avô português

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Direito

avô português

#405391 | mmco | 14 jul 2018 20:39

Prezados amigos/confrades,

Conforme orientação do moderador Filipe Flard em outro tópico semelhante (#404000), abri um tópico próprio.

Sou neto de avô português e estou tentando há muito tempo conseguir o registro de nascimento dele, já tentei inúmeros locais (virtuais e físicos), porém até hoje não obtive sucesso.
Meus avós maternos e paternos, e pais, todos já faleceram. Minha mãe, ascendente direta do meu avô, não obteve a cidadania portuguesa.
Depois de várias tentativas, o que consegui até hoje sobre meu avô foi o REGISTRO DE ESTRANGEIRO aqui no Brasil (transcrito conforme está no documento):

Nome: Manoel Simões
Nome da mãe: Maria dos Santos
Nome do pai: Manoel Simões
Natural da Freguesia de Cobões (pelo que pesquisei, o certo deve ser Covões?), Conselho de Coimbra
Nascido em 31 de outubro de 1879 (1879/10/31)
Chegou ao Brasil em 08 de agosto de 1901 (1901/08/08); Nome da embarcação: Magdalena; Porto de desembarque: Rio de Janeiro

Pelo que sei, casou-se aqui no Brasil com minha avó Dotiva de Alcântara Simões (avó materna), e voltou para Portugal para tratar de uma tuberculose, onde veio a falecer.

Resolvi tentar a ajuda de vocês e espero, dentro do possível, também ajudar a outras pessoas.
Desde já agradeço!

Atenciosamente,
Marcos Manoel Corrêa de Oliveira

Resposta

Link directo:

CIDADANIA PORTUGUESA - REGISTRO DE NASCIMENTO - AVÔ PORTUGUÊS

#405392 | zefil | 14 jul 2018 21:02 | Em resposta a: #405391

Caro Marcos

Suponho ser este o registo que procura, o nº 67

http://pesquisa.auc.uc.pt/viewer?id=36412&FileID=159522

Trata-se da freguesia de Covões, concelho de Cantanhede, distrito de Coimbra.

Miguel

Resposta

Link directo:

CIDADANIA PORTUGUESA - REGISTRO DE NASCIMENTO - AVÔ PORTUGUÊS

#405394 | mmco | 14 jul 2018 23:47 | Em resposta a: #405392

Caro Miguel,

Confesso que fiquei impressionado com a celeridade com que você me respondeu, fiquei muito esperançoso e feliz. Obrigado.
Acessei o link que me enviaste e vi o referido registro, porém tenho dúvidas. Devido à caligrafia, não consegui ter absoluta certeza de se tratar do registro que buscamos.
Por exemplo: não consigo visualizar nitidamente o nome de registro do meu avô, "Manuel Simões". Identifico claramente o nome "Manuel" em destaque no início da 5ª linha, porém não vejo o sobrenome "Simões" nesta linha ou em outro local. Identifico claramente os nomes dos pais dele, meus bisavós, Manuel Simões e Maria dos Santos na 9ª e 10ª linha, respectivamente.
Outra dúvida: o nome que aparece em destaque na 3ª linha, do lado esquerdo, parece ser "Espinheira". Isso me leva a pensar que o registro se refere ao de Manuel Espinheira...você pode confirmar isso?
Na 6ª linha podemos ler: "...do sexo masculino a quem dei o nome de Manuel que nasceu nesta freguesia..."
Se você pode confirmar que este é o registro do meu avô, por favor, me indique o que, onde e o tipo de certidão que eu tenho que solicitar para requerer minha cidadania portuguesa.
Muito grato pela sua ajuda!

Abraços,
Marcos Manoel

Resposta

Link directo:

CIDADANIA PORTUGUESA - REGISTRO DE NASCIMENTO - AVÔ PORTUGUÊS

#405395 | zefil | 15 jul 2018 00:29 | Em resposta a: #405391

Caro Marcos

Na época os registos de batismo eram feitos apenas com o nome próprio e por isso aparece apenas o nome de Manuel, e não Manuel Simões como mais tarde ficou conhecido.
Relativamente à palavra "Espinheira" que aparece por cima do nome de Manuel, refere-se à localidade da freguesia de Covões onde Manuel nasceu e os pais residiam.
Tudo indica que se trata efectivamente do registo de batismo do seu avô, nascido a 31 de Outubro de 1879.
Quanto aos documentos necessários para solicitar a cidadania, não serei a pessoa mais indicada para responder, pois desconheço quais são os tramites, pelo que espero que outro confrade lhe responda.

cumprimentos
Miguel

Resposta

Link directo:

avô português

#405410 | mmco | 15 jul 2018 19:40 | Em resposta a: #405395

Miguel,

Muitíssimo obrigado por seu empenho e colaboração!
Dentre as minhas tentativas anteriores de localizar o registro de nascimento do meu avô, já tinha tentado localizar na U. de Coimbra, mas parece que não soube usar corretamente a pesquisa. Se não for incômodo para você, gostaria que me indicasse como você fez para chegar até o registro dele, pois na minha pesquisa diz que não foi encontrado nenhum resultado para Manuel Simões.

Mais uma vez te agradeço, e espero poder ajudar outras pessoas também.

Forte abraço,
Marcos Manoel

Resposta

Link directo:

CIDADANIA PORTUGUESA - REGISTRO DE NASCIMENTO - AVÔ PORTUGUÊS

#405417 | zefil | 15 jul 2018 21:06 | Em resposta a: #405391

Marcos Manuel


A minha pesquisa foi feita com base nos dados que nos forneceu e foi feita através do Site Tombo.pt, site este que agrega os livros de registos digitalizados, que se encontram à guarda de vários arquivos portugueses.

Se acessar ao Site, encontrará no lado esquerdo do mesmo os vários distritos portugueses. Escolha Coimbra, de seguida aparecerá os concelhos, escolha Cantanhede e aparecerá as várias freguesias, escolha Covões.

Nesta fase já tem acesso a todos os livros de registo de batismo, casamento e óbito da referida freguesia.

Como o próprio Marcos indicou, o ano de nascimento do seu avô foi 1879, sendo assim selecione o livro de batismos do referido ano e o que tem que fazer agora é ir consultando o livro, virando página a página como se estivesse no arquivo e do livro físico se tratasse, até encontrar o Manuel, que o nome dos Pais e a data de nascimento seja a que tem conhecimento. (neste caso a imagem 28, registo nº 67)

Esta é a forma de pesquisa que utilizo para encontrar o que pretendo.

Escrever apenas Manuel Simões, não é a solução pois como já referi anteriormente, os registos de batismo eram feitos apenas com o nome próprio, e nem são indexados.

Cumprimentos

Miguel

Resposta

Link directo:

CIDADANIA PORTUGUESA - REGISTRO DE NASCIMENTO - AVÔ PORTUGUÊS

#405422 | PAIVAMANSO | 15 jul 2018 22:38 | Em resposta a: #405391

Caro Marcos Manuel, por vezes deparo-me com coincidências estranhas e fico a interrogar-me se existe algo mais do que aquilo em que acredito. Hoje vou deixar aqui a transcrição do Baptismo do seu Avô Manuel. Nada de especial porque Miguel já nos mostrou esse documento que está online.
Amanhã irei tentar dar-lhe uma ajuda um pouco mais relevante, mas nada posso garantir por agora.

Cumprimentos para si e para Zefil, o Confrade Miguel que o está a ajudar neste tópico.

Baptismo de Manuel - Aos 11 dias do mês de Novembro do ano de mil oitocentos e setenta e nove nesta Igreja Paroquial de Santo António dos Covões, Concelho de Cantanhede, Diocese de Coimbra, Baptizei solenemente e pus os Santos Óleos a um indivíduo do sexo masculino a quem dei o nome de Manuel que nasceu nesta freguesia às dez horas da manhã do dia trinta e um do mês de Outubro do dito ano, filho legítimo de Manuel Simões e de Maria dos Santos, lavradores, ele natural desta freguesia dos Covões e Ela natural da freguesia dos Covões do Lobo, concelho de Vagos, diocese de Aveiro, recebidos e paroquianos nesta freguesia dos Covões e moradores no lugar da Espinheira. Neto paterno de António Simões e de Jacinta dos Santos, Neto Materno de Manuel dos Santos e de Jacinta dos Santos. Foi padrinho Manuel dos Santos, solteiro, trabalhador, e Madrinha Maria dos Santos, solteira, trabalhadora, ambos moradores no dito lugar da Espinheira, os quais todos sei serem os próprios e para constar mandei lavrar em duplicado este assento que depois de lido e conferido perante os padrinhos assinei, e não assinaram os padrinhos por não saberem escrever. Era est supra. O vigário Tomé dos Santos Barreto

Baptismo lavrado no Livro do ano 1879 na Freguesia de Covões - Cantanhede, actualmente à guarda do Arquivo Distrital de Coimbra.

Resposta

Link directo:

CIDADANIA PORTUGUESA - REGISTRO DE NASCIMENTO - AVÔ PORTUGUÊS

#405424 | zefil | 15 jul 2018 23:57 | Em resposta a: #405391

Apenas uma ressalva.

A avó materna é Jacinta Simões.

Resposta

Link directo:

avô português

#405426 | PAIVAMANSO | 16 jul 2018 02:10 | Em resposta a: #405424

Caro Miguel tem razão a Avó Materna é Jacinta Simões, enganei-me por já estar cansado. Já agora aproveito para dizer que acabo de encontrar o Casamento dos Pais de Manuel Simões o Avô de Marcos Manuel, e peço por favor que, caso o Miguel possa ajudar ainda mais, se pode colocar aqui o link desse Casamento de Manuel Simões com Maria Simões. Casaram na Igreja Paroquial de Santo António, na Freguesia dos Covões, Concelho de Cantanhede a 31 de Julho de 1878. é o assento nº 10 e está na imagem nº 7 e nº 8 do tombo.pt - Covões, Cantanhede. O Noivo era viúvo, 44 anos, Filho legitimo de António Simões e de Jacinta dos Santos. Ela era solteira, 27 anos, Filha legítima de Manuel dos Santos e de Jacinta Simões. Não transcrevo integralmente porque é muito texto e já é tarde.
Desculpe pedir esse favor mas não sei colocar o link deste Casamento aqui no tópico do Fórum. Cumprimentos e Agradecimentos. Jorge Santos

Resposta

Link directo:

avô português

#405429 | PAIVAMANSO | 16 jul 2018 11:32 | Em resposta a: #405427

Saintclair 05:38 da madrugada !? Nunca é demasiado cedo nem tarde para ajudar alguém ! Abraço de Agradecimento e Amizade. Jorge Santos

Resposta

Link directo:

avô português

#405434 | PAIVAMANSO | 16 jul 2018 13:24 | Em resposta a: #405429

Não sei se peça a Miguel ou a Saintclair que por favor mostrem o link do Baptismo de Maria dos Santos a Mãe do Avô do Marcos Manuel. é o tif 056 em tombo.pt Covão do Lobo - Vagos - Aveiro ano de 1851

Baptismo de Maria dos Santos a Mãe do Avó de Marcos Manuel. Maria Nasceu no lugar da Estrada, Freguesia de Covão do Lobo, Concelho de Vagos, Distrito de Aveiro a 29 de Maio de 1851 e foi Baptizada a 05 de Junho de 1851 na mesma Freguesia de Covão do Lobo. Filha legítima de Manuel dos Santos e de Jacinta Simões, da Estrada. Neta Paterna de João dos Santos e Maria Simões, dos Pardeeiros. Neta Materna de Joaquim Simões e Maria Simões… Padrinhos Joaquim dos Santos Jorge, do dito lugar da Estrada, e Maria Simões, solteira todos desta Freguesia do que fiz este Assento que assinei. O Vigário António da Costa Pedrosa

Em duas ou três palavras tenho dúvidas, mas segue assim e depois se necessário se rectificará.
Cumprimentos Jorge Santos

Resposta

Link directo:

avô português

#405438 | saintclair | 16 jul 2018 15:08 | Em resposta a: #405434

-
Caro Jorge;
Será este?....agradeço me diga, para rectificar, se for caso disso.
Õbrigado
Sc.
https://digitarq.adavr.arquivos.pt/vaultimage/?id=DISSEMINATION/89068275F0A7AA04106D1D0E2AA7C1EB&r=0&ww=1000&wh=600&s=false
-

Resposta

Link directo:

avô português

#405444 | PAIVAMANSO | 16 jul 2018 17:00 | Em resposta a: #405438

Saintclair Bom trabalho. É esse mesmo. Assim, quando Marcos Manuel voltar a este tópico, poderá visualizar estes documentos e depois lhe explicaremos como Ele deve pedir estes Assentos Paroquiais, ao Arquivo Distrital de Aveiro e ao de Coimbra. Agradecido. Jorge Santos

Resposta

Link directo:

avô português

#405546 | PAIVAMANSO | 19 jul 2018 01:36 | Em resposta a: #405444

Caro Marcos Manuel
Quando em 31.07-1878 Manuel Simões de 44 anos de idade, Casou com Maria Simões de 27 anos de idade, solteira, era já o segundo Casamento Dele, Pois era Viúvo de Rosária da Silva.
Aos 28 dias do mês de Março de 1877, na sua casa e lugar do Espinheiro, desta Freguesia dos Covões, Concelho de Cantanhede, faleceu tendo recebido os Santos Sacramentos da Santa Madre Igreja, Rosária da Silva de idade de cinquenta e cinco anos, lavradora, Casada com Manuel Simões, Natural desta Freguesia dos Covões, Filha legítima de Salvador dos Santos e de Josefa da Silva, Sereiros, ambos Naturais desta mesma Freguesia….
Cumprimentos Jorge Santos

Resposta

Link directo:

avô português

#405576 | PAIVAMANSO | 19 jul 2018 21:48 | Em resposta a: #405546

Caro Marcos Manuel Fui hoje buscar ao AUC - Arquivo Distrital de Coimbra, uma fotocópia simples do Assento do Baptismo do Seu Avô Manuel, que quero enviar para o senhor em anexo de e-mail. Queira informar aqui, qual é o seu endereço electrónico. Cumprimentos. Jorge Santos

Resposta

Link directo:

avô português

#405585 | mmco | 20 jul 2018 05:33 | Em resposta a: #405576

Caríssimos Jorge Santos, Miguel e "saintclair",
Boa noite!

Em primeiro lugar quero pedir-lhes mil desculpas por não responder os seus contatos e os de nossos colaboradores, amigos e confrades. Isso se deu por falta de tempo mesmo, pois somente hoje pude entrar e abrir meus emails, e foi com alegria maior ainda que vi como o assunto do nosso tópico evoluiu!
Agradeço a vocês pelo interesse, esforço e colaboração.


Cordialmente,
Marcos Manoel

Resposta

Link directo:

avô português

#405617 | PAIVAMANSO | 21 jul 2018 08:45 | Em resposta a: #405585

Caro Senhor Marques Manuel Espero que na próxima semana o meu digitalizador já esteja novamente reconfigurado para lhe poder enviar o documento, que contém o carimbo do AUC e que por isso atesta que é no Arquivo da Universidade Coimbra (Arquivo Distrital de Coimbra) que está guardado o Livro original de Baptismos em causa. Peço-lhe que quando realmente receber esse Baptismo, por favor venha confirmar aqui esse facto. Cumprimentos. Jorge Santos

Resposta

Link directo:

avô português

#405934 | PAIVAMANSO | 30 jul 2018 17:19 | Em resposta a: #405617

Caro Senhor Marcos Manuel
Só hoje consegui (nem percebi como) digitalizar o Baptismo do Seu Avô Manuel, que logo de seguida enviei para o Seu endereço de e-mail. Estranhamente já não consegui digitalizar a Folha de Árvore de Costados manuscrita onde coloquei o Nome desse Seu Avô, dos Pais e dos quatro Avós Dele. Tome nota que esse Assento de Baptismo está no Arquivo da Universidade de Coimbra, no Livro original de Baptismos da Freguesia dos Covões, do Concelho de Cantanhede, da Diocese e Distrito de Coimbra, do Ano de 1879, é o Assento n.º 67 na página 27 e 27 verso.
Quando eu conseguir perceber qual é a avaria que está a bloquear o meu multi funções, enviarei a tal folha de Costados e o que mais puder pesquisar..
Peço por favor que quando puder, confirme aqui que recebeu o referido Baptismo que lhe enviei, com o carimbo do AUC.
Cumprimentos
Jorge Santos

Resposta

Link directo:

avô português

#405969 | mmco | 31 jul 2018 15:52 | Em resposta a: #405934

Olá Jorge Santos!
Conforme solicitado, deixo aqui registrado que recebi do Sr. o email com o arquivo contendo o batismo do meu avô.
Agradeço imensamente a sua ajuda e a de nossos outros colaboradores e confrades, Miguel e "saintclair".

Forte abraço,
Marcos Manoel

Resposta

Link directo:

avô português

#417282 | mmco | 23 ago 2019 05:28 | Em resposta a: #405391

Caro Sr. Jorge Santos! Caros Srs. Saintclair e Miguel!
Boa noite.

Gostaria que o Sr. Jorge Santos pudesse ler meu email enviado a ele, ou que um dos Srs. pudesse avisá-lo.

Um abraço,
Marcos Oliveira.

Resposta

Link directo:

avô português

#417297 | PAIVAMANSO | 23 ago 2019 15:18 | Em resposta a: #417282

Caro Marcos Manuel
Recebi hoje o seu email e já lhe respondi.
Vou ficar à espera da sua resposta.
Cumprimentos
Jorge Santos

Resposta

Link directo:

avô português

#417769 | mmco | 08 set 2019 17:19 | Em resposta a: #417297

Prezado Sr. Jorge Santos
Recebi seu email e respondi nesta data.
Meus cumprimentos,
Marcos Oliveira

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 29 mar 2024, 10:04

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen