Famílias de Castelo de Paiva

Este tópico está classificado nas salas:

Famílias de Castelo de Paiva

#411197 | ManuelBaptista | 12 jan 2019 20:32

Bom dia meus senhores,

Sou novo por estas andanças.
Desde que o meu avó faleceu despertou-se em mim algum interesse pela história de Carcavelos, Santa Maria de Sardoura de Gondarém assim com de Midões, pois pretendo fazer uma tese para a faculdade sobre estas aldeias.
Tenho em posse neste momento um documento de títulos de acções da Companhia Portugueza das Minas de Gondarém datado de 1881 assinado pelo Conde de Cabral assim como do Conde da Foz e um engenheiro de minas João Baptista Shiappa de Azevedo com um carimbo desta "empresa" alemã https://en.wikipedia.org/wiki/Glück_auf. À partida toda esta nova era mineira de Castelo de Paiva até Gondomar terá começado em Gondarém, é a minha teoria pelo ano que o documento apresenta, que faria todo sentido.
Sobre a minha família não tenho muito conhecimento sei no entanto que o meu bisavó se chamava Constantino Baptista da Rocha e Sousa e o meu tetra avó Chrispim Ferreira da Conceição, a minha avó Branca Vieira de Matos de Gondarém e da Portela de Sá. Eu vivo em Carcavelos.
Sei que existe o cruzeiro de Carcavelos na Adep de Castelo de Paiva, onde esse ganhou pernas. Será que ao Marmoiral de Sobrado lhe aconteceu o mesmo? Tudo é questionável.

Contudo sei também que a minha Bisavó era uma Frolim mas que muito pouco sei, o pouco que sei é que tinha posses na altura. Também estámos ligados aos Matos de Gondarém.
Deixo algumas informações que acho podem ter algum relacionamento com estas aldeias assim como a região ribeirinha de Castelo de Paiva.
Se alguém souber de alguma coisa que me possa ajudar e acrescentar ficaria grato.
E peço desculpa pois estou apenas a começar a minha investigação.

https://www.heraldrysinstitute.com/lang/pt/cognomi/Flory/France/idc/680142
https://pt.wikipedia.org/wiki/Jácome_Ratton