Semitela, Judeus Sefarditas

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Bibliografia | Brasil | Eventos | Famílias

Semitela, Judeus Sefarditas

#411562 | Diego Rodrigues | 24 jan 2019 20:01

Caros confrades, boa noite.


Peço sua gentil atenção, se puderem, quanto aos arquivos e acervo de pesquisa sobre os judeus sefarditas. Estou tentando saber se possuo algum ancestral judeu em minha família, mas ainda não consegui direcionar totalmente a minha pesquisa.

Tenho conseguido desenvolver e obter alguns arquivos.
Através do casamento de meus trisavós, consegui chegar em seus assentos de nascimento aqui. Sei que há uma grande chance de haver algum ancestral judeu vindo de Semitela, que é o caso específico da origem de Bibiana, ou até mesmo de Carapito, só não sei muito bem para que caminho seguir.

Nascimento Bibiana:
https://digitarq.advis.arquivos.pt/viewer?id=1056554
PT-ADVIS-PRQ-PMBR15-001-0002_m0035.tif


Nascimento Salvador:
https://digitarq.advis.arquivos.pt/viewer?id=1056554
PT-ADVIS-PRQ-PMBR15-001-0002_m0037.tif


Se puderem indicar algum caminho ou sugestão, será imensa e valiosa ajuda.

Muito obrigado.

Melhores cumprimentos,

Diego

Resposta

Link directo:

Semitela, Judeus Sefarditas

#411572 | Diego Rodrigues | 24 jan 2019 23:40 | Em resposta a: #411562

Caros confrades,

qualquer indicação de arquivos do povo judeu de Moimenta da Beira já seria de grande valia, mesmo que indiretamente.

Muito obrigado,

Melhores cumprimentos,

Diego

Resposta

Link directo:

Semitela, Judeus Sefarditas

#411579 | ClaudiaOsorio | 25 jan 2019 11:49 | Em resposta a: #411562

Olá
Onde posso encontrar os registros de nascimento da década de 1890, de pessoas nascidas em famílias que não eram católicas?

Resposta

Link directo:

Semitela, Judeus Sefarditas

#411589 | evieira | 25 jan 2019 13:37 | Em resposta a: #411562

Caro confrade,

Não querendo desmotivá-lo, mas não existe nenhum "arquivo" ou base de dados especificamente direcionada a descendentes de cristãos novos portugueses. Existem alguns trabalhos publicados que tratam de algumas famílias com essa origem, mas terá de recuar até achar algum nome em comum. Não conheço nenhum especialmente direcionado a Moimenta da Beira.

Este é o caminho mais fácil e se tiver sorte.

Lembrando que necessariamente não existe uma "grande chance" de haver algum ancestral judeu só porque trata das aldeias de Semitela e Carrapito. Na net encontra-se muita coisa escrita sobre judeus em Moimenta e noutros lugares mas pouco ou nada documentado. Ao contrário do que se afirma por aí, nem Moimenta nem Leomil tiveram judiaria no século XV. É desconhecido o peso da população de cristãos-novos (descendentes de convertidos) relativamente aos cristãos-velhos deste concelho em particular. Muito provavelmente não seriam maioritarios e talvez nem fosse demograficamente relevante.

Ou seja, terá de fazer uma operação de busca por uma agulha no palheiro sem sequer ter a certeza que a agulha existe.

Para documentar algum cristão-novo, terá, em primeiro lugar de recuar muito mais para trás do que 1850. Depois, como os registos paroquiais, na grande maior parte das vezes, não distinguem entre x.n. e x.v., terá de encontrar algum parente que seja mencionado num processo do Santo Ofício como cristão novo ou descendente de cristãos-novos.

Os processos de pessoas processadas pela inquisição estão online de naturais de Moimenta da Beira são cerca de 40 (os processos são do sec.XVI e XVII, mas nem todos são relativos a judaismo). Terá primeiro que recuar até essas datas e depois verificar se algum dos seus parentes surge aí mencionado.

Em alternativa, deverá também verificar se algum parente teve processo de habilitação de génere (para Familiar do Santo Oficio ou para tomada de ordens religiosas - alguns, não todos, estão online. Não sei se existe de alguém natural de Moimenta da Beira). Como deve saber, de uma forma geral só quem não tinha sangue x.n. podia sair habilitado. Por este meio, pode, se tiver Muita Sorte, descobrir um parente a quem foi recusada a habilitação por estar "infamado" de x.n, e assim encontrar o que pretende. De novo, estes processos são abundantes para os séc. XVII e XVIII - vai ter de recuar bastante ainda e de novo ter muita sorte.

Boas pesquisas.

Resposta

Link directo:

Semitela, Judeus Sefarditas

#411614 | Diego Rodrigues | 26 jan 2019 12:58 | Em resposta a: #411589

Caro(a), evieira,

Obrigado por suas considerações e indicações. Concordo amplamente com a dificuldade que é, e será. Em todo caso, como também é uma questão de desenvolver a árvore de minha família, em conjunto com sua história, a obtenção dos documentos de meus antepassados por si só já é um caminho que faz todo trabalho valer a pena.

Em princípio, apesar de serem relativamente comuns, tenho esses apelidos que podem indicar alguma coisa, como de almeida, rodrigues, da paz, machado, lamego, mota(s)...

Os seus apontamentos sobre os períodos são muito relevantes para mim, de grande auxílio.
Eu realmente não tinha pensado na alternativa sobre a habilitação de génere.

Sobre os trabalhos particulares, observei alguns, e estes podem, quem sabe, conter algum dado que me leve adiante.

Quando obtiver novidade, informo aqui, pois sei que poderá ser de ajuda para outros confrades.

Novamente, obrigado por sua gentileza.

Mus melhores cumprimentos.

Resposta

Link directo:

Semitela, Judeus Sefarditas

#425464 | williandesouza81 | 08 jul 2020 03:20 | Em resposta a: #411562

Olá! Suspeito que Bibiana seja avó da minha bisavó, também nascida em Carapito. Você conseguiu avançar nas pesquisas?
Minha bisavó chamava-se Conceição Pereira, nascida em 01/02/1896 em carapito. Seus pais são José Pereira e Maria da Motta. De acordo com o registro de batismo dela, a mãe de Maria da Motta se chamava Bebiana da Motta, casada com João da Motta.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 27 abr 2024, 04:45

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen