Família Castro e Correia de Sousa, de Água Revés e São Pedro Velho

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Famílias | Património | Pessoas | Regiões

Família Castro e Correia de Sousa, de Água Revés e São Pedro Velho

#406904 | bernardolancastre2 | 29 ago 2018 12:01

Bom dia,

Procuro informações sobre Manuel Correia de Sousa, que penso ser natural de São Pedro Velho, e casado com Serafina Delgado, de Água Revés, filha Francisco Teixeira Delgado, de Água Revés e Luísa de Castro, de Murça.
Manuel Correia de Sousa faleceu em 1701, em São Pedro Velho, enquanto que a sua esposa faleceu em 1687, na mesma freguesia.
Segundo a base de dados, Manuel foi capitão, porém não sei mais nada sobre ele, e sobre os pais, e nomes dos filhos.
Desconfio que Branca de Sousa (Corrêa), natural de São Pedro Velho e casada com João de Goes Soares, de Santa Cruz, Sanfins, seja filha deste casal, porém sem certezas. Branca e João já eram casados em 1677, e com filhos entre 1680-1691, em São Pedro Velho.

https://geneall.net/pt/nome/2544556/manuel-correia-de-sousa/

Alguém pode ajudar-me.


Obrigado e cumprimentos,
Bernardo Lancastre

Resposta

Link directo:

Família Castro e Correia de Sousa, de Água Revés e São Pedro Velho

#406967 | nmadureira | 30 ago 2018 15:39 | Em resposta a: #406904

Caro Bernardo,
Já procurou pesquisar nas "Memórias Arqueológico-Históricas do Distrito de Bragança", do Abade de Baçal"?
NBM

Resposta

Link directo:

Família Castro e Correia de Sousa, de Água Revés e São Pedro Velho

#406983 | bernardolancastre2 | 30 ago 2018 20:04 | Em resposta a: #406967

Caro NBM,

Obrigado pela sua mensagem.
Infelizmente, na obra do Abade de Baçal, não encontrei nada de relevante, e que me ajude a avançar na minha pesquisa.

Assim sendo, peço novamente, a alguém que tenha estudado estas famílias, de Água Revés, Murça e São Pedro Velho, e tenha informações sobre o meu antepassado - Manuel Correia de Sousa, para que me ajude.


Obrigado e cumprimentos,
Bernardo Lancastre

Resposta

Link directo:

Família Castro e Correia de Sousa, de Água Revés e São Pedro Velho

#406992 | Samuel C O Castro | 30 ago 2018 23:28 | Em resposta a: #406904

Prezado Bernardo Lancastre,

Em minha base dos Castros, tenho exclusivamente os dados abaixo sobre o casal que citas.

Se por acaso descobrires a descendência do casal, peço sua gentileza de me informar.

Boa sorte nas pesquisas. Abraço.

Samuel de Castro

x

Serafina Delgado (Serafina de Castro) - Esp: Manuel Correia de Sousa - Capitão
Res. S. Pedro Velho - Ela Requereu em 1675, sua Justificação de Nobreza.

Resposta

Link directo:

Família Castro e Correia de Sousa, de Água Revés e São Pedro Velho

#422835 | fernandocapengo6 | 01 abr 2020 10:11 | Em resposta a: #406992

Caro Samuel de Castro,

Também tenho alguns Castros em Aguieiras, que fica ao lado dessa freguesia, mas não consegui "enontroncar" em outros castro da vizinhança! Se quiser,

Mas, acerca deste caso - Manuel Correia de Sousa e Serafina Delgado, pergunto-lhe, como e onde descobriu que Serafina Delgado, requereu a justificação de nobreza? Poderá consultar-se?
O que significa, efectivamente isso? Teria direito a um brasão de família?

Aguardo uma resposta.
Cumprimentos,
Débora Cardoso

Resposta

Link directo:

Família Castro e Correia de Sousa, de Água Revés e São Pedro Velho

#422836 | natercia7 | 01 abr 2020 12:48 | Em resposta a: #406992

Caro Amigo Samuel,

Penso que nada tenho que ver com este topico, mas como tenho uma avo Serafina DELGADO, nome de solteira e casada duas vezes com CASTROS, dos quais um era chamado "o Pela"...compreendes que me ponha a pergnta. A origem dessses DELGADO era em Caminha. Um abraço da muito amiga , Natercia

Resposta

Link directo:

Família Castro e Correia de Sousa, de Água Revés e São Pedro Velho

#423279 | Samuel C O Castro | 16 abr 2020 00:03 | Em resposta a: #422835

Prezada Débora Cardoso,

Agradeço-lhe pelo contato.

Os dados que expus, creio estejam nesta referência bibliográfica, inclusive sobre a Justificação de Nobreza - FDPC, pg 49, 50, 62 e 63.

FDPC – A Família de D. Pedro de Castro – Protonotário Apostólico e Abade de Moucós
Luiz de Mello Vaz de São Payo

Não sei se a obra encontra-se on-line. Creio que o objetivo, realmente seria para preitear um Brasão familiar.

Abraço fraterno.

Samuel de Castro .

Resposta

Link directo:

Família Castro e Correia de Sousa, de Água Revés e São Pedro Velho

#423280 | Samuel C O Castro | 16 abr 2020 00:12 | Em resposta a: #422836

Amiga Natércia,

Fico muito feliz por vê-la aqui sempre na ativa.

Esta Serafina que me referi, é ela que vem da família Castro, de Murça, e não casou com nenhum primo Castro.

Este ramo vem retratado, creio que nesta referência bibliográfica = FDPC, pg 49, 50, 62 e 63.

FDPC – A Família de D. Pedro de Castro – Protonotário Apostólico e Abade de Moucós
Luiz de Mello Vaz de São Payo

Sempre ao dispor. Abraço fraterno.

Samuel C O Castro

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 29 mar 2024, 01:10

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen