Impedimentos para o casamento, significado deles?

Este tópico está classificado nas salas:

Impedimentos para o casamento, significado deles?

#412542 | hldrcst548 | 20 fev 2019 22:28

Caros confrades;´
Num assento de casamento de 1884 de uns familiares vem o seguinte:

"compareceram os nubentes José Gomes de Miranda e Teresa Ferreira de Macedo, os quais sei serem os próprios, com todos os papéis do estilo corrente e licença, com sentença da dispensa dos impedimentos do primeiro grau de afinidade ilícita, parentesco do segundo e terceiro grau de afinidade, impedimento de crime de adultério cum pacto nubendi neutro maquinante e sem impedimento algum canónico ou civil para o casamento"

O que significam ao certo os impedimentos que foram dispensados? E onde poderei consultar estas sentenças? Estarão na Câmara Eclesiástica?

Helder

Resposta

Link directo:

Impedimentos para o casamento, significado deles?

#412555 | FilipeFlard | 21 fev 2019 01:00 | Em resposta a: #412542

Caro Helder,

Farei uma tentativa:

"Primeiro grau por afinidade ilícita":
Quer dizer que um dos nubentes é parente do outro por afinidade (i.e.: sogro, sogra, genro, nora, cunhado, cunhada) por causa de uma relação extramatrimonial.

"Parentesco do segundo e terceiro grau de afinidade":
Isso quer dizer que, além disso, os nubentes eram afins um do outro no 2º grau (i.e.: pais dos sogros, tios por afinidade etc) e no 3º grau (i.e.: avós dos sogros, primos por afinidade etc), em ambos os casos por afinidade.

"Impedimento de crime de adultério cum pacto nubendi neutro maquinante":
Um dos noivos, quando casado, combinou com o outro que iriam se casar tão logo o cônjuge vítima do adultério falecesse (isso seria o "adulterium cum pacto nubendi"; tenho quase certeza).
Além disso, também planejaram acelerar a chegada do ceifador assassinando o cônjuge (creio que é isso o que quer dizer o"neutro machinante"; mas posso estar enganado).

Não sei onde poderá encontrar esses processos, mas creio que o amigo encontrou um assento que esconde uma história cinematográfica!

Cordiais cumprimentos,

Filipe

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 28 mar 2024, 09:43

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen