Ajuda com bisavô - Viseu

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Pessoas

Ajuda com bisavô - Viseu

#411011 | Rafaelrafs | 07 jan 2019 02:00

Pessoal, estou buscando informações sobre meu bisavô que veio de Portugal com 22 anos. Tenho algumas informações e falta outras, se alguém puder me ajudar segue os dados..

Nome: António da Costa Melo
Ano de nascimento: 1858
Freguesia: Oliveira do Conde
Concelho: Carregal

O passaporte dele ficou pronto em 19/11/1980 e o mesmo embarcou de Lisboa para o Rio em 11/12/1980.

Não consegui o nome dos pais e a certidão de nascimento que é o que mais me interessa, se alguém se dispor agradeço imensamente.

Resposta

Link directo:

Ajuda com bisavô - Viseu

#411018 | jmmoreira | 07 jan 2019 02:48 | Em resposta a: #411011

Boa noite,
Creio ter-se enganado nas datas: nascido em 1858 e com passaporte em 1980 ... não bate certo.
Cumprimentos,
jmmoreira

Resposta

Link directo:

Ajuda com bisavô - Viseu

#411020 | Rafaelrafs | 07 jan 2019 03:04 | Em resposta a: #411011

Obrigado pela correção, o ano correto do Passaporte e chegada no Brasil é 1880.

Resposta

Link directo:

Ajuda com bisavô - Viseu

#411026 | mila1000 | 07 jan 2019 09:13 | Em resposta a: #411011

Comece pelo registo de nascimento do seu avô. No documento vai constar os avós, sendo assim, vai saber o nome dos pais dos seus bisavós.


Qual a data de nascimento dos seus avós? Em que municipio casaram?

Onde e quando faleceram?

Quanto mais informar, maior a chance de encontrar o que quer.

Resposta

Link directo:

Ajuda com bisavô - Viseu

#412450 | Rafaelrafs | 18 fev 2019 00:24 | Em resposta a: #411011

O cartório onde se encontra a certidão de casamento, eles cobram muito só para fazer a busca, são 30 reais a cada 10 anos de busca.

Eu vou estar em Lisboa no mês de maio, tem algum lugar lá que consigo obter informações sobre meu bisavô? Como descobrir o nome dos pais dele por exemplo, já que ele fez o passaporte e embarcou por lá..

Resposta

Link directo:

Ajuda com bisavô - Viseu

#412451 | FilipeFlard | 18 fev 2019 00:37 | Em resposta a: #412450

Caro Rafael,

É praticamente impossível conseguir informações sobre qualquer português nascido no Século XIX sem saber os nomes dos pais dele. Isso porque nos livro de batismo não constará "António da Costa Melo" e sim "António, filho de X e Y". Acho bem difícil que descubra alguma coisa em Lisboa só pelo nome e pelo ano de nascimento...
Considerando que não tem a informação e que deve fazer mais ou menos uma ideia do ano de nascimento do seu avô, pagar R$ 30,00 por dez anos ou R$ 60,00 por vinte anos de busca está até muito barato.
Sabendo os nomes dos avós do seu avô, pais do seu bisavô, aí sim poderá conseguir algum êxito ao investigar em Portugal; caso contrário, não chegará a lugar nenhum.

Cumprimentos,

Filipe

Resposta

Link directo:

Ajuda com bisavô - Viseu

#412460 | mila1000 | 18 fev 2019 11:28 | Em resposta a: #411011

Rafael,

Não basta o nome.É preciso saber de quem Antonio era filho.

O que sabe da vida do Antonio? Com quem casou? Quando foi isso?

Nome dos filhos, onde e quando nasceram.

Sabe se Antonio morou em MG ?

Volte ao tópico com alguma resposta.

Resposta

Link directo:

Ajuda com bisavô - Viseu

#412463 | Rafaelrafs | 18 fev 2019 13:42 | Em resposta a: #411011

O que mais me falta é o nome de seus pais, pois ele veio sozinho de Portugal.
Mas vamos lá as respostas.

António da Costa Melo, que no Brasil chegou pelo RJ, e em pouco tempo foi para Monte Alto-SP na época da ascensão do Café. Chegou cedo a cidade e sei que comprou uma fazenda, teve sociedade com o barão Homem de Mello.

Aqui seu nome foi escrito como Antonio da Costa Mello, casou-se com Escolastica de Jesus e tiveram João Ignácio da Costa, que nasceu em Jaboticabal. (Não sei se tiveram mais filhos e seus nomes, pela época com certeza tiveram, no cartório de Jaboticabal não tem registro, apenas na paróquia de batismo).

Depois disso não sei onde ele faleceu, pois a família migrou para algumas cidades vizinhas..

João Ignácio da Costa casou-se com Maria Mariscal em Monte Alto (cartório que cobra caro) e depois de anos mudaram-se para Ariranha, onde estão sepultados.

Se puder me ajudar, vou ver se consigo mais respostas também, como se ele teve mais filhos e os nomes.

Eu vou pedir a certidão para descobrir os nomes dos ascendentes, assim facilita nas buscas..

Resposta

Link directo:

Ajuda com bisavô - Viseu

#412465 | mila1000 | 18 fev 2019 14:47 | Em resposta a: #411011

João Inacio nasceu em Jaboticabal, quando ?

Se pagar R$ 30 é caro, imagine pagar $ 150 para a Curia...

Nenhum cartório vai lhe dar informações de graça.

Nomes apenas não auxiliam, é preciso data. Se Antonio é seu bisavô, no registro de nascimento do seu avô vai constar os nomes dos avós, que seriam no caso pais do Antonio e da esposa.

Resposta

Link directo:

Ajuda com bisavô - Viseu

#412466 | mila1000 | 18 fev 2019 15:06 | Em resposta a: #411011

Procure descobrir se Antonio casou em Monte Alto ou Jaboticabal. Se foi antes de 1889, só encontrará o religioso. Se souber o ano...

Resposta

Link directo:

Ajuda com bisavô - Viseu

#417341 | Rafaelrafs | 25 ago 2019 18:09 | Em resposta a: #411011

Boa tarde!!

Encontrei novas informações, na certidão de óbito junto ao cartório que reformula totalmente a descrição do tópico.

Antonio da Costa (Mello), português e natural da Ilha de São Miguel - Portugal.
Filho de Antonio da Costa (Fernandes) e Maria de Jesus ambos naturais da Ilha de São Miguel - Portugal.

António da Costa Mello faleceu em 07 de Novembro de 1948 na fazenda Homem de Mello em Monte Alto estado de São Paulo com 80 anos de idade.

Foi casado em Jaboticabal, SP com Escolastica de Jesus (Miranda) filha de Manoel Antonio Miranda e Maria Izabel, todos Portugueses (sem menção do local). Escolastica de Jesus Costa Mello foi seputada em Monte Alto no dia 22 de Outubro de 1959 com 85 anos.

Antonio e Escolastica tiveram 3 filhos, Sebastião, João e Cecilia, ambos nascidos em Jaboticabal, SP.

Gostaria de localizar o nascimento desses que nasceram na Ilha de São Miguel. Os sobrenomes entre parenteses é porque em alguns documentos consta e outros não. (Pode ser que Antonio da Costa Mello aderiu o Mello por causa da fazenda, pois nenhum dos pais possuem o sobrenome).

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 06 mai 2024, 11:20

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen