Gómez de Alarcón - Judeus

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Pessoas | Brasil | Hispânia

Gómez de Alarcón - Judeus

#18608 | ítalo | 17 mar 2002 01:13

Pesquisando a genealogia da família Medeiros de Santa Luzia, Paraíba, Brasil, encontrei o nome de Cosme Gomes de Alarcão, pernambucano de fins do século dezessete e início do dezoito, filho de Daniel Gómez de Alarcón, judeu espanhol, casado com uma índia de nome ignorado. Terá alguém alguma informação sobre estes Gómez de Alarcón? Agradeço qualquer informção.
Cumprimentos, Ítalo Moraes Rocha Guedes.

Resposta

Link directo:

RE: Gómez de Alarcón - Judeus

#18615 | valadares | 17 mar 2002 11:32 | Em resposta a: #18608

Caro Italo:
Tenho visto suas intervenções sobre a genealogia da Paraiba. É uma area de meu interesse. Quanto ao Daniel Gómez de Alarcón, definido como “judeu espanhol”. Qual a bibliografia que o classifica assim ?

Paulo Valadares

Resposta

Link directo:

RE: Gómez de Alarcón - Judeus

#18620 | ítalo | 17 mar 2002 13:00 | Em resposta a: #18615

Caro Paulo Valadares,
A primeira vez que tive conhecimento de Cosme Gomes de Alarcão foi por meio dos escritos de um grande médico e genealogista paraibano, Dr. Severino Ayres de Araújo, natural da cidade de Patos, que colheu informações dispersas principalmente na área rural do sertão paraibano, notadamente na região de Santa Luzia e lembro-me bem que lá havia um trecho que, em relação a Cosme Gomes, dizia "provavelmente judeu ou cristão-novo". Há pouco tempo encontrei na internet genealogias razoavelmente completas de descendentes da família Medeiros e em uma delas, a de um Sr. J. L. Simões, havia a indicação do pai de Cosme Gomes de Alarcão, um certo Daniel Gomez de Alarcón, que teria sido padre católico (priest) e teria casado em Pernambuco (creio que em Goîana) com uma índia e seria judeu (provavelmente marrano). Não há citações nestas fontes quanto a época, mas acho muito provável que este Daniel Alarcón tenha chegado em Pernambuco ao tempo dos holandeses. Se usar um mecanismo de busca como o Google com "gomes de alarcão" certamente encontrará as páginas que comentei. Se tiver alguma informação sobre os Gomes de Alarcão e quiser compartilhar, agradecerei.
Cumprimentos, Ítalo Moraes Rocha Guedes.

Resposta

Link directo:

RE: Gómez de Alarcón - Judeus

#18716 | valadares | 20 mar 2002 14:21 | Em resposta a: #18620

Caro Guedes (dos Guedes Pereira ?):
Boa tarde ! Recebi sua mensagem, pela qual agradeço a atenção. Meu interesse pelo tema, é que venho pesquisando há tempos sobre a influência etno-cultural dos descendentes de cristãos-novos na vida luso-brasileira. Já escrevi quase uma centena de artigos sobre o tema. Atualmente sou co-editor do boletim Gerações/Brasil, publicado pela Sociedade Genealógica Judaica do Brasil (se lhe interessar mande o seu endereço que lhe mandarei alguns exemplares). Estou também trabalhando numa tese acadêmica na USP, sob a orientação da Profª Drª Anita Novinsky, a maior autoridade sobre o tema, em algo parecido, troncos judaicos-cristãos-novos que derão origem a personalidades brasileira, ex.; Shemtov b. Abraham (santo Fidalgo), ancestral de Sérgio Buarque e Joaquim Nabuco, etc. Daí o meu interesse sobre o Alarcón – curioso que você menciona Medeiros, como seus descendentes – lembro que um dos líderes da retomada da identidade judaica no RN é o Dr. João Medeiros. Já que o Sr. é paraibano – a terra do cotoco, como brinca Diniz Quaderna, o personagem do maior escritor brasileiro, Ariano Suassuna, pergunto – em algum momento o Sr. já topou com uma genealogia de Gilberto Freyre, que é casado com uma Guedes Pereira.

Ao dispor,

Paulo Valadares
faiguen@attglobal.net
Cx. postal nº 1025
Campinas, SP, Brasil
13001-970

Resposta

Link directo:

RE: Gómez de Alarcón - Judeus

#18777 | doria_gen | 21 mar 2002 21:19 | Em resposta a: #18716

Prezado amigo Paulo,

Se não me falha a memória, Gilberto de Mello Freyre, primo-irmão do Gonsalves de Mello Neto, era de um ramo dos Silvas Freires da Bahia. Há desta família inclusive um ramo no Rio Grande do Sul, envolvido nas lutas dos Farrapos.

Gdes abcs, fa

Resposta

Link directo:

RE: Gómez de Alarcón - Judeus

#18817 | ítalo | 22 mar 2002 19:26 | Em resposta a: #18716

Caro Paulo Valadares,
Ainda não identifiquei de que ramo dos Guedes pertenço eu, mas estou perto. Realmente, o dito Cosme Gomes de Alarcão, casado com Maria da Conceição Valcacer Freire (esta filha de Manoel Fernandes Freire, de Olinda, e Antônia de Morais Valcacer, também meus ancestrais) é ancestral de um bom número de representantes da família Medeiros espalhada por Paraíba e Rio Grande do Norte, principalmente, pelo casamento de uma sua filha, Antônia Maria da Conceição (ou Antônia Gomes de Alarcão) com Alexandre Manoel de Medeiros, filho do patriarca dos Medeiros daquelas regiões Sebastião Afonso de Medeiros Matos e de sua esposa Antônia de Morais Valcacer (II). Há ainda uma outra família ligada diversas vezes com os Medeiros, os Pais de Bulhões, que a tradição oral também faz judeus ou cristãos-novos. Infelizmente, de Gilberto Freire só tive acesso a alguns pedaços dispersos de genealogia, a maioria em leituras rápidas de algumas de suas obras. Concordo plenamente consigo em considerar meu ilustre conterrâneo (Ariano Vilar Suassuna) como o maior escritor brasileiro, foi inclusive a partir da leitura de sua trilogia da Pedra do Reino que comecei a pesquisar genealogia e heráldica. Se desejar mais informações acerca da descendência de Cosme Gomes de Alarcão ou dos citados Pais de Bulhões, terei grande prazer em lhas informar.
Cordialmente, Ítalo Moraes Rocha Guedes.

Resposta

Link directo:

RE: Gómez de Alarcón - Judeus

#18857 | ítalo | 23 mar 2002 17:21 | Em resposta a: #18716

Realmente me interessa o periódico que mencionou e ficaria agradecido se me pudesse mandar algum. Meu endereço é:
Rua Dona Carlota, 832, Bairro Santo Antônio
CEP:36.570-000, Viçosa - MG.
E-mail: rochaguedes@zipmail.com.br
Agradecido, Ítalo Moraes Rocha Guedes.

Resposta

Link directo:

RE: Gómez de Alarcón - Judeus

#18890 | valadares | 24 mar 2002 11:39 | Em resposta a: #18857

Dória e Ítalo:
Saudações ! Chove (garoa) em S. Paulo.
Li com atenção as mensagens de vocês. Continuo procurando a genealogia de Gilberto Freyre, principalmente pelo lado Wanderley - de sua avó paterna Maria Raimunda da Rocha Wanderley e também o lado Gonsalves de Mello, aparentado aos Fonseca Galvão, dos "sete Macabeus" alagoanos. Curiosa esta família Wanderely, tem os descendentes mais inesperados, Roberto Burle Marx, por exemplo, é neto de Maria Augusta Wanderley Campelo. Quantoa revistinhaa, Ítalo, ela está seguindo pelos Correios.

Paulo Valadares

Resposta

Link directo:

RE: Gómez de Alarcón - Judeus

#214908 | Alexsandro79 | 07 dez 2008 11:11 | Em resposta a: #18890

Apercebi sobre a discussão acerca de Cosme Gomes Alarcon. Sobre ele falou a genealogista Rita Edith de Araújo sobre a tradição oral da família dá conta de um marrano por nome Cosme Gomes Alarcon. Esse sobrenome é retirado de uma localidade espanhola. Conforme velhas fontes orais das famílias Freire e Medeiros do Seridó, este Cosme teria origem marrana e espanhola por ascendencia de Daniel Gomes Alarcon. Sobre Antonio Paes de Bulhões, há um bom livro do genealogista Olavo de Medeiros Filho que menciona como sendo antonio um marrano. Há outros ancestrais marranos dos seridoenses paraibanos e norte rio grandenses: Caetano Dantas, Antonio Fernandes Pimenta e outros mais. É uma região marcadamente marrana, onde a secura propiciou um refúgio (sarid) bem aprazível a nossa raça proscrita.

Resposta

Link directo:

RE: Gómez de Alarcón - Judeus

#215244 | anr109 | 11 dez 2008 16:04 | Em resposta a: #214908

Oi Alexsandro79

Saudações

Li seu texto e interessei-me pela parte que fala dos siridoenses. Gostaria de saber se nos seus dados há um Capitão Estevão Alvares Bezerra, casado que foi com Paulla Maria dos Prazeres, norte rio grandenses. Seu nome figura, como padrinho, da escravinha Quitéria, propriedade de Manuel Ribeiro Bessa, considerada a primeira cidadã limoeirense, ceca de 1730, mais ou menos.

desde já garto pela atenção

Antonio Nogueira Regis
regis-arte@hotmail.com
antonioregis.blogspote.com

Resposta

Link directo:

RE: Gómez de Alarcón - Judeus

#220829 | Maria M Luz | 10 fev 2009 02:35 | Em resposta a: #18716

Caro Paulo Valadares
Como pesquisadora neste fórum li sua resposta acima enviada ao Guedes sobre o trabalho que faz sobre critãos -novos na vida luso brasileira. Me interessei muito, pois lendo obras brasileiras a esse respeito encontrei alguns ascendentes da família que faço estudo genealógico aqui no Estado de Santa Catarina.
Encontrei o seguintes nomes e gostaria de ter maiores informações a respeito dessas pesoas.
Elas se fixaram quase todas no Estado de Minas Gerais, mais propriamente em Vila do Carmo, atualmente cidade de Mariana.
São : Francisco Ferreira Isidro (Isidoro) Processo TSO datado de 01/09/1725 a 27/08/1728 acusado de judaismo, natural de Frexo Felipa Henriques de Oliveira. Preso em 06/10/1726 com pena de cárcere e hábito penitencial perpétuo.
Francisco Vaz de Oliveira, Henrique Vaz de Oliveira Diogo Vaz, Mariana de Aluin (Alvin), Luiz Vaz de Oliveira...
Eles participavam de umas reuniões secretas na casa de um mineiro (dono de mina) e foram presos porque liam uns livros. Penso que era para ter as orações judaícas.
Sua monitora na sua pós, Anita Novinsky deve ter conhecimento destes fatos. Gostaria também de poder receber esses exemplares sobre a genealogia judaica no Brasil. Pertenço atualmente a Inst. de Genealogia de Santa Catarina (INGESC) e gostaria de poder colocar estes escritos em nossa biblioteca.
Maria Helena M. Luz Rua Padre Osmar Müller, 177, Bairro Itaguaçu, 88085-460, Fpolis, SC.
Agradeço contribuição antecipadamente. Um abraço.
Maraia Helena

Resposta

Link directo:

RE: Gómez de Alarcón - Judeus

#222165 | Maria M Luz | 25 fev 2009 23:04 | Em resposta a: #220829

Sr. Paulo Valadares
Queria lhe agradecer também através deste forum , já que o fiz através de e-mail, o envio de seu precioso livro, assim como o exemplar da Revista e mais ainda aquela Jóia que escveu sobre onde Francisco Isidro perdeu suas botas.
Obrigada pela sua gentileza. Amei o presente.
Atenciosamente
Maria Helena

Resposta

Link directo:

Gómez de Alarcón - Judeus

#446738 | Livorno Lucena | 26 mar 2023 03:57 | Em resposta a: #18716

Boa noite
Tenho acompanhado suas citações sobre cristão novo (judeus) e vi em seus trabalho curiosidades que me chamou atenção.
Sou de uma família que teve origem entre, açores e Lisboa . também pesquisando em alguns sites encontrei Fernão Vasques de lucena(Judeu). Não sei se tem ligação com Os Lucenas de Caicó ,meu lugar de nascimento.. Porém encontrei na minha genealogia, em pesquisas; o mencionando em seus artigos; Daniel Gómez de alarcón. vi que ele era casado com uma India Pernambucana e pai Cosme gomes d' alarcão nascido em goiana PE e falecido antes de 1789.Como estou pesquisando minha origem tanto do lado paterno (Lucena) como do lado materno(Botelho e santos) Gostaria de compartilhar e até mesmo receber seus escritos se possível sobre os cristão novos.
agradeço
Grande abraço

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 02 mai 2024, 22:36

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen