Em busca da Certidão de nascimento de minha trisavó, Justina Curtinhas Teixeira.

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Bibliografia | Brasil | Direito | Famílias

Em busca da Certidão de nascimento de minha trisavó, Justina Curtinhas Teixeira.

#407058 | Victor Teixeira | 02 set 2018 00:38

Me chamo Victor Vinicius Teixeira Fusco, e estou em busca de documentos, especificamente a certidão de nascimento de minha trisavó, pois estou tentando requerer minha nacionalidade portuguesa, e como não sou neto direto, terei que pedir para meu avô, depois para minha mãe, e depois para mim porém, estou tendo dificuldade para encontrar, pois não tenho muitas informações dela. Ela se chamava Justina Curtinhas Teixeira. Pelas informações que tenho, sua residência era em Trás-os-Montes, que hoje em dia pelo que andei lendo no wikipedia, não se chama mais assim, e tem muitos cartórios ou Conservatórias, que é como se chama em Portugal não é mesmo? Então, gostaria muito de contar com sua ajuda, para dar início a minha busca por este documento, desde já agradeço. Segue algumas informações que possuo:

Nome da mãe: Antonia de Almeida Curtinhas
Nome do pai: Antonio Julio Curtinhas
Falecida em 27/09/1959 com 70 anos de idade. Então nascida em 1.889

Resposta

Link directo:

Em busca da Certidão de nascimento de minha trisavó, Justina Curtinhas Teixeira.

#407075 | mila1000 | 02 set 2018 14:42 | Em resposta a: #407058

Comece por investigar onde Justina casou com Francisco Teixeira. Ao que tudo indica, a familia residia em Paracambi / RJ. Consta casamentos de vários irmãos no cartório do municipio.
Busque pela habilitaçao, documentos apresentados pelos noivos.
Investigue se algum deles casou na Igreja S. Pedro e São Paulo, pois, devem ter dito o nome da igreja, ou, da freguesia do batismo.

Nem sempre os nomes são suficientes para se chegar ao batismo.


casamento Justina , 17 anos, com Francisco Teixeira , em 3 de março de 1906

https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HY-DH79-HG?i=20&cc=1582573


mais irmãos:

Agostinho Curtinhas ,20 anos, casamento em Paracambi RJ 4 janeiro 1913 natural da freguesia do Alto Douro (?)
https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HT-6163-PNR?i=77&cc=1582573

Josepha Curtinhas 20 fevereiro 1904 com Alfredo de Oliveira Bittencourt
Jose Curtinhas 7 outubro 1916

Com uma familia imensa, algum descendente deva saber mais dados ...

Resposta

Link directo:

Em busca da Certidão de nascimento de minha trisavó, Justina Curtinhas Teixeira.

#407249 | Victor Teixeira | 08 set 2018 00:03 | Em resposta a: #407075

Obrigado pela ajuda Mila, foi de grande valia suas dicas, vou até Paracambi e tentar procurar mais alguma informação por lá, pois só me falta achar esta certidão de nascimento para dar entrada em todo o processo de naturalização, pois já sei onde achar os outros documentos.

Obrigado por sua ajuda, porém se alguém tiver mais alguma dica, desde já agradeço!!

Victor Fusco.

Resposta

Link directo:

Em busca da Certidão de nascimento de minha trisavó, Justina Curtinhas Teixeira.

#444983 | dennismartins | 26 dez 2022 14:56 | Em resposta a: #407249

Olá Victor! Tudo bem?
Você conseguiu a certidão da Justina Curtinhas? Ela é minha bisavó e estou correndo atrás disso também.
Abraço!

Resposta

Link directo:

Em busca da Certidão de nascimento de minha trisavó, Justina Curtinhas Teixeira.

#445049 | nuckrieg | 01 jan 2023 23:53 | Em resposta a: #407058

Provavelmente será este:

https://digitarq.advrl.arquivos.pt/viewer?id=1083118

TIF 72

Nascida em 22 de Março de 1887 em Sever, Santa Marta de Penaguião, Vila Real.

Resposta

Link directo:

Em busca da Certidão de nascimento de minha trisavó, Justina Curtinhas Teixeira.

#445052 | dennismartins | 02 jan 2023 16:20 | Em resposta a: #445049

Isso mesmo!!

Achei a certidão dela no GIF 72 conforme você indicou! Muito obrigado!!!

Resposta

Link directo:

Em busca da Certidão de nascimento de minha trisavó, Justina Curtinhas Teixeira.

#449988 | dennismartins | 13 set 2023 19:10 | Em resposta a: #407058

Mesmo com a certidão de batismo da Justina Curtinhas, foi solicitado a certidão de nascimento do conjuge, no caso Francisco Teixeira, o problema é que a única informação que temos é que ele era da região de Vassouras e casou-se em 1906 com 27 anos. Onde consigo uma certidão de batismo dele sendo que não existe uma de nascimento pela data.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 25 abr 2024, 20:46

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen