Certidão de baptismo desaparecida

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Famílias | Pessoas

Certidão de baptismo desaparecida

#411875 | DanielaDantas | 04 fev 2019 13:10

Bom dia a todos. Estou com muita dificuldade em encontrar um assento de baptismo nos registos paroquiais, parece ter desaparecido de todo. A situação é a seguinte:

Procuro o assento de José Dantas, pai de Manuel José Dantas (este nascido a 29 de Outubro de 1859 em Marrancos). Neste registo, José Dantas consta como sendo de Anais, bem como a sua mãe, Maria Rosa Dantas.

José Dantas, casado com Maria Casimira d'Oliveira, teve outros 3 filhos; nos registos desses 3 filhos, a mãe vem como Maria Dantas, ou (num dos casos) não aparece de todo. No registo de casamento (27 de Fevereiro de 1859), que também está no livro de Marrancos, a mãe também aparece como Maria Rosa Dantas, de Anais. No registo de óbito (31 de Outubro de 1883), o mesmo vem identificado como sendo de Anais e filho de Maria Rosa Dantas; faleceu com "56 anos, pouco mais ou menos", mas não existe nenhum José filho de Maria Dantas para esse período nos registos de Anais; há um José filho de Maria Gonçalves nascido em 1827, mas a mãe dela consta como Francisca Gonçalves e não há registo de pai, pelo que penso que não seja este.

Encontrei um registo de óbito de uma Maria Rosa Dantas para 25 de Maio de 1880 em Anais, Ponte de Lima; esta era solteira e mãe de uma Maria e de um José. No entanto, não tenho forma de confirmar se é a mãe de José Dantas, apesar de me parecer provável. Esta Maria Rosa Dantas surge como Maria Teixeira no registo de nascimento da filha (12 de Maio de 1838); sei que é a mesma porque os pais dela, Custódio Manuel Dantas e Ana Teixeira, surgem neste registo. Na certidão de óbito da Maria Rosa Dantas surge "fez testamento", mas de momento não tenho forma de o consultar.

Alguém consegue ajudar-me? Já vi vários livros de regiões onde surge família (Marrancos, Vitorino dos Piães, Duas Igrejas) e nem encontro o José Dantas nem forma de provar que ele é filho desta Maria Rosa Dantas. Se não for possível encontrar o registo de Baptismo, gostava pelo menos de poder comprovar a filiação, para poder prosseguir com as pesquisas para gerações anteriores.

Obrigada!

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 18 abr 2024, 11:19

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen