Curso de Introdução à Genealogia e Heráldica

Este tópico está classificado nas salas: Formação

Curso de Introdução à Genealogia e Heráldica

#1844 | JCC | 22 jan 2001 00:27

Vai começar no princípio de Fevereiro mais um dos já famosos Cursos de Introdução à Genealogia e Heráldica, promovido pelo Instituto Portugês de Heráldica.

O Curso realiza-se em duas sessões semanais, em horario pós-laboral, no Palácio da Indepedência, e dura até ao mês de Junho.

A inscrição pode ser feita nas duas componentes (Heráldica e Genealogia) ou apenas numa delas e poderá fazer-se na Livraria Ferin (R. Nova do Almada) ou na Sociedade Histórica para a Independencia de Portugal (Palácio da Independencia).

Se me é permitido um comentário, aconselho vivamente a todos aqueles que se estão a iniciar e mesmo aqueles que já se dedicam a esta actividade há alguma tempo pois se recolhem informações preciosas.

Fico ao dispor para mais esclarecimentos

João Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Curso de Introdução à Genealogia e Heráldica

#1845 | rafael mião | 22 jan 2001 08:44 | Em resposta a: #1844

Ao consultar,hoje,cedo o Forum deparo com esta not´cia deveras agradável e,que vem a propósito do que tencionava enviar esta tarde,ou à noite,pois estou de sa´da,um item sobre heráldica,porque é complementar da Genealogia,com uma entrada sobre -as armas que eu ontem,ao ir a minha casa no Alentejo,descobri numa ermida próxima.graças a Deus que o brasão ainda não foi rebocado nem os frescos acompanhantes.Darei notícias,porque conheço as armas que são pres. de antepassados meus,(encontro-as em éVora no convento do e que seriam donatários da aldeia e fundadores da ermida.Por agora fico por aqui.
Cumprimentos Rafael Carvalho
e-mail :bdodegusmao@mail.telepac.pt

Resposta

Link directo:

RE: Curso de Introdução à Genealogia e Heráldica

#1859 | Cascais | 22 jan 2001 18:00 | Em resposta a: #1844

Gostava de saber, quais os dias, e hora, das duas sessões semanais. E por quanto fica o curso todo?

Obrigado.

Resposta

Link directo:

RE: Curso de Introdução à Genealogia e Heráldica

#1860 | António Forjó | 22 jan 2001 18:29 | Em resposta a: #1844

Também o Inatel vai organisar um curso de "Introdução à Genealogia", com início em 2 de Março e termino em 30 de Maio. O curso decorrerá normalmente às 4ª e 6ª feiras, das 17 às 19 horas,num total de 40 horas, nas instalações da Torre do Tombo e terá como formador o dr. Luís Filipe Marques da Gama.
O custo de inscrição+propina é de 22 500$00 para associados, decorrendo as inscrições de 5 a 23 de Fevereiro.
Informações pelo telefone 218852275, drª Vanda Gaspar ou vgaspar@inatel.pt
Temos assim duas opções.
Cumprimentos

António Forjó

Resposta

Link directo:

RE: Curso de Introdução à Genealogia e Heráldica

#1864 | fsomr | 22 jan 2001 21:44 | Em resposta a: #1860

E para quando um curso de Genealogia pela Internet, para quem não tem hipótese acompanhar os horários em questão??

Resposta

Link directo:

RE: Curso de Introdução à Genealogia e Heráldica

#1870 | JCC | 22 jan 2001 23:52 | Em resposta a: #1859

Meus Caros:

Peço desculpa de não responder individualmente mas estou com muita falta de tempo e assim todos ficam informados.

O curso começa dia 1 de Fevereiro, decorre às segundas e quintas-feiras às 18h45 (creio que termina às 19h45 ou 20h). O custo é de Esc. 30.000$00 (15.000$00 cada uma das duas partes) e inclui as "propinas" e a documentação.

Em qualquer dos dois locais de inscrição estão disponíveis, para quem se inscrever, os planos do curso já que, por causa do carnaval, etc. , haverá algumas segundas e/ou quintas em que não haverá aula.

O programa começa pela Genealogia, depois a Epigrafia e finalmente a Heráldica. Em Março decorrerão (infelizmente Washington) as aulas de epigrafia.

Quanto aos monitores eles são, embora de modo não exaustivo: Dr. Pedro Sameiro, Dr. Manuel Arnao Metello, Dr. Augusto Ferreira do Amaral, Tenente General Guilherme Calvão Borges, Mestra Dra. Filipa Avelar, Dr Francisco Simas Alves de Azevedo, Arq, Segismundo Pinto, Mestre Benard Guedes e eu próprio (falarei da Informática na Genealogia...).

Finalmente o programa: Introdução à genealogia, Técnica genealógica, Fontes genealógicas nacionais, Genealogia e informática, Bibliografia genealógica, Prática genealógica, Introdução ao estudo da epigrafia portuguesa, Técnicas de gravação de uma inscrição, Breve história da escrita epigráfica, Prática de leitura, Introdução ao estudo da heráldica, Gramática heráldica, Leitura heráldica, Identificação de armas, História da heráldica em Portugal, Heráldica portuguesa, Direito heráldico, Heráldica autárquica e das instituições, Bibliografia heráldica.

Fico à vossa disposição para mais ajudas.

Um abraço

João Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Curso de Introdução à Genealogia e Heráldica

#1876 | gmpla | 23 jan 2001 04:35 | Em resposta a: #1864

Há cursos na net?
Agradecia informação

Um abraço

gmpla

Resposta

Link directo:

RE: Curso de Introdução à Genealogia e Heráldica

#1878 | rafael mião | 23 jan 2001 14:21 | Em resposta a: #1870

Estimados Amigos
Gostaria muito de frequentar o referido Curso,não só pelo Curso ,mas pela troca de impressões de viva voz com os intervenientes.Dos monitores referenciados conheço-os quase todos e alguns me honraram com provas de consideração e creio de amizade.Alguns anos me afastaram destes assuntos e também o meu "cancelamento"dos organismos de que era membro,como o Prestigiado Instituto Portugu^es de Heráldica,devido a circunstâncias,sobretudo de saúde que ainda ,hoje,me impossibilitam de sair de casa para esses efeitos,embora o faça,às vezes,mas de uma maneira muito informal e muito à-vontade,quase para o campo e pouco mais ,de resto somente por telefone,correspondência e,agora,graças a Deus pela Internet.Depois deste arrazoado todo o que pretendo saber é das possibilidades de acesso à informação e tudo relacionado com o referido Curso,para quem o não possa frequentar,porque os ensinamentos e matérias neles versads são imprescindìveis aos estudiosos destas Ciências.
" Descobri " há dias uma pintura de armas numa igreja ,cuja importância merece ser protegida e acarinhada.O brasão pintado a fresco ,no antigo altar-mor,talvez da época de D.Manuel . Renascimento tardio?!...)desculpem querer entrar em assuntos de arte,mas cada um dá o que tem... Pensei em enviar esta notícia para o Senhor Dr.Alves de Azevedo,mas há tanto tempo que não entro em contacto,senti-me inibido em fazê-lo. Para desenvolver o tema vou iniciar o item "Martins Mascarenhas(MIÃO),ainda hoje com a notícia aqui mencionada.
Com cordiais saudações
O.Rafael Guerreiro Carvalho
e-mail: bdodegusmao@mail.telepac.pt

Resposta

Link directo:

RE: Curso de Introdução à Genealogia e Heráldica

#1879 | rafael mião | 23 jan 2001 15:08 | Em resposta a: #1878

Em "Informações e Correcções "introduzi o item:Martins Mascarenhas(MIÃO),como complemento da resposta enviada há minutos.
O.Rafael Guerreiro Carvalho
e-mail: bdodegusmao@mail.telepac.pt

Resposta

Link directo:

RE: Curso de Introdução à Genealogia e Heráldica

#1937 | Ima | 26 jan 2001 11:17 | Em resposta a: #1876

Realmente! Há tanta gente que não vive em Lisboa (felizmente) nem tem disponibilidade de horário para frequentar esses cursos que seria uma ideia excelente fazer um cursinho aqui mesmo. Luis Amaral, pense nisso!

Resposta

Link directo:

RE: Curso de Introdução à Genealogia e Heráldica

#1940 | joaomaya | 26 jan 2001 17:20 | Em resposta a: #1864

Que excelente ideia também para quem vive cá fora.
Cá espero por novidades

Resposta

Link directo:

RE: Curso de Introdução à Genealogia e Heráldica

#1971 | fsomr | 28 jan 2001 11:42 | Em resposta a: #1844

Caro Luís Amaral,
Para quando um curso de genealogia na internet?
Este seu fórum mostra que ia ter muitos participantes.
Porque não propô-lo à Academia Global?
fsomr@netcabo.pt

Resposta

Link directo:

RE: Curso de Introdução à Genealogia e Heráldica

#2042 | fsomr | 02 fev 2001 17:42 | Em resposta a: #1971

Insistência

Resposta

Link directo:

RE: Curso de Introdução à Genealogia e Heráldica

#2044 | Ima | 03 fev 2001 01:20 | Em resposta a: #2042

Mais uma insistência

Resposta

Link directo:

RE: Curso de Introdução à Genealogia e Heráldica

#2050 | aeiou2 | 03 fev 2001 10:38 | Em resposta a: #1864

Olá a todos
Vai começar um Curso de Genealogia dia 5 de Fevereiro no web site myfamily.com .Custa $29.95.Não conheço a qualidade,mas para quem não tem outras hipóteses é uma solução.
Bom trabalho
aeiuo2

Resposta

Link directo:

RE: Curso de Introdução à Genealogia e Heráldica

#7353 | amrr | 23 jul 2001 02:38 | Em resposta a: #2044

Insistência

Resposta

Link directo:

RE: Curso de Introdução à Genealogia e Heráldica

#7795 | BDME | 09 ago 2001 23:10 | Em resposta a: #1844

Caro Sr.º João Cordovil Cardoso

Gostaria de saber para quando mais uma nova edição deste curso de "Introdução à Genealogia e Heráldica", organizado pelo Instituto Português de Heráldica.
Já que ainda tive oportunidade de o frequentar.

Cordialmente

Bruno Duarte M. Eiras

Resposta

Link directo:

RE: Curso de Introdução à Genealogia e Heráldica

#7796 | JCC | 09 ago 2001 23:35 | Em resposta a: #7795

O Ano Académico d IPH só começa em Outubro. Os cursos têm começado à volta de Janeiro. Todavia, por causa do infausto falecimento do Sr. General Calvão Borges, que nos últimos anos foi o grande dinamizador destas acções, não se se manterão as regras. Sei, sim, que é ideia do Instituto continuar a sua acção formadora nesta área.

Cumprimentos

João Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Curso de Introdução à Genealogia e Heráldica

#7799 | PMEQAAT | 10 ago 2001 00:32 | Em resposta a: #7796

Caro João Cordovil Cardoso

Ainda não tinha tido conhecimento da morte de Senhor Major-General EngºCalvão Borges.Não o conheci pessoalmente mas sei que era, e continuará a sê-lo,uma referência muito importante nas ciências heráldico-genealógicas.Que Deus guarde a sua alma e que esta descanse em paz.

Cumprimentos,

Pedro Ahrens Teixeira

Resposta

Link directo:

RE: Curso de Introdução à Genealogia e Heráldica

#7801 | BDME | 10 ago 2001 01:08 | Em resposta a: #7796

Caro JCC

Seria possivel dizer-me os contactos do IPH, de forma a me poder informar mais fácilmente das suas iniciativas.

Cordialmente
Bruno Duarte M. Eiras

Resposta

Link directo:

RE: Curso de Introdução à Genealogia e Heráldica

#8049 | RABECO | 19 ago 2001 01:55 | Em resposta a: #7796

Moro em Braga, e estou a iniciar-me em genealogia, pergunto:
Quando haverá um curso deste género para estes Lados?.
O meu obrigado.
Manuel Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Curso de Introdução à Genealogia e Heráldica

#8074 | JCC | 19 ago 2001 22:47 | Em resposta a: #7801

Logo que haja data ou outras informações eu próprio enviarei para o Forum a informação.

De qq modo o contacto é

Instituo Portugûes de Heráldica
Convento do Carmo
Largo do Carmo
1200 Lisboa

Cumprimentos

João Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Curso de Introdução à Genealogia e Heráldica

#8094 | fsomr | 20 ago 2001 11:12 | Em resposta a: #8049

E para quando o Curso de Genealogia pela Internet?

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 02 mai 2024, 01:03

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen