achar informações do meu bisavô português

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos

achar informações do meu bisavô português

#412099 | Bilheo | 09 fev 2019 04:36

Preciso muito da ajuda de vocês, não consigo achar de nenhuma informa sobre meu bisavô ou bisavó que eram portugueses, já coloquei o nome deles na internet e não aparece nada. Entrei em tudo que e site e nada aparece. Não tenho muitas informações , o máximo que tenho e a certidão de casado do meu avô , que consta o nome do meu bisavô e bisavó. Nome do meu bisavô MANOEL DA GRELLA VILLEU nome da bisavó ANTÔNIA PONTE FARINHA. O ano do nascimento do meu bisavô provavelmente era 1900 ou antes disso. Seu filho se chama MANOEL GONÇALVES BELHEO. Por favor preciso muito da ajuda de vocês, aguardo resposta.

Resposta

Link directo:

achar informações do meu bisavô português

#412101 | FilipeFlard | 09 fev 2019 05:02 | Em resposta a: #412099

Caro Bilheu,

Apenas pelos nomes, pouco posso lhe dizer. O que sei é que há muitos Pontes Farinhas na Calheta (Madeira) e adjacências. Sabe se seus bisavós eram da Ilha da Madeira?

Tem em mãos a certidão de nascimento do seu avô brasileiro? É documento imprescindível para o sucesso da sua investigação, pois lá estarão os nomes dos pais e avós dele.

Pude encontrar em pesquisas o assento de nascimento de uma Ludovina Ponte da Grela, nascida no Rio de Janeiro em 24 de setembro de 1922, filha de Manuel Gonçalves Bilheu e de Antónia Ponte Farinha, neta paterna de Francisco da Grela Bilheu e de Maria Garrida, neta materna de João Ponte Farinha e de Maria Ponte Farinha. Será irmã do seu avô? Parece ser...

Cumprimentos,

Filipe

Resposta

Link directo:

achar informações do meu bisavô português

#412102 | FilipeFlard | 09 fev 2019 05:17 | Em resposta a: #412099

Às vezes esses milagres acontecem...
Não é que achei lá na Calheta o que parece ser o casamento dos seus bisavós?

"Aos vinte e dois dias do mês de setembro do ano de mil novecentos e dois, nesta Igreja Paroquial do Espírito Santo da Vila da Calheta, Concelho do Funchal, compareceram os nubentes MANUEL DE AGRELA BILHEU e ANTÓNIA GONÇALVES JARDIM, os quais sei serem os próprios, com todos os papéis de estilo correntes, e sem impedimento algum, canônico ou civil, para o casamento; ele de idade de trinta e um anos, solteiro, agricultor, natural desta freguesia foi batizado [...] filho legítimo de FRANCISCO DE AGRELA BILHEU, natural da freguesia do Estreito e concelho da Calheta, e de MARIA GARRIDA, natural desta freguesia; e ela de vinte e um anos completos, solteira, agricultora, natural desta freguesia, onde foi batizada [...], filha legítima de JOÃO GONÇALVES e de ANTÓNIA DA PONTE FARINHA, naturais desta freguesia; os quais nubentes se receberam por marido e mulher e os uni em matrimónio, procedendo em todo este ato conforme o Rito da Santa Madre Igreja Católica Apostólica Romana. Foram testemunhas presentes, que sei serem os próprios, Manuel da [...] Jardim e João Gonçalves Roda, agricultores [...] E para constar lavrei em duplicado este assento, que depois de ser lido e conferido perante os cônjuges e testemunhas presentes comigo e não assinaram por não saberem escrever. Era ut supra. O Vigário António João de França [...]"

Assento de casamento 26/1902, disponível nas imagens abaixo:
Imagem 36: https://arquivo-abm.madeira.gov.pt/viewer?id=39563&FileID=127284
Imagem 37: https://arquivo-abm.madeira.gov.pt/viewer?id=39563&FileID=127285

O nome da noiva está diferente, mas isso se explica porque no Brasil deve ter usado os sobrenomes da mãe dela; e o sobrenome do pai dela deve ser a razão de seu avô ter adotado o sobrenome Gonçalves. Tudo se encaixa!

Cumprimentos,

Filipe

Resposta

Link directo:

achar informações do meu bisavô português

#412104 | FilipeFlard | 09 fev 2019 05:26 | Em resposta a: #412102

P.S.: Para que não diga que não está com sorte, achei também o casamento de seus trisavós Francisco de Agrela Bilheu e de Maria Garrida, pais de Manuel de Agrela Bilheu. É um assento bastante completo! Tem os nomes dos noivos, dos pais e até de seus avós paternos e maternos. Se conseguir ler a letra, descobrirá bastante sobre sua família. Não transcrevo só para não estragar a surpresa...

É o assento n.º 11/1861, disponível nas imagens a seguir:
Imagem 18: https://arquivo-abm.madeira.gov.pt/viewer?id=1685&FileID=123976
Imagem 19: https://arquivo-abm.madeira.gov.pt/viewer?id=1685&FileID=123977

Resposta

Link directo:

achar informações do meu bisavô português

#412150 | FilipeFlard | 10 fev 2019 01:09 | Em resposta a: #412099

Escrevo novamente para o caso de o interessado não ter visto o tópico.

Resposta

Link directo:

achar informações do meu bisavô português

#412154 | Bilheo | 10 fev 2019 02:56 | Em resposta a: #412099

ola, eu estou até emocionado de verdade mesmo. Você não imagina o quanto eu procurei por resposta e não achei. A única coisa que tenho e a certidão de casamento do meu avô MANOEL GONÇALVES BELHÉO, mais tentei de tudo achar alguma resposta sobre a vida deles e qual ligação eles realmente tinham com portugal. E você pode me proporcionar isso , agradeço de todo meu coração de verdade mesmo. Vou tentar pegar a cidadania portuguesa , será que com essas informações eu consigo dar entrada?

Resposta

Link directo:

achar informações do meu bisavô português

#412155 | FilipeFlard | 10 fev 2019 04:19 | Em resposta a: #412154

Caro Bilheo, fico muito feliz por ter ajudado a resolver esse mistério da sua família.
Quanto à nacionalidade portuguesa, acho que o que lhe falta é a certidão de nascimento do seu avô.
Tem de ver se ele nasceu em Portugal ou no Brasil, pois o bisneto não pode requerer a nacionalidade originária diretamente. Só o filho ou o neto do português é que o podem fazer e é preciso demonstrar a ligação efetiva a Portugal.

Cumprimentos,

Filipe

Resposta

Link directo:

achar informações do meu bisavô português

#412162 | Bilheo | 10 fev 2019 06:16 | Em resposta a: #412155

Novamente lhe agradeço pela grande ajuda que me desde. Acho que esse tempo todo procurei errado, pois analisando tudo que me passou. Pude verificar que os nomes mudaram, o nome do meu bisavó era MANOEL DE AGRELA BILHEU, já na certidão de casamento do meu avó o nome dele esta MANOEL DA GRELLA VILLEU, e o nome do meu avó também não condiz com o do pai pois em sua certidão de casamento esta MANOEL GONÇALVES BELHÉO. Ou seja o sobrenome sofreu várias mudanças. Originalmente era BILHEU, DEPOIS VILLEU, DEPOIS BELHÉO E POR ULTIMO BILHEO. O qual toda familia usa. Porém o certo mesmo seria BILHEU com U no final. Mais já ouvi dizer que a causa disso seria a pronuncia , quem ouviu registrou errado. Até nisso você me ajudou a resolver, você não tem noção do quanto estou agradecido, que Deus lhe abençoe grandemente, pois o que você fez por mim serei eternamente grato.

Resposta

Link directo:

achar informações do meu bisavô português

#412171 | FilipeFlard | 10 fev 2019 13:21 | Em resposta a: #412162

Também houve confusão por serem nomes raros no Brasil.
O “de Agrela” podia ser escrito e pronunciado “d’Agrela”, o que deu em “da Grela”.
O “Bilheu” já envolve mais erros cartorários. Já ouvi dizer que o sotaque da Madeira é difícil de entender para brasileiros, o que pode ter dado nessas confusões de grafia (até porque antes de 1943 não havia no Brasil uma ortografia uniforme e cada um escrevia como queria).

Cumprimentos,

Filipe

Resposta

Link directo:

achar informações do meu bisavô português

#412175 | Smsantos55 | 10 fev 2019 16:50 | Em resposta a: #412099

Bilheo,

abaixo o que parece ser o assento de batismo do seu avô Manuel, da freguesia e concelho da Calheta, nascido em 18/09/1903:

https://arquivo-abm.madeira.gov.pt/viewer?id=48474&FileID=162264
https://arquivo-abm.madeira.gov.pt/viewer?id=48474&FileID=162265


Sidney Moreira

Resposta

Link directo:

achar informações do meu bisavô português

#412453 | Bilheo | 18 fev 2019 05:37 | Em resposta a: #412175

Que Deus te abençoe muito, não tenho nem mais palavras para lhe agradecer, você ajudou muito minha família. Infelizmente não tenho como provar laços familiares. Pois meu pai não tem nenhuma ligação com Portugal, pois nasceu no Brasil, mais não tem problema, só o fato de saber a origem verdade da minha família já e gratificante. Tentarei nir com visto de trabalho para Portugal e se Deus quiser tudo dará certo, muito obrigado por tudo.

Resposta

Link directo:

achar informações do meu bisavô português

#451276 | kbpereira | 29 nov 2023 20:53 | Em resposta a: #412099

Que grande alegria encontrar essas informações.
Aqui estão as informações sobre os bisavóss e tataravós do meu esposo.
As informações que meu esposo tinha era que o sobrenome BILHEU supostamente vinha da Turquia e depois alguém disse que talvez tivessem algo na França. E encontrando no family search site a certidão de casamento do avô dele, vi os nomes dos bisavós e tataravós, e quando fiz a busca e achei esse poste quão grande foi a minha felicidade de saber as origens da família do meu esposo. Que na verdade nada tem haver com as informações que nós tínhamos.
Você sabe dizer se nessa área tinha alguma colônia de Judeus?
Muito obrigada, que o Eterno possa abençoar a sua vida grandemente.

Gostaria muito de achar informações da minha parte da família, que infelizmente ficaram perdidas.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 20 abr 2024, 05:41

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen