Algo p/marcar regicídio no Porto?

Este tópico está classificado nas salas: Eventos | Regiões

Algo p/marcar regicídio no Porto?

#182511 | Monigo | 29 jan 2008 15:58

Olá,

por caminhos de Deus estou em Portugal justamente na semana do centenário do famigerado regicídio. Era para eu estar em Espanha (ou no Brasil onde vivo) mas eis que estou aqui e gostaria de saber se vai haver aguma missa aqui no Porto?

Muito obrigado,

Alberto Penna Rodrigues

Resposta

Link directo:

RE: Palestra no Porto

#182536 | João Borges | 29 jan 2008 17:41 | Em resposta a: #182511

Caro Alberto Rodrigues

Penso que não há "programa oficial" para o Porto, contudo não devem faltar sessões evocativas. Na Fundação Porto Social (fica na rua de Bonjóia- campanhã) num dos seus culturais "Serões de Bonjóia", vai haver lugar esta quinta, dia 31 às 21h15, uma palestra pelo Mestre Manuel de Sampayo Pimentel de Azevedo Graça, sobre a vida artística e política de D. Carlos. Aproveito para informar todos confrades.

cumprimentos,
João Borges

Resposta

Link directo:

RE: Algo p/marcar regicídio no Porto?

#182594 | pintassilgo | 30 jan 2008 00:25 | Em resposta a: #182511

Caro Alberto Rodrigues,

Não me diga que não sabe que "Portugal é Lisboa, e o resto paisagem".

Oficialmente nada. Nadinha. Nem sei se o minuto de silencio foi aprovado.

Por mim, se não puder ir, vou colocar 1 vela no exterior. Só não sei que bandeira devo colocar. A Monárquica ou a republicana?

Desculpe mas eu também sou do Porto.

Atenciosamente


Anabela Pinto

Resposta

Link directo:

RE: Palestra no Porto

#182917 | Monigo | 31 jan 2008 15:08 | Em resposta a: #182536

Obrigado João Borges,

vou tentar ir!

Cumprimentos,

Alberto Penna Rodrigues

Resposta

Link directo:

RE: Algo p/marcar regicídio no Porto?

#182919 | Monigo | 31 jan 2008 15:10 | Em resposta a: #182594

Cara Anabela Pinto,

naturalmente a bandeira monárquica!

Cumprimentos,

Alberto Penna Rodrigues

Resposta

Link directo:

RE: Algo p/marcar regicídio no Porto?

#182924 | pintassilgo | 31 jan 2008 15:20 | Em resposta a: #182919

Caro Alberto Penna Rodrigues,

é óbvio que será a monárquica.

A pergunta era uma demonstração implícita de desanimo.

Desanimo por tudo o que se passa no meu Pais, simples desanimo.

Desculpe

Anabela Pinto

Resposta

Link directo:

RE: Algo p/marcar regicídio no Porto?

#183852 | tmacedo | 06 fev 2008 14:03 | Em resposta a: #182511

Caros confrades:


Na próxima 6ª feira dia 8 de Fevereiro às 18h30, na Igreja dos Clérigos, realiza-se uma Missa por intenção de S.M.F. El-Rei Dom Carlos I e de S.A.R. O Príncipe da Beira Senhor Dom Luís Filipe.

S. A R O Senhor Dom Duarte estará presente.

Resposta

Link directo:

RE: Missa por intenção de S.M.F. D. Carlos I

#183853 | tmacedo | 06 fev 2008 14:05 | Em resposta a: #183852

Caros confrades:


Na próxima 6ª feira dia 8 de Fevereiro às 18h30, na Igreja dos Clérigos, realiza-se uma Missa por intenção de S.M.F. El-Rei Dom Carlos I e de S.A.R. O Príncipe da Beira Senhor Dom Luís Filipe.

S. A R O Senhor Dom Duarte estará presente.

Resposta

Link directo:

RE: Missa por intenção de S.M.F. D. Carlos I

#184374 | Monigo | 10 fev 2008 18:35 | Em resposta a: #183853

Olá,

alguém do fórum foi a esta Missa??

Obrigado,

Alberto Penna Rodrigues

Resposta

Link directo:

RE: Algo p/marcar regicídio no Porto?

#184378 | FIGUEIRA | 10 fev 2008 18:45 | Em resposta a: #182594

Cara Anabela Pinto,

Permita-me que a actualize, "Portugal é Lisboa, e o resto é paisagem (a norte do Tejo, a Sul do Tejo é deserto)!".
Mas, apesar de Portugal ser Lisboa, as entidades oficiais nada fizeram, o governo (o mesmo que disse que a sul do Tejo era um deserto) demitiu-se a assinalar esta data esquecendo-se que D. Carlos não representava apenas a Monarquia, era também um chefe de Estado e o Comandante Supremo das Forças Armadas.

Cumpriemntos,

Nuno M. Figueira

Resposta

Link directo:

RE: Algo p/marcar regicídio no Porto?

#184392 | pintassilgo | 10 fev 2008 19:24 | Em resposta a: #184378

Caro Nuno Figueira,

Faltou: O Algarve é dos Ingleses!

e ainda, D. Carlos foi cobardemente assassinado.


Eu também lamento o acontecido, e muito sinceramente não percebo nada!

São sondagens desaparecidas, homenagens canceladas, a RTP ia apresentar 5 ou 6 episódios sobre o Régicidio, eu só vi 3 (pode ter sido lapso meu). Enfim...
Vou imigrar!

Atenciosamente

Anabela Pinto

P.S - Para que não diga que troco os Bês pelos Vês, exite covarde e cobarde, com o mesmo significado.

Resposta

Link directo:

RE: Missa por intenção de S.M.F. D. Carlos I

#184398 | pintassilgo | 10 fev 2008 19:44 | Em resposta a: #184374

Caro Alberto Penna Rodrigues,

Eu não pude.
No dia 1 nem a vela. Chovia imenso.

Noutro tópico (apagado) desabafei que "Portugal estava a chorar"

Também gostaria de saber se a igreja estava cheia, e se não houve problemas, (em Lisboa ainda tentaram arranjar confusão)
Os meios de comunicação nem falam no assunto.

Junto a minha voz á sua a solicitar informações.

Obrigada

Anabela Pinto

Resposta

Link directo:

RE: Algo p/marcar regicídio no Porto?

#184399 | FIGUEIRA | 10 fev 2008 19:45 | Em resposta a: #184392

Cara Anabela Pinto,

Deram seis episódios dois por dia (pelos menos foi assim assinalado na RTP texto), portanto não foi lapso seu. Durante esta semana vão repetir mas em n.º de cinco e em horas em que só os noctívagos ou as pessoas que não têm que se levantar cedo para trabalhar no dia seguinte podem ver.
Efectivamente esqueci-me do Algarve, falha minha! Mas depois do caso "Macacan" eles são capaz de pô-lo à venda, e por baixo preço!
No meu cantinho da Beira Baixa também se trocam alguns vês pelos bês, não é só no Porto.

Cumprimentos,

Nuno M. Figueira

Resposta

Link directo:

RE: Algo p/marcar regicídio no Porto?

#184403 | pintassilgo | 10 fev 2008 19:58 | Em resposta a: #184399

Caro Nuno Figueira,

Desculpe o meu pedido, (mas onde estou o televisor não têm T.texto) pode por favor facultar os dias e horários? Sempre posso programar o vídeo, caso seja hora imprópria. RTP1 ou RTP2?

Muito obrigada

Anabela Pinto

P.S - E quem compra o Algarve? Portugal não têm verbas.....................

Resposta

Link directo:

RE: Algo p/marcar regicídio no Porto?

#184409 | FIGUEIRA | 10 fev 2008 20:38 | Em resposta a: #184403

Cara Anabela Pinto,

Amanhã (2.ª) às 00:15; depois de amanhã (3.ª) 00:40 [a RTP texto só dá informação para a programação de 3 dias (hoje, amanhã e depois de amanhã)].
Espero que o horário se mantenha. Pode ser que no cibersítio da RTP digam mais qualquer coisa.

Cumprimentos,

Nuno M. Figueira

Resposta

Link directo:

RE: Algo p/marcar regicídio no Porto?

#184410 | FIGUEIRA | 10 fev 2008 20:40 | Em resposta a: #184403

Esqueci-me de dizer que é na RTP 2!

Resposta

Link directo:

RE: Algo p/marcar regicídio no Porto?

#184415 | pintassilgo | 10 fev 2008 21:11 | Em resposta a: #184410

Caro Nuno Figueira,

Muito obrigada. Vou estar atenta.

Se o que vi está correcto, na minha opinião o que transpareceu foi: Aquilino Ribeiro o herói, o mártir e o injustiçado.

Atenciosamente

Anabela pinto

Resposta

Link directo:

RE: Missa por intenção de S.M.F. D. Carlos I

#184469 | tmacedo | 11 fev 2008 09:41 | Em resposta a: #184398

Cara Anabela Pinto:

Em Lisboa, no Terreiro do Paço, quando se estava a prestar homenagem a el-rei D. Carlos e a D. Luis Filipe, aproximou-se, vindo do outro lado da praça um numeroso grupo de jovens.

Inicialmente, com as notícias de que poderia haver problemas, houve alguma inquietação. Eram jovens trajados à civil.

Quando se aproximaram, a sua "identidade" tornou-se evidente. Eram do Colégio Militar e de Lanceiros que, impedidos de participar oficialmente na homenagem, não quiseram deixar de estar presentes. Bem hajam.

Cumprimentos.

António Taveira

Resposta

Link directo:

RE: Missa por intenção de S.M.F. D. Carlos I

#184478 | zamot | 11 fev 2008 11:44 | Em resposta a: #184374

http://clix.expresso.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=ex.stories/231717

Resposta

Link directo:

RE: Missa por intenção de S.M.F. D. Carlos I

#184480 | zamot | 11 fev 2008 11:52 | Em resposta a: #184478

http://www.stickypond.com/cafemonarquia/viewtopic.php?t=49&start=77

Resposta

Link directo:

RE: Missa por intenção de S.M.F. D. Carlos I

#184493 | manelsp | 11 fev 2008 13:19 | Em resposta a: #184398

Cara Anabela

Também sou do Norte mas vivo em Lisboa de momento. Participei da Homenagem no Terreiro do Paço e assisti à Missa na Sé. Da primeira, tenho a dizer que havia bastante gente, e entre eles, assinalado, um pequeno grupo da Real Associação do Porto. Quanto à Missa, Contando com a Presença dos Senhores Duques de Bragança, da Infanta Dona Maria Adelaide e da Princesa Dona Teresa de Orleans e Bragança, foi celebrada pelo Senhor Cardeal Patriarca e concelebrada por D. Carlos Azevedo (Bispo auxiliar de Lisboa mas portuense) e por diversos Sacerdotes. A Sé estava a abarrotar de gente, muita gente em pé, câmaras, fotógrafos... mas pouco apareceu. Foi-nos recomendado pelo senhor Cardeal "não erguer fantasmas do passado", alocução à qual não quis dar muita importância porque me parecia ser ambígua, não se entendendo se não deveriamos discutir o regicídio ou mesmo ser monárquicos... Enfim, nao vou tecer considerações porque como sou católico só acredito na infalibilidade do Papa e só em assuntos de Dogma ou locuções Ex Cathedra... Quanto ao resto, nao me importo.
A dizer ainda, e destaco, a Dignidade do Senhor Dom Afonso, Príncipe da Beira, que prova bem a educação e formação que tem seguido, consciente na sua tenra idade do papel que terá que assumir um dia.
Notou-se a ausência de alguns "Grandes" da Nobreza deste país. Ou se estavam, incógnitos passaram. Mas quem fazia falta esteve lá.
Com os melhores cumprimentos
Manuel Sarmento Pizarro

p.s. - já agora, dentro do grupo das Ordens Militares havia uns Senhores com umas capas azuis escuras com as Armas Reais bordadas. A´lguém sabe a que Ordem ou Confraria Pertencem?

Resposta

Link directo:

RE: Missa por intenção de S.M.F. D. Carlos I

#184501 | zamot | 11 fev 2008 15:03 | Em resposta a: #184493

"...já agora, dentro do grupo das Ordens Militares havia uns Senhores com umas capas azuis escuras com as Armas Reais bordadas. A´lguém sabe a que Ordem ou Confraria Pertencem?..."



Real Guarda dos Panteões da Casa Real Portuguesa. Sem comentários uma "ordem" com origem em Italia e normalmente destibada a militares e que há cerca de 3 meses foi "fundada" cá em Portugal por estes Srs:


http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=168909#lista

Resposta

Link directo:

RE: Missa por intenção de S.M.F. D. Carlos I

#184502 | zamot | 11 fev 2008 15:06 | Em resposta a: #184501

Há uma personagem num outro forum que lhes chama com alguma graça "Cavaleiros da Servilusa" http://democracia-real.goo-board.com/dossier-monarquia-democratica-f4/entrevista-de-luis-guerreiro-ao-jornal-de-noticias-t614-15.htm

Resposta

Link directo:

RE: Missa por intenção de S.M.F. D. Carlos I

#184506 | manelsp | 11 fev 2008 16:37 | Em resposta a: #184501

Caro Zé Tomaz
Se assim é como diz, desculpe mas vou omitir um vernáculo pior e digo só, mas "o que é que esses senhores estavam lá a fazer???"

Resposta

Link directo:

RE: Missa por intenção de S.M.F. D. Carlos I

#184507 | zamot | 11 fev 2008 16:58 | Em resposta a: #184506

A guardar o panteão? lol

Resposta

Link directo:

RE: Missa por intenção de S.M.F. D. Carlos I

#184511 | zamot | 11 fev 2008 17:13 | Em resposta a: #184507

Caro Manuel

O nome completo desta especie de ordem é : Real Associação de Guarda de Honra dos Castelos, Panteões e Monumentos Nacionais (sic) foi criado em Janeiro e parece que pretende ser uma cópia disto : http://www.guardiadonorealpantheon.it/ . Será que devido à falta de verbas do Ministério da Cultura para pagar funcionários para guardar os Monumentos Nacionais resolveram dar "umas capas" a uns voluntários para que eles guardem gratuitamente o nosso património?

Enfim, é o gosto nacional pelas fardas...


Um abc


Zé Tomaz

Resposta

Link directo:

Bonita homenagem do alfarrabista Chaminé da Mota

#184514 | Monigo | 11 fev 2008 17:17 | Em resposta a: #184398

Olá,

hoje eu passei diante da vitrine deste alfarrabista e ela era toda dedicada ao Rei D. Carlos e a vendedora estava a desmontar e eu lhe disse que eu queria folhear os livros para possível compra. Ao que ela respondeu que os livros não estavam à venda. Então ela me explicou que todos os anos na primeira semana de Fevereiro eles prestam esta homenagem à memória do Rei e de D. Luìs Filipe!!!!!!!!!
E a propósito, eu estava a caminho do saldo de livros que está a acontecer no mercado (cujo nome eu esqueci) perto da Chaminé da Mota. Há 2 exemplares de "D. Amélia" do Eduardo Nobre a serem vendidos por 25 euros. Não parece uma barganha mas é. Eu paguei 52 euros por minha cópia.

Saudações,

Alberto Penna Rodrigues

Resposta

Link directo:

RE: Bonita homenagem do alfarrabista Chaminé da Mota

#184522 | Monigo | 11 fev 2008 18:06 | Em resposta a: #184514

"Eu paguei 52 euros por minha cópia."

oops, eu estava errado, devo ter pagado 27 euros como está a ser vendido pelo Genea. Então não é uma barganha coisa nehuma. Melhor comprar aqui pois as cópias do saldo estão amassadas,

Alberto Penna Rodrigues

http://www.guardamor.com.pt/livro.php?id=734

Resposta

Link directo:

RE: Bonita homenagem do alfarrabista Chaminé da Mota

#184538 | pintassilgo | 11 fev 2008 19:28 | Em resposta a: #184514

Caro Alberto Penna Rodrigues,

É bom saber que há quem preste a devida homenagem.

Provavelmente existem muitos mais, mas não é público.


Atenciosamente

Anabela Pinto

Resposta

Link directo:

RE: Missa por intenção de S.M.F. D. Carlos I

#184540 | manelsp | 11 fev 2008 19:32 | Em resposta a: #184511

Caro Zé Tomaz
nem diga nada, o min. da Cultura nao tem mesmo verbas... viva os voluntários, dizem eles... Ou não andasse eu à cata de emprego nessa área há 3 anos e nao há mais que para vigilantes-recepcionistas... mas, mesmo com licenciatura e meia e frequencia de mestrado, não tive direito a capa! um ultraje! Se souber de algum emprego com capa avise-me, mas terá de ser sazonal porque no Verão não se atura... Enfim, sic transit gloria lusitaniae...

Resposta

Link directo:

RE: Missa por intenção de S.M.F. D. Carlos I

#184543 | pintassilgo | 11 fev 2008 19:34 | Em resposta a: #184469

Caro António Taveira,

Obrigada pela gentileza de me informar.

O estranho é que na televisão, mostraram imagens de um grupo de supostos anarquistas, que foram dispersados pela policia, sem chegar propriamente a existir qualquer conflito!

Atenciosamente

Anabela Pinto

Resposta

Link directo:

RE: Missa por intenção de S.M.F. D. Carlos I

#184544 | pintassilgo | 11 fev 2008 19:43 | Em resposta a: #184493

Caro Manuel Sarmento Pizarro,

Muito obrigada pela sua gentileza, foi os meus olhos e ouvidos.

Também me abstenho de comentar "os fantasmas do passado".

Muito agradecida


Anabela Pinto

Resposta

Link directo:

RE: Missa por intenção de S.M.F. D. Carlos I

#184547 | pintassilgo | 11 fev 2008 20:02 | Em resposta a: #184480

Caro Confrade Zé Tomás,

Obrigada pelos links, mas como por vezes a comunicação social não é totalmente isenta e infelizmente sabemos que existem as "capas" supra mencionadas e não só...
Desta forma o meu pedido era dirigido a quem se dignasse a transmitir o que viu e ouviu no local.

Melhores cumprimentos

Anabela Pinto

Resposta

Link directo:

RE: Algo p/marcar regicídio no Porto?

#184766 | FIGUEIRA | 13 fev 2008 21:32 | Em resposta a: #184415

Cara Anabela Pinto,

Já estou capaz de lhe dar a informação completa relativamente à repetição de "O Dia do Regicídio.
Como foi do seu conhecimento, antes-d'ontem (2.ª) deu o 1.º episódio às 00:15 e ontem (3.ª) deu o 2.º episódio às 00:40.
Hoje (4.ª) dará o 3.º episódio às 00:30, amanhã (5.ª) dará o 4.º episódio às 00:15, e depois-d'amanhã dará ão os 5.º e 6.º episódios às 00:35.
Tudo na RTP2.

Cumprimentos,

Nuno M. Figueira

Resposta

Link directo:

RE: Algo p/marcar regicídio no Porto?

#184770 | pintassilgo | 13 fev 2008 21:51 | Em resposta a: #184766

Caro Nuno M . Figueira,

Muito obrigada pelo seu cuidado.

Estou efectivamente a rever, porque quero ver se me escapou alguma coisa.

Mais uma vez obrigada

Anabela Pinto

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 19 abr 2024, 14:40

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen