Orientação

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Pessoas

Orientação

#411991 | Chrismoraes | 06 fev 2019 18:25

Prezados, gostaria de uma orientação , sobre a possibilidade de encontrar quaisquer informações sobre um antepassado meu, "João Moreira da Fonseca". Tudo o que pude encontrar é que ele desembarcou no Rio de Janeiro no dia 06/08/1898, no navio "Rei de Portugal", tendo embarcado em Lisboa; o registro diz que ele tinha 24 anos nesta época.
Tenho quase certeza de que ele era o pai do meu bisavô, "João Moreira da Fonseca Júnior", falecido em 1987, com aproximadamente 84/86 anos. Este meu bisavô viveu e se casou em Laranjal, Minas Gerais, com Doracy Gonçalves da Costa Ribeiro.
Pode ser um homônimo, mas as datas são coerentes, já que o meu bisavô deve ter nascido no início do século XX, em Laranjal.
Agradeço qualquer colaboração.

Resposta

Link directo:

Orientação

#412030 | malimo | 07 fev 2019 19:24 | Em resposta a: #411991

Caro Chris,

Ontem encontrei no site da Biblioteca Nacional RJ, pesquisando por período, no Jornal Gazeta de Notícias,13.12.1912, a notícia de falecimento em Lisboa de várias pessoas entre as quais um João Moreira da Fonseca.
Encontrei também em período anterior notícias em Laranjal com o nome do João Moreira da Fonseca.
Já levantou todos os dados referentes a ele para que possa ter mais certeza do parentesco ?

Att.,

Maria Alice

Resposta

Link directo:

Orientação

#412040 | Chrismoraes | 07 fev 2019 23:18 | Em resposta a: #412030

Prezada Maria Alice:
Muito obrigado pela ajuda !
Tenho absoluta certeza do parentesco, inclusive, com prova documental; minha avó, nascida em Laranjal em 1934 (e que ainda está viva) é filha de "João Moreira da Fonseca Júnior". Infelizmente, ela não se recorda de muita coisa, e não chegou a conhecer o avô paterno. Você citou que encontrou notícias em Laranjal sobre este nome; é bem provável que seja meu antepassado. Se for possível, eu gostaria muito de saber do que se tratam estas notícias, ainda que seja pouca coisa.
Agradeço uma vez mais pela atenção e ajuda.
Att.;
Christiano Garcia de Moraes

Resposta

Link directo:

Orientação

#412041 | malimo | 07 fev 2019 23:30 | Em resposta a: #412040

Caro Chris,

Entra em memoria.bn.br , clica em período e pesquisa sobre 1910 a 1920. Digita o nome que quer pesquisar e as informações aparecem. Clica no nos jornais que aparecem e a noticia já vem grifada em verde.
Vai entrando com o nome, só o sobrenome , e as coisas vão aparecendo. Infelizmente neste site não dá para fazer controlC controlV.
Depois me fala.

Att.,

Maria Alice

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 19 abr 2024, 01:46

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen