ajuda a decifrar registo de casamento
Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Pessoas
Boa tarde,
Agradeço ajuda no decifrar do registo de casamento de Manoel Viegas e Catarina Correa (m50):
https://digitarq.arquivos.pt/viewer?id=4827983
não consigo perceber a data; nem os nomes dos pais (Gaspar??? e Maria Viegas; ??? e Maria Roiz?)
Obrigado
Raúl
Link directo:
Eu leio "Ao primeiro de novembro de 1661.." e "...filho de Gaspar dos Reis e Maria Viegas..." e ..."filha de Pedro Gonçalves e Maria Rodrigues...".
Cumprimentos,
JS
Link directo:
ele nubente filho de Gaspar dos Reis e de Maria Viegas, ela filha de Pedro Gonçalves .... e de Maria Rodrigues
RespostaLink directo:
Boas tardes,
Agradeço a ajuda que me deram no registo do casamento.
Um bom fim de semana
Raúl
Link directo:
Leio:
"Ao primeiro de abril de [1]661, recebi por palavras de presente, na forma do Sagrado Concílio Tridentino, ANTÓNIO VIEGAS, filho de GASPAR DOS REIS e de MARIA VIEGAS, com CATARINA CORREIA, filha de PEDRO [CORREIA?] e de MARIA RUIZ [abreviação de RODRIGUES?]; foram padrinhos Diogo Viegas Cavaco e Domingos Gago Cunha, naturais desta [...] escriv~doa aqui comigo dia, mês e era ut supra."
Cordiais cumprimentos,
Filipe
Link directo:
Retificando
"Ao primeiro de abril de [1]661, recebi por palavras de presente, na forma do Sagrado Concílio Tridentino, ANTÓNIO VIEGAS, filho de GASPAR DOS REIS e de MARIA VIEGAS, com CATARINA CORREIA, filha de PEDRO [CORREIA?] e de MARIA RUIZ [abreviação de RODRIGUES?]; foram padrinhos Diogo Viegas Cavaco e Domingos Gago Cunha, naturais desta [...] escrivão aqui comigo dia, mês e era ut supra."
RespostaLink directo:
Caro Filipe,
Agradeço a preciosa ajuda na tradução do assento de casamento.
Com base na informação recolhida passei a ter duas dúvidas:
a data 1.4.1661 vs 1.11.1661;
a no apelido Pedro Gonçalves vs Pedro Correia.
Irei tentar procurar no assento de nascimento de Catarina Correia para tentar clarificar a segunda dúvida.
Melhores cumprimentos
Raúl
Link directo:
Caro Raúl,
Leio abril mesmo, mas está grafado quase como "primeiro de abriu de 661". O "l" terá ficado curto e saiu um "u" pela metade...
Não me parece que seja novembro porque não leio o "nove" por extenso.
Quanto ao Pedro, supus que fosse Correia pelo nome da filha, mas é possível que seja Gonçalves abreviado e mais algum outro apelido. Talvez Gonçalves Ferreira. Muito ruim a letra do padre...
Melhores cumprimentos
Filipe
Link directo:
caro Filipe,
Agradeço a ajuda e a fundamentação apresentada, realmente a letra não é legível, e também me parece que há outro apelido no Pedro.
Melhores cumprimentos
Raúl
Link directo:
Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 07 nov 2024, 19:23