Varias familias dos Ribatejo e Alentejo

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Pessoas | Regiões

Varias familias dos Ribatejo e Alentejo

#412483 | Dmaria | 19 fev 2019 09:28

Boas,

Eu ando a ver se consigo fazer a árvore da minha família, o que e um pouco complicado pq a aldeia a onde os meus pais nascerem antigamente era muito fechada e que eu saiba nao há muito documentado. A aldeia chama se pego (Abrantes) e dizem que a minha família e toda de la. Mas eu duvido isso e por isso venho aqui perguntar se alguém sabe me dar uma ajuda (nao sei se o dados estou corretos, mas é o que tenho).

Sobre a família Nunes
Dizem que vem de Ponte Sor, Longemel. O meu avo chamava se António Nunes. Tinha um irmão que se chamava Joaquim Nunes que emigrou para a Canada. Ouvi dizer que ainda há mais irmãos mas nao tenho a certeza e penso que a data de nascimento tem de ser a volta de 1920. Sei que o António Nunes viveu no Pego mas nao sei se nasceu la. Gostava de econtrar os pais (meus bis-avos) deste ramo.

Sobre a família Lourenço
Dizem que vem de Valhascos, Sardoal, Coalhos mas também viviam no Pego. O meu bis-avo chamava se Francisco Lourenço, também era conhecido como "bugalho", estava casado com Maria Engrácia de Jesus. Estes tinham a volta de 7 crianças.

Sobre a família de Jesus
Aqui tb dizem que sao de Valhascos, Sardoal, Coalhos. A minha bis-avo que se chamava Maria Engrácia de Jesus, ela teve um acidente e ficou coxa e andava de bengala.

Sobre a família Pedreiro
Sobre este ramo da família nao sei da onde vem, dizem que tb sao do Pego mas o nome tem raízes na Galicia. O meu bis-avo chamava se José (Salgeiro?) Pedreiro e estava casado com a Ana Macheira (ou Maceira?) e tinham 3 filhos, um rapaz e duas meninas. Os testemunhas do batizo foram: Daniel Alves de Jesus e Fernando Marques Diogo.

Gostava de conhecer a parte antiga destas famílias. Infelizmente já nao posso perguntar aos meus pais e como a minha família nao tem conhecimento (se esqueceram ou nunca souberem) eu ando um pouco perdida. Eu vivo no estrangeiro por isso todo tipo de informação ou dicas, etc sao bem vindas.

Obrigado,
Maria


Ps,
espero que consigam ler. A minha gramática nao é grande coisa pois eu nao tive escola portuguesa mas eu tentei o meu melhor possível.

Resposta

Link directo:

Varias familias dos Ribatejo e Alentejo

#412485 | silvestre | 19 fev 2019 11:56 | Em resposta a: #412483

Comece por pedir os registos de nascimento de seus pais à conservatória do registo civil, pode ser pelo civilonline e aí encontrará dados sobre os seus avos e bisavós. Se ou quando souber as datas e locais dos seus avós, pode pesquisar em tombo.pt
https://tombo.pt/f/abt07

Resposta

Link directo:

Familias do Pego

#412492 | agp | 19 fev 2019 19:56 | Em resposta a: #412485

Viva,

José Pedreiro e Ana Macieira casaram a 6.4.1910 no Pego. Ele era filho de Francisco Pedreiro e de Ana Josefa e ela de Diogo Lourenço da Rosa e de Maria Ameixieira.

Francisco Pedreiro e Ana Josefa casaram a 24.11.1880 no Pego. Ele era filho de outro Francisco Pedreiro e de Florinda Josefa (casados a 29.5.1850), neto paterno de António Pedreiro e Joana Lourenço e materno de Manuel Lopes da Cruz e de Maria Josefa. Ela (Ana Josefa) era filha de Pedro Gomes e Maria Josefa (casados a 8.2.1843), neta paterna de Francisco Gomes e Isabel Lourenço ematerna de Manuel Chambel e Josefa Ruivo.

Diogo Lourenço da Rosa e Maria Ameixieira casaram a 2.7.1884 no Pego. Ele era filho de Manuel Lourenço da Rosa e de Isabel Vieira (casados a 9.6.1852), neto paterno de outro Manuel Lourenço da Rosa e de Ana Correia e neto materno de José Bruno e Maria Vieira. Ela (Maria Ameixieira) era filha de José Vicente Serrano (ou Rosa) e de Ana Lopes Ameixieira (casados a 15.6.1852), neta paterna de António Vicente Serrano e de Damásia Rosa e materna de José Lucas Carraço e de Ana Ameixieira.

Cumprimentos,
agp

Resposta

Link directo:

Varias familias dos Ribatejo e Alentejo

#412698 | Dmaria | 26 fev 2019 19:15 | Em resposta a: #412485

Boas Silvestre,
Ja tinha conhecimento do site mas ainda nao tive muito tempo (pq a letra de tempos antigos da bastante dificuldade para ler) e para dizer a verdade nao sabia por onde começar. Com o seu url ja vai ser um pouco melhor.

Tenho que lhe agradecer.
Obrigado.

Boa noite,
Maria

Resposta

Link directo:

Varias familias dos Ribatejo e Alentejo

#412699 | Dmaria | 26 fev 2019 19:35 | Em resposta a: #412492

Viva agp,

Nao sei a onde vc foi buscar tanta informação mas eu agradece lhe muito mesmo. Fiquei em choque (positivo), nunca soube disto. Alguns nomes nao conheço mas outros nao me sao totalmente desconhecidos. Realmente quando dizem que temos famílias grandes nao mentem, haha

Pode me dizer a onde voce foi buscar esta informação? Eu andei tanto tempo na net e nunca encontrei esta informação, pode imaginar a minha surpresa e felicidade. Daqui ja tenho mais diretrizes, assim ja espero encontrar mais sobre o passado da minha familia.

Muito obrigado,
boa noite,
Maria

Resposta

Link directo:

Varias familias dos Ribatejo e Alentejo

#412700 | agp | 26 fev 2019 20:14 | Em resposta a: #412699

Viva Maria,

Tive oportunidade de consultar, há alguns anos atrás, uns índices de casamentos existentes no Arquivo Paroquial do Pego. Isto por gentileza do saudoso Padre Sebastião Marques Fernandes.

Cumprimentos,
agp

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 11 mai 2024, 00:26

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen