Família Sanches - freguesia de Cavez

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Pessoas | Regiões

Família Sanches - freguesia de Cavez

#408561 | Canuta | 13 out 2018 22:58

Boa noite

Procuro informações sobre a origem da família Sanches que habitou a freguesia de Cavez nos primeiros anos do séc. XVII. O elemento mais antigo que me surge é Agostinho Sanches, que teve um 1º casamento com Maria Pacheco em 24/04/1623 e posteriormente (cerca de 1630, em local que desconheço) um outro com Sabina Gonçalves (natural desta freguesia de Cavez, onde nasceu em 1611). Agostinho teve filhos dos dois casamentos.

Agradeço desde já qualquer possível ajuda.

Cumprimentos

Canuta

Resposta

Link directo:

Família Sanches - freguesia de Cavez

#408589 | heinrich | 14 out 2018 20:04 | Em resposta a: #408561

Boa noite!

Houve uma família Sanches, que morou junto à ponte de Canaveses, e que teve origem num indivíduo de nacionalidade Castelhana, que veio para Portugal no séc. XVII. A um seu descendente foi passada CBA para Barbosas, Coutos, Vieiras e Sanches.

AC

Resposta

Link directo:

Família Sanches - freguesia de Cavez

#408611 | Canuta | 15 out 2018 15:46 | Em resposta a: #408589

Caro AC

Agradeço-lhe a sua resposta, mas fiquei com uma dúvida: a ponte de Canaveses que refere situa-se em Cavez (ou como o nome sugere, situa-se no Marco de Canaveses)? Desculpe a minha ignorância, mas desconheço de todo uma ponte com esse nome. Já agora, por acaso, sabe-me dizer o nome desse indivíduo castelhano?

Muito obrigada

Cumprimentos

Canuta

Resposta

Link directo:

Família Sanches - freguesia de Cavez

#408613 | heinrich | 15 out 2018 17:09 | Em resposta a: #408561

Boa tarde!

A ponte fica no Marco de Canaveses, sobre o Tâmega. O nome Marco de Canaveses resulta da junção do lugar do Marco, freguesias de Fornos e Tuías, com o da antiga vila de Canaveses.
De momento não me é possível dar o nome e mais alguns dados da pessoa em questão, mas logo que puder o farei.

Melhores cumprimentos,
AC

Resposta

Link directo:

Família Sanches - freguesia de Cavez

#408633 | heinrich | 16 out 2018 11:20 | Em resposta a: #408561

Bom dia!

Transcrevo de "A Vila de Canaveses", de Manuel de Vasconcelos, 1935: "Francisco Sanches, cavalheiro espanhol, passou a Portugal no tempo de Filipe 2º, e fazendo assento junto à ponte de Canaveses, casou aí com D. Catarina André Gonçalves Vaz, filha de André Gonçalves Vaz e de sua mer. D. Beatriz Vaz, senhora de uma grande casa, que seus descendentes fizeram ilustre solar desta família de apelido de Sanchez de Castela. Filipe do Couto Vieira Sanches de Barbosa e Sá Secco, seu descendente tirou brasão de armas a 24 de Janeiro de 1789 - Escudo esquartelado; no primeiro quartel as armas dos Barbosas, no 2º as dos Coutos, no 3º as dos Vieiras, e no 4º as dos Sanchez."

Cumprimentos,
AC

Resposta

Link directo:

Família Sanches - freguesia de Cavez

#408672 | Canuta | 16 out 2018 22:17 | Em resposta a: #408633

Boa noite!

Caro AC,

mais uma vez lhe agradeço pela disponibilidade e pela generosidade demonstradas. Não sei se conseguirei estabelecer alguma ligação entre os "meus" Sanches e este Francisco, de qualquer forma, a sua informação é certamente uma pista preciosa que tentarei explorar.

Melhores cumprimentos

Canuta

Resposta

Link directo:

Família Sanches - freguesia de Cavez

#408690 | heinrich | 17 out 2018 11:10 | Em resposta a: #408561

Bom dia!

Sempre que puder ser útil, fá-lo-ei com muito prazer.

Melhores cumprimentos,

António Caetano

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 25 abr 2024, 06:01

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen