[Ajuda] Busca por local de nascimento na Espanha

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Famílias | Pessoas | Heráldica

[Ajuda] Busca por local de nascimento na Espanha

#409812 | felipe.rf | 21 nov 2018 21:16

Caros colegas, tudo bem?

Recentemente embarquei numa investigação árdua a respeito do passado da minha família materna, e felizmente já obtive grandes avanços!
Consegui localizar, depois de muita pesquisa, a chegada do meu bisavô (Manoel Joaquim Marouvo) ao Brasil (vindo de Portugal), e também localizar seu assento de batismo nos Arquivos Distritais de Coimbra.

No entando, em é em relação a sua esposa, que chegou ao Brasil com os pais e irmãos vindos da Espanha, que cheguei a um empasse e não sei por onde prosseguir.

As informações que eu tinha relativas ao seu nome, filiação e local de nascimento eram as que constavam na sua Certidão de Casamento e no Cartão de Imigração.
https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:3QSQ-G9L5-3KYD?i=434&cc=2140223

No entanto, a busca por esses sobrenomes não resultavam em nada, e depois de muito observar os registros espanhóis suspeitei que os nomes tivessem sofrido "aportuguesamento". Foi a partir daí que resolvi tentar os possíveis equivalentes aos nomes espanhóis e acabei tendo resultado!

Encontrei a chegada dela com a família (os nomes e idades conferem) no Porto de Santos no dia 30/11/1905, vindos do Porto de Valência na embarcação Poitou.

http://www.inci.org.br/acervodigital/livrodetalhe.php?livro=075&pagina=293&familia=46330
http://www.inci.org.br/acervodigital/upload/livros/pdfs/L075_293.pdf
(** acredito que o sobrenome correto de sua mãe seja Callejas)

Mas agora que finalmente consegui localizar a chegada ao Brasil, não sei mais por onde prosseguir para tentar identificar o local exato de nascimento (pois nos registros de minha avó consta apenas o nome da Província Albacete).

Pela Lista de Bordo do navio é possível ver que há algo escrito, porém está muito difícil de ler devido a digitalização.
http://www.inci.org.br/acervodigital/upload/listas/BR_APESP_MI_LP_000759.pdf

Não consegui encontrar se existe algum modo de procurar por emissão de passaportes espanhóis, por exemplo (muito provavelmente estaria no nome de seus pais, dada a sua pouca idade). Ou qualquer outra informação dela ou dos pais que pudesse me oferecer um norte a respeito do local de seu nascimento.
Pedi também o desarquivamento no cartório aqui no Brasil de sua Certidão de Casamento, para verificar quais documentos foram anexados junto ao pedido na época. É bem provável que não tenha uma certidão de nascimento por exemplo, mas achei que valia tentar...

Pensei até em olhar um a um os registros paroquiais de batismo de todos os municípios da Província de Albacete, mas não sei se isso é viável.

Eu ficaria mais do que grato caso alguém tenha uma sugestão de como posso continuar essa jornada.

Obrigado desde já!
Uma semana a todos!

Resposta

Link directo:

[Ajuda] Busca por local de nascimento na Espanha

#409888 | GoldenDays | 23 nov 2018 17:18 | Em resposta a: #409812

Caro confrade,

A naturalidade indicada nos documentos que disponibilizou na sua mensagem é a de HELLIN, uma cidade na província de Albacete (https://www.hellin.es/).

Para buscar deve contactar o:
Archivo Histórico Diocesano de Albacete
Calle Salamanca, 14. 02001 Albacete.
Te1éfono: 967 21 44 78.
Horario: De 11 a 14 horas. Abierto todo el año.
Director del Archivo: Antonio Díaz García.
Dirección particular: Calle Huertas, 2, 7º 03004 Albacete. Teléfono 967 23 90 00.
Personal auxiliar: Socorro Lera Valdeón, encargada de la Sección de Microfilm.

Espero que a informação lhe seja útil.

Cumprimentos
Ribeiro de Araújo

Resposta

Link directo:

[Ajuda] Busca por local de nascimento na Espanha

#409889 | GoldenDays | 23 nov 2018 17:24 | Em resposta a: #409812

Caro confrade,

Nos documentos que disponibilizou na sua mensagem a localidade é HELLIN, na província de Albacete, em Espanha (https://www.hellin.es/).

Para buscas pode contactar o:

Archivo Histórico Diocesano de Albacete
Calle Salamanca, 14. 02001 Albacete.
Te1éfono: 967 21 44 78.
Horario: De 11 a 14 horas. Abierto todo el año.
Director del Archivo: Antonio Díaz García.
Dirección particular: Calle Huertas, 2, 7º 03004 Albacete. Teléfono 967 23 90 00.
Personal auxiliar: Socorro Lera Valdeón, encargada de la Sección de Microfilm.

Espero que esta informação lhe possa ser útil.

Cumprimentos.
Ribeiro de Araújo

Resposta

Link directo:

[Ajuda] Busca por local de nascimento na Espanha

#409980 | felipe.rf | 27 nov 2018 18:21 | Em resposta a: #409888

Caro colega GoldenDays,

Obrigado pela resposta! Concordo contigo, Hellín é o que eu razoavelmente consigo ler no documento.

No entanto, solicitei a Certidão de Nascimento junto ao Registro Civil de Hellin e não foi encontrado nada.
Os registros paroquiais disponíveis no FamilySearch não contemplam o ano de 1904, mas busquei nos anos anteriores pela mãe e irmãos de minha avó e também não obtive sucesso.

Ainda não tentei contato com o Archivo Histórico Diocesano de Albacete, conforme sua sugestão. Estou tentando achar uma informação mais exata da data de nascimento de minha avó, pois pode ser que as datas/idades que eu possuo não estejam corretas.

De toda forma, continuarei na busca. Quaisquer novas informações lhes informo por aqui!

Obrigado!

Resposta

Link directo:

[Ajuda] Busca por local de nascimento na Espanha

#415650 | anjomaca | 17 jun 2019 15:41 | Em resposta a: #409812

Caro amigo, sou de Soure, terra natal de Manoel Joaquim Marouvo que foi para Cândido Mota, SP.
Conheço bastantes Marouvos (PT) ou Maroubos (BR) dessa família, pois houve esta troca de V por B aquando da chegada ao Brasil. Manoel Joaquim Marouvo nasceu em 31 de Outubro de 1888 no lugar de Cavaleiros, concelho de Soure, distrito de Coimbra, assento de baptismo nº 32 de 1889. Inclusivé, sei que alguns familiares tentaram visitar o pintor José Gonçalves Maroubo e por coincidência tinha falecido no dia anterior. Se necessitar tenho alguma informação genealógica dos Marouvos de Soure.
ajmcardoso@gmail.com

Resposta

Link directo:

[Ajuda] Busca por local de nascimento na Espanha

#453778 | mjcaetano87 | 02 mai 2024 18:12 | Em resposta a: #415650

Boa tarde Primo.
AJMCARDOSO@GMAIL.COM @ANJOMACA
Estou tentando contato com voce a vários dias.
Sou parente seu direto do Brasil, nossas árvores genealógicas se encontraram com meu tatavarô.
Por favor faça contato comigo no Whastapp +55 41 997374415.
Obrigado

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 07 mai 2024, 15:15

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen