P/ Pedro França: Ajuda no AUC

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Regiões

P/ Pedro França: Ajuda no AUC

#164208 | abribas | 02 ago 2007 12:00

Caro Pedro França,

Chegou a minha vez de abusar da sua boa vontade, e lhe solicitar se possível, ajuda no AUC:
Gostaria de saber o que diz o processo de JOSÉ JOAQUIM PERES DA SILVA, natural do Porto cerca de 1820, filho de Joaquim José Peres da Silva e de Maria San José, e que se formou em direito pela UC entre 1836/7 e 1842.
Será que contém mais alguma informação sobre a ascendência e a data de nascimento?

Desde já agradeço o que puder encontrar, ao dispor desde o Porto
Cumprimentos,
António

Resposta

Link directo:

RE: P/ Pedro França: Ajuda no AUC

#166318 | abribas | 01 set 2007 22:52 | Em resposta a: #164208

Renovo o pedido,
Grato

Resposta

Link directo:

RE: P/ Pedro França, do Zé Filipe

#166323 | JFMenéndez | 02 set 2007 01:09 | Em resposta a: #166318

Caro Pedro

Aproveitando esta boleia e pedindo desde já desculpa pela intromissão, ao confrade autor deste tópico, pergunto-te se já estás aí por Coimbra?

Estive no AUC na passada 2.ª feira e como não te vi, nem de manhã nem de tarde, deprendi que ainda estivesses para o Alentejo. Na próxima 2.ª feira devo regressar à Figueira para uma última semana de férias e conto ir aí ao AUC lá para 5.ª ou 6.ª.
Diz-me alguma coisa para ver que dia te calha melhor para almoçarmos e me dares uma ajuda, porque nem eu nem as funcionárias do arquivo conseguimos encontrar umas malfadadas cartas de curso do princípio do séc. XVIII. Depois explico-te melhor.
Estou com problemas na expedição dos meus mailes, razão pela qual aproveitei este tópico que te é dirigido...
Recomendações aí para casa e um abraço para ti

Zé Filipe

Resposta

Link directo:

RE: P/ Pedro França, do Zé Filipe

#166343 | Pedro França | 02 set 2007 16:24 | Em resposta a: #166323

Caro Zé Filipe:

Regressei do Alentejo interior, onde passei umas férias óptimas (em 28 dias só tive chuva um dia e de manhã), no dia 29 p.p.. O calor não foi aquela temperatura exagerada do ano passado.
Na 5ª e 6ª Feira estive no AUC mas de forma entrecortada porque tive de andar a tratar de alguns assuntos pendentes noutros sectores antes de recomeçar os trabalhos na escola.
Sei que 2ª Feira não deverei ir ao AUC porque tenho uma reunião geral na escola às 15 h. A manhã deve ser um tanto ou quanto condicionada, terei de almoçar mais cedo do que previsto pois às 14 h terei de estar já na estrada.
Só depois de saber a distribuição do serviço antes do reinício das aulas é que poderei acertar alguma coisa contigo. Também preciso de ir à TT, enfim...,é aquele trabalho de S. Bartolomeu que já conheces.
Está tudo bem contigo e os teus?
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: P/ Pedro França: Ajuda no AUC

#166344 | Pedro França | 02 set 2007 16:27 | Em resposta a: #166318

Caro António:

Só hoje é que me apercebi da sua mensagem. Tomei nota e vou ver o que lhe posso encontrar sem data certa, por esta semana.
Um abraço.
SEmpre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: P/ Pedro França: Ajuda no AUC

#166357 | abribas | 02 set 2007 17:54 | Em resposta a: #166344

Caro Pedro,
Grato pela disponibilidade.
Com outro abraço,
António

Resposta

Link directo:

RE: P/ Pedro França, do Zé Filipe

#166358 | JFMenéndez | 02 set 2007 17:57 | Em resposta a: #166343

Olá Pedro

Obrigado por responderes tão prontamente.
Se bem que calculasse que tinhas estado no Alentejo (recebi o teu postal de lá, e tenho também outro para ti, que te devia ter enviado da Bretanha ... só que não levei a tua morada), não sabia se estarias também em Inglaterra, a participar no 21.º Jamboree Mundial.
Ainda bem que já estás por aí e as férias correram da melhor maneira. Não te esqueças que na Figueira não tenho Internet, pelo que terei de telefonar-te lá para 3.ª ou 4.ª, a ver se já sabes da tua disponibilidade, para podermos combinar o almoço na 5.ª ou 6.ª. Sei que as opções não são muitas, apenas esses dois dias (de uma semana em que devia estar em Insbruck...depois te contarei), uma vez que devo regressar a Ribamar no início da semana seguinte (10-14).
Um abraço para ti e recomendações às primas.

Zé Filipe

Resposta

Link directo:

RE: P/ Pedro França, do Zé Filipe

#166362 | Pedro França | 02 set 2007 19:41 | Em resposta a: #166358

Caro Zé Filipe:

Não, não estive no 21º Jamboreee Mundial, nem no XXI Acampamento Nacional em Idanha-a-Nova tão-pouco.
Saí do ano lectivo muito cansado para não dizer estourado. Quando acabaram as aulas tive uma péssima descompressão, uma estranha reacção ao stress e só queria mesmo era estar entregue a mim mesmo e ao descanso e eu sabia que aquelas actividades não iriam proporcionar-me descanso algum: seria mais um outro tipo de stress e já começo a sentir o peso dos anos para andar em aventuras e muito já faço eu. Sei de alguns colegas e amigos meus, pela minha idade, que já cá não estão por variadíssimas razões. É preciso ir com calma.
Então, ficamos assim combinados: amanhã, conforme o panorama que se me apresentar, dir-te-ei alguma coisa, 'tá?
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: P/ Pedro França: Ajuda no AUC

#166564 | Pedro França | 05 set 2007 00:49 | Em resposta a: #166357

Caro António:

Apenas pude seguir pelos verbetes para já. Então pude ver que ele saiu bacharel formado em Direito a 08.07.1842. Quanto à paternidade e à naturalidade mantém-se o que me referiu. Se houver certidão de dade é da 2ª Série.
Um abraço e aguarde-me aqui.
Sempre,
Pedro França.

Resposta

Link directo:

RE: P/ Pedro França: Ajuda no AUC - Para o abribas

#166609 | Pedro França | 05 set 2007 19:31 | Em resposta a: #166564

Caro António:

Já localizei o José Joaquim Peres da Silva - 1ª Série, nº 214, Lº LXVII.
José - era n.al do Porto (fregª da Sé), baptº a 16.04.1821/f. 36, nascido a 05.04 desse ano.
Era fº de Joaquim José Peres da Silva e de Maria de São José, moradores na Calçada do Corpo da Guarda.
Era neto patº de José Ferreira e Luísa de Oliveira, da fregª de S.ta Maria Madalena;
Era neto matº de José Ferreira de Abreu e Gertrudes de São José, da dita fregª da Sé, tudo Porto.

Uma irmã do baptizado - Ana Luísa Peres da Silva - foi madrinha de baptismo.
E é o que posso dizer a respeito.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: P/ Pedro França: Ajuda no AUC - Para o abribas

#166611 | abribas | 05 set 2007 19:41 | Em resposta a: #166609

É uma preciosa ajuda. Muitíssimo obrigado!
Abraço,
António

Resposta

Link directo:

P/ Pedro França: Ajuda no AUC

#171500 | Rodarte | 01 nov 2007 20:13 | Em resposta a: #166609

Caríssimo Pedro França,

Uma vez mais recorro à sua boa vontade para tentar localizar referências biográficas de alguns nomes que apareceram em minhas pesquisas:

=> ANTONIO JOAQUIM FORTES DE BUSTAMANTE. Consta-me que era filho de Francisco Dionísio Fortes, natural de São João del-Rei, matriculado no curso de Direito aos 13 de outubro de 1819, bacharel em Leis aos 28 de maio de 1823, formatura aos 2 de junho de 1824. Gostaria de saber o nome da mãe e a data do nascimento (e, se possível, o nome dos avós).

=> BERNARDO BELISARIO SOARES DE SOUZA. Consta-me que era filho de Francisco Manuel Soares Viana e de Romana Francisca de Moura Portela, natural de Paracatu, matriculado no curso de Direito aos 14 de novembro de 1820, bacharel em Leis aos 12 de junho de 1824, formatura aos 4 de junho de 1825. Gostaria de saber a data do nascimento (e, se possível, o nome dos avós).

=> FRANCISCO DE PAULA CERQUEIRA LEITE. Consta-me que era filho de José Cerqueira Leite e de Ana Maria da Fonseca, matriculado no curso de Direito aos 11 de novembro de 1820, bacharel em Leis aos 21 de junho de 1824, formatura aos 11 de junho de 1825. Gostaria de saber a data e o local do nascimento (e, se possível, o nome dos avós).

=> MANUEL INACIO DE MELLO E SOUZA. Consta-me que nasceu por volta de 1780 em Valdevez (Minho) e que se formou em Direito por volta de 1806. Era filho do dr. Luis Manuel de Mello e de Francisca de Souza Costa. Gostaria de saber a data do nascimento e, se possível, o nome dos avós, bem como a data de início e conclusão do curso.

Para sempre grato,

Claus Rodarte

P.S.: Há também certidão de idade para os formados em Medicina?

Resposta

Link directo:

RE: P/ Pedro França: Ajuda no AUC

#171727 | Pedro França | 04 nov 2007 19:23 | Em resposta a: #171500

Caro Claus:

Tudo bem. Vou ver o que posso encontrar, 'tá? Agora, só lá para Terça-Feira.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: P/ Pedro França: Ajuda no AUC

#171798 | JMMVV | 05 nov 2007 15:54 | Em resposta a: #171727

Caro Pedro Franca,
com respeitosos cumprimentos,chamo aqui a sua atencao para a mensagem que,em 27.10.2007,pus no longo topico "Abril:algum pedido para o AUC"e julgo perdida no meio dos tantos pedidos que lhe fazem.
Agradecendo a sua muito estimada colaboracao,envio um abraco
Jose da Veiga Ventura

Resposta

Link directo:

RE: P/ Pedro França: Ajuda no AUC

#172341 | Pedro França | 11 nov 2007 14:56 | Em resposta a: #171500

Caro Claus:

Então é assim:
- António Joaquim Fortes Bustamante: saiu bacharel formado em leis a 02.07.1824.
Tem certidão de idade nº 33, Lº IV da 1ª Série (1772-1833).
Foi baptº - António - na matriz de N. Srª do Pilar/S. João d'el-Rei, Bispº de Mariana, a 19.07.1799/f. 84v. e nascido a 11.07 desse ano.
Era fº de Francisco Dionísio Fortes e de Maria Carlota de Jesus, naturais e baptizados nessa mesma matriz.
Neto patº de Manuel Antunes Nogueira e de D. Rita Luísa Fortes.
Neto matº de Joaquim António de Miranda e Silva e de D. Ana Carlota.

- Bernardo Belisário Soares de Sousa: saiu bacharel formado em Leis a 04.06.1825. Era fº de Francisco Manuel Soares Viana/Viam (a verificar).
Era natural de Piracatu/Minas Gerais.
- Francisco de Paula Cerqueira Leite: saiu bacharel formado em Leis a 11.06.1825.
Era fº de José Cerqueira Leite.
Era n.al de Minas Gerais.
- Manuel Inácio de Melo e Sousa: saiu bacharel formado em Leis a 27.06.1805.
Era fº de Luís de Manuel de Melo e Lima.
Era n.al de Monção.

Estes três últimos casos vão aqui com base no que encontrei nos verbetes dos actos e graus dos estudantes da UC. Penso ver se eles têm certidões de idade esta semana, lá para 3ª Feira. Não pude avançar mais neste sentido porque não tive tempo...já levava a agenda um pouco carregada.

Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: P/ Pedro França: Ajuda no AUC

#172356 | Rodarte | 11 nov 2007 17:34 | Em resposta a: #172341

Prezado Pedro França,

Fico imensamente grato pelos dados referentes ao Antonio Joaquim Fortes Bustamante e fico no aguardo dos dados referentes aos outros.

Grande abraço,

Claus Rodarte

Resposta

Link directo:

RE: P/ Pedro França: Ajuda no AUC

#172694 | Pedro França | 14 nov 2007 00:44 | Em resposta a: #172356

Caro Claus:

Infelizmente só consegui localizar a certidão de idade de Bernardo Belisário, nº 82, Lº IX, 1ª Série.
A certidão revela que ele teve de fazer prova de seu baptismo porque, quando foi baptizado o pároco ao tempo esqueceu-se de fazer o assento do mesmo.
Assim, por despacho do Vigário Geral da comarca respectivo foi mandado fazer o dito assento no livro de baptismos respectivo. Por sentença de 07.06.1819 assim foi feito.
Bernardo Belisário foi natural e baptizado na igreja matriz de Santo António da Manga da vila de Paracatu no Pernambuco a 10.08.1797. Não tem data de nascimento.
Era fº do Guarda-Mor Francisco Manuel Soares Viana e de D. Romana Francisca de Moura.
O assento não revela mais dados, nem os relativos a seus avós. Os padrinhos não são parentes à primeira vista.

Eé tudo o que posso dizer a respeito.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: P/ Pedro França: Ajuda no AUC

#172715 | Cristiano Cardoso | 14 nov 2007 09:56 | Em resposta a: #172694

Caro Pedro França,

Num outro tópico coloquei um pedido de ajuda, mas deve-se ter perdido entre tantos pedidos que tinha.

Aproveito este novo tópico para lhe pedir a sua precisosa e abnegada ajuda.

Procuro informações sobre o Doutor António de Moraes, abade em Casais (Lousada) na primeira metade do século XVII. Como já consultei as Inquirições de Génere do Porto e Braga e não encontrei nada, a minha última hipótese é o AUC. Não tenho mais dados sobre ele, apena que teve um filho nesta freguesia, mas isso foi posteriormente.

Obrigado

Cristiano Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: P/ Pedro França: Ajuda no AUC

#172720 | pedro3m | 14 nov 2007 10:58 | Em resposta a: #172694

Caro Pedro França

existe algum livro de registos de alunos da universidade de coimbra?

Como posso saber quem estudou na universidade de Coimbra no séc XIV por exemplo?

Tenho indicaçoes que nao existe tal registo.
No entanto já me informaram que autores como Mário Brandao (?) talvez tivessem realizado tal compilaçao.

Agradecido desde já.

cpts

Pedro Marinho

Resposta

Link directo:

RE: P/ Pedro França: Ajuda no AUC

#172725 | pedro3m | 14 nov 2007 11:57 | Em resposta a: #172694

Caro Pedro França

a minha anterior mensagem teve uma entrada de rompante que agora noto ao relê-la
Por isso lhe peço desculpa, pois sei desde há meses que por trás das suas intervençoes está a generosidade de disponibilizar o seu tempo e conhecimentos.

Depois da penitência, a repetiçao:

existe algum livro de registos de alunos da universidade de coimbra?

Como posso saber quem estudou na universidade de Coimbra no séc XIV por exemplo? Ou XV, etc?

Tenho indicaçoes que nao existe tal registo.
No entanto já me informaram que autores como Mário Brandao (?) talvez tivessem realizado tal compilaçao.

Agradecido desde já.

cpts

Pedro Marinho

Resposta

Link directo:

RE: P/ Pedro França: Ajuda no AUC

#172796 | Pedro França | 14 nov 2007 19:51 | Em resposta a: #172725

Caro Pedro:

De facto, não há nenhum livro de estudantes da Universidade para épocas anteriores ao século XVI, ou melhor, há verbetes a partir do século XVI com base nas matrículas existentes e que então começam a estruturar-se. Muitos alunos ao passarem a Coimbra depois de 1537 têm de fazer prova em como terão frequentado este ou aquele curso que até então funcionava em Lisboa.
Quanto ao Prof. Mário Brandão, já falecido, que em tempos foi Director do AUC, posso saber se ele deixou alguma coisa publicada a respeito para épocas anteriores, para aí sécs. XIV, XV. Aguarda-me aqui?
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: P/ Pedro França: Ajuda no AUC

#172797 | Pedro França | 14 nov 2007 19:54 | Em resposta a: #172715

Caro Cristiano:

Vou ver o que lhe posso encontrar mas só lá para 3ª Feira, 'tá?
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: P/ Pedro França: Ajuda no AUC

#172800 | i.lopes | 14 nov 2007 20:02 | Em resposta a: #172341

Caro Pedro França

Também eu tinha tentado anteriormente pedir ajuda mas concerteza ficou perdida no meio de tantos pedidos.

Se tivesse possibilidade agradecia ajuda nos arquivos da universidade para encontrar informação sobre as seguintes pessoas:

Joao Lister Machado - Baptisado em 1763 em S. Isabel, Lisboa. Filho de Manuel Machado e Leonor Bernarda dos Santos. Interessa-me saber que curso frequentou e em que datas.

Francisco Joaquim Machado - Irmão do anterior. Sei que se formou em leis mas não tenho datas. Tem no entanto Leitura de Bachareis datada de 1785. Para este também me interessava a data de baptismo.

Obrigada e cumprimentos.

Isabel Lopes

Resposta

Link directo:

RE: P/ Pedro França: Ajuda no AUC

#172807 | João Mamed | 14 nov 2007 21:54 | Em resposta a: #172800

Caro Pedro França,

Gostaria, se possivel, saber o que consta no processo de Baltazar Dantas de Carvalho, nasceu +/- 1600, morador em Caminha, filho de Amaro Dantas e de sua mulher Leonor Fernandes, casou a 18/02/1629 com Maria da Cunha de Linhares.

Agradeço desde já a sua atenção,
com os meus cumprimentos,

joão mamede

Resposta

Link directo:

RE: P/ Pedro França: Ajuda no AUC

#172815 | RAAL | 14 nov 2007 22:54 | Em resposta a: #172796

Caro Pedro França
Esqueceu-se do meu pedido ou não foi possível fazer a identificação?
Cumprimentos
RAAL

Resposta

Link directo:

RE: P/ Pedro França: Ajuda no AUC

#172835 | jpm2353 | 15 nov 2007 03:20 | Em resposta a: #172796

Caro confrade,

Venho também solicitar-lhe ajuda no AUC.
Se lhe for possível procuro informações sobre: Domingos Luís Rebelo (N. 1681 em Rossas), filho de Cosme Luís e Joana Rebelo.
Fico desde já a aguardar a sua generosa disponibilidade.

Com os melhores cumprimentos,
João de Magalhães

Resposta

Link directo:

RE: P/ Pedro França: Ajuda no AUC

#172837 | jpm2353 | 15 nov 2007 04:09 | Em resposta a: #172796

Caro confrade,

Venho também solicitar-lhe ajuda no AUC.
Se lhe for possível procuro informações sobre:
1º. - Dr. Domingos Luís Rebelo (N. 1681 em Rossas), filho de Cosme Luís e Joana Rebelo;
2º - Dr. Pedro Vieira da Rocha (Juíz em Vieira em 1645), filho do P.e André Vieira;
3º - Dr. José da Cruz Barbosa (+/-1690), filho de Dr. António Vaz da Cruz e de Maria Josefa;
4º - Dr. António Vaz da Cruz (+/-1660), pai do anterior.
Fico desde já a aguardar a sua generosa disponibilidade.

Com os melhores cumprimentos,
João de Magalhães

Resposta

Link directo:

RE: P/ Pedro França: Ajuda no AUC

#172840 | pedro3m | 15 nov 2007 07:39 | Em resposta a: #172796

Caro Pedro França

muito lhe agradeço a disponibilidade.

Na última vez que pude respirar o sabor de férias (3 semanas atrás) dei um salto a COimbra e fui consultar uma coisa à BG.

Aparte a minha consulta, ao falar com a funcionária sobre a questao que lhe expus a si, um senhor meteu, e muito bem, a colher na conversa, e falou-me de Mário Brandao. DEu-me inclusivé uma pista , seria uma obra com título em Latim, mas o meu telemóvel, desgraçadamente ao trocar o cartao, perdeu o rascunho onde a tinha guardado!

Aguardarei o tempo necessário e muito lhe agradeço.

PMarinho

Resposta

Link directo:

RE: P/ Pedro França: Ajuda no AUC

#173063 | JMMVV | 16 nov 2007 17:30 | Em resposta a: #172796

Caro Pedro Franca e desinteressado Amigo,
como ainda nao obtive resposta ao meu ultimo pedido ,renovo meus agradecimentos pela confirmacao da passagem/licenciatura na UC de meu tetravo,Dr.jur. Jose (Maria Benevenuto) dos Santos (e Sa) Ventura,nascido em Lisboa a 1 nov.1782 ou 1 out. 1768 e falecido a 16 out.1839 em Coimbra ,ao que parece como Juiz de Crime.Seus avos maternos seriam Simao de Sa Vieira e Augusta Moreira de Sa mas nao tenho a sua filiacao. O dr. era casado com Fracisca Rosa Benedita da Silva Geraldes de Abreu ,natural da Covilha e mais nao sei !!!
A sua espera ,um abraco do
Jose da Veiga Ventura (na Alemanha)
PS Nao tenho a naturalidade dos "sexa"!!!

Resposta

Link directo:

RE: P/ Pedro França: Ajuda no AUC

#173695 | Rodarte | 21 nov 2007 00:10 | Em resposta a: #172694

Caro Pedro,

Como sempre, não há palavras bastantes para expressar a gratidão. Fico na esperança de poder ser útil, em retribuição, para pesquisas do lado de cá do Atlântico, no Rio ou em São Paulo...

Abraços cordiais,

Claus Rodarte

Resposta

Link directo:

RE: P/ Pedro França: Ajuda no AUC

#173818 | FSA | 21 nov 2007 17:09 | Em resposta a: #172796

Caro Pedro.
Espero que esteja de boa saúde. Peço-lhe, se possível mais umas ajudas.

1.
Poderá adiantar algo mais, em termos genealógicos, sobre o Dr. JACINTO ALVES DE ALMEIDA (b. em Abrantes. 1602), filho do 2º casamento de FRANCISCO DE ALMEIDA com ESTÁCIA DE ARAÚJO?
Ainda não pude consultar as habilitações a Ordens Menores, uma vez que foi Desembargador da Relação Eclesiástica de Lisboa e Vigário Geral da Vila de Abrantes. Sei que estudou Cânones em Salamanca (1624-1625) e em Coimbra a partir de 1626, concluindo aí a formatura em 1636.
Foi considerado um dos letrados mais célebres do seu tempo (Conf. Biblioteca Lusitana III, pag 461).

2.
Já sei algo mais mais sobre o Dr. Fernão Álvares de Almeida, (n. 1460) nomeadamente:
- Era Desembargador do Desembargo do Rei em 1515.
- Chanceler da Casa do Cível, (carta de mercê passada a 17/02/1525, PT-TT-CC/1/31/152).
- Reitor da Univ. de Coimbra em 1527/28.
- Já tinha morrido a 4 de Maio de 1538.
- No Felgueiras Gayo:
Tomo XVIII - Título de MENEZES, § 11, N14 - págª 204
Tomo II, Título de ALMEIDAS - Almeidas do Secretariado, § 64 N1 - págª 103:

Pode ter estudado em Lisboa antes da Universidade ter ido para Coimbra. É possível saber algo sobre a sua ascendência?

Com um abraço,
Fernando Andrade

Resposta

Link directo:

RE: P/ Pedro França: Ajuda no AUC

#173861 | Pedro França | 21 nov 2007 22:57 | Em resposta a: #173818

Caro Fernando:

Poderei percorrer os verbetes dos estudantes da UC para o Dr. Jacinto Alves de Almeida. Não prometo nada quanto às ordenações, que, o mais certo, é estarem no núcleo que respeita a Castelo Branco ou Portalegre e se é que está lá esse processo.
Acerca do Dr. Fernão Álvares de Almeida, dos Almeidas do Secretário, creio que não será possível localizá-lo em Coimbra dado que a sua passagem pela UC é muito recuada, mas, de toda a maneira, darei uma vista de olhos pelos verbetes.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

Para o João de Magalhães

#173863 | Pedro França | 21 nov 2007 23:04 | Em resposta a: #172837

Caro João:

Dos nomes que referiu, nos verbetes dos estudantes da UC apenas consegui localizar os seguintes:
- Dr. José da Cruz Barbosa, fº do António Vaz da Cruz, natural de Vieira (do Minho?), saído bacharel formado em Cânones a 17.03.1688.
- Dr. António Vaz da Cruz, fº de Gonçalo Vaz da Cruz, natural de Vieira (S. Paio), saído bacharel formado em Cânones a 05.05.1646.

Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

Para a Isabel Lopes

#173864 | Pedro França | 21 nov 2007 23:09 | Em resposta a: #172800

Cara Isabel:

Encontrei os dois irmãos Machado nos verbetes:
- João Lester Machado, fº de Manuel Machado, natural de Lisboa, saíu bacharel formado em Leis a 08.06.1787;
- Francisco Joaquim Machado, idem, idem, saíu bacharel formado em Leis a 24.05.1784.
Este não tem certidão de baptismo pelo que não pude obter mais dados a respeito.

Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

Para o Cristiano Cardoso

#173865 | Pedro França | 21 nov 2007 23:14 | Em resposta a: #172715

Caro Cristiano:

Existem vários António de Morais para a 1ª metade do séc. XVII matriculados na UC. Não há ordenação sacerdotal para essa data desse nome e, como estudantes, nenhum vem como padre no verbete. Como são vários é difícil saber qual lhe interessará. Tem o nome do pai, ao menos? Casais/Lousada não é a naturalidade mas apenas onde ele exercia o abaciado, não é?
Diga coisas.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

Para o João Mamede

#173867 | Pedro França | 21 nov 2007 23:22 | Em resposta a: #172807

Caro João:

Para a época que me dá, encontrei apenas um Baltasar Dantas, natural de Barcelos, filho de um Belchior Dantas, e que apresenta uma matrícula em Cânones no verbete, datada de 16.11.1605. Poderá estar o verbete incompleto!?
Com a referência extensiva a "Carvalho" não aparece nenhum.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Para o João de Magalhães

#173883 | jpm2353 | 22 nov 2007 01:32 | Em resposta a: #173863

Caro Pedro,

Agradeço-lhe imenso a informação e a rapidez com que respondeu ao meu pedido.
Gostaria de saber como posso obter cópia dos referidos verbetes (processos) e se porventura haverá nos mesmos mais informação genealógica.

Desde já grato.

Um abraço,
João de Magalhães

Resposta

Link directo:

RE: Para o Cristiano Cardoso

#173902 | Cristiano Cardoso | 22 nov 2007 09:26 | Em resposta a: #173865

Caro Pedro França,

Compreendo a dificuldade. A verdade é que sei muito pouco acerca dele e não consigo responder às perguntas pertinentes que me faz.

Contudo, passo a dizer tudo o que consegui determinar sobre este indivíduo, pode ser que alguma coisas ajude.

Sei que durante o ano de 1631 celebra vários ofícios em Casais, mas não assina como Doutor, apenas António de Moraes.
A 21 de Fev de 1651 tem um filho, António, de Catarina Nunes, mas no registo de baptismo não é feita qualquer referência à paternidade. Só mais tarde, no casamento deste António, a 12 de Maio de 1675, é que se diz "António filho do Doutor António de Moraes".
Desconheço os pais e a naturalidade. A única certeza é que foi abade de Casais, Lousada.
Se isto ajudar alguma coisa...

Agradeço-lhe mais uma vez a disponibilidade.

Cumprimentos,

Cristiano Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Para a Isabel Lopes

#173924 | i.lopes | 22 nov 2007 12:35 | Em resposta a: #173864

Caro Pedro França

Muitissimo obrigada pela informação. Ajudou tambem a confirmar uma dúvida sobre o apelido Lister/Lester que vem do padrinho de baptismo.
Sendo residente em Inglaterra não vou possivelmente poder retribuir o favor mas fico muito reconhecida pela sua amabilidade.

Cumprimentos
Isabel Lopes

Resposta

Link directo:

RE: Para o João Mamede

#173933 | João Mamed | 22 nov 2007 13:52 | Em resposta a: #173867

Caro Pedro,

De qualquer modo agradeço-lhe o seu esforço.
Um abraço,

joao m.

Resposta

Link directo:

RE: Para o João de Magalhães

#175591 | Pedro França | 07 dez 2007 22:48 | Em resposta a: #173883

Caro João:

Para este efeito, peço-lhe que contacte a Drª Ana Maria Leitão Bandeira, técnica principal do AUC através do e-mail:

auc@ci.uc.pt

Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

Para o PMarinho:

#175592 | Pedro França | 07 dez 2007 22:54 | Em resposta a: #172840

Caro Pedro:

Acerca do Dr. Mário Brandão e da questão dos estudantes da universidade portuguesa para os sécs. anteriores à mudança da Universidade definitivamente para Coimbra, aconselho-o a colocar as suas dúvidas junto da Drª Ana Maria Leitão Bandeira, técnica principal do AUC, através do e-mail:

auc.@ci.uc.pt

Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Para o PMarinho:

#175599 | pedro3m | 07 dez 2007 23:56 | Em resposta a: #175592

Caro Pedro França

muito obrigado pela informação.
Um bom fim-de-semana.

PM

Resposta

Link directo:

RE: Para o PMarinho:

#175629 | josécyr | 08 dez 2007 11:10 | Em resposta a: #175592

Caro Senhor Pedro França,
Nas suas investigações por Coimbra tem alguma ideia de ter encontrado algo sobre um tal Rui Reimão da Câmara, casado com uma Dona Josefa, circa 1670?
Agradeço muito a sua ajuda sobre este, pois apararece, em Faro, em 1705, como pai de uma tal Dona Josefa, que aqui casa nessa data.
Desde já o meu muito obrigado
José Cabecinha

Resposta

Link directo:

RE: Para a Isabel Lopes

#175666 | Coronel | 08 dez 2007 16:08 | Em resposta a: #173864

Caro Pedro França

De novo a solicitar-lhe um favor.
Estando a preparar uma ida ao AUC, para meados de Janeiro do próximo ano, solicitava-lhe o especial favor, de me tentar saber qual a filiação do Padre Egídio da Costa Gomes, cujo Processo de Ordenação, Montemor-o Velho, ano de 1763, se encontra na Cx 403.
E se relativamente ao Padre João Gomes Sobrinho (circa 1650) existe em arquivo algum processo de Habiltação / Ordenação.

Cordialmente

Luís Faria de Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Para o Luís Faria e Sousa

#177881 | Pedro França | 27 dez 2007 00:41 | Em resposta a: #175666

Caro Luís:

Antes de mais, as minhas desculpas por só agora poder responder-lhe, mas, afazeres da escola e as minhas investigações pessoais levaram-me a estabelecer prioridades.
Bom, em primeiro lugar, não encontrei nenhuma habilitação de um qualquer João Gomes Sobrinho.
Quanto ao Pe. Egídio Marques da Costa:
- Foi baptº a 19.02 e nasceu a o9.02.1769/f. 21, Arazede.

Era fº do bacharel em Cânones Francisco Marques da Costa, n.al da fregª de S. Martinho/Montemor-o-Velho, e de Umbelina Rosa (ou de Santa Rosa), do Amieiro/Arazede.
Ele, foi baptº naquela fregª a 15.01.1738/f. 60.
Ela foi baptª a 01.05.1737/f. 322v., naquela fregª, nascida a 25.04 do dito ano.
Ambos foram recebidos a 17.05.1768/f. 2v. em Seixo de Gatões/Montemor-o-Velho.

Francisco Marques da Costa era fº de José Marques da Costa, de S. Martinho de Montemor-o-Velho e de Teresa da Silva, de Vila Franca/Arazede. Ele, foi baptº a 08.03.1713/f. 18 e ela a 03.12.1710/f. 175v.. Ambos foram recebidos em S. Martinho de Montemor-o-Vº a 25.08.1737/f. 150.

Umbelina de Santa Rosa era fª de José Monteiro e de Maria Josefa, ambos recebidos em Arazede a 20.06.1736/f. 441 em Arazede. Ele, foi baptº a 14.12.1710/f. 176, Arazede e era fº de Francisco Rodrigues Luízo (?) e de Maria Monteira, de Arazede. Ela, foi baptª a 20.03.1716 (nascida de 5 dias), f. 204, Amieiro/Arazede e era fª de João Francisco Ruas, da Mata Mourisca/Pombal e de Brites Jorge, do Amieiro/Arazede.

José Marques da Costa era fº de Eugénio da Costa, ferrador, e de Bernarda de S. José.
Teresa da Silva (Teresa Maria), era fª de Domingos José e de Isabel da Silva.

E isto é o que se me oferece dizer a respeito. Pode vir ao AUC quando quiser.

Um abraço e continuação de Boas Festas.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Para o Luís Faria e Sousa

#177916 | Coronel | 27 dez 2007 12:34 | Em resposta a: #177881

Caro Pedro França

Antes de mais, desejo que tenha passado um Natal pleno de Paz e que 2008 lhe (já agora, nos...) traga tudo de bom ;-)
Não tem que me pedir desculpa nenhuma, penso ter uma real noção dos seus múltiplos afazeres, quer profissionais quer nesta campo genealógico que tanto o (nos) absorve.
Tinha muita esperança, "no" Padre J.Gomes Sobrinho...paciência, irei procurar outro "caminho".
Quanto ao Padre Egídio da Costa Gomes, no meu pedido referi uma cota como sendo a do seu processo, mas os dados que fez o favor de me enviar referem-se um Padre Egídio Marques da Costa..., fiquei na dúvida... por lapso terá visto outra Habilitação ou a que indiquei é do Padre MARQUES DA COSTA e não COSTA GOMES?

Com Amizade

Luís Faria de Sousa

Resposta

Link directo:

RE: P/ Pedro França: Ajuda no AUC

#178076 | parofi | 28 dez 2007 21:50 | Em resposta a: #166344

Caro Pedro França:
Queria pedir-lhe para, quando tiver tempo, ver se encontrava o assento de casamento de Manuel Fernandes com Maria Carneiro(a). Terão casado em Góis, talvez em 1806 ou antes, pois tiveram um filho em 17/2/1807.
Os pais de Manuel Fernandes eram José Fernandes e Vitória Maria e os pais de Maria Carneiro(ou Carneira) eram Manoel Marques e Cuetrina(?) Carneira.
Muito Obrigado e um Ano de 2008 cheio de Felicidades.
Paulo Rosa

Resposta

Link directo:

RE: Para o Luís Faria e Sousa

#178099 | Pedro França | 29 dez 2007 01:10 | Em resposta a: #177916

Caro Luís:

Tem toda a razão: a ordenação que eu percorri é a do Pe. Egídio Marques da Costa, de Amieiro/Arazede e não a do Pe. Egídio da Costa Gomes,de S. Martinho/Montemor-o-Velho.
Dá para eu ver na Quarta-Feira, dia 02/01? É que no dia 31/12 o AUC está encerrado ao público. Ou será que isso vai já coincidir com a sua vinda a Coimbra?
Peço-lhe desculpas pelo trocadilho.
Um abraço e continuação de Boas Festas.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Para o Luís Faria e Sousa

#178147 | Coronel | 29 dez 2007 17:03 | Em resposta a: #178099

Caro Pedro

Novamente, não tem que me pedir desculpa, eu é que tenho que agradecer a sua disponibilidade.
A cota que indiquei retirei-a de uma monografia sobre Montemor-o-Velho e por isso era bem possível que não fosse a correcta.
A minha ida ao AUC deverá ocorrer lá para os finais de Janeiro, pelo que ficarei a aguardar notícias suas.

Cordialmente

Luís Faria de Sousa

Resposta

Link directo:

Inquirição de genere

#178253 | jaboo | 30 dez 2007 21:10 | Em resposta a: #178099

Estimado Pedro França,

Ando à procura da ascendência de uns colaterais meus, Francisco Fernandes Monteiro cc Maria Lopes de Paiva, de Varzeas de Trevoes (S.J.Pesqueira). Eles tiveram pelo menos 3 filhos, dos quais Francisco da Costa Paiva que foi abade de S.Pedro de Souto, Braga. Este deve ter nascido c.1660-70.

Seria uma grande ajuda se podesse ver se a Inquirição de genere do Francisco está no AUC, pois há poucos registos para essa época. O que procuro é entroncar a Maria Lopes de Paiva na familia dos morgados de Varzeas, Francisco João da Costa e Maria Lopes de Paiva. Terá sido filha?

Desde já um grande bem-haja pela ajuda e votos de Bom Ano Novo.

Cumprimentos,

JOAO BRAZ

Resposta

Link directo:

Inq. de genere (cont.)

#178254 | jaboo | 30 dez 2007 21:34 | Em resposta a: #178099

Caro Pedro França,

Esqueci-me de um dado: o dito Francisco da Costa Paiva tinha um irmão, Brás Monteiro de Paiva, que sempre aparece como Dr. So não sei de quê. Talvez haja algum dado no AUC sobre esse Brás Monteiro de Paiva, que ajude a encontrar os avôs deles.

Um abraço,
JOAO BRAZ

Resposta

Link directo:

RE: P/ Pedro França, do Zé Filipe

#178283 | tiagova | 31 dez 2007 11:26 | Em resposta a: #166343

Caro Pedro França,

Passei por aqui para lhe desejar um óptimo 2008 e agradecer toda a sua colaboração.

1 abraço,
Tiago Silva

Resposta

Link directo:

RE: Inq. de genere (cont.)

#178553 | Pedro França | 02 jan 2008 22:53 | Em resposta a: #178254

Caro João:

Apenas consegui localizar o Francisco da Costa Paiva. No verbete vem a naturalidade como sendo "Várzea" e foi bacharel em Cânones a 22.06.1679. Não vem expressa a paternidade...; se quiser terei de pedir o livro de matrículas para a extractar.
Nas ordenações não aparece nenhum dos nomes que me indicou.

Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Para o Luís Faria e Sousa: importante!

#178558 | Pedro França | 02 jan 2008 23:12 | Em resposta a: #178147

Caro Luís:

Então é assim:
- Egídio da Costa Gomes foi baptº a 29.09.1748/f. 11v. na fregª de S. Martinho/Montemor-o-Vº, e nasceu a 21 do mesmo mês e ano.

Era fº legítimo de António da Costa, baptº a 18.01.1711/f. 13v., na fregª de S.ta Mª Madalena/Montemor-o-Vº, e de Sebastina Gomes Pereira//Sebastiana Francisca, de Moinho da Mata, fregª de S.ta Mª da Alcáçova/Montemor-o-Vº, aí baptª a 28.01.1728/f. 198, nascida a 20 desse mês e ano, recebidos na capela do Moinho da Mata, da dita fregª de S.ta Mª da Alcáçova, a 22.02.1745.
Ambos foram morar na dita fregª de S. Martinho.

Era neto patº de João da Costa, alfaiate, natural de Canaveses, fregª de S. Salvador de Tuias, bisp do Porto, que veio casar na fregª de S.ta Mª Madalena/Montemor-o-Vº (o assento não se encontra) com Francisca Josefa Bispa(o)//Francisca Rodrigues, desta mesma fregª (cujo assento de baptº não se encontra também).

Era neto matº de Francisco Gomes Pereira, lavrador, baptº a 29.09.1692/f. 77v. em S.ta Mª da Alcáçova/M:or-o-Vº, e de Arcângela Francisca, baptª nesta mesma fregª a 12.02.1699/f. 95, ambos moradores no Moinho da Mata, em cuja fregª (S.ta Mª da Alcáçova) se receberam, sendo 02.10.1712/f. 77v..

Francisco Gomes Pereira era fº de outro Francisco Gomes Pereira e de Maria Rodrigues, da Ribeira (dos Moinhos?), moradores ao Casal de Tomé Pereira, da dita fregª de S.ta Mª da Alcáçova.
Arcângela Francisca era fª de Manuel Jorge, do dito Moinho da Mata e de Ângela Francisca, do lugar e fregª de Verride/concelho de Montemor-o-Velho.

Atenção: as fregªs de S.ta Maria da Alcáçova, S.ta Maria Madalena, e S. Martinho são antigas fregªs da vila de Montemor-o-Velho, algumas delas extintas hoje em dia.

E isto é o que posso adiantar a respeito. Espero que desta vez possa ter satisfeito o seu pedido.
Um abraço e tudo de bom.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Para o Luís Faria e Sousa: importante!

#178563 | Coronel | 02 jan 2008 23:34 | Em resposta a: #178558

Caro Pedro

Em "cheio". Mais uma vez muito obrigado.
E num dia particularmente feliz ..., pois finalmente consegui encontrar/contactar descendência de um ramo familiar que se radicou no Brasil (Minas Gerais) circa 1710 (Rangel de Macedo / Sandoval).
Em finais do mês lá estarei por Coimbra, onde afinal "está" muita da informação que procuro (Eiras,Lavarrabos, Adémia, Pedrulha,Montemor, Cantanhede,etc,etc.).

Cordial abraço

Luís Faria de Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Inq. de genere (cont.)

#178585 | jaboo | 03 jan 2008 02:10 | Em resposta a: #178553

Caro Pedro,

Bem eu não quero abusar da sua generosidade mas realmente seria uma grande ajuda se a filiação (pais e avos) do Francisco aparecia no livro das matriculas. Quando tiver um tempinho, faça então favor de pedir esse livro. Muito obrigado.

Um abraço,
JOAO

Resposta

Link directo:

RE: P/ Pedro França: Ajuda no AUC

#178693 | JFMenéndez | 03 jan 2008 19:30 | Em resposta a: #178076

Olá Pedro

Desculpa aproveitar o reboque deste tópico para te dizer que formulei uma pergunta, dirigida a ti, está claro, no meu outro tópico sobre o 2.º Centenário do batalhão Académico.

Diz-me depois, quando puderes, alguma coisa.

Um abraço amigo do

Zé Filipe

Resposta

Link directo:

RE: Para o João de Magalhães

#179627 | jpm2353 | 09 jan 2008 03:53 | Em resposta a: #175591

Caro Pedro,

Pedindo desde já, desculpa pela demora agradeço-lhe a informação, acontece que devido às festas estive um pouco alheado deste fórum.


Um abraço e votos de Feliz Ano Novo,
João de Magalhães

Resposta

Link directo:

RE: Para o Luís Faria e Sousa: importante!

#179910 | Coronel | 10 jan 2008 18:23 | Em resposta a: #178558

Caro Pedro

Mais uma vez a abusar dos seus préstimos.
Tenho um tetravô "doutor em medicina" (sic), que foi médico assistente (supletivo) da Inquisição de Coimbra, circa 1612.
Era ele António Sebastião, natural de Casalvazio-Viseu, onde terá nascido circa 1552, casado que foi com Joana Arez (ou Ayres), de Coimbra, que terá nascido circa 1562 (estes dados foram retirados do livros "António Homem, A Inquisição" e "A Inquisição de Coimbra no séc. XVI, a instituição, o homem e a sociedade").
Será que no AUC existe o seu processo de formatura?
Ficaria grato por mais esta informação.

Cordial abraço

Luís Faria de Sousa

Resposta

Link directo:

Para o jaboo

#179972 | Pedro França | 11 jan 2008 00:32 | Em resposta a: #178585

Caro João:

Consultei um dos livros de matrículas, anterior a 1679, e o nosso Francisco da Costa Paiva é filho - muito legivelmente - de um Paulo da Costa e não do que o João dá por pai.
Creio que não há saída aqui por este lado.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Para o jaboo

#179981 | jaboo | 11 jan 2008 02:21 | Em resposta a: #179972

Caro Pedro França,

O que me diz ajuda e muito pois com outros dados que já tinha dá agora para entroncar o Francisco. O pai Paulo da Costa deve ser o Paulo da Costa de Aguiar de Azevedo cc Beatriz da Veiga da Costa, filha herdeira esta de Francisco João da Costa e Maria Lopes de Paiva.

A confusão veio do facto eu ter assumido que o Abade Francisco da Costa Paiva era irmão de Braz Monteiro de Paiva poi ele aparece como tio paterno num registo de baptismo dum filho do dito Brás. Era portanto tio-avô do batisado, irmão da avo e não do pai.

Muito obrigado pela ajuda.

Um abraço,
JOAO

Resposta

Link directo:

RE: P/ Pedro França: Ajuda no AUC

#181538 | JMMVV | 22 jan 2008 21:00 | Em resposta a: #173861

Caro Pedro Franca !
Tenho pena de ser ignorado. Havera alguma razao ?
Cumprimentos,
Jose da Veiga Ventura

Resposta

Link directo:

RE: P/ Pedro França: Ajuda no AUC

#181567 | Pedro França | 23 jan 2008 00:38 | Em resposta a: #181538

Caríssimo:

Não sei como pôde acontecer isso. Agora é que a sua mensagem caiu na minha caixa de correio. Fui ressuscitar aquele antigo tópico onde vem desenvolvida a sua questão e retirei os dados necessários à pesquisa que o José pretende.
Infelizmente, esta semana não vai dar mais porque estou na escola todo o tempo até à próxima 3ª Feira; aí então poderei ver-lhe isso com calma. Pode ser?
Um abraço e desculpe-me pela omissão involuntária.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Inq. de genere (cont.)

#182084 | Nelita | 26 jan 2008 09:37 | Em resposta a: #178553

Caro Pedro França:
Desculpe meter-me neste forúm, mas como vi a sua boa vontade nas respostas gostava de lhe pedir o favor de me ver se encontra alguns dados que envio:

1º Francisco de Almeida, natural da Vila do Castanheiro, (hoje Castanheiro do Sul), ainda vivi no inicio do séc. XIII, formado em canônes.

Francisco Manuel de Almeida, n. a (28/4/1829), natural do Castanheiro, filho de Luís José de Almeida, natural do Castanheiro e de sua mulher Maria Dias de Azevedo, natural de Casal de Loivos, neto paterno de Manuel de Jesus de Almeida, natural de Várzeas de Trevões e de sua mulher Maria de Jesus de Azevedo, natural do Castanheiro e neto materno de Luís António Lopes Camelo e de sua mulher Leonarda Dias de Azevedo, de Casal de Loivos.
Francisco Manuel de Almeida, aparece como Bacharel, dado que necessito confirmar.
Sei que foi Vereador da Câmara de S. João da Pesqueira.

Seu avô Manuel de Jesus de Almeida, na certidão de óbito, diz ser Cirurgião, oque também necessito saber.
Com os melhores cumprimentos e desde já agradecida
Nelita

Resposta

Link directo:

RE: Inq. de genere (cont.) Para Nelita

#182139 | Pedro França | 26 jan 2008 23:46 | Em resposta a: #182084

Cara Nelita:

Então, é assim:
- Tudo bem para o segundo, mas tudo mal para o primeiro: não há dados para o séc. XIII sobre estudantes da Universidade a partir de verbetes ou certidões de idade.
Confirme-me as datas que indicou, 'tá?
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Inq. de genere (cont.) Para Nelita

#182168 | Nelita | 27 jan 2008 09:38 | Em resposta a: #182139

Caro Pedro França:
Obrigada pela informação. Sabe dizer-me, se esses dados se encontram em algum lado?

Também gostava de lhe perguntar se o seu sobrenome tem alguma ligação com os "França" de Espinhosa do Douro, de que tenho algumas referências.
Cumprimentos
Nelita

Resposta

Link directo:

RE: Inq. de genere (cont.) Para Nelita

#182216 | Pedro França | 27 jan 2008 16:24 | Em resposta a: #182168

Cara Nelita:

Esses dados (matrículas dos estudantes da Universidade) encontrar-se-ão de forma avulsa em documentos esparsos, crónicas, tombos, mas não forçosa ou objectivamente em livros de matrículas e de exames porque em Coimbra não os há. Aqui no AUC essa documentação começa a encontrar alguma sistematicidade a partir do momento da transferência definitiva da Universidade, de Lisboa para Coimbra, em 1537. Há tamb´´em as chamadas provas de curso, quando, ao dar-se essa transferência, o estudante prova que vem de Lisboa com n anos de curso feitos e pretende continuar a seguir os estudos superiores, mas agora em Coimbra.

Acerca da outra questão que me coloca, os meus Franças, tanto quanto pude saber, vêm do Alentejo, concº do Gavião.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: P/ Pedro França: Ajuda no AUC

#182458 | JMMVV | 29 jan 2008 10:54 | Em resposta a: #181567

Caro Pedro Franca,
muito agradecido pela sua resposta que aguardo com muita ansiedade.Nao ha duvida que nao estava esquecido!
Um grande abraco e sempre ao seu dispor,
Jose da Veiga Ventura

Resposta

Link directo:

Para o José da Veiga Ventura

#182476 | Pedro França | 29 jan 2008 12:57 | Em resposta a: #182458

Caríssimo:

Estive hoje de manhã no AUC e pesquisei nos verbetes dos estudantes da UC.
Entrando por Ventura/José (Maria) dos Santos (e Sá), portanto, com e sem os apelidos entre parêntesis, não há nada, o mesmo acontecendo ao entrar por Sá (sem Ventura).
Pedi as certidões de idade, 1ª Série, entrando por José Maria e logo por José dos Santos e...nada.

Será que a ordem dos apelidos era essa? Será que ele quando era estudante utilizaria outros apelidos?
Diga coisas.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

Para a Nelita:

#182477 | Pedro França | 29 jan 2008 13:04 | Em resposta a: #182084

Cara Nelita:

Nos verbetes dios estudantes da UC, encontrei apenas um Francisco Manuel de Almeida, bacharel formado em Direito a 17.06.1865, de Souto de Penedono, fº de João de Almeida.
Tem a certeza de que não há aqui outro apelido em falta?
Se ele tem a referência de que era cirurgião, poderá ter-se formado na Escola Médico-Cirúrgica do Porto (o que é o mais certo).
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Para a Nelita:

#182622 | Nelita | 30 jan 2008 10:42 | Em resposta a: #182477

Caro Pedro França:

Obrigada pela rápida resposta.
É natural que este nome seja também da minha família, ´mas não é o meu bisavô Francisco Manuel de Almeida, Bacharel, natural de Castanheiro, (hoje Castanheiro do Sul), filho de Luís José de Almeida, natural do Castanheiro e de sua mulher D. Maria Dias de Azevedo, natural de Casal de Loivos, neto paterno de Manuel de Jesus de Almeida, (este cirurgião), natural de Varzeas de Trevões e de sua mulher Maria de Jesus de Azevedo, natural do Castanheiro e neto materno de Luís António Lopes Camelo, e de sua mulher Leonarda de Azevedo, de Casal de Loivos.
Atenciosamente
Maria Manuela

Resposta

Link directo:

RE: Para o José da Veiga Ventura

#182964 | JMMVV | 31 jan 2008 18:13 | Em resposta a: #182476

Caríssimo Pedro Franca.
Ca estou a agradecer a sua enorme gentileza e a tentar dizer coisas : Nuns apontamentos de meu Pai, encontrei o tetravo José dos Santos Ventura (nome em certidoes) nascido em Lisboa mas com duas datas de nascimento diferentes 1 Junio 1768 ou 1 Novembro 1772. Também diz que acabou os seus dias como Juiz de Crime em Coimbra a 16 Outubro 1839. Será que o juiz de crime/paz? naquela conturbada altura nao precisavam de ser licenciados? Uma certidao de nascimento/baptismo de meu bisavo, José Estanislau Paiva Ventura, nascido a 10 Marco 1842 em Chaves, confirma o local de nascimento de seu avo na Freg. de St. André em Lisboa onde se recebeu com Da. Francisca Rosa Benedita da Silva Geraldes d´Abreu, natural da Covilha. E mais nao sei e agradeco toda a colaboracao que puder prestar enviando um grande abraco José da Veiga Ventura

Resposta

Link directo:

Pesquisa U Coimbra: Velho

#182968 | fertelde | 31 jan 2008 18:52 | Em resposta a: #182477

Estimado Pedro França:

Venho uma vez mais solicitar a sua ajuda para tentar encontrar a matricula de ALVARO VELHO, que estudou na U. Coimbra pelos anos 1455- 1465 (?)...

Haverá possibilidades de investigar para época tâo remota??
Abraço,

Fernando L. Velho

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa U Coimbra: Velho

#183025 | Pedro França | 01 fev 2008 03:26 | Em resposta a: #182968

Caro Fernando:

É praticamente impossível: não há livros de matrícula para essa altura.
A Universidade em Portugal foi transferida definitivamente de Lisboa para Coimbra em 1537. Só poderemos pensar em dados concretos (e mesmo assim) de matrículas e de exames a partir dessa altura.
De qualquer modo, posso perguntar no AUC, aos técnicos superiores.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

Varzeas de Trevoes

#183040 | jaboo | 01 fev 2008 06:11 | Em resposta a: #179981

Caro Pedro França,

Continuando com o abade Francisco da Costa Paiva, de Varzeas: Se ele foi formado na AUC, quer isso dizer que a inq. de genere também está ai? Como fazer para pedir a copia? Qualquer ajuda será bem-vinda!

Encontrei recentemente noticia de um Manuel Monteiro de Paiva, que foi padre em Varzeas, em principios do sec XVIII, e que suspeito ser sobrinho do abade Francisco da Costa Paiva. Será que dá para ver se encontra esse nome na AUC?

Como sempre, agradeço a sua generosidade e disponibilidade que tem mostrado ao longo dos anos aqui neste forum!

Um abraço,
JOAO BRAZ

Resposta

Link directo:

Varzeas de Trevoes

#183041 | jaboo | 01 fev 2008 06:12 | Em resposta a: #179972

Caro Pedro França,

Continuando com o abade Francisco da Costa Paiva, de Varzeas: Se ele foi formado na AUC, quer isso dizer que a inq. de genere também está ai? Como fazer para pedir a copia? Qualquer ajuda será bem-vinda!

Encontrei recentemente noticia de um Manuel Monteiro de Paiva, que foi padre em Varzeas, em principios do sec XVIII, e que suspeito ser sobrinho do abade Francisco da Costa Paiva. Será que dá para ver se encontra esse nome na AUC?

Como sempre, agradeço a sua generosidade e disponibilidade que tem mostrado ao longo dos anos aqui neste forum!

Um abraço,
JOAO BRAZ

Resposta

Link directo:

RE: Varzeas de Trevoes

#183181 | Pedro França | 01 fev 2008 19:23 | Em resposta a: #183041

Caro João:

Na 2ª Feira vejo-lhe isso. O AUC está aberto neste tempo de interrupção de actividades lectivas.
Um abraço e aguarde-me aqui, 'tá?
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

Carneira de Góis

#183320 | parofi | 02 fev 2008 22:17 | Em resposta a: #183181

Caro Pedro França:
Queria pedir-lhe o favor, se ainda tivesse tempo, de ver se encontrava o assento de casamento de Manuel Fernandes com Maria Carneira. Terão casado em Góis,freguesia de Góis, talvez em 1806 ou antes, pois tiveram um filho em 17/2/1807.
Os pais de Manuel Fernandes eram José Fernandes e Vitória Maria e os pais de Maria Carneiro(ou Carneira) eram Manoel Marques e Cuetrina(?) Carneira.
Muito Obrigado e um abraço.
Paulo Rosa

Resposta

Link directo:

RE: Carneira de Góis

#183403 | Pedro França | 03 fev 2008 16:51 | Em resposta a: #183320

Caro Paulo:

Não há assentos de casamento para essas datas, em Góis. Posso dizer-lhe, amanhã, qual é o tamanho do "buraco".
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa U Coimbra: Velho

#183680 | fertelde | 05 fev 2008 18:07 | Em resposta a: #183025

Caro Pedro França:
Agradecido pela resposta.-
Crê que `poderiam os técnicos conseguir algo?
Abraço,
Fernando

Resposta

Link directo:

RE: P/ Pedro França, do Zé Filipe

#184062 | chartri | 08 fev 2008 01:11 | Em resposta a: #166343

Meu caro Pedro França

Cheguei a um fim de linha de um dos meus ramos. Ele é Dr., como o chamavam no início de 1800. Sera que se encontrará alguma coisa aí em Coimbra no Arquivo?

O nome dele é Inácio José Veríssimo Coelho ou Jose Veríssimo Coelho. . No processo de encarte para a Correição de Leiria, em 1809, do seu neto António Carlos da Costa Guerra aparece somente como José Veríssimo Coelho.
Parece que nascido no Souto da Carapalhosa (Leiria) ou nas Cortes (Leiria).

Se pudesse dar uma olhada quando por la passar, agradecia. Um fim de linha é sempre mau...

Cumprimentos amigos
Ricardo Charters d'Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Carneira de Góis

#184143 | parofi | 08 fev 2008 21:56 | Em resposta a: #183403

Caro Pedro:
Muito obrigada pela informação.É pena não haver assentos de casamento nessas datas. Não há pois nada a fazer.
Mais uma vez , obrigado.
Um abraço,
Paulo Rosa

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa U Coimbra: Germano José Guedes

#184335 | IsabelFont | 10 fev 2008 14:33 | Em resposta a: #183025

Caro confrade Pedro França,

Volto ao seu contacto, desta vez para lhe solicitar se é possível obter junto da UC mais alguma informação sobre um tio-trisavô meu, de seu nome Germano José Guedes, cuja data de nascimento que tenho - 30 Março de 1819, em Mirandela - não pode ser confirmada por assentos de baptismo, porque os livros não existem em Bragança.
Pelos apontamentos de um bisavô meu, iniciou o seu curso de Medicina em Coimbra, não sabendo eu em que data, e e tão pouco quando o concluiu.

Será possível obter mais alguma informação?

Espero que sim! Fico a aguardar a sua amabilidade.

Cumprimentos
Maria Isabel

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa U Coimbra: Germano José Guedes

#184353 | IsabelFont | 10 fev 2008 17:30 | Em resposta a: #183025

Confrade Pedro França,

Peço desculpa pela insistência do meu pedido anterior, datado de hoje - umas horas + cedo - mas só agora descobri que já lhe tinha colocado a mesma questão noutro tópico, há uns meses.

Se na altura não me respondeu, certamente é porque não há matéria para resposta ou não teve hipótese de pesquisar.

Se acaso não viu a mensagem, então agradeço o seu interesse.

Cumprimentos
Maria Isabel

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa U Coimbra: Germano José Guedes

#184436 | Pedro França | 10 fev 2008 23:12 | Em resposta a: #184353

Cara Maria Isabel:

Como não sei se já lhe respondi alguma vez sobre este assunto, verei o que posso encontrar.
Aguarde-me aqui, p.f..
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Varzeas de Trevoes

#184534 | Pedro França | 11 fev 2008 19:09 | Em resposta a: #183041

Caro João:

Nada feito. Não há IG das personagens que referiu na sua mensagem.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa U Coimbra: Velho

#184731 | FSA | 13 fev 2008 16:29 | Em resposta a: #183025

Caro Pedro França.
Muito obrigado pelo seu empenho. Já me tinha apercebido da situação através da resposta que deu à confrade Nelita. Espero que os técnicos superiores possam adiantar algo mais.

Trouxe da Torre do Tombo a cópia da carta de Chanceler da Relação da Casa do Cível (está microfilmada ), passada ao Dr. Fermão Álvares de Almeida a 17/02/1525 - Chancelaria de D. João III, Livro 8 fls. 14.. Pedi a um amigo a preciosa ajuda para a decifrar. Deus queira que venha algo a respeito da paternidade deste meu antepassado.

Muito lhe agradeço a sua disponibilidade.
Com um abraço,

Fernando Andrade

Resposta

Link directo:

Pesquisa UC - Silverio Augusto Pereira da Silva

#184744 | pbrehm | 13 fev 2008 18:20 | Em resposta a: #183025

Caro Pedro França,

Numa nota biográfica relativa ao General Silverio Augusto Pereira da Silva (*Santarem 3 Jan 1827 +Lisboa 5 Abr 1910) que encontrei no Arquivo Historico-Militar, refere-se que "achando-se a frequentar os estudos na Universidade de Coimbra, teve licença para se matricular na Escola Polytechnica por oficio do Ministério da Guerra de 5 de Outubro de 1843.."

Nessa data, teria SAPS apenas 16 anos, não sei se na época era normal frequentar a Universidade com essa idade ou se há algum erro nesta data.

Será que tem alguma possibilidade de investigar alguma informação sobre este meu trisavô?

Antecipadamente grato pela sua atenção e apoio
Melhores Cumprimentos,
Paulo B rehm

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa UC - Silverio Augusto Pereira da Silva

#184748 | Pedro França | 13 fev 2008 19:02 | Em resposta a: #184744

Caro Paulo:

Conheci dois irmãos Brehm na Figª da Foz. Não sei se o Paulo é um desses irmãos ou alguém da mesma família...
Bom, Paulo: posso ver-lhe isso na próxima semana, 'tá?
Aguarde-me aqui.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa U Coimbra: Germano José Guedes

#184753 | Pedro França | 13 fev 2008 19:18 | Em resposta a: #184335

Cara Maria Isabel:

Em Guedes, Germano José, não encontrei ninguém matriculado em Coimbra.
Como ele seguiu Medicina e era homem do norte, não terá ele frequentado antes a Escola Médico-Cirúrgica do Porto?
Agradecia que me confirmasse isto.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

Para o Fernando de Telde

#184754 | Pedro França | 13 fev 2008 19:21 | Em resposta a: #183680

Caro Fernando:

Conversei sobre o assunto com os técnicos do AUC e atestaram-me que essas informações, mais recuadas, entrando pelo séc. XV, ter-se-ão perdido.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa UC - Silverio Augusto Pereira da Silva

#184755 | pbrehm | 13 fev 2008 19:35 | Em resposta a: #184748

Viva Pedro,

Sou um deles, o outro é o meu irmão António que está a viver na Madeira, onde é vice-reitor da Universidade. O nome Pedro França era-me familiar e o Zé Filipe já me tinha dito que andava por aqui no Geneall mas não estava 100% seguro por isso não arrisquei. Faz uns largos anos que não nos cruzávamos . Volta e meia ainda vou à Figueira, não tanto como gostaria.

Agora tenho-me dedicado, nos parcos tempos livres, a pesquisar a família, aqui referenciada mas com alguns erros que aos poucos tenho pedido sejam corrigidos.

Quanto ao Silvério, toda e qualquer ajuda é muito bem vinda, pois é um dos trisavós sobre os quais mais me tenho dedicado ultimamente.

Um grande abraço,
Paulo

Resposta

Link directo:

Para o Ricardo Charters d'Azevedo

#184758 | Pedro França | 13 fev 2008 19:46 | Em resposta a: #184062

Caro Ricardo:

O único José Veríssimo Coelho que encontrei nos verbetes dos estudantes da UC é o fº de João Apolinário Duarte, n.al de Monte Real, e que saiu bacharel em Cânones a 07.05.1752.
Não sei se o seu teria, porventura, usado de outros apelidos. Ele terá frequentado, que faculdade?
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Para o Luís Faria e Sousa: importante!

#184760 | Pedro França | 13 fev 2008 19:56 | Em resposta a: #179910

Caro Luís:

Não queria deixar de lhe responder:
- Encontrei um António Sebastião nos verbetes dos estudantes da UC, n.al de Casal Vasco, que frequentou Medicina:
- Frequência de matrículas entre: 01.10.1571/31.06.1572; 01.10.1572/30.06.1573; 01.10.1575/?.06.1576.
- 1ª Tentativa: 28.07.1573; 2ª Tentativa: 01.10.1574/10.05.1575; Vésperas: 15.10.1582; Licenciatura: 17.10.1582.
[Sic]
O verbete não traz o nome do pai. Também não sei se os livros para a época em questão, trarão.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Para o Ricardo Charters d'Azevedo

#184769 | chartri | 13 fev 2008 21:38 | Em resposta a: #184758

Caro Pedro
Efectivamente ele é filho de João Apolinario Duarte e casou-se a 26 de Agosto de 1754, i e dois anos depous de se bacharel.

Estive hoje em Leiria no Arquivo Distrital de Leiria. Encontre um doc notarial de 15 páginas em que este José Veríssimo Coelho trnscreve documentos de habilitação para se candidatar á herança de um Sargento Mor Gregório Ferreira de Faria que morreu em combate em Elvas.

A piada é que não sabia nada dele, mas como transcreve os registos de nascimento e de baptismo dos seus pais, avós e dele fiquei de repente com 4 gerações para tras indo a finais do seculo XVII.

Assim fiquei a saber o nome do pai e da mãe que não são nem "Veríssimo" nem "Coelho". Nem nenhum padrinho o é! Mas confere com o que obtem e a sua informação acresce a naturalidade de Monte Real. Sera que ha mais certidões no seu dossier?

Um muito obrigado mais uma vez
Bem haja
Ricardo

Resposta

Link directo:

RE: Para o Ricardo Charters d'Azevedo

#184775 | Pedro França | 13 fev 2008 22:19 | Em resposta a: #184769

Caro Ricardo:

Não tenho informações a partir de certidão de idade, porque para a época não as há.
O que lhe remeti extraí do verbete dos estudantes da UC.
Ainda bem que se trata da mesma pessoa.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa UC - Silverio Augusto Pereira da Silva

#184776 | Pedro França | 13 fev 2008 22:24 | Em resposta a: #184755

Caro Paulo:

Afinal sempre és tu. E trato-te por tu.
Pois é...; o teu irmão, eu sabia-o na Madeira, já não sei por quem, se foi pelo meu irmão António ou se pelo meu primo Zé Filipe.
Pois fica descansado que eu vejo-te isso.
Um grande abraço também. Tudo de bom.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Para o Ricardo Charters d'Azevedo

#184777 | chartri | 13 fev 2008 22:27 | Em resposta a: #184775

Caro Pedro França

Muito obrigado, mais uma vez

Ricardo Charters d'Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Para o Luís Faria e Sousa: importante!

#184782 | Coronel | 13 fev 2008 23:16 | Em resposta a: #184760

Caro Pedro

Mais uma vez, obrigado pela informação que me enviou.
Este António Sebastião é um elo importantíssimo para a continuação das minhas pesquisas. Veremos o que poderei encontrar quando aí for (AUC).
Mudando de assunto, recebeu um mail que lhe enviei?

Cordialmente

Luís Faria de Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Para o Luís Faria e Sousa: importante!

#184783 | Pedro França | 13 fev 2008 23:20 | Em resposta a: #184782

Caro Luís:

Recebi sim, sobre os Bandeira de Neiva que muito agradeço.
Ainda não digeri essa informação, por enquanto...afazeres.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa U Coimbra: Germano José Guedes

#184785 | IsabelFont | 13 fev 2008 23:47 | Em resposta a: #184753

Boa noite caro Pedro França,

Na verdade pode ter toda a razão; quiz procurar em Coimbra, porque segundo os apontamentos do meu bisavô, ele teria andado ou matriculado lá; mas realmente, sendo de Trás-os- Montes / Bragança se calhar era mais natural passar pelo Porto.

Conhece alguém no Porto que possa ver isto para mim?
Já não sei onde procurar mais.

De qualquer maneira muito obrigada pela sua pesquisa.

Cumprimentos
Maria Isabel

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa U Coimbra: Germano José Guedes

#184804 | tiagova | 14 fev 2008 09:44 | Em resposta a: #184436

Caro Pedro França,

Venho mais uma vez pedir a sua ajuda na localização dos registos respeitantes a Luís Eugénio Viana de Lemos (filho de Luís Eugénio Gonçalves Viana de Lemos e Maria Joana de Lemos:

1) Baptismo na freguesia da Lousã, Coimbra, entre 1877 e 1880;
2) Óbito na freguesia da Lousã, Coimbra, entre 1884 e 1888.

Antecipadamente muito grato e 1 grande abraço,
Tiago Silva

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa U Coimbra: Para o Tiago Silva

#184860 | Pedro França | 14 fev 2008 19:30 | Em resposta a: #184804

Caro Tiago:

Tomei nota do seu pedido.
Agora só lá para 3ª Feira, 'tá?
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa U Coimbra: Germano José Guedes

#184862 | Pedro França | 14 fev 2008 19:36 | Em resposta a: #184785

Cara Maria Isabel:

Agora, Porto, só se quiser lançar o pedido aqui no Genea, aberta e explicitamente, num tópico próprio. Pode ser que alguém pegue no seu pedido.
Um abraço e tudo de bom.
Sempre,
Pedro frança

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa U Coimbra: Para o Tiago Silva

#184866 | tiagova | 14 fev 2008 19:49 | Em resposta a: #184860

Caro Pedro,

Tudo bem e um grande abraço.

Tiago Silva

Resposta

Link directo:

RE: P/ Pedro França: Ajuda no AUC

#184986 | monfortedeLoyola | 15 fev 2008 23:19 | Em resposta a: #164208

Professor Pedro França

João Simplicio de Pinho, natural de Salvador-Bahia, era aluno da Universidade de Coimbra em 1823, quando foi "riscado por crimes políticos".Como eu devo proceder para obter a transcrição de documentos relativos a esse fato?
Atenciosamente.
Hugo, de Curitiba

Resposta

Link directo:

Escalos de Baixo

#185002 | Lourval | 16 fev 2008 02:12 | Em resposta a: #175629

Caro José Cabecinha,

Acho que você tem ascendentes em Escalos de Baixo. Estou errado?

Cumprimentos
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa U Coimbra: Germano José Guedes

#185026 | IsabelFont | 16 fev 2008 11:46 | Em resposta a: #184862

Caro Pedro França,

Obrigada na mesma. Vou seguir o seu conselho.

Cumprimentos
Maria Isabel

Resposta

Link directo:

RE: Para o Fernando de Telde

#185051 | fertelde | 16 fev 2008 16:50 | Em resposta a: #184754

Estimado Pedro França:
Agradeço a sua resposta. É uma pena nâo podermos entrar nessa pesquisa...
Segundo tenho entendido, esta pessoa por quem ando buscando informaçâo documental, foi o que acompanhou Vasco da Gama na 1ª viagem á India, e era VEDOR da Armada, e teria estudado LEIS... Teria sobrevivido á viagem e por isso temos o relato da mesma de seu punho e letra..
Esperava conseguir alguma informaçâo, mas.... parece ser que a documentaçâo está perdida... Pena. teremos que esperar algum documento por aí perdido que o confirma.-
Abraço
Fernando

Resposta

Link directo:

RE: Escalos de Baixo

#185220 | josécyr | 18 fev 2008 08:36 | Em resposta a: #185002

Caro Lourval,
Muito obrigado pela sua mensagem. Caro amigo se tenho desconheço. Porque me faz essa pergunta? Acaso o casal a que me refiro na minha mensagem é dessa localidade? Aguardo a sua resposta.
Cumprimentos,
José Cabecinha

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa U Coimbra: Para o Tiago Silva

#185370 | Pedro França | 19 fev 2008 13:13 | Em resposta a: #184804

Caro Tiago:

Então é assim:
- Luís, foi baptº a 22.09.1878/f. 50v.-51, nº 107, para o lugar do Penedo/Lousã, nascido a 15.09 desse ano.
- O óbito foi localizado a 11.08.1884/f. 22v.-23, nº 68, para o lugar de Fábrica do Penedo/Lousã. A criança tinha seis anos de idade...; confere.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa U Coimbra: Para o Tiago Silva

#185381 | tiagova | 19 fev 2008 15:08 | Em resposta a: #185370

Caro Pedro,

O meu muito obrigado pela sua prontidão na recolha desta informação.

1 grande abraço,
Tiago Silva

Resposta

Link directo:

Joaquim Augusto Pereira da Silva da Fonseca

#185390 | pbrehm | 19 fev 2008 16:24 | Em resposta a: #185370

Caro Pedro,

Perdoa-me o abuso, mas deparei-me com mais um antepassado (na realidade pai do que já te tinha pedido para investigar) sobre o qual me surgiu a informação de que teria passado pela UC:

Trata-se de Joaquim Augusto Pereira da Silva da Fonseca (por vezes surge apenas como Joaquim Augusto Pereira da Silva), que teria andado por ai em 1805-1808. Julgo tera nascido em 1785-1786, apesar de o Genea o referir como tendo nascido em 1792. Era natural de Leiria.

Qualquer dica será muito apreciada.

Entretanto, se quiseres, utiliza o meu mail: pbrehm arroba gmail.com

Abraço,
Paulo

Resposta

Link directo:

RE: Joaquim Augusto Pereira da Silva da Fonseca

#185807 | Pedro França | 22 fev 2008 22:39 | Em resposta a: #185390

Caro Paulo:

Estive à procura dos verbetes para o Silvério Augusto e para o Joaquim Augusto conforme os apelidos que indicas, tanto por Silva como por Fonseca e nada.
Tentarei localizar as certidões de idade para a 3ª Feira que vem.
Um abraço e tudo de bom.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Para o João de Magalhães

#186042 | jpm2353 | 24 fev 2008 20:34 | Em resposta a: #173863

Caro Pedro,

Venho novamente solicitar-lhe ajuda no AUC.
Se lhe for possível procuro informações sobre:
- Licenciado André Coelho (talvez seja Coelho Magalhães ou Magalhães Coelho) terá vivido na 2ª metade do Séc. XVII, pois casou em Rossas em 1697 com Maria Machado.
Fico desde já a aguardar a sua generosa disponibilidade.

Com os melhores cumprimentos,
João de Magalhães

Resposta

Link directo:

RE: Para o João de Magalhães

#186320 | Pedro França | 26 fev 2008 21:40 | Em resposta a: #186042

Caro João:

Então é assim:
- Só pude localizar, para o séc. XVII, dois André Coelho (com o Magalhães não encontrei nenhum): um, de Guimarães, que saiu bacharel formado em Cânones a 05.06.1687, e outro, do Porto, que saiu bacharel formado em Leis a 19.05.1663.
Os verbetes não traziam o nome do pai...; só pedindo o livro de matrículas respectivo para o detectar.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: P/ Pedro França: Ajuda no AUC

#186329 | cverde | 26 fev 2008 22:35 | Em resposta a: #166344

Caro Sr. Pedro França

Mais uma vez eis-me a abusar da sua boa vontade e generosidade em ajudar os outros.

Caso lhe seja possível muito gostaria de saber mais informações sobre António Martins Figueira ou António Martins Figueira da Lança http://genealogia.netopia.pt/1212/pessoas.php?id=1018303 meu tio-bisavô que se terá formado (desconheço em quê?) por volta de 1860 (presumo) na Universidade de Coimbra onde depois terá sido posteriormente professor. Morreu novo em Coimbra mas desconheço a freguesia e a data.

Também um seu irmão Manuel Martins Figueira ou Manuel Martins Figueira da Lança http://genealogia.netopia.pt/1212/pessoas.php?id=1018304 morreu em 1863 em Coimbra onde era estudante da Universidade.

Desde já muito grato por quaisquer informações que me possa transmitir sobre estas pessoas.

Cumprimentos

Luís Figueira

Resposta

Link directo:

RE: Para o João de Magalhães

#186345 | jpm2353 | 27 fev 2008 00:00 | Em resposta a: #186320

Caro Pedro,

Antes de mais, obrigado pela sua gentileza e rapidez.
Não querendo abusar da sua disponibilidade, será muito o incómodo de lhe pedir para descobrir o nome dos progenitores, dos dois André Coelho que encontrou?

Antecipadamente grato!
Um abraço,
João Magalhães

Resposta

Link directo:

RE: Para o João de Magalhães

#186348 | Pedro França | 27 fev 2008 00:41 | Em resposta a: #186345

Caro João:

Não, não é incómodo nenhum, mas agora só para a semana que vem. Pode?
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

PARA O PAULO BREHM

#186351 | Pedro França | 27 fev 2008 00:58 | Em resposta a: #185390

Caro Paulo:

Descobri somente a certidão de idade dos estudantes da UC, de Silvério Augusto Pereira da Silva MASCARENHAS - certidão nº 240, Livro LXXV, 2ª Série.
Foi baptº a 28.02.1825/f. 24v., em Marvila/Santarém e nasceu a 03 desse mês e ano.
Era filho do Capitão Joaquim Augusto Pereira da Silva, natural de Leiria, e de D. Maria Luísa de Ataíde Mascarenhas, baptizada em Condeixa. Receberam-se na capela de Casais de S. Brás (fregª da Romeira/Santarém).
Era neto patº de Silvério da Silva da Fonseca e de D. Maria Cândida Pereira da Silva.
Era neto matº de José Diogo Mascarenhas e de D. Maria Luísa de Ataíde Marava (?)

Nos verbetes das matrículas dos estudantes da UC apenas consta que tem matrícula como estudante obrigado a Filosofia a 16.10.1840 e como ordinário a Matemática a 31.03.1841.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

Para o Luís Figueira

#186354 | Pedro França | 27 fev 2008 01:27 | Em resposta a: #186329

Caro Luís:

Vou ver se posso saber-lhe isso para a semana que vem.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Para o João de Magalhães

#186356 | jpm2353 | 27 fev 2008 01:41 | Em resposta a: #186348

Caro Pedro,

Claro que sim, então cá aguardo as suas novidades, muito obrigado!

Um abraço,
João Magalhães

Resposta

Link directo:

RE: PARA O PAULO BREHM

#186358 | pbrehm | 27 fev 2008 01:50 | Em resposta a: #186351

Meu Caro Pedro,

Muito obrigado. Curioso o apelido Mascarenhas, e a primeira vez que encontro esse apelido materno no nome dele, mas nao ha duvidas que sao a mesma pessoa, a avaliar pela filiaçao e pelos avós.
A data de nascimento também não bate completamente certo, pois todos os outros registos indicam 3 de Janeiro de 1827 e não 3 Fevereiro de 1825. Agora o pai confere com as indicações que tenho, a mãe também, embora em vez de Maria Luisa de Ataide MAscarenhas eu tenho Maria Luisa Mascarenhas de Ataide.
Quanto aos avós, os paternos batem certoo na totalidade, aos maternos faltam o Neto ao José Diogo Mascarenhas NETO e a mãe era Maria Luisa da Silva e Ataide, embora pudesse usar também MARAVER.
E nasceu em Santarém, como descobri no Reg.H.Mil. e não em Leiria como aparece tantas vezes referenciado, apesar de boa parte da familia ser natural de Leiria.
Uma vez mais muito obrigado, permitiste-me um grande avanço.
Um destes dias vou abusar de novo da tua paciência. Se precisares de alguma coisa do AHM, nao hesites. Volta e meia vou lá, não com a frequencia que desejava mas com a que o trabalho me permite.
Grande Abraço,
Paulo

Resposta

Link directo:

RE: Para o Luís Figueira

#186415 | cverde | 27 fev 2008 13:41 | Em resposta a: #186354

Muito obrigado mais uma vez pela pronta resposta e pela sua disponibilidade.

Alguma informação do Arquivo Distrital de Beja disponha sempre.

Luís Figueira

Resposta

Link directo:

RE: Para o João de Magalhães

#186987 | Pedro França | 04 mar 2008 23:31 | Em resposta a: #186345

Caro João:

Então é assim:
- O André Coelho de Guimarães leva por pai um Domingos de Araújo.
- O André Coelho do Porto leva por pai um Francisco Coelho.

Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

PARA O LUÍS FIGUEIRA

#186989 | Pedro França | 04 mar 2008 23:39 | Em resposta a: #186329

Caro Luís:

Encontrei o verbete (apenas este) de António Martins Figueira da Lança, com uma matrícula registada em Direito a 03.10.1854. O verbete está incompleto.
Tem certidão de idade - nº 230, Lº L, 2ª Série.
Era natural de Castro Verde onde foi baptizado mas o assento de baptismo não se encontra nos livros respectivos da paróquia. Reuniram-se testemunhas acreditadas que testemunharam que ele havia sido baptizado em Dezembro de 1837.
Era filho de José Luís Martins Figueira, natural da vila do Torrão, e de Maria da Lança, natural de Castro Verde.
Era neto patº de Manuel Martins e de Maria do Bom Sucesso, da vila do Torrão.
Era neto matº de José da Lança,de Castro Verde, e de Rosa Joaquina, da cidade de Faro.

E é o que se me oferece dizer sobre o assunto.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: PARA O LUÍS FIGUEIRA

#186997 | cverde | 05 mar 2008 00:26 | Em resposta a: #186989

Mais uma vez muito obrigado pelas suas informações e pela disponibilidade para ajudar.

Um abraço

Luis Figueira

Resposta

Link directo:

RE: Para o João de Magalhães

#187010 | jpm2353 | 05 mar 2008 03:49 | Em resposta a: #186987

Caro Pedro,

Obrigado pela pronta resposta.

Um abraço,
João Magalhães

Resposta

Link directo:

RE: P/ Pedro França: Ajuda no AUC - Para o abribas

#257731 | abribas | 02 jul 2010 17:34 | Em resposta a: #166609

Caro Pedro França
Volto a importuna-lo com mais um pedido de localização, isto claro está se lhe for possível:

Doutor António Marques de Sousa Alão, bacharel em direito (UC), natural de Valongo, filho de António Marques dos Santos e de Catarina Marques. Terá certidão de idade com os avós?

Antecipadamente grato, cumprimento
António

Resposta

Link directo:

RE: P/ Pedro França: Ajuda no AUC

#262110 | abribas | 13 set 2010 23:21 | Em resposta a: #166609

Caro Pedro França, passado o período de férias, venho importuna-lo com mais um pedido de localização, isto claro está, se lhe for possível:

António Marques de Sousa, bacharel em direito que casa em 1802 em Santo Ildefonso, Porto, natural de Valongo, filho de António Marques dos Santos e de Catarina Marques.

No baptismo da filha Catarina, em 1808, já é bacharel e usa o sobrenome "Marques de Sousa Alão", passando aos filhos o "Alão" que não sei de onde surge.

Antecipadamente grato, cumprimento
António

Resposta

Link directo:

RE: P/ Pedro França: Ajuda no AUC

#262320 | Pedro França | 16 set 2010 22:27 | Em resposta a: #262110

Oi, António:

Localizei o verbete do António Marquesa de Sousa Alão (este apelido já vem no nome, ainda ele era estudante).
Era natural de Valongo/Penafiel.
Apresenta matrículas a:
- Matemática: 05.10.1791 (1º) e 04.10.1792 (2º);
- Filosofia: 06.10.1791 (1º); 04.10.1792 (2º); 02.10.1793 (3º);
- Medicina: 04.10.1794 (1º); 05.10.1795 (2º); 04.10.1796 (3º); 09.10.1797 (4º); 10.10.1798 (5º).

De acordo com o número de anos de Medicina é natural que tivesse saído bacharel formado.

E é o que se me oferece dizer a respeito. Talvez tenha certidão de idade...não procurei.
Abraço.
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: P/ Pedro França: Ajuda no AUC

#262327 | abribas | 16 set 2010 23:42 | Em resposta a: #262320

Caro Pedro França,
Em primeiro lugar o meu muito obrigado.
Isso quer dizer que afinal era medico? Pensei que era bacharel em direito.
Não sei de onde lhe surge o Alão, que passou à descendência, e para isso a certidão de idade poderia ajudar, e muito, a encontrar-lhe a ascendência. Só tenho o nome dos pais no seu casamento, e não lhe encontro o baptismo, para conhecer os avós.
Não querendo abusar, será que me poderia ver se existe a tal certidão?
Grato, ao dispor,
Abraço,
António

Resposta

Link directo:

RE: P/ Pedro França: Ajuda no AUC

#262335 | Pedro França | 17 set 2010 09:58 | Em resposta a: #262327

Caro António:

É médico seguramente...talvez haja a carta de curso...não procurei, não tive tempo.
Segunda-feira poderá ser...o meu horário escolar foi alterado e fiquei com a segunda-feira sem tempos lectivos e com isso perdi a quinta-feira. Faça figas para que se encontre a certidão de idade...às vezes há falhas...

Abraço.
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: P/ Pedro França: Ajuda no AUC

#262336 | abribas | 17 set 2010 10:17 | Em resposta a: #262335

Caro Pedro França, obrigado
Afinal já tenho o nome dos avós, no casamento, que também não são Alão (Pat. João dos Santos e Maria Antónia; Mat. Manuel de Sousa Fernando e Helena Marques). Falta-me é a data de baptismo e a freguesia de Valongo para poder progredir. Se me conseguir esses dados fico-lhe muito agradecido.
Abraço,
António

Resposta

Link directo:

RE: P/ Pedro França: Ajuda no AUC

#262507 | Pedro França | 20 set 2010 11:35 | Em resposta a: #262336

Caríssimo:

Estou no AUC. Percorri as certidões de idade da I Série (1772-1833) e o António Marques de Sousa Alão não aparece. As certidões estão alfabetadas em função do primeiro nome.

Abraço.
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: P/ Pedro França: Ajuda no AUC

#262510 | abribas | 20 set 2010 12:11 | Em resposta a: #262507

Caro Pedro França
Azar o meu. Vou ter então que procurar o baptismo nas várias freguesias de Valongo entre 1770 e 1780. Podia ser pior.

Obrigado, e desculpe a maçada.
Abraço
António

Resposta

Link directo:

RE: P/ Pedro França: Ajuda no AUC

#289269 | small | 15 out 2011 18:52 | Em resposta a: #262507

Prezado Pedro França

Estou mais uma vez a incomodar. Procuro um Joaquim da Costa Carvalho Junior, natural de Braga, filho de Joaquim Costa Carvalho e Josefina Adelaide Marques, que em 1901, era menor, e estudante em Coimbra. Não sei o curso, aparece como herdeiro menor no inventário orfanológico de seu Avô, na referida data.
Desculpe, e creia-me imensamente grata, se eventualmente puder ajudar.
Cumprimentos

Stella Aleixo

Resposta

Link directo:

RE: P/ Pedro França: Ajuda no AUC

#289295 | Pedro França | 15 out 2011 22:26 | Em resposta a: #289269

Cara Stella:

Pode esperar até 3ª feira? Nesse dia passo pelo AUC.

Abraço.
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: P/ Pedro França: Ajuda no AUC

#289390 | small | 17 out 2011 10:08 | Em resposta a: #289295

Caro Pedro França

Claro que sim, espero o tempo que for preciso, e desde já o meu muito obrigada.
Abraço

Stella

Resposta

Link directo:

RE: P/ Pedro França: Ajuda no AUC

#289707 | Pedro França | 22 out 2011 00:26 | Em resposta a: #289390

Cara Stella:

Aqui vai a resposta por que tanto anseou:

- Joaquim da Costa Carvalho Junior tem certidão de idade - Lº LXIII, nº 178, série 1834-1900.
Foi baptizado com Joaquim a 01.06.1878 tendo nascido a 25.05 desse ano (fol. 13v.-14) na Igreja Paroquial de S. Pedro de Maximinos, Braga.
Era filho de outro Joaquim da Costa Carvalho, natural de S. João Baptista da Vila do Cartaxo, e de Josefina Adelaide Marques, de S. João do Souto, Braga, do governo doméstico, e recebidos na de Maximinos (moradores na rua de Cruz de Pedra).
Era neto patº de José Maria Carvalho e de Maria Emília.
Era neto matº de Narciso José Marques e de Maria da Conceição Leite.

E pronto é isto o que se me oferece dizer a respeito. Os padrinhos: José da Cunha Viana, botequineiro, solteiro, e Carlota da Costa Carvalho, solteira, do governo doméstico.

Abraço.
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: P/ Pedro França: Ajuda no AUC

#289774 | small | 23 out 2011 17:24 | Em resposta a: #289707

Prezado Pedro França

Mais uma vez fico a dever-lhe um grande favor. Só posso retribuir se necessitar no ADSantarém ou Leiria de onde me encontro mais próxima. Por favor disponha.
Já agora, por acaso não reparou que curso o jovem tirou?
Aceite os meus cumprimentos

Stella

Resposta

Link directo:

RE: P/ Pedro França: Ajuda no AUC

#289867 | Pedro França | 25 out 2011 10:23 | Em resposta a: #289774

Oi, Stella:

Sim, saiu bacharel formado em Direito a 04.07.1905.

Abraço.
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: P/ Pedro França: Ajuda no AUC

#290099 | small | 28 out 2011 22:02 | Em resposta a: #289867

Caro Pedro França

Desculpe só hoje agradecer mas tenho tido problemas com o meu computador. Valiosa informação como sempre.
Um abraço e disponha

Stella

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 20 abr 2024, 04:56

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen