Assento de Batismo entre 1850 e 1852

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Brasil | Famílias | Pessoas

Assento de Batismo entre 1850 e 1852

#411067 | elainebrado | 08 jan 2019 10:49

Bom dia a todos!

Eu procuro o assento de nascimento ou batismo, de meu trisavô Thomaz Fortes de Bustamante Sá.

1- Já encontrei seu óbito ocorrido em 2 de fevereiro de 1915 (onde parece estar escrito que ele faleceu aos 64 anos de tuberculose) .

2- Encontrei o registro do segundo casamento ocorrido em 20 de fevereiro de 1892, onde há a informação de que ele teria 40 anos.

Ou seja, ele teria nascido entre 1851 e 1852 no Rio de Janeiro, na capital. Ele fez parte do Exército brasileiro ainda na época do Império, mas não consegui obter informações do órgão.

Também não consegui encontrar nenhum registro de seu primeiro casamento. Dessa primeira relação, ele teve seus dois únicos filhos.

Alguém poderia me ajudar?

Obrigada!

Resposta

Link directo:

Assento de Batismo entre 1850 e 1852

#411091 | malimo | 08 jan 2019 21:35 | Em resposta a: #411067

Cara Elaine,

Em 16.1.1877, Thomaz aparece como eleitor, com a idade de 25 anos, morador na Rua de S. José, filho de Antonio Fortes de Bustamante e Sá. Neste mesmo ano de 1877, aparecem Luiz de 42 anos morador na Rua do Ourives, filho também de Antônio F. B.Sá e Antonio Fortes Bustamante Sá,( solteiro !) de 63 anos,filho de Antonio Diogo Fortes de Bustamante Sá.
Sobre Thomaz encontrei pouco; aparece como requerente de matrícula em 1911, para Paulo ( filho ?) no Colégio João Alfredo. Era veterinário e morreu como segundo tenente mas em 1919 passaram para Capitão. A pedido de Rosa Fernandes Bustamante Sá.
O pai do Thomaz, Antonio Fortes de Bustamante Sá era lavrador da região de Santo Antonio de Sá ( Freguesia da Santíssima Trindade, Itaborai em 1851), foi juiz de Paz, e teve muitos cargos publicos. Seu nome sempre aparece na freguesia de S. João Batista em Niterói e em Jurujuba e Sacco de São Francisco, também em Niterói. Esta família passou por lá em 1851 e depois foi para o Engenho Velho e também Inhaúma. Muitos militares.
Na época em que o Thomaz nasceu, o pai vivia por lá e quando faleceu houve um leilão de escravos feito por sua viúva de sobrenome Tenreiro de Azeredo Coutinho, que pode não ser a mãe dele.
Se tem certeza de que o Thomaz nasceu na cidade do Rio de Janeiro resta procurar nos mórmons online em cada igreja da cidade.
Pode ser que o Thomaz tenha nascido em Niterói ( possivelmente na Igreja de São João Batista).
Em quatro horas de pesquisa no site da Biblioteca Nacional RJ encontrei muitos dados que poderá cruzar como datas e irmãos e levantar o que precisa. Não dá para transcrever; são muitos dados sobre Fortes Bustamente Sá.Pode ser que haja dois Antonio Fortes Bustamante Sá, só vocé pesquisando poderá confirmar.

Att.

Maria Alice

Resposta

Link directo:

Assento de Batismo entre 1850 e 1852

#411094 | elainebrado | 08 jan 2019 23:58 | Em resposta a: #411091

Boa noite, Maria Alice!

Que ótimas essas informações! Vou pesquisar também fora do Rio!

Sei que a mãe de Thomaz se chama Maria Gertrudes da Luz Meira, sobre o pai Antonio, sei que há homônimos.
Sei também que Thomaz tinha pelo menos quatro irmãos: Norberto, Gertrudes, Ana Emilia, Julia Emilia, mas é possível que tenha tido outros.

Sei ainda que só teve dois filhos: Maria da Paz Bustamante e Eleutério Margarido Fortes Bustamante Sá. E não teve filhos com Rosa, a segunda esposa. Ele era capitão-veterinário e viveu na Quinta da Boa Vista por cuidar dos animais da cavalaria imperial.

Tenho tentado achar seu primeiro casamento, que teria sido com a pernambucana Francisca Alexandrina Albuquerque Mello, mãe de seus dois filhos segundo os registros de batismo, mas nada achei. Talvez vivessem em concubinato.

Muitíssimo obrigada!

Resposta

Link directo:

Assento de Batismo entre 1850 e 1852

#411097 | elainebrado | 09 jan 2019 11:13 | Em resposta a: #411091

No registro civil do casamento de Thomaz e Rosa em 1892, ele se declara solteiro (sendo que já tinha dois filhos adultos) e que ele era natural da capital, Rio de Janeiro.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 26 abr 2024, 23:54

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen