Certidão de nascimento ou de Batisado de Arthur Baptista da Fonseca

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas

Certidão de nascimento ou de Batisado de Arthur Baptista da Fonseca

#404668 | marga65 | 26 jun 2018 19:23

Solicito ajuda para encontrar o registro de nascimento ou baptismo de meu avô. Ele chamava-se Arthur Baptista da Fonseca filho de Pedro Baptista da Fonseca e Estefania Adelina da Fonseca, nasceu em 18 de maio de 1891 em S.Julião distrito de Lisboa. Já procurei item a item nos arquivos PT São Julião de Lisboa de 1890 a 1900 sem sucesso.

Grata

Margarete

Resposta

Link directo:

Certidão de nascimento ou de Batisado de Arthur Baptista da Fonseca

#404669 | FilipeFlard | 26 jun 2018 19:41 | Em resposta a: #404668

Prezada Margarete,

Verificou também na Freguesia de São Julião de Setúbal?

Essa história já se arrasta há três anos...
https://geneall.net/pt/forum/168086/familia-de-arthur-baptista-da-fonseca/
https://geneall.net/pt/forum/169492/arthur-baptista-da-fonseca/
https://geneall.net/pt/forum/173250/certidao-de-nascimento-ou-de-batisado-de-arthur-baptista-da-fonseca/

Informe por favor quando, onde e com quem seu avô se casou, os nomes dos filhos e onde nasceram, os nomes dos irmãos de seu avô etc e veremos o que pode ser feito.

Cordiais cumprimentos,

Filipe

Resposta

Link directo:

Certidão de nascimento ou de Batisado de Arthur Baptista da Fonseca

#404670 | marga65 | 26 jun 2018 19:52 | Em resposta a: #404669

Boa tarde Filipe,
Pois então já faz tempo que procuro os documentos de meu avô e não encontro, desde 2013 na verdade...
Já procurei sim em Setubal e nao encontrei tambem.
Meu avô veio sozinho de Portugal aos 23 anos e não tenho conhecimento de irmãos. Ele não se casou oficialmente com minha avó que chamava-se Elvira de Lima Rodrigues (não sei dizer o motivo).
São muitas as dúvidas que nem a minha mãe sabia. Descobri o navio que ele veio e ele desembarcou em Salvador em 1914, depois foi morar no Rio de Janeiro.
É isso que tenho de informações.
Obrigada
Margarete

Resposta

Link directo:

Certidão de nascimento ou de Batisado de Arthur Baptista da Fonseca

#404671 | j.lilaia | 26 jun 2018 20:41 | Em resposta a: #404670

Cara Margarete,

Chamo a sua atenção para o facto de existirem, no Distrito de Lisboa, nessa época, além das mencionadas São Julião (Cidade de Lisboa) e São Julião (Cidade de Setúbal), também as freguesias de São Julião da Barra (Concelho de Oeiras) e São Julião do Tojal e Frielas (Orago S.Julião) no Concelho de Loures.

Cumprimentos

João Clímaco Lilaia

Resposta

Link directo:

Certidão de nascimento ou de Batisado de Arthur Baptista da Fonseca

#404672 | Jorge Resende | 26 jun 2018 20:54 | Em resposta a: #404668

No processo de casamento de Artur deve existir um assento de batismo, pelo que deve obter a informação do local de casamento dele, e tentar obter acesso ao referido processo, que deve estar na Curia da cidade onde casou.

Resposta

Link directo:

Certidão de nascimento ou de Batisado de Arthur Baptista da Fonseca

#404673 | Jorge Resende | 26 jun 2018 20:57 | Em resposta a: #404672

Só agora li que ele não se casou com a sua avó. Desculpe o meu lapso.

Resposta

Link directo:

Certidão de nascimento ou de Batisado de Arthur Baptista da Fonseca

#404674 | FilipeFlard | 26 jun 2018 20:59 | Em resposta a: #404668

Cara Margarete,

Será mesmo que seus avós não se casaram? Não é possível que tenham se casado apenas no religioso e não no civil? Consta filiação natural nos assentos de nascimento dos filhos? Convém averiguar isso, pois o documento poderia lhe ser muito útil...

Cordiais cumprimentos,

Filipe

Resposta

Link directo:

Certidão de nascimento ou de Batisado de Arthur Baptista da Fonseca

#404727 | marga65 | 27 jun 2018 14:19 | Em resposta a: #404674

Filipe
No registro de nascimento de minha mãe diz filha ilegitima, e ela achava que era adotada, tadinha faleceu com essa dúvida, depois verificando que fui saber que ilegítima era por conta do não casamento oficial dos pais.
Muito obrigada pela ajuda,

Margarete

Resposta

Link directo:

Certidão de nascimento ou de Batisado de Arthur Baptista da Fonseca

#404728 | marga65 | 27 jun 2018 14:19 | Em resposta a: #404673

Mesmo assim obrigada Jorge!!

Margarete

Resposta

Link directo:

Certidão de nascimento ou de Batisado de Arthur Baptista da Fonseca

#404745 | marga65 | 27 jun 2018 20:30 | Em resposta a: #404671

Vou verificar todos, muito obrigada,

Margarete

Resposta

Link directo:

Certidão de nascimento ou de Batisado de Arthur Baptista da Fonseca

#405215 | marga65 | 09 jul 2018 14:45 | Em resposta a: #404668

Não consegui achar conforme indicações, já procurei em todas as fontes indicadas. O que posso fazer agora?

Obrigada

Margarete

Resposta

Link directo:

Certidão de nascimento ou de Batisado de Arthur Baptista da Fonseca

#405220 | mila1000 | 09 jul 2018 17:42 | Em resposta a: #404668

Filhos do casal Arthur /Elvira:

-Diva da Fonseca nascida em 2/2/1924 - casamento
https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HY-6QTQ-MTV?i=301&cc=1582573

Yolanda da Fonseca , nascida em 1930, casada com Fernando Afonso Martins, tiveram uma filha Maria de Fátima em Junho/1959
Neste ano, Arthur era Diretor de Patrimonio do esporte Clube Minerva, que passou a Astoria Futebol clube do Catumbi

Carlos Alberto da Fonseca nascido em 17/01/1933
Orbela da Fonseca, em 1933
Terezinha da Fonseca , 1935

Procure saber se eles se casaram, quem sabe só na igreja. Sem casamento, sem batismo dos filhos.

Veja esse casamento em 1916, pode ser homônimo,mas, o nome do pai é o mesmo...
Arhur Batista da Fonseca, 23 anos, portugues com Maria da Conceicao Costa Carrero (impossivel ler)
na 8 circunscricao

Resposta

Link directo:

Certidão de nascimento ou de Batisado de Arthur Baptista da Fonseca

#405270 | Jorge Resende | 11 jul 2018 17:26 | Em resposta a: #404668

Orbella da Fonseca Teobaldo, 79 anos, do lar, filha de Arthur Baptista da Fonseca e Elvira Lima Rodrigues. Deixa viúvo Ataíde Teobaldo. Sep. ontem no Cemitério Jardim da Saudade II (Pinhais), PR.


Gazeta do Povo, 19.6.2010 Brasil

Resposta

Link directo:

Certidão de nascimento ou de Batisado de Arthur Baptista da Fonseca

#405274 | Jorge Resende | 11 jul 2018 19:41 | Em resposta a: #404668

D. Margarete, cumprimentos. Reparo que desde 2015 se tem esforçado por encontrar o assento de batismo de Artur. Bastantes ajudas e dicas lhe têm sido dadas porém em sucesso. Na única e derradeira tentativa de a tentar ajudar gostava de lhe pôr três perguntas que talvez possam ajudar. Refiro no entanto que no ano de 1891, em quase todas as freguesias de Lisboa, S. Julião incluída, pesquisei sem sucesso o seu ansiado assento! Assim, três perguntas:

A/ Porquê a informação sistemática de ele ter sido natural de S. Julião, Lisboa? Onde se baseou para vincar sempre a mesma localidade?

B/ A data que indica para o nascimento onde a obteve?

C/ Os pais de Artur, Pedro e Estefânia casaram onde?


E já agora uma quarta pergunta…


D/ Já solicitou ao Arquivo Distrital de Lisboa/Torre do Tombo cópia do processo de passaporte de Artur requerido em 28.2.1914, que creio ter sido a data em que ele aportou ao Brasil, ou não???


Aguardo as melhores respostas, podendo servir-se de documentos antigos ou de familiares mais idosos idosos para a ajudarem nessa cruzada que parece não ter fim apenas com os dados que apresenta

Jorge Resende

Resposta

Link directo:

Certidão de nascimento ou de Batisado de Arthur Baptista da Fonseca

#405521 | marga65 | 18 jul 2018 16:11 | Em resposta a: #405220

Boa tarde Mila,
Agradeço desde já a ajuda, fiquei impressionada com as informações, todos os meus tios e a certidão de casamento do meu avô!!! Era dele realmente, foi casado com a Sra Maria da Conceição antes de "casar" com minha avó e ninguém tinha conhecimento disso. Essas informações dos meus tios e que vovô era presidente de um clube onde vc conseguiu? Gostaria de anexar a minha árvore no family search. Mais uma vez muitíssimo obrigada por todas essas novas informações,

Um grande abraço

Margarete

Resposta

Link directo:

Certidão de nascimento ou de Batisado de Arthur Baptista da Fonseca

#405524 | marga65 | 18 jul 2018 16:35 | Em resposta a: #405274

Boa tarde Sr Jorge,
Quero agradecer seu empenho em me ajudar assim como a Sra Milla.
Então faz muito tempo que venho em busca de informações do meu avô e agora com ajuda de vcs que estou encontrando os registros.
Vamos as respostas :
A) A informação da cidade onde ele nasceu consta de um documento conseguido junto ao Consulado Português no Rio de Janeiro (posso lhe enviar);
B) a data de nascimento também peguei do mesmo documento acima;
C) Não tenho os dados do casamento de Pedro e Estefânia;
D) Ainda não solicitei a cópia do processo, na verdade nem sabia que poderia ter acesso, e ele aportou aqui no Brasil em 13/03/1914.
Quando minha mãe era viva eu conversava muito com ela sobre querer saber mais sobre nossos antepassados, porém nem ela tinha muito conhecimento pois o vovô Arthur não contava nada a eles, inclusive soube hoje que ele tinha sido casado com uma outra senhora.
Agora quero ver se consigo mais peças para o quebra cabeças, se teve filhos no primeiro casamento, se a primeira esposa faleceu e ficou viuvo, porque nunca contou pra familia que tinha sido casado, enfim mais pesquisas, que por sinal adoro fazer.
Mais uma vez obrigada pela ajuda.

Margarete

Resposta

Link directo:

Certidão de nascimento ou de Batisado de Arthur Baptista da Fonseca

#405525 | marga65 | 18 jul 2018 16:35 | Em resposta a: #405270

É o obituário de minha mãe.

Resposta

Link directo:

Certidão de nascimento ou de Batisado de Arthur Baptista da Fonseca

#405555 | marga65 | 19 jul 2018 13:08 | Em resposta a: #405220

Oi Milla

Nos dados que me passou não conheço Carlos Alberto da Fonseca, pode me informar de onde tirou essa informação? Ele nasceu no mesmo ano em que minha mãe nasceu, pode ser filho do outro casamento.

Obrigada

Margarete

Resposta

Link directo:

Certidão de nascimento ou de Batisado de Arthur Baptista da Fonseca

#405564 | mila1000 | 19 jul 2018 15:40 | Em resposta a: #404668

No Arquivo Nacional, se for até lá e passar esses códigos, consegue cópia dos documentos. Muito mais rápido e fácil...

Carlos
N3.IRP.LTN.043/f.123

Yolanda
6Q.FEV.LTN.031/f.051

Orbela
6Q.FES.LTN.077/f.064

Terezinha
6Q.FES.LTN.113/f.114



Carlos era filho do casal, nasceu em Janeiro/1933. Sua avó deve ser Orbela que nasceu em 1931,sendo registrada em 1933. Se nunca ouviu falar do Carlos, pode ser que tenha falecido quando criança,mas, existiu !
Nunca informaria algo que não fosse verdade. Os confrades do Geneall são comprometidos com a verdade, e, não cobram pela ajuda.

Mila

Resposta

Link directo:

Certidão de nascimento ou de Batisado de Arthur Baptista da Fonseca

#405571 | marga65 | 19 jul 2018 18:59 | Em resposta a: #405564

Prezada Milla

De forma alguma duvidei de sua informação, pelo contrário, são informações importantíssimas que estão me ajudando muito. O que quis dizer foi que o Carlos Alberto poderia ser filho do primeiro casamento.
Desculpe se me expressei erroneamente,

Mais uma vez muito obrigada,

Margarete

Resposta

Link directo:

Certidão de nascimento ou de Batizado de Arthur Baptista da Fonseca

#407714 | marga65 | 16 set 2018 17:00 | Em resposta a: #404668

Procurando o registro de nascimento de meu avô, preciso de ajuda.

Obrigada

Margarete

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 14 mai 2024, 07:34

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen