me expressado bem.

Ao abrir o tópico, o amigo informou que seu avô português nasceu entre 1894 e 1898; disse, porém, que havia pesquisado "o registo de nascimento do Arquivo Distrital da Guardia do ano de 1925" [transcrevo suas palavras], mas nada encontrou.
Ora, está claro para mim que não encontrará o assento de batismo em 1924 ou em 1925, mas sim nos livros referentes ao período entre 1894 e 1898, que foi aproximadamente quando nasceu o seu ancestral.
Percebe o problema?

Recomendo que faça novo pedido de pesquisa ao Arquivo Distrital da Guarda, dessa vez para o período entre 1894 e 1898. Assim pode ser que encontre o que procura.

Cordiais cumprimentos,

Filipe

Resposta

Link directo:

Registo de nascimento

#404684 | appereira | 27 jun 2018 01:49 | Em resposta a: #404570

Em 1924 e 1925 procuro passaportes dos tres. Manuel, Angelina e Ermelinda porque chegaram juntos.
boa noite e obrigado.

Resposta

Link directo:

Registo de nascimento

#404686 | appereira | 27 jun 2018 01:54 | Em resposta a: #404683

Boa noite Filipe. No arquivo da Guardia procurei passaporte e não registo de nascimento. Porque tenho noticia que êle nasceu em Nespereira. Estou a procura de passaportes na esperança de encontrar outras informações a respeito dele. Boa noite e obrigado.

Resposta

Link directo:

Registo de nascimento

#404687 | appereira | 27 jun 2018 01:56 | Em resposta a: #404553

Boa noite Miguel Monteiro. Tentei pesquisar o arquivo de Viseu mas não consegui acesso como o da Guardia; Boa noite e obrigado.

Resposta

Link directo:

Registo de nascimento

#404690 | FilipeFlard | 27 jun 2018 02:08 | Em resposta a: #404539

Caro Pereira,

Sabe os nomes dos pais de Manuel Pereira Pinto? É informação imprescindível para localizar o que procura.

Há na base de dados do CEPESE dados dos passaportes de algumas pessoas de mesmo nome, todas de Cinfães. Talvez algum desses seja o seu ancestral:

17999 Manuel Pereira Pinto Cinfães Cinfães José Pereira Pinto Maria Ribeiro Soares Lavrador 22 Rio de Janeiro Casado

88355 Manuel Pereira Pinto Moimenta Cinfães Bernardo Pereira Maria Pinto Empregado de Comércio 24 Rio de Janeiro Casado

116375 Manuel Pereira Pinto Cinfães Cinfães José Joaquim Pereira Pinto Luísa Mendes Lavrador 47 Rio de Janeiro Casado

122035 Manuel Pereira Pinto Cinfães Cinfães Henrique Pereira Pinto &bnsp; &bnsp; 13 Rio de Janeiro Solteiro

149141 Manuel Pereira Pinto Cinfães Cinfães António Pereira Sem Indicação Menor 12 Pará Solteiro

181352 Manuel Pereira Pinto Vilar de Arco - Piães Cinfães Sem Indicação Sem Indicação Carpinteiro 29 Brasil Solteiro

185277 Manuel Pereira Pinto Moimenta Cinfães Bernardo Pereira Maria Pinto Empregado de Comércio 23 Rio de Janeiro Casado

229993 Manuel Pereira Pinto Piães Cinfães Sem Indicação Sem Indicação Carpinteiro 33 Rio de Janeiro Casado

242962 Manuel Pereira Pinto De Oleiro Tarouquela Cinfães Jerónimo Pereira Pinto de (?) Sem Indicação Sem Indicação 18 Rio de Janeiro Solteiro

284204 Manuel Pereira Pinto Cinfães Cinfães Lourenço Pereira Pinto Albina Pereira Pinto Carpinteiro 27 Rio de Janeiro Casado

332254 Manuel Pereira Pinto Cinfães Baião António Pereira Pinto Margarida Pereira de Jesus Proprietário 43 Pernambuco Casado

356948 Manuel Pereira Pinto Moimenta Cinfães Bernardino Pereira Pinto Maria Jorge Pinheiro Sem Indicação 33 Rio de Janeiro Sem Indicação

407778 Manuel Pereira Pinto Piães Cinfães Domingos Pereira Ricardina Pereira Lavrador 40 Rio de Janeiro Casado

427877 Manuel Pereira Pinto Cinfães Cinfães &bnsp; &bnsp; Negociante 47 Rio de Janeiro Solteiro

http://www.remessas.cepese.pt/remessas/mod/itsdatabase/view.php?n=1&v=1

Tem a certidão de nascimento das filhas de Manuel Pereira Pinto e Angelina Rosa de Jesus? Lá deve constar os nomes dos avós paternos delas, pais de Manuel Pereira Pinto. Com essa informação em mãos, poderá dar prosseguimento à busca...

Cordiais cumprimentos,

Filipe

Resposta

Link directo:

Registo de nascimento

#404691 | appereira | 27 jun 2018 02:09 | Em resposta a: #404553

Boa noite . Como tenho como local de nascimento a freguesia de Nespereira consegui a informação que esta freguesia pertence ao Concellho de Cinfães e este ao Distrito de Viseu. Boa noite e obrigado.

Resposta

Link directo:

Registo de nascimento

#404692 | appereira | 27 jun 2018 02:25 | Em resposta a: #404690

Boa noite Filipe. Fiz consulta no arquivo do Cepese levando em consideração além do nome outras informações, tais como: Estado civil = casado; destino = Rio de Janeiro; idade aproximada = 25 anos. O possivel seria o ID 375449. Só existem duas filhas vivas. Uma muito idosa, outra nem tanto. Vou perguntar à minha prima, aliás é a interessada nesta pesquisa que estou fazendo. Manuel era trabalhador braçal. Obrigado e boa noite.

Resposta

Link directo:

Registo de nascimento

#404754 | appereira | 28 jun 2018 01:27 | Em resposta a: #404553

Boa noite. Na realidade não sei que informação me levou a pesquisar o arquivo da Guarda. Esta cidade não tem nada a ver com Cinfães. Em que arquivo posso pesquisar registos de passaporte de Nespereira entre 1924 e 1925? Boa noite e obrigado.

Resposta

Link directo:

Registo de nascimento

#404757 | appereira | 28 jun 2018 02:18 | Em resposta a: #404683

Bos noite Filipe. É muita informação então resolvi colocar o assunto de forma mais clara.
Meu objetivo é encontrar o registo de nascimento de Manuel.
Me interessei pelo passaporte porque se trata de um evento menos antigo e nele vou encontrar informações importantes a respeito de Manuel como filiação e data de nascimento, elementos principais para a localização do registo de nascimento. Como Manuel chegou ao Brasil entre 1924 e 1925 acompanhado da esposa e da filha, tenho então trez possibilidades. Ocorre que passaporte pode ser emitido em qualquer lugar, não exatamente na cidade de nascimento. A filha de Manuel, Maria, nasceu em Cinfães mas o passaporte é de Lisboa. Mas nada me impede de tentar primeiramente o local de nascimento no caso Nespereira . Dessa forma se eu conseguir o arquivo de passaportes de Nespereira posso pesquisar. O que você pode me informar sobre esse arquivo? ou se for o caso o de Cinfães?
Boa noite, abraço e obrigado.

Resposta

Link directo:

Registo de nascimento

#404786 | appereira | 29 jun 2018 01:01 | Em resposta a: #404690

Boa noite Filipei. Quando a pesquisa é feita pelo nome e retorna, por exemplo, 30 resultados homônimos pode-se afirmar que o nome procurado está entre eles ou não?

Resposta

Link directo:

Registo de nascimento

#404787 | appereira | 29 jun 2018 01:14 | Em resposta a: #404692

Boa noite Filipe. Sem chance a minha prima não tem o documento nem sabe os nomes dos bisavós, aliás nem eu sei. Boa noite, obrigado.

Resposta

Link directo:

Registo de nascimento

#404788 | appereira | 29 jun 2018 01:17 | Em resposta a: #404569

Boa noite Silvestre. Obrigado pela colaboração. Boa noite

Resposta

Link directo:

Registo de nascimento

#404806 | FilipeFlard | 29 jun 2018 14:04 | Em resposta a: #404539

Caro Pereira,

Vamos lá:

1 - Sobre o passaporte, é quase impossível identificar o passaporte de alguém sem saber os nomes dos pais do titular.
2 - Sobre os passaportes expedidos na Freguesia de Nespereira e no Concelho de Cinfães, estão no Arquivo Distrital de Viseu. Porém, não creio que conseguirá encontrar o passaporte do seu ancestral se não sabe os nomes dos pais dele.
3 - Sobre a pesquisa com trinta resultados homônimos, não é possível dizer com certeza que a pessoa que se procura está entre essas trinta. Toda indexação está sujeita a lacunas, falhas etc.
4 - Sobre as duas filhas idosas do seu bisavô, elas devem saber o local e a data do próprio nascimento. Se uma delas é a prima de que fala, ou mãe ou avó dela, deve saber a data e o local de nascimento. Com isso se consegue a certidão de nascimento, de modo que há sim chance.
5 - Sobre os nomes dos bisavós, sem essa informação aí sim não há chance nenhuma. O carro está simplesmente à frente dos bois.

Com os meus melhores cumprimentos,

Filipe

Resposta

Link directo:

Registo de nascimento

#404831 | appereira | 30 jun 2018 01:41 | Em resposta a: #404806

Boa noite Filipe. Desculpe mas eu vou discordar de você. O problema do passaporte está em saber onde o mesmo foi emitido. A questão dos nomes dos avós pode até dar trabalho mas se acha. Tenho um exemplo concreto. Procurei os passaporte de meus avós maternos que nasceram na freguesia de Arcossó, apenas com os nomes deles. Chegaram ao Brasil em 15/06/1926. Procurei no arquivo digital de Vila Real. a partir de 01/05/1926. Encontrei os passaportes em 18/05/1926, muito fácil. Será que foi acaso? Digitarq.advrl.arquvos.pt códigos de ref. 2168 e 2169, Manuel dos Santos e Maria Gomes Moreira. Minha tia Maria nascida em Cinfães tirou seu passaporte em Lisboa se for procurá-lo num arquivo em Cinfães/Viseu não vou encontrar nunca.
As minhas tias e primas, por incrível que pareça não sabe nem os nomes dos avós e bisavós.
Estou fazendo esta pesquisa por prazer, pois tira-se muitos conhecimentos históricos.
Tenho as datas de nascimento dos tres irmãos portugueses nascidos em Nespereira. Se achar o registo de nascimento de um deles, terei o nome dos pais e dos avós, concorda? Vou pesquisar na Paróquia de Nespereira(Cinfães) Arquivo Distrital de Viseu. De qualquer forma estou feliz pelas suas considerações. Boa noite e obrigado.

Resposta

Link directo:

Registo de nascimento

#404832 | FilipeFlard | 30 jun 2018 02:31 | Em resposta a: #404831

Boa noite, Pereira.

Sobre a localização dos passaportes dos seus avós maternos, penso que tenha sido acaso. Creio que casos como o da senhora sua tia dona Maria sejam mais frequentes. Se bem que os documentos aparecem com a maior facilidade do mundo ou não aparecem de jeito nenhum, com todas as possibilidades intermediárias entre o céu e o inferno. Nunca se sabe. Tudo depende de como, quando e onde se procura.

Se o amigo procura o Manuel Pereira Pinto, cujos pais desconhece e sem saber ao certo onde foi expedido o seu passaporte, pouparia um trabalho enorme se procurasse as certidões de nascimento das filhas de Manuel Pereira Pinto, pois ali estarão os nomes dos avós paternos e maternos delas, pais dele e de Angelina Rosa de Jesus. Com os nomes dos dois casais de avós, pode pesquisar nos índices dos registros paroquiais e encontrar os assentos de casamento, a partir dos quais achará os assentos de nascimento dos noivos e também provavelmente dos filhos deles (dentre os quais se inclui Manuel Pereira Pinto).
Se já tem as datas e locais de nascimento de três irmãos nascidos em Nespereira, é mais fácil ainda. Com certeza não demorará a achar o assento de batismo de pelo menos um deles, documento do qual extrairia preciosas informações.

Entendo que esteja pesquisando especificamente o passaporte pelo seu valor histórico, mas não sei bem como ajudá-lo nessa empreitada.
Já tentou verificar junto ao Arquivo Nacional do Rio de Janeiro se consta a entrada de um Manuel Pereira Pinto no porto do Rio de Janeiro entre 1924 e 1925? O Arquivo Nacional costuma ter inclusive os processos de registro de estrangeiros no Brasil, em que há local e data de desembarque no Brasil, nome do navio em que chegou, dados pessoais e por vezes até fotografias.
Se descobrir o nome do navio e quando chegou ao Brasil, descobre também donde o navio partiu e com isso pode chegar com mais facilidade ao passaporte.
O Arquivo Nacional é um tanto lento para localizar documentos e responder às solicitações, mas costumam ter as fichas de quem chegou no Brasil durante a primeira metade do Século XX.

Cordiais cumprimentos,

Filipe

Resposta

Link directo:

Registo de nascimento

#404891 | appereira | 02 jul 2018 03:12 | Em resposta a: #404832

Boa noite Filipe, tudo bem?. Estou na pesquisa no Arquivo Paroquial de Nespereira. Peço, se possível, um esclarecimento. Percebo que os registos paroquiais não definem como o registado vai assinar seu nome completo na vida civil. Apenas vê-se o primeiro nome. Como isso é definido?. Tem uma formação natural e usual? Notei que a profissão muito comum dos participantes dos registos é de "jornaleiro". Isso deriva de jornada? ou Jornal? Boa noite e obrigado.

Resposta

Link directo:

Registo de nascimento

#404898 | FilipeFlard | 02 jul 2018 13:18 | Em resposta a: #404891

Caro Pereira,

Respondendo:

1 - Só existe uma regra: Não ter regra. Por isso lhe disse que é muito difícil achar o batismo de uma criança sem saber os nomes dos pais dela.

2 - Quanto ao "jornaleiro", trata-se de gente que recebia o pagamento ao final de uma jornada de trabalho nas terras de um "proprietário" (alguém que vivia da renda de suas propriedades) ou de um "lavrador" (alguém que era pequeno proprietário ou arrendatário de um proprietário maior). Encontrará muito essas profissões na zona rural.

Cordiais cumprimentos,

Filipe

Resposta

Link directo:

Registo de nascimento

#404914 | appereira | 02 jul 2018 17:38 | Em resposta a: #404898

Boa tarde, Filipe.Então: Se eu tenho uma pai (de Manoel) com sobrenome Pinto e uma mãe de sobrenome Pereira e o nome do procurado é Manoel Pereira Pinto, cujo local de orígem é Vila Chã/Nespereira, grandes chances de ser esse registo. Que acha? Abraço.

Resposta

Link directo:

Registo de nascimento

#404921 | FilipeFlard | 02 jul 2018 18:45 | Em resposta a: #404539

Boa tarde, Pereira.

Seriam grandes as chances se esse Manuel tivesse nascido em 2018.

No Século XIX, sem excluir outras milhões de possibilidades, o Manuel Pereira Pinto que procura pode ser filho de:
- Homem Pereira com Mulher Pinto;
- H. Pereira Pinto com M. da Conceição;
- H. Pinto com M. Pereira;
- H. dos Santos com M. Pereira Pinto;
- H da Silva com M. da Assunção e neto de um H. Pereira Pinto;
- H. dos Anjos com M. Anunciada e afilhado de um H. Pereira Pinto;
- H. de Sousa com M. de São José, exposto na roda e criado por M. Pereira Pinto;
- Pai incógnito e M. Pereira Pinto;
- H. Machado com M. Vasconcelos, mas não gostava dos pais e achava mais bonita a combinação "Pereira Pinto";
- etc. etc. etc.

Não sabe mesmo os nomes dos pais de Manuel Pereira Pinto?

Abraço,

Filipe

Resposta

Link directo:

Registo de nascimento

#404941 | appereira | 03 jul 2018 02:54 | Em resposta a: #404921

Boa noite Filipe. Estou tentando. Você acabou de botar a minha igrejinha abaixo. Abraço. Boa noite.
o pai encontrado no registo é Antonio Pinto D´Abreu e a mãe Antonia Pereira de Jesus. O avô materno é Antonio e a mãe materna é Aurora. Manoel batizou um dos filhos de Antonio e uma filha como Aurora. Pode não significar nada mas...e se for uma homenagem? Ba noite.

Resposta

Link directo:

Registo de nascimento

#404952 | FilipeFlard | 03 jul 2018 12:45 | Em resposta a: #404941

Bom dia, Pereira.

Não derrube tão depressa a igreja! Se encontrou o batismo de um Manuel, filho de António Pinto de Abreu e de Antónia Pereira de Jesus, neto materno de António e de Aurora, nomes que correspondem aos de filhos de Manuel Pereira Pinto, pode ser sim que este seja o assento de batismo dele. Essas homenagens eram muito comuns.

Por acaso o dia de nascimento declarado no assento é próximo da data de aniversário que a família comemorava? Se sim, é bom sinal.

O que sugiro é que confirme isso nas certidões de nascimento das filhas de Manuel Pereira Pinto. Se descobrir que são netas de António Pinto de Abreu e de Antónia Pereira de Jesus, mesmo que só conste António Pinto e Antónia Pereira (essas inconsistências aconteciam), deve ser ele!

Abraço,

Filipe

Resposta

Link directo:

Registo de nascimento

#404953 | appereira | 03 jul 2018 13:24 | Em resposta a: #404952

Bom dia. existe no registo de batismo duas datas . A de registo, 05/05/1895 e nascimento, 09/04/1895
O período de nascimento possível é 1894 a 1898. Porque a dúvida? porque na certidão de casamento da filha Ermelinda em 03/04/1937, Manoel declarou ter 39 anos. No casamento da filha Alice em 9/12/1944, ou seja , 7 anos depois Manoel declarou ter 50 anos. Então, 39 + 7 = 46 e não 50. Estou caminhando. Abraço.

Resposta

Link directo:

Registo de nascimento

#404960 | FilipeFlard | 03 jul 2018 15:27 | Em resposta a: #404953

Esses erros de idade aconteciam muito.
Essa filha Hermelinda, nascida em Portugal, quando se casou no Brasil em 03 de abril de 1937, apresentou certidão de nascimento ou de batismo?
Deve constar do processo de habilitação alguma informação relativa à filiação de Manuel Pereira Pinto (nomes dos pais dele).
Quanto à filha Alice, nasceu no Brasil? Se nasceu, deve ter apresentado certidão de nascimento quando se casou em 09 de dezembro de 1944.
Logo, deve haver no processo de habilitação para o casamento civil dados sobre a filiação de Manuel Pereira Pinto (nomes dos pais dele).
São documentos fáceis de se investigar e que merecem a sua atenção...
Abraço.

Resposta

Link directo:

Registo de nascimento

#405002 | appereira | 04 jul 2018 00:27 | Em resposta a: #404960

Boa noite Filipe, tudo bem? sobre aquelas colocações que você fez, foram confirmadas. A família comemorava no mês de abril o aniversário de Manoel. A filha Alice respondeu à prima a indagação sobre esse assunto sem ela saber do que se tratava. A prima também confirmou a existência de avó materna como o nome de Aurora. Só falta a fotografia. Agora eu quero encontrar o registo de casamento de Manoel com Angelina, realizado provavelmente em Nespereira/Vila Chã, que deve ter ocorrido entre 1915 e 1917. Tem um arquivo idêntico ao de nascimento?
Como já disse essa prima está pretendendo a cidadania portuguesa diretamente pelo avô. Se essa certidão de nascimento for usada, como as autoridades portuguesas identificam a veracidade da mesma, ou seja,para detectar casos de homonimia. Certamente a certidão de nascimento de inteiro teor da prima traga maiores informações que a certidão normal para evitar essa possibilidade. Obrigado pelas dicas. Abraço e boa noite.

Resposta

Link directo:

Registo de nascimento

#405004 | FilipeFlard | 04 jul 2018 01:11 | Em resposta a: #404539

Tudo bem, Pereira?

Vejo que o amigo já percebeu que, para extrair dados dos idosos, às vezes é preciso fazer como os mineiros e ir pelas beiradas. Às perguntas diretas dizem que esqueceram tudo e nunca têm resposta, mas é só ter paciência e deixar que falem bastante que as informações aparecem...

Quanto ao casamento de Manoel e Angelina, sugiro que escreva à conservatória do registo civil de Vila do Conde e solicite uma pesquisa do assento de casamento nos livros das freguesias de Nespereira e Vila Chã entre 1915 e 1917, pois esses livros não estão disponíveis "on-line". São relativamente raros os livros digitalizados posteriores a 1911.

No que se refere às homonímias, como lhe disse, são geralmente esclarecidas verificando datas de nascimento, nomes dos pais, nomes dos avós paternos e maternos, naturalidade das pessoas etc.
A certidão de nascimento em formato inteiro teor da sua prima certamente esclarecerá muita coisa.
Tem de fazer o cotejo entre os documentos de Portugal e do Brasil. Pode haver pequenas divergências de informação, mas deve haver outros detalhes comuns que permitam afirmar se tratar da mesma pessoa.

Um abraço,

Filipe

Resposta

Link directo:

Registo de nascimento

#405558 | appereira | 19 jul 2018 14:16 | Em resposta a: #405004

Bom dia Filipe. Obrigado pelas informações e atenção. Abraço.

Resposta

Link directo:

Registo de nascimento

#405559 | appereira | 19 jul 2018 14:22 | Em resposta a: #405004

Bom dia Filipe. Em tempo. Essa pesquisa sugerida à Conservatória do Registo Civil de Vila do Conde tem algum custo? Obrigado.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 02 mai 2024, 02:29

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen