Ajuda com Certidão Portuguesa

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Famílias | Pessoas | Regiões

Ajuda com Certidão Portuguesa

#406872 | suellempimentel | 28 ago 2018 11:55

Prezados,
Estou tentando ajudar uma tia minha a encontrar a certidão de nascimento de seu avô, que é português. Não possuímos muitas informações, mas irei relatar tudo que temos.

O nome do português é Braz Martins, filho de Antonio Martins de Oliveira e Julia Alves.
A família não sabe quando o mesmo foi para o Brasil, mas ele migrou diretamente para o Pará.
Quanto ao local de nascimento, todos da família relatam que o mesmo era de Alcobaça, Leiria.
Ele faleceu em 1962 com aproximadamente 70 anos.

Ao fazer busca pelo nome dele no Arquivo Distrital de Leiria apareceu um passaporte que foi pedido em 1907, porém, neste documento só tem o nome dele. As informações como naturalidade, filiação e idade, não foram citadas. Entrei em contato com o Arquivo e perguntei se havia o processo de pedido de passaporte e me informaram que eles só possuem isso mesmo, o livro de passaporte onde só consta o nome do Sr. Braz.
Já olhei os registos de nascimento em todo o concelho de Alcobaça, de 1884 a 1898 e não encontrei nenhum Braz com a filiação acima citada. Porém, encontrei um Antonio Martins, nascido em 1856, em São Martinho do Porto, filho de Antonio Martins de Oliveira. Fiquei com esperança dele ser o pai do Braz, mas olhei os registos até 1905 e nada encontrei.
Já fiz pedido de prontuário de estrangeiro e registo de estrangeiro junto ao Arquivo Nacional e me informaram que não foi encontrado nada sobre ele.
Fiz o pedido de pesquisa junto ao Gremio Literario Português, em Belém do Pará, onde a sra. Nazaré me informou que não há nada sobre ele também.
Entrei em contato com o cartório de onde ele morou no Pará, São Caetano de Odivelas, e só encontraram a certidão de nascimento de uma das filhas. Nessa certidão não tinha informação de idade nem naturalidade, só confirmaram o nome dos pais do Braz.

Como podem ver, parece que entrei em um beco sem saída.
Gostava de saber de vocês, que possuem mais experiência nessa área, se podem me sugerir alguma alternativa ou algum novo caminho a seguir.

Agradeço imenso vossa atenção.

Com os melhores cumprimentos,
Suellem Pimentel

Resposta

Link directo:

Ajuda com Certidão Portuguesa

#406888 | Jorge Resende | 28 ago 2018 17:31 | Em resposta a: #406872

Se diz que ele morreu com 70 anos em 1962, não perca muito tempo com pessoas que nasceram em 1856, pois ele deve ter nascido cerca de 1892!!! Não pode tentar encontrar processo do casamento onde deve estar assento de batismo? Ou certidão de óbito, sabe em que cemitério foi enterrado? Na secretaria do cemitério pode tentar encontrar documento desse momento...,

Resposta

Link directo:

Ajuda com Certidão Portuguesa

#406889 | suellempimentel | 28 ago 2018 17:45 | Em resposta a: #406888

Olá, Jorge, como vai?
Eu só subi um pouco mais a pesquisa pois verifiquei um inventário orfanológico em nome de Antonio Martins de Oliveira, mesmo nome do pai do Braz. Ao verificar esse inventário, vi que ele seria muito velho para ser pai do Braz, entretanto, havia o nome de um filho Antonio, que pode ter adotado o mesmo nome do pai e ser o pai do Braz por conta da idade.
Já verifiquei com o cartório da região e não há registro de casamento/óbito lá. A família disse que ele foi enterrado em um cemitério 'público', onde você chega, cria a cova e enterra, sem precisar passar por trâmites, então acham que ninguém declarou o óbito dele.
Ao que me parece, é bem difícil conseguir alguns documentos oriundos do Pará, por isso minha maior esperança é ainda conseguir algum caminho por Portugal, mas não sei se o Governo Civil de Leiria possui alguma coisa pois não consigo contato.
E também não sei se há lista de passageiros saindo do porto de Lisboa no ano de 1907.

Desde já agradeço vossa ajuda.
Com os melhores cumprimentos,
Suellem Pimentel

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 21 set 2024, 15:54

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen