Localizar certidão dos meus ancestrais portugueses.

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Brasil | Famílias | Genética | Pessoas

Localizar certidão dos meus ancestrais portugueses.

#410038 | SarahDavid | 28 nov 2018 23:57

Há muito tempo que tento encontrar informações consistentes sobre minha avó e demais ancestrais maternos . Minha mãe faleceu em setembro deste ano (2018) com 85 anos, me senti órfã, pois não tenho mais pai, e os meus dois únicos tios faleceram anos antes, sei apenas que minha avó era portuguesa (realmente tinha forte sotaque), porém o registro que tenho (só de casamento de minha avó) indica que era brasileira, todavia há muitas subtrações de dados e uma justificativa sobre a falta de documentações no cartório. Antes de minha mãe falecer, confidenciou para minha cunhada que sua mãe (minha avó) era portuguesa, mas de origem judaica e que, seu avô a deixou aos cuidados de uma madrinha aqui no Brasil e foi para o Líbano; ao regressar, a tal madrinha não o deixou que a levasse ( fato lamentado por minha avó); cresceu e casou aqui no Brasil, no Pará.Não tenho a certidão de óbito dela!
Nome dos meus bisavôs: David Lopes da Silva e Amélia lima da Silva (moradores de Lisboa)
Nome da minha avô: Ognélia Lima da Silva ( nascida em 8 de janeiro de 1893)
Alguém poderia me ajudar nessa tão importante busca?

Resposta

Link directo:

Localizar certidão dos meus ancestrais portugueses.

#410051 | mila1000 | 29 nov 2018 10:03 | Em resposta a: #410038

Consta em 02 de Abril de 1914 uma nota no jornal para arrolamento dos bens
-inventariado de nome David Lopes da Silva
-inventariante Dr Temistocles de Azevedo

Dias mais tarde, um Juiz de Órfãos arrolou ao menor.


Se for mesmo seu bisavô, poderia fazer uma busca pelo inventário no forum de Belém, ou, algum registo nos cartórios. Faça busca nos cartórios pelo óbito em nome dele.
Já aviso que não há nada para consultar on line. Só nas igrejas à partir de 1930.


Será que David deixou a filha ? Pode ser algo contado pela tia...

Vi mais coisas que colocou em outros tópicos. Seria interessante reunir tudo nesse tópico, quem sabe obtenha ajuda mais rápida.

Boa sorte.

Mila

Resposta

Link directo:

Localizar certidão dos meus ancestrais portugueses.

#410053 | mila1000 | 29 nov 2018 10:52 | Em resposta a: #410038

Na certidão de nascimento de Ognélia além do nome dos pais, constam os avós. Seria importante solicitar pesquisa nos cartórios onde ela nasceu.

Resposta

Link directo:

Localizar certidão dos meus ancestrais portugueses.

#410058 | mila1000 | 29 nov 2018 13:00 | Em resposta a: #410038

Onde poderá encontrar fichas de imigrantes portugueses no Pará é no Gremio Portugues, em Belém. Esse Gremio existe há 150 anos, uma possibilidade de encontrar David.
SECRETARIA
(91) 3268-1240 / 3222-9425 R-26 / 98211-3377secretaria@gremioportugues.com.br

Outro lugar é o IPHAN , também em Belém. Creio que se localiza no bairro Nazaré.

Pode agendar uma pesquisa no Arquivo Publico do Pará:
pesquisaagendada@yahoo.com.br.

Resposta

Link directo:

Localizar certidão dos meus ancestrais portugueses.

#410060 | SarahDavid | 29 nov 2018 13:20 | Em resposta a: #410051

Olá, Mila!
Muito obrigada pela informação! Meu bisavô era chamado de Capitão David e minha mãe falava que tinha alguns bens em Lisboa, mas para nós isso era apenas um sonho dourado para crianças pobres ( nossa condição na época). Estou emocionada só pelo fato de ter um retorno, as informações sobre eles são vagas, não tenho certidões de nascimentos de ninguém, apenas de casamento de minha avó Ognélia. Hoje sei alguma coisa devido pesquisa sobre a época, pois após minha mãe falecer, eu e meus irmãos nos vimos diante dessa realidade, inclusive o que nossa avó deixou para nós ( a mesma morreu com 66 anos), foi uma bíblia , meu nome Sarah e o do meu irmão Neemias ( os quais refletem o seu grande carinho por nós). Quanto ao registro de minha avó, nem sei por onde começar
Mila, muito obrigada mesmo! Deus te abençoe!

Resposta

Link directo:

Localizar certidão dos meus ancestrais portugueses.

#410061 | SarahDavid | 29 nov 2018 13:23 | Em resposta a: #410058

Muito Obrigada! Estou muito emocionada, já enviei o endereço para o meu irmão lá em Belém, pois moro em Brasília, estou muito esperançosa com essas informações, muito grata mesmo!

Resposta

Link directo:

Localizar certidão dos meus ancestrais portugueses.

#410073 | rpas35rcma | 29 nov 2018 21:18 | Em resposta a: #410060

Boa noite
No site do tombo em Lisboa estão digitalizados os registo de nascimento dos não católicos 1878 ate 1911
https://tombo.pt/m/lsb

cada um dos bairros e referente a uma zona de Lisboa

se consegui-se alguma informação sobre a madrinha com quem ela foi criada poderia ser um ponto de partida, mas embora eu não tenha conhecimentos sobre o judaísmo sempre associei os padrinhos ao cristianismo.
fiz uma passagem rápida pelos livros que referi e encontrei algumas famílias com sobrenome Lima

o nome Ognelia e muito incomum em Portugal nunca me deparei com nenhuma criança com esse nome
e mesmo no Brasil só algumas com o nome Agnelia e todas de origem Libanesa


Boa sorte
Assunção

Resposta

Link directo:

Localizar certidão dos meus ancestrais portugueses.

#410077 | SarahDavid | 29 nov 2018 23:49 | Em resposta a: #410073

Boa noite, Assunção!

Obrigada pelo interesse! Quanto ao judaísmo, eu não tenho certeza, pois minha mãe nunca revelou algo relacionado para nós e nem mesmo sobre catolicismo,apenas comentou no final de sua vida para minha cunhada que, sua mãe apesar de vir de Portugal, era judia; por isso estou incerta! Sobre os padrinhos, lí ser costume as crianças portuguesas viajarem com pessoas mais velhas e as mesmas serem chamados de padrinhos ( pessoas que se responsabilizariam por elas), lí também que a maioria era meninos. Quanto ao nome Ognélia, eu também acho incomum, fiz pesquisa sobre o mesmo e não achei ninguém; mas achei Onélia em um site relacionado a apelido judeu.
Muito obrigada pelo interesse!

Resposta

Link directo:

Localizar certidão dos meus ancestrais portugueses.

#410078 | SarahDavid | 29 nov 2018 23:51 | Em resposta a: #410073

Agradecida pelo site!

Resposta

Link directo:

Localizar certidão dos meus ancestrais portugueses.

#410081 | SarahDavid | 30 nov 2018 01:02 | Em resposta a: #410073

Olá Assunção, mais uma vez comento sua participação. Você me despertou pra algo interessante: O nome da minha avó, pois em na certidão de casamento do meu tio consta Amélia, ao invés de Ognélia ( na certidão de casamento da mesma) e na certidão de nascimento do mesmo tio, está Onélia. Fico em dúvida de qual seria o nome, pois já encontrei vários erros de escrita; agora vou trabalhar com a ideia de Agmélia., conforme sua pesquisa e afinidade que meu bisavô teria com o Líbano. Qualquer um desses poderá me possibilitar encontrar seu registro!
obrigada mais uma vez!

Resposta

Link directo:

Localizar certidão dos meus ancestrais portugueses.

#410084 | mila1000 | 30 nov 2018 12:27 | Em resposta a: #410038

Sarah,

Ognélia nasceu em 1893, já existia registro em cartório. Você possui esse documento? Nele, além da filiação, constam os nomes dos avós. Esses nomes são importantes, auxiliam os confrades nas buscas.

Mila

Resposta

Link directo:

Localizar certidão dos meus ancestrais portugueses.

#410088 | mila1000 | 30 nov 2018 12:56 | Em resposta a: #410038

Ognélia casou em que data? Qual o nome do marido?

Ognélia é viva, ou, falecida? Se faleceu, sabe a data? E, o marido?

Sua mãe: data do nascimento, casamento , falecimento.

Resposta

Link directo:

Localizar certidão dos meus ancestrais portugueses.

#410104 | SarahDavid | 01 dez 2018 01:05 | Em resposta a: #410088

Boa noite, Mila!
Ognélia da Silva Lima (minha avó) já é falecida e não possuo a certidão óbito dela, apenas sua certidão de casamento, onde constam as seguintes informações:
Ela nasceu em 8 de janeiro de 1893, filha de David Lopes da Silva e Amélia da Silva Lima (não compreendo por que o sobrenome do marido está na frente se consta que eram casados) e morava na TV. Rui Barbosa 96- Belém. Casou-se com Amadeu José dos Santos ( hoje é falecido), maranhense, em abril de 1918, portanto ela tinha 15 anos de idade e ele, 20. O documento diz que Seu pai morreu em 12 de novembro de 1900 e, sua mãe também falecida (25 de dezembro de 1905), portanto minha vó era órfã e de menor. Segundo tal certidão, não foram apresentados documentos exigidos, pelo que foi realizada uma justificativa de urgência para tal cerimônia acontecer (o primeiro filho só nasceu em 1928, portanto 10 anos depois).
Eu era muito criança quando a mesma faleceu (calculo que tinha mais de 74), diferentemente das informações orais que havia recebido e tinha posto no início de minha postagem. (Aproveito para me retificar). Devido minha mãe ter dado a luz ao meu irmão, ser professora e estudante; minha vó que cuidava de mim e escolheu meu nome e de meu irmão, Neemias. Nesse tempo, meu avô morava em outra cidade e ela morava com minha mãe (nascida em 1933 e falecida em setembro de 2018), recebia muito apoio e motivação para estudar... foi assim que conseguiu suas formações acadêmicas. Não me lembro de sua aparência, mas, as informações que tenho é que era muito branca, ruiva, baixa e falava com forte sotaque português, tinha valores morais muito conservadores. Mas tarde, devido minha curiosidade, minha mãe contou uma história de que Ognélia (minha vó) era portuguesa e foi deixada aqui por seu pai, David Lopes da Silva (este era chamado capitão e possuía bens em Lisboa), aos cuidados de uma madrinha (não sei se esta veio de Portugal com ela ou com eles) enquanto que o mesmo dirigiu-se para o Líbano para estabelecer residência; mas ao voltar, a madrinha dela não o deixou que a levasse. Não sei quase nada sobre essas viagens de Portugal a Belém, apenas que havia um menino (irmão de vovó) que teve febre e faleceu ( Penso ter sido algo muito sério para que eles deixassem Lisboa, pois, aparentemente, eram prósperos lá). Minha mãe, no seu leito de enfermidade, perto de seu falecimento, confidenciou sobriamente para minha cunhada que Ognélia ( minha vó) era judia (esta é mais uma questão que preciso me certificar), pois, lembro-me de uma de seus ralhos comigo, apesar de, na época, ser muito pequena: Não podia apontar para as estrelas, ela falava que verrugas iriam minar meus dedos (hoje compreendo o que isso representava, na época, para judeus), todavia ainda preciso de mais provas sobre tal questão. No passado, o silêncio e as lacunas acerca de minhas origens me magoavam. Hoje tenho um tanto de esperança para, finalmente, conhece-la e, assim, transmitir através de um registro para nossa família. São esses os motivos que me fizeram entrar neste site, pois apesar de saber pouco, ninguém mais de minha família conhece o assunto mais que eu, devido consumir tempo em pesquisas; Agradeço a você, Mila e, a todos a contribuição tão preciosa para meu construto!

Resposta

Link directo:

Localizar certidão dos meus ancestrais portugueses.

#410105 | SarahDavid | 01 dez 2018 01:14 | Em resposta a: #410051

Olá, Mila!

Você tem mais detalhes dessas informações?



Agradeço, antecipadamente sua atenção!

Resposta

Link directo:

Localizar certidão dos meus ancestrais portugueses.

#410106 | SarahDavid | 01 dez 2018 02:50 | Em resposta a: #410104

Correção: Ela tinha 25 anos de idade e ele, 30, quando casaram. Segundo os documentos, meu bisavô David Lopes viveu só 7 anos e Amélia, 13 após sua filha; provavelmente a tal madrinha que a criou veio de Portugal, pois minha vó, mesmo adulta ainda tinha o forte sotaque português.

Resposta

Link directo:

Localizar certidão dos meus ancestrais portugueses.

#410108 | mila1000 | 01 dez 2018 10:33 | Em resposta a: #410038

O mais importante não disse; o nome de sua mãe!

Dia, mes e ano do nascimento, por favor

Resposta

Link directo:

Localizar certidão dos meus ancestrais portugueses.

#410109 | mila1000 | 01 dez 2018 10:49 | Em resposta a: #410038

diga também os nomes dos filhos de Ognelia e ano de nascimento.

Resposta

Link directo:

Localizar certidão dos meus ancestrais portugueses.

#410141 | SarahDavid | 02 dez 2018 00:32 | Em resposta a: #410109

Olá Mila!

Filhos de Ognélia: Sulamita Santos 16/07/1933 e Floriano Santos e Walter Santos ( todos nascidos e falecidos no Brasil)




Meu email para contato é: sarah.da.silva@bol.com.br




Grata pela atenção e ajuda.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 25 abr 2024, 13:52

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen