Registro de passaporte

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas

Registro de passaporte

#406203 | caioalonso | 08 ago 2018 21:30

Boa noite,

Estou coletando os documentos do avô da minha avó (trisavô) - Antonio da Costa Carneiro - para iniciar o processo de dupla cidadania para a minha avó. Até agora consegui encontrar na internet dois documentos: registro de batismo e registro de passaporte.

Dados do meu familiar:
Nome: Antonio da Costa Carneiro
Nascimento: 21/06/1891
Mãe: Anna Maria da Silva
Avô paterno: João da Costa Carneiro
Avó materna: Anna Maria da Silva


Livro de registro de batismo:
http://pesquisa.adb.uminho.pt/details?id=1017795
Páginas 8 e 9. Registro número 20.

Registro do passaporte:
http://pesquisa.adb.uminho.pt/details?id=1231391&ht=antonio%20da%20costa%20carneiro

Livro de registro de passaportes
http://pesquisa.adb.uminho.pt/details?id=1194975
Página: 439.
Registro: 877.


Estou em busca das informações que estavam presentes no passaporte do Antonio da Costa Carneiro.

Esses dados são importantes para eu poder verificar uma divergência de nome que aparece na certidão de casamento brasileira do Antonio da Costa Carneiro. Ele se casou em 1914, no Brasil, e na época o único documento que ele possuía era o passaporte português. Entretanto, na certidão de casamento emitida pelo cartório de Santos/SP, há divergência nos nome da mãe de Antonio da Costa Carneiro e pela primeira vez aparece o nome de um pai (apesar de não existir menção do nome do pai no registro de batismo e registro do passaporte).

Como não tenho mais acesso ao passaporte do meu familiar Antonio da Costa Carneiro, existe algum outro lugar onde eu consigo obter as informações que estavam no passaporte do Antonio da Costa Carneiro?

Obrigado pela ajuda!

Resposta

Link directo:

Registro de passaporte

#406211 | saintclair | 09 ago 2018 09:28 | Em resposta a: #406203

Conforme se pode ver no Processo Passaporte:
António da Costa Carneiro, filho de Ana Maria
Silva, natural freguesia Gondifelos - São Félix-
Concelho Vila N.Famalicão.
...Acontecia que muitos emigrantes chegados ao
Br. alteravam o seu nome e dos progenitores,por
uma questão de auto-defesa, motivos que só eles
sabiam...
Assim, o seu familiar quando casou, como já estava
integrado na comunidade, optou por indicar o nome
dos pais, embora se tivesse enganado no respeitante
à mãe.
Boa sorte
Sc.

Resposta

Link directo:

Registro de passaporte

#406222 | mila1000 | 09 ago 2018 16:35 | Em resposta a: #406203

Antonio faleceu em 26/10/1962, aos 71 anos em Santos ou SP?

Resposta

Link directo:

Registro de passaporte

#406237 | caioalonso | 09 ago 2018 19:58 | Em resposta a: #406203

Boa noite saintclair e mila1000,

Muito obrigado pela explanação. Compreendo que antigamente as pessoas alteravam seus nomes por razões que não imaginamos nos dias de hoje. Pelo que consegui de informações com minha avó, o Antonio da Costa Carneiro foi filho de mãe solteira em Portugal, e, tudo indica que ele “inventou” os nomes dos pais no registro de casamento feito no cartório em Santos.
O que me intriga é o fato do cartório de Santos ter emitido uma certidão de casamento sem conferir os nomes dos pais do Antonio da Costa Carneiro em um documento oficial de Portugal, como, por exemplo, o passaporte.

Dados da Certidão de Casamento emitida no cartório de Santos e da Requisição de Registro Nacional de Estrangeiro (Ficha Modelo 19) entregue a Delegacia Regional de Polícia de Santos:
Nome: Antonio da Costa Carneiro
Nascimento: 21/06/1891
Mãe: Anna da Silva Carneiro
Pai: Manoel da Costa Carneiro

Justamente por conta da divergência destes nomes, o processo de dupla cidadania da minha vó está emperrado. Não temos dúvida que se trata da mesma pessoa, porém o consulado português não autoriza a dupla cidadania da minha vó sem um documento brasileiro que tenha exatamente as mesmas informações da certidão de batismo emitida em Portugal.

Já tentei uma ação judicial no Brasil para atualizar o nome da mãe e remover o nome do pai da certidão de casamento do Antonio da Costa Carneiro, mas o juiz não autorizou porque todos os documentos brasileiros aparecem com o mesmo nome de mãe e pai. O juiz entende que são pessoas diferentes, apesar de que minha família saber que se trata da mesma pessoa.

Vocês conhecem alguém que já passou por uma situação parecida? Se sim, poderia compartilhar?

Saintclair existe alguma outra fonte para obter mais dados dos passaportes emitidos em Portugal em 1914?

O Antonio da Costa Carneiro fez uma viagem a Portugal em 1925 e retornou ao Brasil no mesmo ano. Há possibilidade de haver outro registro do passaporte dele em 1925? Imagino que nesta época o passaporte não expirava e ele deve ter utilizado o mesmo passaporte durante essa visita a Portugal em 1925.

Mila1000,

Sim, ele faleceu em 26/10/1972, aos 71 anos, no Hospital São Paulo, na cidade de São Paulo, apesar de ter domicílio em Santos. Tenho a certidão de óbito dele. Inclusive, o nome da mãe na certidão de óbito não é semelhante ao do registro do casamento e também difere do nome da mãe no batismo.

Muito obrigado pelo suporte!

Att,

Resposta

Link directo:

Registro de passaporte

#406248 | mila1000 | 10 ago 2018 02:26 | Em resposta a: #406203

Poderia mencionar o nome dos pais de Antonio constantes no óbito e no casamento?

Sabe dizer algo á respeito da vida profissional de Antonio?

Resposta

Link directo:

Registro de passaporte

#406267 | caioalonso | 10 ago 2018 19:52 | Em resposta a: #406203

Boa noite Mila1000,

Na certidão de batismo consta (documento português):
Nome da mãe: Anna Maria da Silva
Nome do pai: Não há referência

Na certidão de casamento consta (documento brasileiro):
Nome da mãe: D. Anna da Silva Carneiro
Nome do pai: Manoel da Costa Carneiro

Na certidão de óbito consta (documento brasileiro):
Nome da mãe: Ana da Costa Carneiro
Nome do pai: Manoel da Costa Carneiro

Antonio da Costa Carneiro era comerciante em Santos. Para fins comerciais, ele se utilizava do nome Antonio Carneiro Ferreira de Souza. O nome da loja em que ele trabalhava era Ferreira de Souza & Cia, na praça Visconde de Mauá, 27, Santos/SP.

Você tem alguma dica de como posso prosseguir para corrigir o nome da mãe e do pai de Antonio da Costa Carneiro na certidão de casamento?

Sabes me dizer se em 1914 os cartórios no Brasil registravam as certidões de casamento sem uma prova do nome dos pais? Me parece que foi neste momento que foi registrado o nome errado, e a partir deste registro, os demais documentos brasileiros replicam o nome errado.

Obrigado!

Att,

Resposta

Link directo:

Registro de passaporte

#406353 | mila1000 | 13 ago 2018 22:38 | Em resposta a: #406203

Caio,

Já procurou saber se Antonio casou na igreja/ Vá até a Curia de santos, peça uma busca do casamento nas igrejas, pois, sabe a data do civil. Geralmente acontecia no mesmo dia.

O proproetário da ferreira sousa era o portugues Domingos Peixoto Ferreira de Sousa que faleceu em 1922, sendo Antonio da Costa carneiro seu testamenteiro. Consta processos até 1929...

Esses portugueses faziam parte da Beneficencia Portuguesa, sendo Antonio eleito um de seus diretores( caso não esteja enganada).

Já tentou junto ao Consulado de Portugal a inscrição consular?


Mila

Resposta

Link directo:

Registro de passaporte

#406408 | caioalonso | 14 ago 2018 21:33 | Em resposta a: #406203

Olá Mila,

Muito obrigado pelas sugestões!

Não tenho a confirmação de que o Antonio da Costa Carneiro se casou em igreja em Santos. Vou verificar se a cúria de Santos contém algum registro de casamento em igreja.

Meu tio foi ao consulado português em Santos para iniciar o processo de dupla cidadania da minha vó (neta do Antonio da Costa Carneiro) mas nunca informaram nada a respeito da inscrição consular. Sabes me dizer se a inscrição consular era obrigatória antes do casamento? Antonio da Costa Carneiro casou em 1914.

A inscrição consular era obrigatória para a emissão do Registro Nacional de Estrangeiro?

Att,

Caio

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 11 mai 2024, 03:22

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen