Informações sobre família Madanelo (as vezes escrito como Magdanello)

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Heráldica | Títulos

Informações sobre família Madanelo (as vezes escrito como Magdanello)

#405330 | kakado | 13 jul 2018 02:30

Olá, estou buscando informações sobre minha família.
Até onde sei, era uma família nobre de Portugal que vem de Trás os montes, segundo relatos de meu avô.
Tanto meu pai e meu avô faleceram há muito tempo. Então não tenho muitas informações alem do que minha mãe se lembra,
(grande parte dos ''registros'' que achei de parentes meu, tanto meu bisavô quanto meu avô e meu pai todos possuíam os mesmos sobrenomes ''Pinto Madanelo'' nenhum deles possuem o nome da mãe, que também trocavam seus sobrenomes por ''Pinto Madanelo'' )
Durante minhas pesquisas, encontrei uma descrição do brasão de minha família somente em um site
espanhol (heraldaria) sendo essa ''en gules dos espadas de oro encabadas de plata''
Gostaria de saber, se alguns de vocês poderiam me ajudar a verificar se essa descrição esta correta e se possuem alguma informação sobre o assunto.
agradeço desde já por qualquer ajuda.

Resposta

Link directo:

Informações sobre família Madanelo (as vezes escrito como Magdanello)

#405332 | FilipeFlard | 13 jul 2018 02:57 | Em resposta a: #405330

Prezado Kakado,

Trás-os-Montes está para Portugal como a região nordeste está para o Brasil.
Para saber donde veio o Madanelo, deve usar os dados que existem em sua certidão de nascimento para encontrar as certidões de nascimento, casamento e óbito de seus pais, avós, bisavós etc e ir voltando no tempo.

Aproveito para lhe perguntar se reconhece as pessoas seguintes:
- António Pinto Madanelo, filho de Davi Pinto Madanelo e de Maria Madalena dos Santos;
- Augusto Pinto Madanelo, filho de José Pinto Madaleno e de Joaquina Delfina de Sousa;
- Américo de Lima Madanelo, filho de Bernardino Pinto Madanelo e de Laura Jorge de Lima;
- João Pinto Madanelo, filho de Manuel Pinto Madanelo e de Rosália Rodrigues; e
- José Pinto Madanelo, filho de João Pinto Madanelo e de Maria Pinta.

Pelo que pude verificar, são das Freguesias de Vila Maior e de São Pedro do Sul, ambas no Concelho de São Pedro do Sul e no Distrito de Viseu.
Está mais para Beira do que Trás-os-Montes, mas creio que possam ser parentes seus...

Cordiais cumprimentos,

Filipe

Resposta

Link directo:

Informações sobre família Madanelo (as vezes escrito como Magdanello)

#405333 | kakado | 13 jul 2018 03:27 | Em resposta a: #405332

Obrigado pela resposta Filipe.
Bernardino Pinto Madanêlo e meu avô.
Já havia achado umas fotocópias com essa informação de que meu avô tinha um filho chamado Américo de Lima Madanelo (imagens de baixa qualidade quase ilegíveis.), mas nunca havia escutado pela minha família da existência desse senhor (sendo q meu avô teve 2 casais de filhos com a minha avó aqui no Brasil).
Careço muito de informações pelo fato de não ter contato com meus tios e primos por morar distante entre outros fatores.
Se souber de mais alguma informação do meu avô poste aqui.
As informações q eu sei são muito ralas como você pode ter percebido são em sua maioria recordações q minha mãe tem.
Agradeço por essa informação.
att: R. R. Madanêlo

Resposta

Link directo:

Informações sobre família Madanelo (as vezes escrito como Magdanello)

#405335 | saintclair | 13 jul 2018 09:31 | Em resposta a: #405330

-
Caro;
Em Portugal, só na Zona de S. Pedro do Sul existem algumas familias de apelido
"Madaleno"
Relativamente a Brazão de familia; deve haver algum engano, não estou a ver um
Português emigrar para o Noroeste do Brasil no século XIX, possuindo Brazão.
http://www.pbi.pai.pt/q/name/where/Portugal/who/Madanelo/?customerType=ALL&contentErrorLinkEnabled=true
https://goo.gl/maps/3T6HjJbXQvk
Cumprimentos
Sc.

Resposta

Link directo:

Informações sobre família Madanelo (as vezes escrito como Magdanello)

#405343 | kakado | 13 jul 2018 15:57 | Em resposta a: #405335

Amigo,
Meu avô imigrou para o sudeste brasileiro, para a cidade do Rio de Janeiro.
Desconheço essa informação de ''noroeste'' (Não temos essa região aqui, o Brasil e dividido em Norte, Nordeste, Sul, Sudeste e Centro-Oeste).
Mas realmente a unica informação que consegui foi desse site http://www.heraldaria.com/armorial.php (digite o sobrenome na pesquisa).
Como desconheço a procedência desse site, resolvi perguntar para os senhores que tem mais conhecimento que minha pessoa sobre o assunto.
agradeço pela resposta,
att: R. R. Madanêlo

Resposta

Link directo:

Informações sobre família Madanelo (as vezes escrito como Magdanello)

#405348 | FilipeFlard | 13 jul 2018 18:36 | Em resposta a: #405330

Caro Madanelo,

Como lhe disse, terá de fazer alguma pesquisa genealógica para saber se pode usar essas armas segundo as normas da heráldica portuguesa.
Para o caso de não saber, esclareço que não existem brasões de família. As armas são sempre pessoais e só pode usá-las, em regra, quem as recebeu e os seus descendentes.
Mesmo assim, só o chefe da linhagem pode usar as armas plenas. Os demais descendentes devem usá-las com diferenciações, conforme estabelecido no regimento da armaria.
Por isso não me parece que o amigo possa assumir legitimamente como suas essas armas Madanelo que encontrou "on-line". Pelo menos não sem alguma investigação...

Cordiais cumprimentos,

Filipe

Resposta

Link directo:

Informações sobre família Madanelo (as vezes escrito como Magdanello)

#405360 | saintclair | 13 jul 2018 23:15 | Em resposta a: #405343

-
" A divisão do país em cinco grandes regiões – Norte, Nordeste, Sudeste, Sul e Centro-Oeste –, em vigor há 38 anos, está desfasada e já não funciona como instrumento eficaz de gestão de políticas públicas."
...Vinha escrito em tempos na Gazeta do Povo -Brasil.
Quando o seu avô ou bisavô emigrou, talvez no século XIX ou XX, ainda não haviam essas
cinco grandes regiões de gestão de políticas públicas.
Uma coisa são a criação de Regiões, outra coisa é a localização de determinadas zonas; no
Brasil sempre existiu e continua a existir o Norte,Sul, Este e o Oeste, e os respectivos pontos
Colaterais. Assim, Noroeste está correcto, como é óbvio.
Boa sorte
Sc.

Resposta

Link directo:

Informações sobre família Madanelo (as vezes escrito como Magdanello)

#405361 | kakado | 13 jul 2018 23:33 | Em resposta a: #405360

https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/o-processo-divisao-regional-territorio-brasileiro.htm
https://pt.wikipedia.org/wiki/Regi%C3%B5es_do_Brasil
https://brasilescola.uol.com.br/brasil/divisao-regional-brasileira.htm
Amigo o Rio de Janeiro nunca foi ''noroeste''

Resposta

Link directo:

Informações sobre família Madanelo (as vezes escrito como Magdanello)

#405363 | saintclair | 13 jul 2018 23:43 | Em resposta a: #405361

-
" não estou a ver um Português emigrar para o Noroeste do Brasil no século XIX, possuindo
Brazão."

...Não estava a falar concretamente do seu avô, ....[é evidente que o RJ não fica Noroeste!]
Boa sorte
Sc.

Resposta

Link directo:

Informações sobre família Madanelo (as vezes escrito como Magdanello)

#405364 | FilipeFlard | 14 jul 2018 00:02 | Em resposta a: #405330

Penso que o que o confrade SaintClair está a dizer é que as emigrações de armígeros e pessoas então reconhecidas por semelhante estatuto social para o nordeste brasileiro fosse relativamente rara no Século XIX, o que de facto procede.

Certamente há exceções à regra (tenho uns colaterais Willoughby que passaram a Pernambuco), mas não devemos presumir nada sem fazer a árvore genealógica.

Senão podemos acabar usurpando armas alheias, o que, apesar de não trazer graves consequências jurídicas hoje em dia, não deixa de ser algo reprovável...

Cordiais cumprimentos,

Filipe

Resposta

Link directo:

Informações sobre família Madanelo (as vezes escrito como Magdanello)

#405375 | kakado | 14 jul 2018 02:36 | Em resposta a: #405364

Sim entendi isto, mas não vi onde isso se encaixava com oque estávamos discutindo.(acredito que ele observou no meu perfil, a cidade onde moro e presumiu q minha família morava aqui).
att: R. R. Madanêlo

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 24 abr 2024, 18:30

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen