Ajuda para obter certidões de nascimento/óbito

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos

Ajuda para obter certidões de nascimento/óbito

#409092 | SaraGarcia | 29 out 2018 18:14

Boa tarde a todos!
Comprometi-me a ajudar uma pessoa, na difícil tarefa de averbar para seu nome, uma sepultura perpétua em nome da sua bisavó materna. Para isso, são necessárias certidões de óbito e, em princípio habilitação de herdeiros.
A única coisa que possui é uma cópia da escritura da campa, de 1911, apenas com o nome da bisavó, a sra. Anna d´Assumpção Silva e a indicação de que o seu marido (não indica o nome), já falecido, se encontrava à data sepultado lá.
Curiosa por natureza e bastante determinada, consegui através do Digitarq encontrar algumas coisas curiosas, mas preciso de ajuda pois ainda não consegui provar que a pessoa que estou a ajudar é bisneta de Anna d' Assumpção Silva e de Joaquim Nicolau da Silva*

Já pedi ajuda para pesquisarem alguns registos que não estão on-line, no entanto a Torre do Tombo diz que não encontrou nada, nem na data provável, nem na Freguesia.

No Digitarq, na freguesia de Vila Franca de Xira, encontrei:

- registo de nascimento da mãe e da tia da senhora que necessita do averbamento da campa:
. Edla d 'Assunção Silva e Julieta d´Assunção Silva (gémeas)nascidas a 31 de maio de 1914, filhas de Nicolau de Assunção ou Nicolau da Silva e Maria José e netas paternas de Joaquim Nicolau da Silva e de avó incógnita)

- registo de casamento de Nicolau d'Assumpção e Maria José (17 maio de 1914)
. Nicolau de Assumpção, de 23 anos, filho ilegítimo de Joaquim Nicolau da Silva (já falecido)

*parece-me que estes senhores não eram casados entre si. A única referência de que Anna D'Assumpção Silva é mãe de Nicolau d'Assumpção, é feita no acento de nascimento da neta Edla d'Assunção Silva, mas que por estar rasurado, errado (não sei) foi cancelado, sendo depois o nome omitido nos registos seguintes.

Se alguém me poder ajudar, dando alguma pista para poder procurar, agradecia imenso!

Resposta

Link directo:

Ajuda para obter certidões de nascimento/óbito

#409368 | SaraGarcia | 06 nov 2018 18:19 | Em resposta a: #409092

Boa tarde,

o tempo para averbar a sepultura está a terminar.
Gostaria que me ajudassem a chegar mais alguma conclusão. Eis o que tenho:

- Anna d'Assumpção Silva (apenas 2 referências):
- escritura da compra de uma sepultura perpétua em 1911, com indicação de que é viúva (apenas)
- assento de nascimento (cancelado) de Edla d'Assumpção Silva de 30/05/1914 onde se refere que é sua avó paterna (nos novos registo, aparece como avó incógnita)

- Joaquim Nicolau de Assumpção:
- avô paterno de Edla d'Assumpção (registo nascimento 30/05/1914)

- Nicolau de Assunção ou Nicolau da Silva:
- assento de nascimento nº. 70 de 1894 (aguardo reprodução pela Torre do Tombo)
- data de óbito: 20/04/1965 (aguardo cópia da conservatória)
- registo casamento de 17/05/1914 (aos vinte e três anos casou com Maria José Pires Pépio da Silva, filho ilegítimo de Joaquim Nicolau da Silva, já falecido (não há referência à mãe).


- Se em 1914 tinha 23 anos, então supostamente nasceu em 1891
- Através da informação que me deram no cartório, (pois ainda não me deram as cópias), ele nasceu (ou pelo menos foi registado) em 1894.


- Será que Anna d´Assumpção Silva teve um filho fora do casamento com Joaquim Nicolau da Silva?
Apesar dos sobrenomes serem os mesmos, Nicolau de Assunção é considerado filho ilegítimo de Joaquim da Silva, logo, deduzo eu, não seriam casados

- Será que Anna d´Assumpção Silva era irmã de Joaquim Nicolau da Silva?

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 08 jul 2024, 05:31

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen