Origem de Ana de Sá (séc.XVIII) - freguesia de Meios, Guarda

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Famílias | Pessoas | Regiões

Origem de Ana de Sá (séc.XVIII) - freguesia de Meios, Guarda

#405523 | anasalmeid | 18 jul 2018 16:29

Boa tarde a todos:

Procuro qualquer informação sobre esta minha antepassada Ana de Sá, natural da freguesia de Meios, bispado da Guarda, que terá nascido em meados do séc. XVIII (creio eu...).
Casou com Teodoro de Figueiredo Albuquerque Machado (capitão) e natural de Barrelas (atualmente Vila Nova de Paiva).
Já recorri aos arquivos do Tombo, mas faltam registos.
Agradeço a ajuda.
Cumprimentos.
Ana Almeida

Resposta

Link directo:

Origem de Ana de Sá (séc.XVIII) - freguesia de Meios, Guarda

#415713 | lelf | 20 jun 2019 16:58 | Em resposta a: #405523

Boa tarde, Ana Almeida
Parece que somos parentes, pois Theodoro Figueiredo Albuquerque e Anna de Sá são meus pentavôs. No "site" da Family Search referem Manuel de Sá e Catharina Gonçalves como pais de Anna de Sá e nascidos em 1720, mas esta data não me parece credível. Os únicos dados seguros que lhe posso dar, pois encontrei os respetivos Registos de Batismo, é que tiveram sete filhos: Luis (1768), Angélica (1770), Theodoro (1773), Francisco (1775), Bárbara Mª Rosa (1776), Joaquim (1779) e Bento (1782). Sei ainda que Anna de Sá teria falecido antes do marido e que este teria voltado a casar com Mª Thereza Rebello em 1802. Já agora, e por curiosidade, o 1º filho, Luis, era casado com Josefa Monteira que, nos seus antepassados, tinha uma Anna de Almeida, nascida em 1606 em Villa Boa, Sátão, casada em 1652 com Mathias Gonçalves e que teria falecido em 1700 na Veiga, Sátão.
Cumprimentos,
Luis Figueiredo

Resposta

Link directo:

Origem de Ana de Sá (séc.XVIII) - freguesia de Meios, Guarda

#415742 | anasalmeid | 21 jun 2019 10:40 | Em resposta a: #405523

Bom dia Luís Figueiredo:

O mundo é realmente pequeno... São preciosas as suas informações pois não tenho adiantado quase nada na minha pesquisa.
Tenho construído a minha árvore genealógica no Geneall e algumas ligações já são possíveis.
Obrigada
Bom fim de semana
Ana Almeida

Resposta

Link directo:

Origem de Ana de Sá (séc.XVIII) - freguesia de Meios, Guarda

#417726 | anasalmeid | 06 set 2019 18:46 | Em resposta a: #415713

Caro Luís:

Ainda relativamente à descendência de Ana de Sá e do capitão Teodoro de Figueiredo Albuquerque, descobri recentemente uma filha, que deve ser acrescentada á lista que enviou anteriormente. Trata-se de Maria do Nascimento de Figueiredo (Sá) casada com João Ferreira da Silva (em 20.10.1780). Possuo o respetivo registo de casamento, mas não consegui encontrar o de batismo da Maria do Nascimento.


Cordialmente,
Ana Almeida

Resposta

Link directo:

Origem de Ana de Sá (séc.XVIII) - freguesia de Meios, Guarda

#417757 | lelf | 08 set 2019 00:33 | Em resposta a: #417726

Olá, Ana
Aquele nosso antepassado é uma verdadeira caixinha de surpresas. Continuando as minhas pesquisas, encontrei, para além dessa Maria do Nascimento (a propósito, o ano do casamento creio ser 1788 e não 1780, mas gostaria que confirmasse), uma outra, Ana Figueiredo de Albuquerque, batizada em 15 de fevereiro de 1767 (https://digitarq.advis.arquivos.pt/viewer?id=1171758 , página 0112.tif). Quanto ao Reg. Bat. da Mª Nascimento, que também não consegui encontar, talvez se deva a que possa não ter nascido no Carvalhal. Entretanto recebi um Smart Match de uma árvore de Bruno Jorze Dias em que localisa o nascimento do Capitão em V. Nova de Paiva (Barrellas pertence a essa freguesia), em 1739. A 1ª mulher, Anna de Sá, é de Meios, Guarda, e provavelmente casaram em Barrellas ou Meios, antes de se estabelecerem no Carvalhal. Pode acontecer que a Mª do Nascimento seja a primeira filha e tenha nascido antes de irem para o Carvalhal. Eu já andei a fazer pesquisas em V.N. Paiva, mas não encontrei registos destas datas. Tenho de confirmar. O que for encontrando, digo-lhe.
Até breve,
Luis Figueiredo

Resposta

Link directo:

Origem de Ana de Sá (séc.XVIII) - freguesia de Meios, Guarda

#417775 | anasalmeid | 08 set 2019 18:55 | Em resposta a: #417757

Olá Luís:
Muito me conta! De facto, estes antepassados eram uma caixinha de surpresas…
Retifico a data de casamento da Maria do Nascimento – confirmo que foi 1788. Agradeço a informação que enviou acerca da outra irmã e sobre o nascimento do capitão Teodoro de Figueiredo. Já agora, informo que o Manuel de Sá foi casado com Catarina Gonçalves em segundas núpcias. Talvez se possam encontrar elementos alusivos ao 1.º casamento.
Um dos filhos deste casal (Manuel + Catarina) chamava-se José de Sá, que foi casado com Inácia Ferreira (natural da vila de Barrelas). Esta Inácia era filha de Agostinho Ferreira + Josefa da Rocha, ambos daquela vila. É curioso que este apelido ‘Rocha’ também é transversal na minha família materna.
Agradeço mais uma vez.
Cumprimentos.
Ana Bela Sá

Resposta

Link directo:

Origem de Ana de Sá (séc.XVIII) - freguesia de Meios, Guarda

#426773 | anasalmeid | 29 ago 2020 00:22 | Em resposta a: #417775

Boa noite Luís Figueiredo:

Quase por mero acaso, mas determinada na minha pesquisa genealógica, descobri um filão rico em ancestrais de apelido SÁ que devem ter fixado morada quer em Vila Nova de Paiva quer no Carvalhal-Ferreira d’Aves (Quinta do Paço, com ligações a Casfreires e à família Oliva).
Tudo começa com a vinda de Ana de Sá – filha de Manuel de Sá 2.º matrimónio (Meios, Guarda) + Catarina Gonçalves (Paiviegas, Guarda) – para o Carvalhal de Ferreira d’Aves, por via do seu casamento com o Capitão Teodoro de Figueiredo de Albuquerque Machado de VNP, filho de António de Figueiredo de Albuquerque +Maria Tereza Machado (ambos moradores em Vila Nova de Paiva). É deste ramo que descende a Família Sá Marques de Figueiredo (de Vila Nova de Paiva).
É de salientar que o pai daquela Ana de Sá era filho de outro Manuel de Sá (o velho), natural da freguesia de S. Martinho de Espinho (termo da cidade de Guimarães) e de Maria Rodrigues da mesma localidade. Estamos no final do século XVII e inícios do século XVIII.
Tanto o Manuel de Sá (velho) quer o Manuel de Sá (o ‘Moço’) contraíram matrimónios, talvez no mesmo ano, se analisarmos os registos de batismos dos respetivos filhos:
_ O 1.º casou segunda vez com Cecília Pinheira (natural de Paiviegas, Guarda), provavelmente em 1720;
- O filho deste, Manuel de Sá o ‘Moço’ teve um 1.º casamento com Ana da Costa, também natural dos Meios (Guarda), registado em 20/11/1720. Creio que será deste casamento que derivam outros elementos da minha família, de apelido Sá Costa e Figueiredo, ao qual pertenço.
Em suma, pai e filho com nomes homónimos de Manuel de Sá tiveram uma vasta prole, com cruzamentos pelo meio entre os seus descendentes, tendo sido identificadas cerca de 40 pessoas entre 1700 e 1775 (Freguesia de Meios, Guarda).
Seria interessante deslindar um pouco mais os antepassados de Manuel de Sá (o velho) em S. Martinho de Espinho (Braga).

Com os meus cumprimentos.
Ana Bela Sá

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 02 mai 2024, 21:54

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen