Habilitacao de Casamento - Rio de Janeiro

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Brasil | Famílias

Habilitacao de Casamento - Rio de Janeiro

#410387 | Rene Moreira | 11 dez 2018 22:20

Prezados,

Estou em busca da habilitacao de casamento de:

Paulo Rocca e Antonia Renata Anghileri (depois do casamento Antonia Renata Rocca)
Casamento realizado no Rio de Janeiro em 09.01.1954, no cartório da 4 Circunscricao (Glória)

E gostaria de perguntar a vocês se é possível obter uma cópia perante ao Museu Nacional? Infelizmente o cartório nao possui mais esta habilitacao em seus arquivos.
Uma outra dúvida que possuo é se a Cúria do Rio de Janeiro possui algo nesse sentido? Infelizmente nao sei em qual paróquia eles se casaram, mas na época a nubente morava na Av. Oswaldo Cruz, 103 e o nubente em um endereco próximo, se é que isso ajuda em algo.

Desde já agradeco,
Rene Moreira

Resposta

Link directo:

Habilitacao de Casamento - Rio de Janeiro

#410395 | FilipeFlard | 12 dez 2018 01:50 | Em resposta a: #410387

Caro confrade,

O Museu Nacional não, mas é possível — ainda que não provável — que o processo exista no acervo do Arquivo Nacional. Pelo que sei, a maior parte dos processos que lá estão são de 1940 para trás.

Quanto ao Arquivo da Cúria Arquidiocesana do Rio de Janeiro, deve estar lá uma cópia do processo de habilitação para o matrimônio religioso. A pesquisa, porém, parece ser um tanto difícil para quem vive longe do Rio de Janeiro. Por e-mail não respondem e por telefone ou não atendem ou atendem para dizer que o atendimento é apenas presencial.
Sem saber a paróquia, creio que o confrade terá de ir pessoalmente até lá ou, se não puder, pedir a alguém que o faça.

Cordiais cumprimentos,

Filipe

Resposta

Link directo:

Habilitacao de Casamento - Rio de Janeiro

#410402 | mila1000 | 12 dez 2018 09:54 | Em resposta a: #410387

Antonia Renata Anghileri
nascida em 30/11/1913 no estado de São Paulo
filha de Joao Anghileri e Olimpia Allegrini Anghileri


Giovanni, 24 anos + Giuseppe Anghileri , 22 anos chegaram em 10/09/1904 , SP, capitao genova
Ficaram na hospedaria SP
http://www.inci.org.br/acervodigital/livros.php
http://www.inci.org.br/acervodigital/upload/livros/pdfs/L073_278.pdf

Em 1913, Joao Anghileri auxiliou na remoção de feridos num acidente ferroviario, em Cravinhos. Os feridos foram removidos para Ribeirão Preto, Cravinhos, com carros cedidos pelo municipio de Buenópolis.

Seria bom voce pesquisar Anghileri nos livros de batismos, casamentos em RP , Cravinhos. Encontram-se digitalizados no family

Boa sorte

Resposta

Link directo:

Habilitacao de Casamento - Rio de Janeiro

#410406 | Rene Moreira | 12 dez 2018 15:23 | Em resposta a: #410402

Prezada Mila,

Muito obrigado pela sua resposta!

No que se refere aos dados da hospedaria esses eu já conhecia. No que se refere ao acidente em Cravinhos essa informacao é Nova para mim. Saberia dizer onde voce a conseguiu? Isso quer dizer entao que no período de 1913 a família ainda estava na regiao de Cravinhos/RP, certo?

Acabei de pesquisar nos registros paroquiais de Cravinhos e nao encontrei, nem o batismo da Renata, nem o casamento de seus pais. Talvez na paróquia de Serra Azul ou Sao Simao, visto que os mesmos se digiriram para a Fazenda Canaa? O que voce acha?

Abaixo envio o link da certidao de casamento da Angela com Paulo Rocca no Rio de Janeiro. Talvez ajude em algo:

https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:3Q9M-CS5G-SSLC-9?i=53&cat=2813259

Att. Rene Moreira

Resposta

Link directo:

Habilitacao de Casamento - Rio de Janeiro

#410407 | Rene Moreira | 12 dez 2018 15:28 | Em resposta a: #410395

Olá Filipe,

Acabei por me confundir Museu Nacional e Arquivo Nacional!

Você, pela sua experiência, acredita que esta habiliacao possa estar lá? Creio que consiga encontrar uma Pessoa sim que possa ir até lá para mim.

Estou em busca do Lugar de nascimento da Sra. Antonia Renata Anghileri. Em sua cert. de casamento no Rio de Janeiro consta apenas "Estado de Sao Paulo", o que complica bastante saber exatamente onde ela nasceu. Sabemos que sua família imigrou em 1904 (como a Mila já elucidou) para a Fazenda Canaa, que fica perto das cidades atuais de Cravinhos, Sao Simao e Serra Azul, entretanto nao sabemos se a mesma nasceu lá em 1913 ou em alguma outra cidade. Por esse motivo estou atrás da habilitacao de casamente, na qual possa constar alguma pista.

Obrigado,
Rene Moreira

Resposta

Link directo:

Habilitacao de Casamento - Rio de Janeiro

#410408 | Rene Moreira | 12 dez 2018 15:32 | Em resposta a: #410387

Prezada Mila,

Pude pesquisar que Buenópolis fica no Estado de MG, muito distante de Cravinhos e do local do acidente. Isso pra mim nao faz muito sentido. Você tem alguma hipótese aqui pela sua experiência?

Obrigado,
Rene Moreira

Resposta

Link directo:

Habilitacao de Casamento - Rio de Janeiro

#410428 | Rene Moreira | 13 dez 2018 11:46 | Em resposta a: #410408

Olá Mila,

Descobri que Buenópolis era na verdade uma estacao de trem ali em Cravinhos. Entretanto nao descobri nenhuma referência quanto ao acidente e Joao Anghileri. Poderia por favor me informar onde você conseguiu essa info? Assim eu poderia investigá-la mais a fundo.

Obrigado
Rene Moreira

Resposta

Link directo:

Habilitacao de Casamento - Rio de Janeiro

#410620 | Rene Moreira | 20 dez 2018 10:10 | Em resposta a: #410387

Prezados,

Encontrei a reportagem a qual a Mila se referia, sobre o acidente em Buenopolis, onde o Joao Anghileri ajudou no transporte de feridos.
Estou atualmente fazendo buscas nos cartórios e igrejas de Ribeirao Preto pra ver se encontro algo referente à Famíia.

No Rio de Janeiro encontrei uma notícia de uma missa rezada em nome do Sr. Joao Anghileri em 10.08.1942. Acredito entao, que o mesmo tenha falecido por volta desta data. Farei algumas buscas no Rio referente ao seu óbito, que nos possam levar ao Lugar de seu casamento e quem sabe ao local de nascimento de sua filha.

Quaisquer outras ideias e sugestoes serao sempre bem vindas.

Atenciosamente,
Rene Moreira

Resposta

Link directo:

Habilitacao de Casamento - Rio de Janeiro

#410660 | CIDEA | 21 dez 2018 16:40 | Em resposta a: #410387

Voce pode procurar nos registros do ARQUIVO NACIONAL.
O sistema chamado SIAN pode ser acessado pelo interessado para que busque a certidão que precisa.
É importante saber a circunscrição ou a pretória, para facilitar a busca. Caso não saiba terá uma busca mais dificil.
Lá estão digitalizadas as certidões entre os anos de 1929 a 1960(parte).
Basta se cadastrar no site do SIAN, acessar FAVORITOS, REGISTRO NASCIMENTO, CASAMENTO E OBITO.
Escolher a Circunscrição/Pretória e inicial a busca pelo ano. Não é fácil, mas é possível.

BOA SORE !!

Resposta

Link directo:

Habilitacao de Casamento - Rio de Janeiro

#410775 | Rene Moreira | 27 dez 2018 10:23 | Em resposta a: #410660

Prezado CIDEA,

O casamento foi realizado em 1954 na 4 Circunscricao da Glória, no Rio de Janeiro. Eu já entrei neste caminho que você passou do Arquivo Nacional e nele nao consta nenhuma Habilitacao de Casamento. Ao entrar em contato com o Arq. Nacional em seu atendimento a distância, os mesmos disseram que nao possuem em seus arquivos nenhuma habilitacao de casamento para a data solicitada. Eis a resposta deles:

"Os processos de habilitação de casamento que temos em nosso acervo infelizmente não compreende este ano. Sugerimos a pesquisa no Museu da Justiça http://www.tjrj.jus.br/web/guest/institucional/museu/museu"

Você saberia me dizer, com sua experiência, se essa informacao procede ou se houve alguma falha por parte deles?

Atenciosamente,
Rene Moreira

Resposta

Link directo:

Habilitacao de Casamento - Rio de Janeiro

#410777 | MCNN | 27 dez 2018 11:45 | Em resposta a: #410775

Caro Rene Moreira


A Renata foi batizada em Cravinhos, e seus pais casaram também em Cravinhos.

Assento de batismo de Renata (é o número 7):

https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:939F-HC1W-9?i=5&wc=M5J9-N3N%3A372390901%2C371868302%2C372461201&cc=2177299


Casamento dos pais de Renata (é o número 214)

https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:939F-419Y-V4?i=53&wc=M5JM-6YM%3A372390901%2C371868302%2C372505801&cc=2177299



Boa sorte

Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

Habilitacao de Casamento - Rio de Janeiro

#410888 | Rene Moreira | 02 jan 2019 08:29 | Em resposta a: #410777

Prezado Mário César,

Meu muito, muito obrigado pelo achado! Imaginava que a mesma tivesse nascido na regiao de Cravinhos, mas nao tinha certeza exatamente de onde procurar, mas voce acabou achando o batismo dela e o casamento de seus pais. Obrigado!

Gostaria de agradecer também à Mila, que ajudou no início da discussao, além dos demais que contribuiram também para este achado.

Um feliz 2019 a todos.
Rene Moreira

Resposta

Link directo:

Habilitacao de Casamento - Rio de Janeiro

#415714 | Allegrini | 20 jun 2019 17:12 | Em resposta a: #410387

Rene

bom dia.
gostaria de saber o motivo de sua pesquisa.
Sou sobrinho neto da Olimpia e fiquei curioso porque pouco sei sobre esse lado da familia

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 20 abr 2024, 01:13

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen