Qual a conservatória registo civil de lisboa competente?

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Famílias | Pessoas | Regiões

Qual a conservatória registo civil de lisboa competente?

#408616 | Armenito | 15 out 2018 21:35

Tenho uma situação um bocado confusa e nem sei onde devo dirigir pedido.

Uma trisavo minha, faleceu a 26 de dezembro de 1944 em lisboa. Ela vivia na Av da liberdade. Ora a data, a dita avenida estava abrangida pelas freguesias de s. jose e coração de jesus, e a conservatoria competente de ambas era a 7ª CRC lisboa.

Entretanto ambas as freguesias foram extintas em 2012 e juntas numa só. mas a data ja cada uma tinha diferente conservatórias. Uma era na 3º outra na 6º se não me engano.

Quero pedir a conservatoria informações sobre qual das 2 era a freguesia de residência para posteriormente pedir certidão de óbito. Mas dirijo pedido a qual??

À 7º, que era a data do óbito a competente?

A conservatoria "central" de lisboa?

Ou a outra atual da nova freguesia?

Se me puderem ajudar pra onde devo dirigir pedido agradecia..

Resposta

Link directo:

Qual a conservatória registo civil de lisboa competente?

#408624 | LDS | 16 out 2018 00:23 | Em resposta a: #408616

A situação não é nada confusa. Deve sempre dirigir o pedido à Conservatória do Registo Civil que tinha a área de competência na data do evento. Ou seja à 7ª Conservatória, se o óbito ocorreu efectivamente na residência da sua trisavó na Av. da Liberdade, qualquer que fosse a morada. Se não tem a certeza que a morte tenha ocorrido na sua casa pode tentar perguntar onde foi feito o Registo junto do cemitério onde foi enterrada.

Só que os Registos de Óbito de Lisboa até 1985 (inclusive) foram transferidos no final do ano passado para o Arquivo Distrital de Lisboa, que é como quem diz a Torre do Tombo. A instituição tem vindo nas últimas semanas a disponibilizar esses registos online (mais os Nascimentos até 1915 e Casamentos até 1950). No caso da 7ª Conservatória pode aceder por aqui:
https://digitarq.arquivos.pt/details?id=5659267

Se os seus dados estão correctos, deveria portanto normalmente encontrar o Assento num destes livros ainda não estão disponíveis na rede, volte a verificar nas próximas semanas:
https://digitarq.arquivos.pt/details?id=7665619
https://digitarq.arquivos.pt/details?id=7665621

Em relação a qualquer pedido de Certidão (= cópia certificada), se é o que pretende, julgo que seja necessário agora dirigir-se directamente à Torre do Tombo.

Resposta

Link directo:

Qual a conservatória registo civil de lisboa competente?

#408625 | Armenito | 16 out 2018 02:35 | Em resposta a: #408624

Ela foi sepultada no jazigo de familia do 2º marido, um senhor rico pertencente a Alvaiázere, no cemitério do Alto de S. João.

Divorciou se do meu trisavo e foi pra Lisboa, deixando o o meu bisavo diamantino cá e o irmão augusto, mais novo foi com ela pra lisboa..

Obrigado pela ajuda!

Resposta

Link directo:

Qual a conservatória registo civil de lisboa competente?

#408646 | NISGM | 16 out 2018 16:37 | Em resposta a: #408624

Caros,

Uma questão relacionada com isto.

Procuro um óbito que terá provavelmente ocorrido na freguesia da Pena, R. Martim Vaz, na década de 1950. Ora, seria a 5ª conservatória, digo eu. Mas além de faltarem livros digitalizados também por lá encontro gente que morreu na Charneca (do Lumiar), em Santa Isabel, em Alcântara, coisas que em principio deviam estar noutras conservatórias. O que se passa? Baralhação da digitalização?

Procuro também um óbito provável entre Alcântara e Ajuda na mesma década. Mas e se morreu num hospital, como o de São José? Onde devo procurar esse óbito?

Obrigado, atentamente, nuno de m.

Resposta

Link directo:

Qual a conservatória registo civil de lisboa competente?

#408647 | NISGM | 16 out 2018 16:40 | Em resposta a: #408646

Acho que já percebi. Existem livros da 5ª Conservatória para os mortos recebidos no Instituto de Medicina Legal, existem livros para os mortos no Hospital de São José e Livros para os mortos em Casa.

Trabalhoso, pois poucos estão digitalizados.

Atentamente, nuno de m.

Resposta

Link directo:

Qual a conservatória registo civil de lisboa competente?

#408648 | NISGM | 16 out 2018 16:41 | Em resposta a: #408647

E, perdão, não é na 5ª. É na 8º.

Resposta

Link directo:

Qual a conservatória registo civil de lisboa competente?

#408660 | LDS | 16 out 2018 19:50 | Em resposta a: #408616

Áreas de competência do Registo Civil de Lisboa (freguesias abrangidas por cada Conservatória):
http://www.irn.mj.pt/sections/irn/a_registral/registo-civil/docs-do-civil/freguesias-de-lisboa/

Atenção: a página está mal construída e não funciona bem no Firefox. Melhor no Chrome...

Resposta

Link directo:

Qual a conservatória registo civil de lisboa competente?

#408661 | Armenito | 16 out 2018 20:25 | Em resposta a: #408616

Eu já enviei mail à 7º CRC lisboa a pedir informações sobre a freguesia de residência da pessoa.

Mandei para ---> 7crc.lisboa@dgrn.mj.pt

(não sei se o mail ainda e este ou outro, foi o que encontrei)

Resposta

Link directo:

Qual a conservatória registo civil de lisboa competente?

#408734 | NISGM | 18 out 2018 09:59 | Em resposta a: #408660

Obrigado, usarei o chrome, de facto no firefox fica tudo desformatado e escondido.
nuno de m.

Resposta

Link directo:

Qual a conservatória registo civil de lisboa competente?

#408759 | Armenito | 18 out 2018 19:42 | Em resposta a: #408616

Entretanto ontem ja puseram online os livros da 7º conservatória de lisboa.. É começar a procurar agora..

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 20 abr 2024, 05:23

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen