Ajuda leitura assento 1676 Varziela (Felgueiras)

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Bibliografia | Regiões

Ajuda leitura assento 1676 Varziela (Felgueiras)

#412067 | carregal | 08 fev 2019 20:16

Prezados colegas,

Peço ajuda de alguém familiarizado com a geografia da zona a fim de localizar uma freguesia. Tenho o seguinte assento de casamento, (http://pesquisa.adporto.pt/viewer?id=539034, imagem 904, f.46r) que leio:

Aos seis dias do mes de maio de [1]676 anos, na forma do sagrado concílio tridentino (...) António Marinho, filho natural de António Marinho, morador na freguesia de Borba de Montanha, e Catarina(?) Francisca, da freguesia de ???..., com Marta Gonçalves, filha de Gonçalo Gonçalves já defunto e de sua mulher Maria Duarte, moradores na Torre desta freguuesia...

Alguém consegue descifrar a freguesia de origem da mãe do noivo?

Muito obrigado desde já.

Com os melhores cumprimentos,

A. Carregal

Resposta

Link directo:

Ajuda leitura assento 1676 Varziela (Felgueiras)

#412072 | AntonioGonçalves | 08 fev 2019 21:36 | Em resposta a: #412067

Prezado A. Carregal


Pela leitura do referido assento, a minha transcrição é a seguinte:


- Aos 6 de Maio de 1676, recebi Antonio Marinho, filho natural de Antonio Marinho, morador em Borba da Montanha e Catherina Francisca, de Fervensa (Fervença-Celorico de Basto), com Marta Gomes, filha de Gonçalo Gomes, falecido e Catherina Duarte, torre, desta, Testemunhas Gaspar Fernandes, João Fernandes, Francisco Dias, do mesmo lugar, Padre Gaspar Ferreira de Sampaio.


Nota: Fico com duvida se será Gomes, Gonçalves ou Guimarães, só com estudo da forma como o vigario descreve a abreviatura desse nome, no entanto por outros casos, parece-me ser Gomes, embora em outro assento anterior o tenha escrito bem por extenso.

Melhores cumprimentos

Resposta

Link directo:

Ajuda leitura assento 1676 Varziela (Felgueiras)

#412076 | GoldenDays | 08 fev 2019 22:55 | Em resposta a: #412072

Prezados Confrades,

Concordo com a leitura efetuada pelo Confrade António Gonçalves.

Esclareço, todavia, que o apelido em dúvida é "Gonçalves" (e não "Gomes") conforme bem documentado no casamento de Luisa Gonçalves, filha de ambos, com João Mendes em 1710-05-11 (Varziela) (PT-ADPRT-PRQ-PFLG30-002-0003_m01055.jpg).

Martim Mendes, bisavô de João Mendes, é meu 10º avô.


Cordiais cumprimentos.
Ribeiro de Araújo

Resposta

Link directo:

Ajuda leitura assento 1676 Varziela (Felgueiras)

#412081 | AntonioGonçalves | 08 fev 2019 23:18 | Em resposta a: #412076

Se assim é, temos que aceitar, no entanto, nunca me passou pela mão tal abreviatura, para esse nome. Parecido passou-me a abreviatura que dizia respeito a Guimarães.

Bom fim de semana a Todos

Resposta

Link directo:

Ajuda leitura assento 1676 Varziela (Felgueiras)

#412914 | carregal | 06 mar 2019 17:30 | Em resposta a: #412067

Prezados AntonioGonçalves e GoldenDays,

Muito obrigado aos dois pela ajuda. Em efeito, a abreviatura é desenvolvida como "Gonçalves" nas seguintes gerações, como aparece no assento mencionado de Luisa Gonçalves, minha ascendente. Ainda não tive tempo de procurar a informação correspondente ao costado dos Mendes, mas alegro-me de encontrar alguém relacionado de maneira casual.

Um abraço,

A. Carregal

Resposta

Link directo:

Ajuda leitura assento 1676 Varziela (Felgueiras)

#412917 | GoldenDays | 06 mar 2019 19:47 | Em resposta a: #412914

Prezado confrade A. Carregal,

Dado que tem interesse no costado dos Mendes aqui lhe deixo alguma informação pertinente que espero lhe possa ser de utilidade:


João Mendes, batizado em 1678-08-10 em Margaride, é filho de Amador Mendes e Filipa Brás.
Nota sobre Filipa Brás: Era viúva à data do casamento do filho JOÃO MENDES.

Amador Mendes b. 1645-10-12 em Margaride, é filho de Manuel Mendes e Maria Martins que casaram em 1636-07-29 em Margaride. Maria Martins era filha de Diogo Martins e Isabel Durães do lugar da Quintã, em Margaride.
Notas sobre Maria Martins: Identificada no seu assento de batismo e de casamento como MARIA MARTINS, bem como no assento de batismo da sua primeira filha JERÓNIMA. Identificada como CATARINA MARTINS nos assentos de batismo de seus filhos MANUEL e AMADOR. Não identificada no assento de batismo de sua última filha CATARINA.

Por seu turno Manuel Mendes é filho de Martim Mendes e Catarina Antunes. Martim Mendes é do lugar da Barra em Santa Marinha da Pedreira e aí faleceu em 1659-05-02. Catarina Antunes é do mesmo lugar e também aí faleceu em 1645-05-21.
Nota sobre Catarina Antunes: O nome da sua mulher aparece identificado como CATARINA ANTÓNIA no assento de casamento da sua filha MARIA MENDES. Referida como CATARINA ANTUNES no assento de casamento do filho MANUEL MENDES.

Os pais de Martim Mendes foram Manuel Mendes e Catarina Pires, ambos do referido lugar da Barra, tendo lá falecido respetivamente em 1603-12-20 e 1617-01-15.
Nota sobre este Manuel Mendes: No casamento do seu filho MANUEL MENDES na igreja de S. Fins do Torno os nomes de MANUEL MENDES e CATARINA PIRES estão identificados como sendo os seus pais de Santa Marinha da Pedreira.

Nota sobre Catarina Pires: No seu assento de óbito está referido o nome do seu filho MARTIM MENDES. Está igualmente identificada no assento de casamento do seu filho MANUEL MENDES na igreja de S. Fins do Torno, onde se identifica igualmente o nome de MANUEL MENDES como seu cônjuge, ambos de Santa Marinha da Pedreira.

Cordiais cumprimentos do
Ribeiro de Araújo

Resposta

Link directo:

Ajuda leitura assento 1676 Varziela (Felgueiras)

#413714 | carregal | 07 abr 2019 11:33 | Em resposta a: #412917

Prezado Ribeiro de Araújo,

agradeço-lhe as informações sobre os Mendes. Tenho uma dúvida porém. Procurando pelos filhos de Manuel Mendes e Maria Martins, encontro estes:

Jerónima (12/8/1640), filha de Manuel Mendes e Maria Martins, da Quintã;
Manuel (20/11/1642), filho de Manuel Mendes e Catarina Martins, da Quintã;
Amador (12/10/1645), idem;
Antonio (2/8/1648), filho de Manuel Mendes e Maria Martins, da Quintã;
João (21/11/1650), filho de Manuel Mendes e Maria Martins (sem lugar);
Maria (19/2/1652), filha de Manuel Mendes, da Corredoura;
Manuel (6/9/1654), filho de Manuel Mendes, da Quintã;
Catarina (12/5/1657), filha de Manuel Mendes e Maria Martins, da Quintã.

Como não conheço a zona, não sei onde estão exatamente a Quintã e a Corredoura. Poderia essa Maria ser filha do mesmo casal ou haveria dois Manuel Mendes vivos com idades semelhantes em Margaride nessa mesma época? Com os poucos dados dos registos mais antigos às vezes é muito difícil saber...

Com os melhores cumprimentos,

Antonio Carregal

Resposta

Link directo:

Ajuda leitura assento 1676 Varziela (Felgueiras)

#413758 | GoldenDays | 08 abr 2019 17:07 | Em resposta a: #413714

Prezado confrade António Carregal,

Há vários Manuel Mendes nesta área e neste período. É muito provável que o da Corredoura pertença à mesma família. Analisando linhas descendentes de MANUEL MENDES tenho, salvo erro de pesquisa da minha parte, os seguintes “Manuel Mendes” com um tronco comum:

1. Manuel Mendes (F.1603-12-20) cc Catarina Pires, do lugar da Barra, Pedreira pais de:
1.1.1 Manuel Mendes cc (1623-12-30 no Torno) Ana Coelho, do lugar da Barra, pais de:
1.1.1.1 Manuel Mendes (N.1634-11-01)

1.2 Martim Mendes (F.1659-05-02) cc Catarina Antunes, do lugar da Barra, Pedreira pais de:
1.2.1 Manuel Mendes cc (1636-07-29) Maria Martins, de Margaride, pais de:
1.2.1.1 Manuel Mendes (B.1642-11-20) em Margaride

1.2.2 Amador Mendes (B.1645-10-12) em Quintã, Margaride cc Filipa Brás, pais de:
1.2.2.1 Manuel Mendes cc (1702-02-19) Maria Delgado em Margaride

1.2.2.2 António Mendes (B.1635-04-22) cc (1667-08-22 em Margaride) Isabel Pereira, da Barra, Pedreira pais de:
1.2.2.2.1 Manuel Mendes (B.1678-12-23 F.1726-01-29 na Baía, Brasil) da Barra, Pedreira

Corredoura é um lugar da freguesia de Idães a qual é adjacente ou próxima das restantes aqui mencionadas (Quintã pertence à antiga freguesia de Margaride) e as migrações entre elas são uma constante.

Agradeço a indicação dos filhos adicionais do casal Manuel Mendes e Maria Martins que teve a gentileza de indicar e que são colaterais dos que encontrei na minha pesquisa ascendente.

Cordiais cumprimentos.
Ribeiro de Araújo

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 20 abr 2024, 06:41

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen