Famílias de Castelo de Paiva

Este tópico está classificado nas salas:

Famílias de Castelo de Paiva

#411197 | ManuelBaptista | 12 jan 2019 20:32

Bom dia meus senhores,

Sou novo por estas andanças.
Desde que o meu avó faleceu despertou-se em mim algum interesse pela história de Carcavelos, Santa Maria de Sardoura de Gondarém assim com de Midões, pois pretendo fazer uma tese para a faculdade sobre estas aldeias.
Tenho em posse neste momento um documento de títulos de acções da Companhia Portugueza das Minas de Gondarém datado de 1881 assinado pelo Conde de Cabral assim como do Conde da Foz e um engenheiro de minas João Baptista Shiappa de Azevedo com um carimbo desta "empresa" alemã https://en.wikipedia.org/wiki/Glück_auf. À partida toda esta nova era mineira de Castelo de Paiva até Gondomar terá começado em Gondarém, é a minha teoria pelo ano que o documento apresenta, que faria todo sentido.
Sobre a minha família não tenho muito conhecimento sei no entanto que o meu bisavó se chamava Constantino Baptista da Rocha e Sousa e o meu tetra avó Chrispim Ferreira da Conceição, a minha avó Branca Vieira de Matos de Gondarém e da Portela de Sá. Eu vivo em Carcavelos.
Sei que existe o cruzeiro de Carcavelos na Adep de Castelo de Paiva, onde esse ganhou pernas. Será que ao Marmoiral de Sobrado lhe aconteceu o mesmo? Tudo é questionável.

Contudo sei também que a minha Bisavó era uma Frolim mas que muito pouco sei, o pouco que sei é que tinha posses na altura. Também estámos ligados aos Matos de Gondarém.
Deixo algumas informações que acho podem ter algum relacionamento com estas aldeias assim como a região ribeirinha de Castelo de Paiva.
Se alguém souber de alguma coisa que me possa ajudar e acrescentar ficaria grato.
E peço desculpa pois estou apenas a começar a minha investigação.

https://www.heraldrysinstitute.com/lang/pt/cognomi/Flory/France/idc/680142
https://pt.wikipedia.org/wiki/Jácome_Ratton

Gondarém, na Foz do Douro, é mais uma recordação toponímica dos povos germânicos ao norte do Douro, embora deva datar só do repovoamento cristão, nos séculos IX e X. Gondarém, segundo o Prof. J. Piel, compõe-se de dois étimos, «gund» que significa batalha, e «rimis» descanso. Gondarém seria portanto «descanso na batalha». Outros filósofos identificam o rem com rei, genitivos de redus = conselho. O topónimo é vulgar: repete-se em terras de Guimarães, Cabeceiras de Basto, Castelo de Paiva, Santo Tirso, Vila Nova de Cerveira. Um documento setecentista, que indica os limites do couto de S. João da Foz, diz que este começava «na ponte da praia, junto ao mar, que fica por baixo do Castelo», e daí seguindo sempre pela beira-mar, «vai continuando até um lugar que chamam Gondarém...» - «...que parte pelo ribeiro de Gondarém...», diz-se noutro lugar. ("Toponímia Portuense" de Andrea da Cunha e Freitas)

Deixo uma outra curiosidade, existe uma quinta em linhares junto ao douro, que também pertence à família por onde dizem que passou Camilo de Castelo Branco. Ainda não tive oportunidade de arranjar dados científicos para comprovar.

Com os melhores cumprimentos,
Manuel Baptista

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 26 abr 2024, 04:44

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen