Mira, distrito de Coimbra

Este tópico está classificado nas salas: Regiões

Mira, distrito de Coimbra

#406519 | olivais | 17 ago 2018 20:11

Hoje há uma novidade importante para quem tem antepassados em Mira, distrito de Coimbra: foram finalmente publicados no Tombo.pt os livros de Baptismos de 1860 a 1911, livros fundamentais para passar dos antepassados "de que a família se lembra".

Alguém por aqui com antepassados em Mira?

Criei este tópico para partilharmos descobertas. São escassas as informações sobre famílias de Mira aqui no Fórum.

A Gândara é uma região muito particular, um "povo" diferente, com tradições, palavras e sobrenomes que não se encontram em mais lado nenhum de Portugal... um mistério... talvez um dia a Genética o explique... e sem nobreza... talvez por isso com poucos aficionados da Genealogia...

Resposta

Link directo:

MIRA, distrito de Coimbra

#406522 | saintclair | 17 ago 2018 22:07 | Em resposta a: #406519

-
Sugiro que desenvolva o tema..." A Gândara é uma região muito particular, um "povo" diferente, com tradições, palavras e sobrenomes que não se encontram em mais lado nenhum de Portugal... um mistério... talvez um dia a Genética o explique... e sem nobreza... talvez por isso com poucos aficionados da Genealogia..."
-
https://geneall.net/pt/forum/167759/caramelos-movimento-migratorio-da-regiao-de-coimbra-para-palmela-de-finais-do-sec-xviii-ate-ini/#a352798
Boa sorte
Sc.

Resposta

Link directo:

MIRA, distrito de Coimbra

#406524 | olivais | 17 ago 2018 22:32 | Em resposta a: #406519

Não sou historiador, antropólogo ou sociólogo, pelo que não me sinto habilitado a isso.

Mas os meus antepassados são de lá e sem dúvida que muitos hábitos, maneiras, etc, são diferentes do resto de Portugal.

A começar pelos sobrenomes, comecei agora a dar uma vista de olhos no livro de 1889, ou seja, uma data recente, e em cento e poucos registos de baptismo, vistos na diagonal encontrei um sem número de nomes estranhos, que não há em mais lado nenhum do País, e que parecem ser "alcunhas" que se fixaram, algumas de origem bem bizarra

Exemplos que encontrei:
Alcatrão
Reigota
Gomes Sapateiro
Arrais
Alcaide
Laranjeiro
Gomes Alfarelos
Cravo Roxo
Balseiro
Ribeirinho
Nabito
Costa Patrão
Tarentos
Costa Castelhano
Gomes Tarelho
Seiça
Santos Prior
Calvão
Domingues Soldado
Simões Malaco
Santos Mingatos
Miranda Petronilho
Ribeiro Canha
Moreira Grego
Ribeiro Calisto
Francisco Leigo
Cruz Gallo
Moreira Laberisco
Baptista Lancha
Reigota
Botas
Marques da Páscoa Vai
Santos da Frada
Miranda Pechina
Ribeiro Chula
Ribeiro Calé
Garrucho
Toito
Palhavã
Cebola
Pereira Grosso
Marques Patarra
Ribeiro Tomásio
Valeiro
Marques Canudo
Santos Guindaste
Santos Pitto
Silva Quinta
Ribeiro Maçarico
Miranda Simãozinho
Miranda Rei
Fiche
Domingues Cainé
Gomes Tarelho
Costa Jacob
Marques Campante
Ribeiro Calisto
Cunha Cebola
Costa Ruivo
Lontro
Nepomuceno de Lima
Gomes Regateiro
Fernandes Frajuca
Cuco
Oliveira Parada

Quase não há um registo que não tenha um nome "estranho". Muitos deles ainda se encontram hoje em dia.

Resposta

Link directo:

MIRA, distrito de Coimbra

#406526 | olivais | 17 ago 2018 23:15 | Em resposta a: #406519

Ainda no mesmo livro encontrei:

Santos Anjo
Cruz Natário
Silva Rossa
Marques Braguês
Costa Rolla
Gomes Maltez
Domingues Estrela
Gonçalves Barbeiro
Santos Jouzão
Silva Abade
Gonçalves Arado
Marques Canhão
Pedreiro
Cruz Faquinha
Santos Alcaide
Baptista Lavrador
Ribeiro Fuzeiro
Domingues Arneiro
Baptista Maranhão
Santos Vinagreiro
Gonçalves Trinco
Miranda Paciência
Santos Miguéis
Gonçalves Verdadeiro
Baptista Cabreiro
Costa Maguito
Silva Cego
Gordo
Azeiteiro

Resposta

Link directo:

MIRA, distrito de Coimbra

#406527 | saintclair | 17 ago 2018 23:23 | Em resposta a: #406526

Já analisou o topónimo " Gândara".
Naquele tempo as pessoas eram conhecidas
pela "Alcunha" .... ou pela profissão que tinham;
Sapateiro.. Barbeiro...Cavador, Azeiteiro etc.....
Vá dando notícias
Sc.

Resposta

Link directo:

MIRA, distrito de Coimbra

#406529 | olivais | 17 ago 2018 23:27 | Em resposta a: #406519

Em relação à ausência de Nobreza na Gândara, nunca encontrei na História da Região, nem Senhores, nem Honras, etc, nem há "memória" nas pessoas, nem há casas nobres que atestem a sua presença.

O único título que se associa à Gândara é o de Visconde da Corujeira, um título criado em 1890...

E a Gândara é uma região ainda com alguma dimensão, é uma faixa litoral que vai de Quiaios, Tocha, Mira até Vagos, e no interior até Febres, Cadima, até perto de Cantanhede. Talvez uns 30km x 15km.

Por comparação, se formos à "Beira", ao Minho, o Norte, não há freguesia nenhuma que não tenha um ou mais casas nobres...

A Nobreza mais próxima estava em Cantanhede, Montemor/Tentúgal, Aveiro ou Anadia, tudo já fora da Gândara. Só Anadia, Condeixa ou Lousã, "aqui ao lado", têm cada uma delas 10 ou mais casas nobres, alguns palácios.

Outra "prova" da ausência de Nobreza ou mesmo Burguesia, o livro que acabei de ver tem 244 baptismos. Nele apenas encontrei um registo com "Donas" e nenhum "Dom". Esse registo era o baptismo do filho do Escrivão da Fazenda e da sua mulher "Dona qq coisa", ambos naturais de São João da Pedreira, Lisboa...

Resposta

Link directo:

MIRA, distrito de Coimbra

#406534 | saintclair | 18 ago 2018 00:44 | Em resposta a: #406529

-
Muita coisa há para escrever sobre a zona Litoral de Peniche até Aveiro...
Como já é do seu conhecimento, muita gente da Zona emigrou para o
Concelho de Palmela.....[Pinhal Novo etc...] isto no tempo em que o comboio
mal chegava ao Algarve.
Realmente a vida destas pessoas não era fácil.
Consta que houve gente vinda de África para trabalhar em zonas húmidas,
[Zona do Sado, Mira, Tocha etc.]
-
Deduzo que viva perto da Igreja Stº Ant. Olivais.... Há uns anos atrás houve
grandes obras em redor da Igreja, consta que encontraram a Cela onde Stº
António vivia quando passou por Coimbra...
Pergunto; sabe alguma coisa sobre este caso?
Cumprimentos
Sc.

Resposta

Link directo:

MIRA, distrito de Coimbra

#406536 | olivais | 18 ago 2018 01:08 | Em resposta a: #406519

Caro SaintClair, obrigado pelas suas achegas.

Sim, cresci nos Olivais. Não ouvi nada sobre a cela de Santo António, mas conheço quem saiba o que houver a saber. Vou indagar e logo lhe direi.

Li com interesse a história dos Caramelos. É curioso porque já encontrei gente de Setúbal com os sobrenomes "de Mira". Tudo tem uma explicação :)

A minha avó conta que havia gente que ia trabalhar durante temporadas para o "Alentejo", talvez se referisse a Palmela. Muitos outros foram para o Brasil...

Também conta que os pinhais da Tocha, Mira, etc, foram plantados na geração anterior à dela, lá para 1900-1920. Ou seja, a "duna" de ~5km de largura só há pouco foi sedimentada.

Mas na linha "vertical" Ílhavo-Vagos-Mira-Tocha-Quiaios, correspondente à estrada N109, o povoamento é muito antigo.

Outras histórias curiosas que conta são sobre as das populações dos "Palheiros", ou seja, Praia de Mira, etc. Segundo ela, viviam da pesca e não tinham agricultura, eram considerados uma gente diferente dos da Vila, certas famílias que eram só de lá, os costumes também diferentes. Tudo se trocava em feiras, os miúdos da praia apanhavam nas boinas o peixe pequeno que caía das redes e trocavam-no por batatas e outros produtos que os da Vila iam lá vender..

Estou a divagar, afinal isto é um fórum de Genealogia. Disso ainda tenho pouco...

Resposta

Link directo:

MIRA, distrito de Coimbra

#406547 | apa50 | 18 ago 2018 14:51 | Em resposta a: #406519

Prezado "olivais"
Fiquei muito feliz com esta notícia e quero agradecer-lhe.
Estou enroscada há anos neste meu ramo familiar e o pouco de informações que eu tenho foram resultados de súplicas à Conservatória de Mira que, a bem da verdade, não me deixou sem atendimento mas com muito custo financeiro.
Reconheço muitos destes apelidos que, ou são meus ascendentes ou conhecidos tradicionalmente no município em que vivi aqui no Brasil.
Espero que possamos trocar informações.
Agradecimentos imensos!!!
Sonia

Resposta

Link directo:

Mira, distrito de Coimbra

#416010 | maria2019 | 02 jul 2019 03:28 | Em resposta a: #406524

Descendo da Família Costa Patrão de Mira.
Algum membro da família aqui neste Fórum?
Ou Alguem que conhece s família?

Resposta

Link directo:

Mira, distrito de Coimbra

#416355 | Lourval | 17 jul 2019 21:19 | Em resposta a: #406536

Caro Olivais.

Percebi que você pesquisa Mira. Tenho várias pontas soltas em Mira, antepassados de um tio meu, meio-irmão de minha mãe. Se você souber algo de algum deles, por favor me diga. São eles:

Manuel Jorge Fajardo e Isabel das Neves (tenho filhos anotados entre 1711 e 1725);
Tomé da Silva e Madalena de Sá (com filho António nascido cerca de 1725);
Gaspar Francisco e Maria Antónia Cavaleiro (com filho André Gaspar nascido em 06.12.1676).

Obrigado pela sua pronta resposta quanto à Freguesia de Alvarenga.
Lourval

Resposta

Link directo:

Mira, distrito de Coimbra

#416427 | olivais | 20 jul 2019 12:44 | Em resposta a: #416355

Caro Lourval,

as minhas pesquisas em Mira são incipientes e não tenho nada sobre esses nomes.

Um abraço

Resposta

Link directo:

Mira, distrito de Coimbra

#418129 | Marcelo2019 | 19 set 2019 19:26 | Em resposta a: #406519

Olá, estou a fazer pesquisas de meus antepassados Portugueses, meu trisavô se chamava José Domingues Arneiro, irmão de João Domingues Arneiro, ambos de vila de mira , gostava de buscar registos dele. Se alguém tiver alguma informação ficaria grato.

Resposta

Link directo:

Mira, distrito de Coimbra

#418149 | Jorge Resende | 20 set 2019 18:54 | Em resposta a: #406519

Marcelo, em que data acha que nasceu seu bisavô???? E nomes dos pais dele????

Resposta

Link directo:

Mira, distrito de Coimbra

#418152 | Jorge Resende | 20 set 2019 21:42 | Em resposta a: #406519

https://books.google.pt/books?id=UV51fXTfBcEC&pg=PA37&lpg=PA37&dq=%22jOSE+DOMINGUES+ARNEIRO%22&source=bl&ots=Cxw3CHYBuK&sig=ACfU3U08bwcGDN2TtYDafwuxpSvadpjJLg&hl=pt-PT&sa=X&ved=2ahUKEwjT5-nqoODkAhUwDWMBHTsPCvkQ6AEwBHoECAkQAQ#v=onepage&q=%22jOSE%20DOMINGUES%20ARNEIRO%22&f=false


mARCELO, NO LIVRO QUE UMA SENHORA BRASILEIRA COM APELIDO ARNEIRO ESCREVEU ELA FALA DO BISAVÔ DELA, COM O NOME QUE INDICA JOSE DOMINGUES ARNEIRO. vOCÊS SERÃO PARENTES???????

Resposta

Link directo:

Mira, distrito de Coimbra

#418153 | Jorge Resende | 20 set 2019 21:46 | Em resposta a: #406519

http://www.jornalolince.com.br/2010/arquivos/genealogia-familias-lino-dos-santos-arneiro-em-aparecida-www.jornalolince.com.br-edicao035.pdf


marcelo NA PÁGINA 3 LEIA VALENTINA MARIA JESUS

Resposta

Link directo:

Mira, distrito de Coimbra

#418154 | Marcelo2019 | 20 set 2019 22:04 | Em resposta a: #418149

Olá Jorge boa noite, meu bisavô o Juvêncio Arneiro, que era filho de José Domingues Arneiro, nasceu em 1881. Só não sei se ele nasceu cá em Portugal e foi quando criança para o Brasil, ou se nasceu já no Brasil. As vezes há alguma certidão de batismo ou algo do tipo. Muito obrigado pelas informações.

Resposta

Link directo:

Mira, distrito de Coimbra

#418155 | Marcelo2019 | 20 set 2019 22:10 | Em resposta a: #418153

Sim, fala exatamente de José Domingues Arneiro e Anna Damasio Arneiro. Estou a tentar encontrar meu bisavô filho deles neste texto. Juvêncio Arneiro. Eles tiveram vários filhos. João Domingues Arneiro, Leopoldina Domingues Arneiro, Benedicta Arneiro Averaldo. Até onde tenho conhecimento.

Resposta

Link directo:

Mira, distrito de Coimbra

#418156 | Marcelo2019 | 20 set 2019 22:37 | Em resposta a: #418153

Este estudo diz o ano de morte do irmão do meu bisavô, " Juvêncio Arneiro era irmão de João Domingues Arneiro, que faleceu numa explosão em uma pedreira, como diz no texto. Já são informações valiosíssimas muito grato.

Resposta

Link directo:

Mira, distrito de Coimbra

#418157 | Jorge Resende | 20 set 2019 23:08 | Em resposta a: #406519

http://memoria.bn.br/DocReader/Hotpage/HotpageBN.aspx?bib=313394&pagfis=62379&url=http://memoria.bn.br/docreader#


Neste jornal ou Almack de S. Paulo, folha 5170 ou 5179... diz que seu bisavô era dono de uma charutaria, talvez casa de tabacos… Seria ele? Juvencio Arneiro

Resposta

Link directo:

Mira, distrito de Coimbra

#418159 | Jorge Resende | 20 set 2019 23:29 | Em resposta a: #406519

https://pt.wikipedia.org/wiki/Teixeira_Machado


Este escultor de S. Paulo teve um atelier onde passou Juvêncio Arneiro Filho, é seu parente???

Resposta

Link directo:

Mira, distrito de Coimbra

#418160 | Jorge Resende | 20 set 2019 23:34 | Em resposta a: #406519

http://memoria.bn.br/DocReader/DocReader.aspx?bib=090972_06&pesq=juvencio%20%20Arneiro&pasta=ano%20191

Leia este anuncio de casamento em Guaratinguetá Benedita a noiva, filha de José Dom. Arneiro e Juvencio foi padrinho

Resposta

Link directo:

Mira, distrito de Coimbra

#418164 | Marcelo2019 | 21 set 2019 08:48 | Em resposta a: #418157

Sim era ele mesmo, pena eu não ter nenhuma imagem ou fotografia dele, não sei como era meu bisavô, muito menos meu trisavô que era Português.

O

Resposta

Link directo:

Mira, distrito de Coimbra

#418165 | Marcelo2019 | 21 set 2019 08:49 | Em resposta a: #418159

Sim é o meu avô..

Resposta

Link directo:

Mira, distrito de Coimbra

#418169 | milaseabra | 21 set 2019 18:10 | Em resposta a: #406519

Só hoje vi este tópico que me interessa muito porque toda a minha família paterna é de Mira e sem os livros de óbitos e pouquissimos, apenas 3 , de casamentos é muito difícil avançar na pesquisa. O meu pai Cosme da Costa Barreto é filho de João Maria da Costa Barreto e neto de José da Costa Barreto. A minha avó Maria dos Anjos Mendes é filha de Manuel de Paiva e Maria Mendes que sei que nasceram em 1856 e 1863 respectivamente, mas não sei as datas dos óbitos Alguém por aí pesquisa estas famílias?
Grata por todos os contributos que possam dar
Milaseabra

Resposta

Link directo:

Mira, distrito de Coimbra

#418223 | Jorge Resende | 23 set 2019 17:44 | Em resposta a: #406519

Marcelo, esta senhora chama-se Mafalda Arneiro, é filha de um Alberto Arneiro, ele antigo ourives de Mira, ela com curso de trabalho em ourivesaria/joalharia, também de Mira. Podem ser seus familiares, envie-lhes mensagem, pode gerar encontro!!!

https://www.google.com/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=1&cad=rja&uact=8&ved=2ahUKEwjLw-uVsefkAhWGlxQKHdNHC0IQFjAAegQICBAC&url=https%3A%2F%2Fwww.facebook.com%2Fmafalda.arneiro%2F&usg=AOvVaw0Q0LfshY7eg8KIUqxPJ3n6

Resposta

Link directo:

Mira, distrito de Coimbra

#425337 | david_1983 | 02 jul 2020 21:26 | Em resposta a: #418129

Olá você sabe o ano eu ter visto Nos registos de batizados João Domingues arneiro entre 1890~1894

Resposta

Link directo:

Mira, distrito de Coimbra

#425338 | david_1983 | 02 jul 2020 21:36 | Em resposta a: #406519

Olá, anda à procura de Luís Domingues Rolo casado com Emília Lourenço e Também Manuel Mendez Vaz casado com Albertina Domingues Fixe, se alguém tiver alguma informação que me possa ajudar agradecia muito, obrigado

Resposta

Link directo:

Mira, distrito de Coimbra

#425347 | milaseabra | 03 jul 2020 22:40 | Em resposta a: #425338

Manuel Mendes Vaz é tio avô da minha bisavó, mas a menos que tenha casado duas vezes a mulher é
Maria Simões Morgado
https://pesquisa.auc.uc.pt/viewer?id=39896&FileID=277499 imag147- 148
30 de mar de 1818

Resposta

Link directo:

Mira, distrito de Coimbra

#425348 | milaseabra | 03 jul 2020 22:43 | Em resposta a: #425347

Manuel Mendes Vaz é filho de Tomé Mendes Vaz e Maria Simões

Resposta

Link directo:

Mira, distrito de Coimbra

#425352 | david_1983 | 03 jul 2020 23:17 | Em resposta a: #425348

Obrigado, mas num credito que seja a mesma pessoa a Emilia nasceu Em 1890

https://pesquisa.auc.uc.pt/viewer?id=355827&FileID=1119001

Resposta

Link directo:

Mira, distrito de Coimbra

#425360 | Marcelo2019 | 04 jul 2020 07:47 | Em resposta a: #425338

Também estou a procura dos antepassados do meu pai, " familia "Domingues Arneiro" de Mira, Coimbra. Não consegui avançar ainda para além do meu trisavô, Sr. José Domingues Arneiro, casado com Ana Damásio Arneiro, foi para o Brasil com seu irmão João Domingues Arneiro e lá formaram uma vasta família, no interior de São Paulo, a família Arneiro.

Resposta

Link directo:

Mira, distrito de Coimbra

#437318 | barbarax131 | 31 out 2021 00:11 | Em resposta a: #406519

Olá pessoal,grande parte dos ancestrais da minha mãe vieram de Mira,pro Brasil.
Tenho na nossa árvore alguns dos sobrenomes:
Domingues Forte,
Da costa Miranda,
Da costa castelhano,
Dos santos Reigota,
Os meus tataravós vieram pro Brasil por volta de 1906.
Adoraria encontrar parentes,tanto no Brasil,quanto em Portugal.
Se alguém souber de algo :)

Resposta

Link directo:

Mira, distrito de Coimbra

#437323 | milaseabra | 31 out 2021 09:42 | Em resposta a: #406519

Também sou gandareza de Mira pelo lado paterno. O meu pai, avô, bisavô ...são da Costa Barreto da Rua da Corredoura. Algum parente por aqui?
Mila Seabra

Resposta

Link directo:

Mira, distrito de Coimbra

#437324 | milaseabra | 31 out 2021 09:45 | Em resposta a: #437318

Olá Barbara

A minha Família paterna é de Mira e o da Costa está no nosso nome, mas sempre associado a Barreto.
Castelhano, Miranda, Reigota existem muitos
Boas pesquisas!

Mila Seabra

Resposta

Link directo:

Mira, distrito de Coimbra

#437353 | barbarax131 | 01 nov 2021 17:57 | Em resposta a: #437324

Olá Mila,

Estou pesquisando os batismos de 1842 e achei um Antônio,filho de Jacinto da Costa Barreto e Rita Mendes.
Avós paternos Manoel da Costa Barreto e Maria de Miranda,será q são seus?
Eu reparei que os únicos Forte que encontrei são os meus,será que era um sobrenome muito diferente na época?
Vou continuar procurando.
Obrigada

Resposta

Link directo:

Mira, distrito de Coimbra

#439089 | DeuMiranda | 05 fev 2022 23:53 | Em resposta a: #437318

Boa noite a todos.
Desde já agradecer todas as informações que foram dando! Aqui vai o que sei do lado da minha família:
José Miranda Gago - Jacintha Miranda Gago
Ambos nasceram em Mira (não sei precisar ano de nascença, mas será por volta de 1780-1810), assim como muitos, foram trabalhar para Setúbal (Azeitão - Quinta do Anjo - Cabanas) e por lá ficaram e fizeram vida. Deixaram um grande legado, sendo que ainda hoje há muitos Mirandas por esses lados. Acabou-se por perder o nome Gago, últimos a utilizar foram os meus trisavôs, que aos filhos apenas colocaram Miranda e de Miranda. A família em Palmela nos últimos 100 anos ficou conhecida pelos Malaquias, dois irmãos que tinham esse nome que tiveram muitos filhos e ficaram assim conhecidos.

Resposta

Link directo:

Mira, distrito de Coimbra

#439636 | Frank Miranda | 28 fev 2022 06:55 | Em resposta a: #439089

Olá Bárbara, D. Mila Seabra,
Confrades, é um prazer sauda-los!

Meus avós eram de Mira|PT e pelo que estou tentando decifrar, temos algo como:

Meu avô: João Baptista Netto (chegou ao Brasil entre 1910-1918), filho de Manuel de Miranda Netto e Maria da Bica (que em alguns documentos me parece Maria da Costa)

Seus avós paternos: João de Miranda Netto e Júlia de Miranda

Seus avós maternos:
José de Oliveira Filho e Rosa da Costa

Aparentemente seus padrinhos de batismo foram:

Antônio Domingues Forte e Anna de Miranda

E meu avô se casou em São Paulo|BR com Maria dos Anjos, idos de 1920.

Tiveram 08x filhos, dentre eles, João Baptista Marques Miranda, meu pai.

Como informação adicional à confrade Mila, os familiares eram também oriundos da Rua da Corredoura.

Uma grande satisfação seguir interagindo.

Sou Frank Miranda, vivo no Brasil, SP.

Resposta

Link directo:

Mira, distrito de Coimbra

#439637 | milaseabra | 28 fev 2022 09:17 | Em resposta a: #437353

Caríssima Barbara

Obrigada por mais um elemento para a minha árvore genealógica. Esse António da Costa Barreto é meu tio bisavô.
Forte abraço
Mila Seabra

Resposta

Link directo:

Mira, distrito de Coimbra

#439638 | milaseabra | 28 fev 2022 09:25 | Em resposta a: #439636

Caro confrade Frank Miranda

Obrigada pela sua resposta. Tenho muitos Mirandas na Família e, se aprofundarmos mais a pesquisa ,vamos descobrir que somos parentes. Mira é uma terra pequena em que todos são aparentados. Continue a pesquisar que eu vou fazer o mesmo.
Cumprimentos

Mila Seabra

Resposta

Link directo:

Mira, distrito de Coimbra

#439642 | Frank Miranda | 28 fev 2022 10:30 | Em resposta a: #439638

Cara confrade Mila,

Rigorosamente sou um iniciante neste tema, genealogia. E bem verdade que esse “approach” inicial é um tanto quanto empolgante, sobretudo pela eventual possibilidade de nos colocar diante “dos nossos”, quem sabe estreitar relações e por fim, conhecer de fato nossas origens!

Saudações do Brasil,
Frank Miranda

Resposta

Link directo:

Mira, distrito de Coimbra

#439668 | barbarax131 | 01 mar 2022 22:05 | Em resposta a: #439637

Oi Mila,fiquei feliz em ajudar :)
As pastas de Mira são legais de pesquisar pq os sobrenomes sempre se repetem.
vou ficar de olho nos proximos.

Resposta

Link directo:

Mira, distrito de Coimbra

#439669 | barbarax131 | 01 mar 2022 22:12 | Em resposta a: #439636

olá Frank tudo bem?
as pessoas dizem que as vezes os padrinhos são da família né,será que é o caso?pq eu também tenho uma Miranda (que seria Rosa de Miranda filha de Thereza de Miranda e esposa do Manoel Domingues Forte)esses meus parentes que vieram pro Brasil ficaram na região de Bebedouro e Viradouro interior de SP.
ate mais

Resposta

Link directo:

Mira, distrito de Coimbra

#439670 | barbarax131 | 01 mar 2022 22:21 | Em resposta a: #406524

Ola Olivais tudo bem?
Você sabe me dizer se entre os costumes do pessoal de Mira,esta o de fazer benzimentos?
Eu tenho essa curiosidade,pq minha bisa era benzedeira aqui no Brasil.
obrigada pela atenção

Resposta

Link directo:

Mira, distrito de Coimbra

#439675 | Frank Miranda | 01 mar 2022 23:54 | Em resposta a: #439669

Olá Bárbara, tudo bem, e você!?

Nossa, será mesmo, que bacana!

Olha, vou consultar alguns primos quanto a essas pessoas que indicou, os Mirandas, que como vi por aqui, brotavam da região de Mira.

Agora, certamente o Sr. Antônio Domingues Forte (quem batizou meu avô) e o Sr. Manoel Domingues Forte tem esse profundo vínculo! Sem contar a possibilidade consanguínea da Sra Thereza de Miranda!

Estou tentando buscar o paradeiro/filiação dos meus bisavós e escalar obviamente…

Havendo alguma novidade, pode ter certeza que volto com você!

Um abraço,
Frank Miranda

Resposta

Link directo:

Mira, distrito de Coimbra

#440791 | Maria2022 | 01 mai 2022 16:18 | Em resposta a: #406519

Ola!!!! Busco entender a Familia COSTA PATRAO e com ela outros tantos apelidos citados na bela pesquisa do Olivais como Ribeiro, Miranda, Reigota, Cruz, Cruz Tavora e Cucio nao citado.
So encontro COSTA PATRAO a partir de 1853....
Sei de 2 historias sobre a origen do apelido PATRAO.
Alguem podes me ajudar?

Resposta

Link directo:

Mira, distrito de Coimbra

#448481 | Lilian de Campos | 26 jun 2023 00:09 | Em resposta a: #406519

Meu bizavô, pai da minha avó materna, veio de Mira, deixou as salinas aos cuidados da mãe , irmã e cunhado. Era João Tarelho Gomes.
liliancam56@yahoo.com
Já fiz teste de DNA. Myheretige
Lilian city Limeira Stade SP from Brazil

Resposta

Link directo:

Mira, distrito de Coimbra

#448482 | Lilian de Campos | 26 jun 2023 00:12 | Em resposta a: #406522

O pai da minha avó materna, meu bizavô era João Tarelho Gomes,nascido em Mira
Deixou a mãe, irmã e cunhados. Tinha Salinas. Veio ao Brasil jovem, faleceu em city Araras stade SP from Brazil.
Meu nome é Lilian
email liliancam56@yahoo.com
city Limeira Stade SP from Brazil.
55 19 983579024
Fiz teste DNA myheretige

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 24 abr 2024, 00:05

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen