Gouveia ou Cardoso de Montalvo / Álvares Homem

Este tópico está classificado nas salas:

Gouveia ou Cardoso de Montalvo / Álvares Homem

#406103 | joaocarreira | 04 ago 2018 10:57

Estimados membros deste Forum de Genealogia,

Procuro dados sobre Joana Cardoso de Montalvo (1560 - ?) natural de Seia e que casou com Jorge de Gouveia (? - 1650), em em Seia em 05/02/1601. Filha de Jerónimo de Montalvo e de mãe ( desconhecida...); neta paterna de Francisco de Montalvo e de Filipa Rodrigues Cardoso (1495 - ?), que viveram em Viseu, mas que suspostamente teriam ligações a Lamego.

O avô paterno Francisco de Montalvo, embora os apelidos estranhamente não coincidam, era filho de Lopo Rodrigues e de Joana de Miranda.

A avó paterna Filipa Rodrigues Cardoso (1495 - ?), foi filha de Rodrigo Álvares Homem (casou em 1485) e de Senhorinha Cardoso Álvares Homem (1462 -?)

Mas, como nada encontro aqui e nada sei sobre pesquisa sobre geneologia, solicito a Vossa ajuda, caso tenham alguns dados sobre estas pessoas, que se foram transmitindo por escrito ou de forma oral na minha família; e,
caso naturalmente não possuam, gostaria de saber que caminho melhor a tomar, me aconselham, para procurar estas pessoas.

Previamente mito grato por qualquer resposta e com os melhores votos de um excelente fim-de-semana,

João Carreira

Resposta

Link directo:

Gouveia ou Cardoso de Montalvo / Álvares Homem

#406223 | joaocarreira | 09 ago 2018 16:38 | Em resposta a: #406103

Estimados membros deste Fórum,

Na continuação do desafio que coloquei na mensagem anterior, deparei-me com outros desafios:

1. Por um lado, não encontro nada claro sobre os ascendentes de Joana Cardoso de Montalvo (1560 - ?) Natural de Seia, que a relacionem ao (hipotético) avô, Dr. Francisco de Montalvo;

2. Por outro lado, deparei-me com dificuldades quanto à paternidade da (hipotética) avó, Filipa Rodrigues Cardoso (1495 - ?), pois se não tive dificuldade quanto à identificação do pai, Rodrigo Álvares Homem ( que casou em 1485), filho de João do Amaral e de Violante Afonso Machado; a mãe, que não encontro por aqui, Senhorinha Cardoso Álvares Homem (1462 -?), aparece-me como filha de Dr. Lopo Álvares Cardoso, Lamego, C. de 1415 e de D. Lenor Rodrigues Cardoso, Viseu, n.1440, filha de Diogo Pais Cardoso e de sua parente Maria Rodrigues Amaral 1397 - 1457 ou...

3. ...E finalmente, Senhorinha Cardoso Álvares Homem (1462 -?), aparece-me como filha de Dr. Lopo Álvares Cardoso, Lamego, C. de 1415 e de Isabel Figueiredo, filha de Estevão Pires, Senhor das quintas do Campo e Lourosa e de Leonor Martins De Figueiredo 1382- ; maternidade esta que me é 'negada' pelo GENEALL, em https://geneall.net/pt/nome/265288/isabel-de-figueiredo/

Preveiamente grato por qualquer ajuda e com os melhores cumprimentos,

João Carreira

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 07 out 2024, 11:27

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen