Filhos de João Carlos Augusto de Oyenhausen e Gravenburg (Marquês de Aracati).

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Bibliografia | Brasil | Famílias | Genética

Filhos de João Carlos Augusto de Oyenhausen e Gravenburg (Marquês de Aracati).

#406343 | JeudaFurtado | 13 ago 2018 18:48

Saudações caros confrades!

Estou procurando referências sobre o Marquês de Aracati, João Carlos Augusto de Oyenhausen e Gravenburg, nascido em Lisboa e de origem alemã.

O motivo de minha busca é que existe a tradição oral, preservada no livro "Uma matriarca do Sertão: Fideralina Augusto Lima" de autoria de Melquiades Pinto Paiva, que transcreveu uma carta em que foi relatado por uma anciã nos anos de 1950, que meu pentavô JOÃO CARLOS AUGUSTO (1804/1805 - 1856) era filho natural de minha hexavó com o mencionado Marquês de Aracati.

Eu pesquisei e procurei cruzar informações na busca por maiores elementos que me permitissem chegar a uma conclusão a respeito desta versão. Infelizmente, é quase certo que não só o registro de casamento como também o de batizado de meu pentavô não existam mais, o que impossibilita checar essas informações com fontes primárias dos registros paroquiais.

A versão oficial que é contada por alguns genealogistas, com o destaque ao Barão de Studart, é que meu pentavô era filho de Francisco de Oliveira Banhos e de sua mulher D. Ana Rosa de Oliveira.
Porém, existe ainda a informação que ele foi afilhado de batismo do governador da Capitania do Ceará (Brasil) no ano de seu nascimento, que deve ter ocorrido no ano de 1804 ou 1805 no povoado de Lavras da Mangabeira, Ceará, Brasil. O governador era o então Marquês de Aracati e afirma ainda o Barão de Studart em sua obra "Diccionário Bio-bibliográfico Cearense" o seguinte:

"João Carlos Augusto assim se chamou do nome do seu padrinho de baptismo o Governador João Carlos Augusto d'Oeynhausen."

Fonte: http://portal.ceara.pro.br/index.php?option=com_content&view=article&id=997&catid=292&Itemid=101

Em relação a esta noticia, tenho algumas notas a fazer:

- O meu pentavô teve uma irmã chamada Cosma Francisca de Oliveira Banhos, nascida no ano de 1801. Ela, seus filhos e descendentes tinham o sobrenome "Oliveira Banhos", porém o meu pentavô João Carlos Augusto não possuía este sobrenome, inclusive os filhos de meu pentavô todos possuíam o sobrenome Augusto e passaram adiante para seus descendentes ao invés do sobrenome Oliveira Banhos, que seria atribuído ao pai de João Carlos.

- O Governador João Carlos Augusto de Oyenhausen que administrou o Ceará entre 1803 - 1807, teria sido padrinho de, pelo menos, mais dois meninos que adotaram o nome dele. Um deles seria um fazendeiro de Mato Grosso chamado João Carlos Pereira Leite, conforme observamos:

"Seu nome, atribuído por seu pai, em homenagem ao seu padrinho de batismo, o capitão-general João Carlos Augusto de Oyenhausen-Gravenburg, oitavo governador da capitania de Mato Grosso, deveu-se à estreita relação de amizade entre ambos."

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Jo%C3%A3o_Carlos_Pereira_Leite_(filho)

O outro afilhado seria o paulista Carlos Augusto de Melo Franco, filho de Justiniano de Melo Franco:

"Aos 13 de fevereiro de 1820, na morada de Justiniano recebeu os santos óleos do batismo o filho Carlos Augusto, nascido aos 22-8-1819, sendo padrinhos João Carlos Augusto d'Oeynhausen"

Fonte: Revista do Instituto histórico e geográfico de São Paulo, Volumes 77-78 https://books.google.com.br/books?id=Kx0rAQAAMAAJ

O curioso é que ambos os meninos adotaram o nome do padrinho que era o Marquês de Aracati, entretanto pelo o que eu pude apurar nenhum deles deixou de adotar o sobrenome de família, como é o caso destes dois exemplos que eu citei, João Carlos Pereira Leite e Carlos Augusto de Melo Franco.
O meu pentavô não só adotou o nome de seu "padrinho" como também passou adiante para sua descendência.


Procurando ainda por mais referências do Marquês, eu encontrei que ele teve um suposto filho natural, chamado João Octaviano de Oyenhausen:

"Carta de Frederico d' Oyenhausen para o visconde de Sá da Bandeira, solicitando protecção para seu sobrinho, João Octaviano d' Oyenhausen, filho de seu falecido irmão, o marquês d' Aracaty."

Fonte: https://arqhist.exercito.pt/details?id=84852

Tenho ainda uma nota curiosa sobre o pai do Marquês, ele a principio não possuía o "Oyenhausen" como seu sobrenome. Sendo tratado apenas nos documentos portugueses como Pedro Maria José Carlos Augusto, conforme podemos ver na Torre do Tombo seu registro de habilitação para Ordem de Cristo:

DILIGÊNCIA DE HABILITAÇÃO PARA A ORDEM DE CRISTO DE PEDRO MARIA JOSÉ CARLOS AUGUSTO

ÂMBITO E CONTEÚDO
Conde de Oyenhausen. Dispensado de provanças.

Fonte: https://digitarq.arquivos.pt/details?id=7651024

O Marechal Pedro Maria José Carlos Augusto teve, além do Marquês de Aracati, um outro filho que faleceu na infância e se chamava Mário Carlos Augusto:

"...nascerão mais dois filhos do casal: Mário Carlos Augusto, nascido em 1785 e falecido na infância (aos quatro anos)..."

Fonte: Palavra cantada: ensaios sobre poesia, música e voz
https://books.google.com.br/books?id=CJpe7Ba2bAMC

O curioso nesta informação, é que parece que o Marechal Pedro Maria José transmitiu o nome "Carlos Augusto" para seus filhos do sexo masculino. O meu pentavô João Carlos Augusto surpreendentemente também transmitiu o nome "Carlos Augusto" a seus filhos varões que se chamavam Ernesto Carlos Augusto e Antonio Carlos Augusto.

Gostaria muito de saber a opinião dos confrades: alguém teria algum palpite ou conhece alguma forma de elucidar essa dúvida sobre a filiação de meu pentavô?

Alguém teria referências sobre o suposto meio-irmão de meu pentavô, que era o militar João Octaviano de Oyenhausen e que serviu em Lisboa e Moçambique?

Agradeço desde já qualquer orientação.

Jeuda.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 27 abr 2024, 01:49

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen