Assento noutra freguesia

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos

Assento noutra freguesia

#408695 | maob55 | 17 out 2018 13:12

Caros confrades,

Peço desde já desculpas caso o tema tenha sido abordado anteriormente, mas não pude localizar algo semelhante.

Minha dúvida: o que leva uma família que já lançou vários assentos de batismo numa dada freguesia - como em Sobretâmega, por exemplo - e não mudou de morada, a lançar assentos noutra freguesia?

O caso concreto é de meu trisavô Serafim da Silva Carneiro, cujos irmãos acham-se todos com registo em Sobretâmega, mas lá não consta o Serafim. Estou à procura dele noutras freguesias...

Cordiais saudações,
Marcello Borges

Resposta

Link directo:

Assento noutra freguesia

#408948 | LDS | 24 out 2018 23:13 | Em resposta a: #408695

Sabe-se lá as razões, a esta distância e sem poder perguntar os porquês aos pais!

Antigamente, tal como agora, as crianças nasciam quando chega o momento e nem sempre a termo. Por isso, apesar dos pais morarem num determinado sítio, por vezes acontecia nascer algum filho antecipadamente quando de alguma deslocação da mãe, por exemplo a casa dos pais dela. E também acontecia serem os recém-nascidos imediatamente baptizados "in loco" quando eram julgados em perigo de vida. Actualmente nascem por vezes crianças por acidente em aviões, não que esses partos sejam planeados!

Ou então, por alguma razão específica, os pais foram deliberadamente para outra localidade onde nasceu e foi registada a criança. A família Bordallo Pinheiro, residente em Lisboa e já com vários filhos naturais da cidade, refugiou-se noutras bandas quando a mãe estava grávida do último filho, por haver naquela altura uma epidemia de febre amarela na capital. Por essa razão, que por acaso é conhecida, nasceu e foi registado em Cacilhas o Columbabo. O qual, aliás, toda a vida declarou ter nascido em Lisboa, erro que se encontra nas mais diversas obras sobre o famoso pintor...

Resposta

Link directo:

Assento noutra freguesia

#409185 | maob55 | 02 nov 2018 00:23 | Em resposta a: #408948

Caro LDS,

Agradeço a resposta. Imaginei algo assim, mas como me incomoda saber que o casal era natural de tal freguesia, casado nessa mesma freguesia, mas o filho nasceu noutra!

Por falar em Bordalo Pinheiro, tenho uma estatueta de Churchill que pertenceu a meu avô Silva Carneiro, cujo avô era de Sobretâmega - justamente o Serafim da Silva Carneiro a que me referi...

Cordiais saudações,
Marcello Borges

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 19 abr 2024, 16:48

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen