Solicitação de ajuda

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Brasil | Cargos | Direito | Famílias

Solicitação de ajuda

#404647 | sarapipolos | 26 jun 2018 14:57

Bom dia a todos!

Procuro há meses sobre informações que me permitam ter acesso a certidão de nascimento de meu bisavô português. Todas as opções de busca que encontro me pedem a freguesia em que ele nasceu porém é justamente essa informação que me falta. Tenho o nome de meus tataravós e suas respectivas freguesias de nascimento, mas sobre meu bisavô não consigo obter maiores informações. peço encarecidamente ajuda a quem puder.

Bisavô: Sebastiâo Rodrigues dos Santos - nascido em 25 de fevereiro de 1905
Filho de: Domingos Rodrigues dos Santos - Freguesia de Arega - ( Leiria )
Maria Piedade Rodrigues dos Santos - Freguesia de Mamouros

Grata,

Sara Pípolos.

Resposta

Link directo:

Solicitação de ajuda

#404652 | saintclair | 26 jun 2018 15:55 | Em resposta a: #404647

https://pt.wikipedia.org/wiki/Uni%C3%A3o_das_Freguesias_de_Mamouros,_Alva_e_Ribolhos
https://codigopostal.ciberforma.pt/dir/509012060/junta-de-freguesia-de-arega/
---
Pode ter nascido no Br. o seu bisavô?....
Sugiro que escreva ao Arquivo Distrital de Leiria à atenção Dª Fátima a pedir um parecer sobre o assunto;
http://adlra.dglab.gov.pt/contactos/
Boa sorte.
Saintclair

Resposta

Link directo:

Solicitação de ajuda

#404653 | FilipeFlard | 26 jun 2018 16:09 | Em resposta a: #404647

Prezada Sara,

Penso que seu bisavô pode ter nascido na Freguesia de São Sebastião da Pedreira, em Lisboa.

É que seus trisavós Domingos Rodrigues dos Santos e Maria da Piedade casaram-se lá em 23 de abril de 1903.

Pode ler o assento de matrimónio selecionando as imagens m0042.tif e m0043tif na coluna da esquerda:
https://digitarq.arquivos.pt/viewer?id=5931508

Cordiais cumprimentos,

Filipe

Resposta

Link directo:

Solicitação de ajuda

#404655 | mila1000 | 26 jun 2018 16:20 | Em resposta a: #404647

Sara,

Já possui documentos da vida de Sebastião no Brasil? Procure saber do casamento, dos filhos, antes, de querer saber algo do pai Domingos.

Sebastião nasceu em 1905, não há livros on line, sendo assim, faça o que o confrade Saintclair orientou.

Domingos nasceu na freguesia de Arega, Concelho Figueiró dos Vinhos, em Leiria. No tombo há livros para consulta, se souber o ano do nascimento, poderá pesquisar.

Maria Piedade, nasceu na freguesia de Mamouros, Concelho Castro Daire, Viseu . Sem saber quando nasceu, a busca seria imensa.

Vi que em 1892, há um eleitor de nome Domingos Rodrigues dos Santos na 4º secção de Belém, distrito Nazareth ou Mazareth. Se for o seu ascendente, ele só seria eleitor se tivesse a nacionalidade brasileira. Pode ser um homônimo...

Resposta

Link directo:

Solicitação de ajuda

#404656 | FilipeFlard | 26 jun 2018 16:20 | Em resposta a: #404647

P.S.: Trata-se do assento 27/1903, lançado nas páginas 21 e 21v.
Transcrevo o que pude ler, com a ortografia atualizada:

"Aos vinte e três dias do mês de abril do ano de mil novecentos e três, nesta Igreja Paroquial de São Sebastião da Pedreira, terceiro bairro da cidade e patriarcado de Lisboa, na minha presença, compareceram os nubentes DOMINGOS RODRIGUES DOS SANTOS e MARIA DA PIEDADE, que sei serem os próprios, com todos os papéis de estilo, correntes em virtude de um despacho do Reverendíssimo Senhor Arcebispo de [...] datado de 06 do corrente mês, e sem impedimento algum, canónico ou civil, para o casamento; ele de idade de 29 anos, solteiro, pintor, natural e batizado na freguesai de Arega, concelho de Figueiró dos Vinhos, diocese de Coimbra, filho legítimo de DOMINGOS RODRIGUES, natural da mesma freguesia, e de ANA ROSA, natural da de [...]; e ela de idade 22 anos, solteira, de ocupação doméstica, natural e batizada na freguesia de Mamoros, concelho de Castro Daire, diocese de Viseu, filha legítima de MANUEL [...] FERREIRA, natural da mesam freguesia, e de FLORÊNCIA DUARTE, natural de Lamego; os quais nubentes paroquianos desta freguesia e moradores no Rocio de Palma de Baixo, número 09, se receberam por marido e mulher por palavras de presente, depois de dado o mútuo consentimento, e os uni em matrimónio, procedendo em todo [...] o ato conforme o rito da Santa Madre Igreja Católica Apostólica Romana. Foram testemunhas presentes, que sei por informações serem os próprios, António Duarte, solteiro, militar, morador na Travessa de Palma de Baixo, número 09, José Martins, solteiro, sapateiro, e Maria da Conceição, solteira, de ocupação doméstica, moradora na Rua do Convento da Encarnação, número 05. E para constar lavrei em duplicado este assento, que depois de ser lido e conferido perante os cônjuges e testemunham, comigo assinam o cônjuge e a primeira testemunha por os demais não saberem escrever. Era ut supra. O Coadjutor Padre António José da Costa Pinto. Domingos Rodrigues dos Santos. António Duarte."

Resposta

Link directo:

Solicitação de ajuda

#404657 | FilipeFlard | 26 jun 2018 16:27 | Em resposta a: #404647

Encontrei o batismo!

https://digitarq.arquivos.pt/viewer?id=5931500

Ver: TIFs 69/70 - Folhas 34/34v

Resposta

Link directo:

Solicitação de ajuda

#404793 | sarapipolos | 29 jun 2018 05:28 | Em resposta a: #404652

Grata pela gentileza da resposta.
Conforme sua dica me reportarei a referida senhora no Arquivo Distrital de Leiria.
Muitíssimos agradecimentos.

Resposta

Link directo:

Solicitação de ajuda

#404795 | sarapipolos | 29 jun 2018 06:35 | Em resposta a: #404657

Caríssimo Filipe Flard, estou tão comovida de alegria e gratidão por sua imensa ajuda que não consigo me conter. Estou explodindo de felicidades!
Muitíssimo obrigada!
Espero um dia poder ajudar alguém assim como você me ajudou. Você certamente foi um anjo que Deus colocou em meu caminho, para findar a angustia que há meses me assola.
Obrigada de todo o meu coração!

Sara Pipolos.

Resposta

Link directo:

Solicitação de ajuda

#404805 | FilipeFlard | 29 jun 2018 13:51 | Em resposta a: #404647

Cara Sara,

Fico muito feliz por ter podido ajudá-la. Foi uma busca bastante rápida, pois apareceu apenas um casal Domingos Rodrigues dos Santos e Maria da Piedade nos índices de Lisboa. Fui conferir e, por sorte, todos os dados do assento de casamento batiam com o que foi informado aqui, especialmente as freguesias de batismo dos noivos.
Se não tivesse essas preciosas informações, eu poderia supor que eram homônimos e nem teria verificado, já que o mais comum era o casamento ocorrer na freguesia de origem da noiva (como pode imaginar, mudar de domicílio era bem mais difícil no Século XIX). Por isso os confrades aqui sempre reforçam a importância de dizer tudo o que se sabe.
Descobrindo onde se casaram e consultando os índices de batismo da freguesia de São Sebastião da Pedreira, o batismo logo apareceu. Antes todos os documentos aparecessem tão rápido...
Finalizo deixando-lhe os meus votos de boa sorte!

Um abraço,

Filipe

Resposta

Link directo:

Solicitação de ajuda

#405738 | nmadureira | 24 jul 2018 13:11 | Em resposta a: #404647

Cara Sara,

O seu trisavô Domingos Rodrigues dos Santos nasceu em 05/03/1874, no lugar dos Braçais, freguesia de Arega, concelho de Figueiró dos Vinhos, tendo sido baptizado a 22 do mesmo mês: https://digitarq.adlra.arquivos.pt/viewer?id=1094161 (PT-ADLRA-PRQ-PFVN02-001-0016_m0006.tif – Assento nº 8).

A sua trisavó Maria Piedade, mulher de Domingos Rodrigues dos Santos nasceu a 12/09/1881, no lugar do Casal, freguesia de Mamouros, concelho de Castro Daire, tendo sido baptizada a 25 do mesmo mês: https://digitarq.advis.arquivos.pt/viewer?id=1053571 (PT-ADVIS-PRQ-PCDR09-001-0003_m0140.tif – Assento nº10)

Cumprimentos,
Nuno Barbosa de Madureira

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 11 mai 2024, 03:39

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen