almeidas e coelhos de trancoso

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

almeidas e coelhos de trancoso

#18485 | AC | 13 mar 2002 22:02

Estimados genealogistas.

Gostaria da vossa ajuda neste ramo dos meus ascendentes, que não consigo prosseguir por falta de assentos de baptismo ou de casamento, sendo o ramo em questão o seguinte:

João Francisco Coelho ( Souto Maior – Trancoso), cc Maria Domingues ( Palhais ? – Lamego),
Tiveram:
I - José Manuel Coelho Pacheco ( Souto Maior – Trancoso)
II – António José Coelho ( Souto Maior – Trancoso)
III – Catarina Coelho ( Souto Maior – Trancoso)

O ( I ) casou com Jacinta Maria de Almeida filha de José de Almeida ( São João da Pesqueira) e de
sua mulher Maria Marques ( Lugar de Teixoso – Guarda), tiveram:

( I a ) – Manuel Coelho Pacheco ( 1754 Souto Maior – Trancoso)
( I b) – Vicente Coelho Pacheco ( 1758 Souto Maior – Trancoso)

O ( I a ) casou ( 1775 Souto Maior – Trancoso) com Maria Clemência Oliveira ( n. em 1758 Souto Maior
- Trancoso teve como padrinhos de baptismo Manuel Ribeiro e sua mulher Maria de Frias), filha de João António Oliveira ( Souto Maior – Trancoso) e de Clemência Maria Rodrigues ( Souto Maior – Trancoso), neta paterna de Francisco José Oliveira ( Souto Maior – Trancoso) e de Catarina Bernarda ( Souto Maior – Trancoso), neta materna de João Rodrigues e de Maria Jacinta.
Foram testemunhas de casamento, Jerónimo Bentes e Mello, José António de Oliveira e foi
Padre Agostinho Ribeiro Coelho.

O ( II ) teve de Josefa Maria, (filha de Lourenço Fernandes e sua mulher Maria de Mattos todos de Souto
Maior – Trancoso), uma filha.

( II b ) – Damásia ( 1767 Souto Maior – Trancoso), tendo como padrinhos de baptismo, Lourenço
Domingos e Catarina Coelho.

O ( III ) casou com Lourenço Domingos ( Souto Maior – Trancoso), filho de Bartolomeu Coelho ( Souto
Maior – Trancoso) e Maria Francisca, ( Quinta do Silbram? Freguesia de São João Extra –
Trancoso), tiveram:

( III a ) – João ( 1766 Souto Maior – Trancoso), padrinhos, Manuel Francisco e
Francisca Maria moradores na Quinta do Freixo e naturais da Quinta do Silbram?

Cumprimentos

António Cabral

Resposta

Link directo:

RE: almeidas e coelhos de trancoso

#18487 | 2910 | 13 mar 2002 22:29 | Em resposta a: #18485

Caro António Cabral
A freg. de Palhais, pertence ao conc. de Trancoso e não de Lamego. Refere uma "Quinta do Silbram?", deve ser Sintrão, lugar da freg. de Santa Maria de Trancoso.

Abraços
Óscar Caeiro Pinto

Resposta

Link directo:

RE: almeidas e coelhos de trancoso

#18492 | AC | 13 mar 2002 22:59 | Em resposta a: #18487

Caro Óscar Caeiro Pinto

Mais uma vez um muito obrigado pela ajuda.

Cumprimentos

António Cabral

Resposta

Link directo:

RE: almeidas e coelhos de trancoso

#18595 | 2910 | 16 mar 2002 18:33 | Em resposta a: #18485

Caro António Cabral
Tenho pelo menos 3 linhas de ascendência que saíram da freg. de Souto Maior (Trancoso), mas nunca as investiguei por falta de tempo. Já que está com a mão “na massa” , se por acaso encontrar o baptismo ou informações sobre estas duas pessoas, ficarei muitíssimo grato.

Abraços
Óscar Caeiro Pinto

- MARIA JOÃO, nascida em Souto Maior, (talvez cerca de 1717) filha de Francisco João e Maria Francisca, naturais de Souto Maior. Maria João casou a 1ª vez com ............?. Casou segunda vez na freg. de Sebadelhe da Serra a 15/9/1742 com seu primo (dispensados em 3º grau de afinidade), António Domingues Esteves, filho de João Esteves e Maria Domingues. C.g. em Sebadelhe da Serra.


Um DOMINGOS SIMÃO, nascido na freg. de Souto Maior, (cerca de 1699) casou com MARIA DIAS, natural da freg. de Castanheira (Trancoso), onde viveram. Tiveram por filho Manuel José do Bucal, nascido na Castanheira a 26/8/1719 e casado a 8/11/1752, com Laura Maria, filha bastarda do Padre Manuel Fernandes Ribeiro, da Quinta das Casas, na freg. de Moreira de Rei(Trancoso). C.g.

Resposta

Link directo:

RE: almeidas e coelhos de trancoso

#18637 | AC | 17 mar 2002 21:34 | Em resposta a: #18595

Caro Óscar Caeiro Pinto

De momento apenas tenho alguns registos avulso, em relação ás minhas buscas só as retomarei em maio e é com o maior gosto que na altura me irei debruçar também sobre os seus ascendentes.

Casamento de Cristóvão Ribeiro da Fonseca com Eufemia Maria (22-02-1757 Souto Maior), ele filho de João Almeida e de Ana Ribeiro, naturais da quintam das Cazas de Moreira, Vila de Moreira e ela filha de António de Gouveia e de Beatriz de Andrade, Santa Maria Trancoso.

Casamento de Manuel Bernardo de Oliveira com Maria Francisca de Moura ou Moreira (07-04-1766 Souto Maior), ele filho de Francisco José de Oliveira e Catarina Leonarda, ela filha de António Lopes e Maria Francisca; testemunhas: António Tavares, António José e Jerónimo de Campos, todos deste lugar, padre cura Cristóvão José de Lima.

Casamento de José António com Caetana Maria (01-08-1773 Souto Maior), ele filho de José Francisco e de Luisa Maria(falecidos nesta data) e ela filha de Manuel Coelho e de Maria Francisca,(falecidos nesta data);testemunhas:Françisco Bráz e sua mulher Bernarda Maria, Manuel Monteiro e Manuel Coelho.

Casamento de João Francisco com Josefa Maria(04-12-1764 Souto Maior), ele filho de José Francisco e de Maria Nunes da Vila de Pinhel e ela filha de Manuel Coelho "de Moreira" e de Maria Francisca (Souto Maior);testemunhas: António Tavares, Manuel Gonçalves, Joaquim de Frias e João Gonçalves, padre cura Cristóvão José de Lima.

Casamento de António José Dias com Margarida da Costa e Oliveira (27-10-1776 Souto Maior),
ele filho de ... e ela de José António de Oliveira e de Maria da Costa; testemunhas: Diogo José Monteiro casado com Francisca Maria e Jerónimo Bentes de Melo, filho de Martim Bentes de Melo e sua mulher Dª. Maria da Silveira.


Cumprimentos

António Cabral

Resposta

Link directo:

RE: almeidas e coelhos de trancoso

#18695 | 2910 | 19 mar 2002 19:27 | Em resposta a: #18637

Caro António Cabral
Obrigado pela pronta disponibilidade em ajudar. Vou estar atento ao seu ramo quando investigar no Arquivo Histórico de Trancoso.

Os melhores cumprimentos
Óscar Caeiro Pinto

Resposta

Link directo:

RE: almeidas e coelhos de trancoso

#189857 | pmgeraldes | 27 mar 2008 17:09 | Em resposta a: #18695

Olá a todos!
Estas mensagens vossas já têm alguns anos, pelo que tenho esperanças que me possam ajudar baseando-se nalguns registos que possam ter encontrado entretanto.
Tenho ascendência em Souto Maior, Trancoso:
- o meu bisavô paterno era António Maria Tomé (nascido a 2 de Fevereiro de 1891)casado com Conceição de Jesus Monteiro (nascida a 18 de Abril de 1891)
- os pais dele eram Urbana de Jesus Tomé (nascida a 2 de Fevereiro de 1871) que o teve como filho ilegitimo de João Garcês (ou Garcez?)
- os pais dela foram Francisco Monteiro e Maria da Luz Gomes
Julgo que todos eram de Trancoso (não tenho a certeza se da freguesia de Souto Maior)

Alguma informação?
Obrigado. Cmpts,
Patrícia Geraldes

Resposta

Link directo:

RE: almeidas e coelhos de trancoso

#252227 | cabjoka | 26 mar 2010 15:35 | Em resposta a: #18637

caro confrade António.

Estou procurando ascendentes em Souto Maior, por acaso o Sr. teria informações sobre Luísa Maria de Aguiar que foi casada com Cristóvão José por volta de 1760. Luísa era filha de Inácio Rodrigues e de Maria Aguiar. Maria tinha como pais Manuel Aguiar e Isabel Álvares. Desde já agradeço a sua ajuda.
Com os devidos cumprimentos.
José Gonçalves

Resposta

Link directo:

RE: almeidas e coelhos de trancoso

#275459 | Carlos59 | 30 abr 2011 02:40 | Em resposta a: #18485

Caro confrade António Cabral,
O casal que identificou há quase nove anos na abertura deste tópico corresponde a meus ascendentes directos. Eis o que apurei muito recentemente, sendo certo que ainda não tenho na minha posse cópias dos assentos de baptismo, mas com base em apontamentos de um amigo muito competente e credível:
448. Joao Francisco Coelho. Nasceu na freguesia de Souto Maior, concelho de Trancoso. Casou a 22.7.1720, na Igreja de Santo António "do lugar (actual freguesia) de Palhais", concelho de Trancoso, com Maria Domingues, "feitas todas as diligências conforme o Sagrado Concílio Tridentino e Constituição deste bispado (de Lamego)". No assento de casamento, o nubente surge como filho de "Manuel Francisco Coelho e de sua mulher Ana Francisca, moradores no lugar de Rio de Mel (actual freguesia de Trancoso), freguesia de Nossa Senhora da Graça, bispado de Viseu". A nubente aparece como filha de "Francisco Domingues e de sua mulher Maria Joao, moradores neste lugar de Palhais, bispado de Lamego". Foram testemunhas Domingos Francisco, Silvestre Gonçalves e Manuel Domingues, "todos deste lugar de Palhais" (Trancoso). Presidiu o padre Marcos de Andrade, "cura nesta Igreja de Santo António do lugar de Palhais" (Trancoso).
449. Maria Domingues (ou Francisca Coelha). Nasceu no "lugar de Palhais, bispado de Lamego", actualmente freguesia do concelho de Trancoso. Casou a 22.7.1720, na Igreja de Santo António "do lugar (actual freguesia) de Palhais", concelho de Trancoso, com Joao Francisco Coelho, "feitas todas as diligências conforme o Sagrado Concílio Tridentino e Constituição deste bispado (de Lamego)". No assento de casamento, a nubente aparece como filha de "Francisco Domingues e de sua mulher Maria Joao, moradores neste lugar de Palhais, bispado de Lamego". O nubente surge como filho de "Manuel Francisco Coelho e de sua mulher Ana Francisca, moradores no lugar de Rio de Mel (actual freguesia de Trancoso), freguesia de Nossa Senhora da Graça, bispado de Viseu". Foram testemunhas Domingos Francisco, Silvestre Gonçalves e Manuel Domingues, "todos deste lugar de Palhais" (Trancoso). Presidiu o padre Marcos de Andrade, "cura nesta Igreja de Santo António do lugar de Palhais" (Trancoso).
Da relação entre Joao Francisco Coelho e Maria Domingues nasceram:
[224.I. Manuel. Foi baptizado a 1.5.1720, na freguesia de Souto Maior, concelho de Trancoso, filho de Joao Francisco Coelho e de Maria Domingues.] NOTA: ainda não tenho o assento de baptismo, mas a data significará um filho anterior ao casamento dos pais.
[224.II. Rosa. Foi baptizada a 9.4.1721, na freguesia de Souto Maior, concelho de Trancoso, filha de Joao Francisco Coelho e de Maria Domingues.]
[224.III. Apolinario Francisco. (NOTA: é meu ascendente directo com o nº 224) Foi baptizado a 30.7.1722, na freguesia de Souto Maior, concelho de Trancoso, filho de Joao Francisco Coelho e de Maria Domingues, naturais de Souto Maior. Casou a 5.2.1742, na extinta freguesia de São João de Intra Muros, concelho de Trancoso, com Angela Maria, "feitas as diligências necessárias conforme determina o Sagrado Concílio Tridentino e Constituições deste bispado". O nubente surge no assento de casamento como "natural de Souto Maior (Trancoso), filho de Joao Francisco Coelho, natural do mesmo lugar (Souto Maior), e de Maria Francisca Coelho, natural do lugar de Palhais (Trancoso), bispado de Lamego". A nubente aparece como "natural da Quinta de Sameiro, desta freguesia (a extinta São João de Intra Muros, hoje de Santa Maria), filha de Joao Francisco, natural da Quinta de Sameiro, desta freguesia (a extinta São João de Intra Muros, hoje de Santa Maria), e de Micaela Domingues, da Quinta do Vale das Gralhas, desta freguesia" (a extinta São João de Intra Muros, hoje eventualmente na freguesia de Rio de Mel). Foram "testemunhas presentes Joaquim Francisco e Joao Domingues e muitas mais pessoas". Presidiu o padre Francisco Guedes da Fonseca(?) Cardoso(?).
[224.IV. Jose. Foi baptizado a 12.5.1724, na freguesia de Souto Maior, concelho de Trancoso, filho de Joao Francisco Coelho e de Maria Domingues.
[224.V. Manuel. Foi baptizado a 5.1.1727, na freguesia de Souto Maior, concelho de Trancoso, filho de Joao Francisco Coelho e de Maria Domingues.]
[224.VI. Catarina. Foi baptizado a 12.2.1729, na freguesia de Souto Maior, concelho de Trancoso, filho de Joao Francisco Coelho e de Maria Domingues.]
[224.VII. Joao. Foi baptizado a 12.3.1731, na freguesia de Souto Maior, concelho de Trancoso, filho de Joao Francisco Coelho e de Maria Domingues.]
[224.VIII. Luisa. Foi baptizado a 22.4.1733, na freguesia de Souto Maior, concelho de Trancoso, filho de Joao Francisco e de Maria Domingues.]
Esta investigação ainda está em curso e dela darei aqui outras notícias se verificar que há confrades interessados. No que respeita a assentos de baptismo, foi pesquisado o período 1720 a 1741 (folha 115), de Souto Maior, rolo 905, item 1, ADGRD.
Entretanto, chamo a atenção para o facto de o casal Joao Francisco Coelho e Maria Domingues aparecer mencionado na nota de rodapé nº 68, pág. 104, Tomo II, da magnífica obra "Trancosanos - História & Genealogia - Séculos XVI-XIX" (Edições Casa da Prova), de Pedro Quadros Saldanha. Os interessados encontrarão muita informação útil relativa a descendentes do casal, recomendando eu uma leitura cuidadosa das páginas 104 a 106.
Carlos Andrade

Resposta

Link directo:

almeidas e coelhos de trancoso

#406907 | asborba | 29 ago 2018 14:28 | Em resposta a: #275459

Caro Carlos Andrade agradeço contacto por email e desde já dou autorização para que forneçam o meu email.

Cumprimentos

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 26 abr 2024, 04:05

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen