Ajuda na busca da certidão de batismo do meu bisavô

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Bibliografia | Brasil | Direito | Famílias

Ajuda na busca da certidão de batismo do meu bisavô

#412949 | lysia.saraiva | 08 mar 2019 03:25

Boa noite a todos!

Venho tentado encontrar a certidão de batismo do meu bisavô, porém sem sucesso. Se alguém puder me ajudar informando onde posso encontrar, eu agradeço imensamente! Segue os dados que eu possuo:

Nome: Vicente Ferrer de Barros Vanderlei Araujo
Data de nascimento: 18/12/1908
Local de nascimento: Lisboa - Portugal
Nome do pai: Vicente Ferrer de Barros Vanderlei Araujo
Nome da mãe: Izabel Maria Velozo

A informação que tenho é que a mãe dele era portuguesa e o pai brasileiro.

Além disso, eu possuo a certidão de nascimento brasileira dele, feita após a chegada ao Brasil, e a certidão de óbito, também brasileira, ambas informando que ele nasceu em Lisboa/Portugal, na data já informada. Não sei se isso poderia me ajudar em algo.

Agradeço de antemão a todos vocês! Muita paz pra todos nós.

Resposta

Link directo:

Ajuda na busca da certidão de batismo do meu bisavô

#412951 | malimo | 08 mar 2019 04:06 | Em resposta a: #412949

Cara Lysia,

O seu Vicente Ferrer de Barros Wanderley ( Vanderlei ) Araujo terá ligação com o homônimo que publicou em Recife, em 1906, um livro sobre seitas protestantes ?

Ele morou em que parte do Brasil ? São do Recife ? O Vanderlei é de origem holandesa.
De que lugas e com que datas são os documentos que possui ?

Muitos o ajudarão se puder passar estes dados

Att.,

Maria Alice

Resposta

Link directo:

Ajuda na busca da certidão de batismo do meu bisavô

#412952 | malimo | 08 mar 2019 04:33 | Em resposta a: #412949

Cara Lysia,

Vicente Ferrer pai faleceu em 26.5.1915.
Foi vice consul e deve ter este fato registrado no Ministéro de Relações Exteriores.
Há muitas notícias sobre ele nos jornais da época e nos livros do Google.
Seria muito mais velho do que a mulher ?

Casamento do filho, homônimo.
https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:3QS7-L9WC-YSQN?i=477&cc=2016195

Att.,
Maria Alice

Resposta

Link directo:

Ajuda na busca da certidão de batismo do meu bisavô

#412958 | lysia.saraiva | 08 mar 2019 14:00 | Em resposta a: #412949

Cara Maria Alice,

Sobre o pai dele, meu tataravô, não tenho muitas informações. Porém, meu pai confirmou que ele era cônsul e que publicou o livro Seitas Protestantes, mas não soube me informar mais nada a respeito disso. Ele era de Recife e minha família é toda daqui. Então acho que se trata da mesma pessoa. Não tenho a informação se ele era descendente de holandês.. onde você viu isso? muito interessante.

Essa certidão de casamento que você encontrou relacionada ao filho dele, Vicente Ferrer Filho, meu bisavô, é verídica. Ele foi casado duas vezes, sendo a segunda vez com Nazira Campos. A história dele, passada pela minha família, é que a mãe dele, dona Izabel Maria Velozo, era Portuguesa e teria se casado com Dr. Vicente Ferrer (não souberam me informar se eles casaram em Portugal ou aqui no Brasil) e teriam tido um filho em Lisboa, Vicente Ferrer Filho, e vindo para o Brasil logo depois. Inclusive tenho a certidão de nascimento e de óbito do mesmo, emitidas aqui no Brasil, informando que ele havia nascido em Portugal. Segue link para visualização: https://ibb.co/wJ6g5wG https://ibb.co/SJ5WdMH

Qualquer informação de onde eu poderia encontrar a certidão de nascimento dele será válida. Agradeço muito pelas informação já dadas pois eu realmente ainda não tinha conhecimento delas.

Att,
Lysia Saraiva

Resposta

Link directo:

Ajuda na busca da certidão de batismo do meu bisavô

#412961 | mila1000 | 08 mar 2019 15:36 | Em resposta a: #412949

Lysia,

Encontrei algo em 1940. Entendi que é o Vicente de 1908. Passei os olhos apenas...parece ser em
Garanhuns
imagens 550 a 552 folhas 274 e 274 verso

https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:3Q9M-CSH7-69ZJ-T?i=549

Termo 65 ,feito em 19 fevereiro de 1940, Vicente que nasceu em 18 de Dezembro de 1908 na cidade de Lisboa
Avós paternos Manuel Santana de Araujo e Rufina Vanderley de Araujo
Maternos Antonio Pinto Velozo e Thereza de Jesus Fonseca
Izabel residente na cidade do Recife

Mila

Resposta

Link directo:

Ajuda na busca da certidão de batismo do meu bisavô

#412962 | mila1000 | 08 mar 2019 15:39 | Em resposta a: #412949

Casamento de Nazira com Vicente em 1978 2 distrito santo antonio
https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:3QS7-L9WC-YSQN?i=477&cc=2016195


Óbito de Nazira
https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:3QS7-99VW-K7HX?i=272&cc=2016195

Óbito Vicente
https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HT-D1ZW-CVR?i=123&cc=2016195

Resposta

Link directo:

Ajuda na busca da certidão de batismo do meu bisavô

#412963 | lysia.saraiva | 08 mar 2019 16:05 | Em resposta a: #412949

Olá Mila!

Obrigada pelas informações, mas eu já tenho a certidão de nascimento dele de garanhuns e a de óbito, em mãos. Realmente o que tô a procura é como achar a certidão de batismo dele de Lisboa. Parece ser complicado encontrar.. Tenho pesquisado nos arquivos distritais de lisboa mas também não encontrei nada até agora.

Att,

Lysia

Resposta

Link directo:

Ajuda na busca da certidão de batismo do meu bisavô

#412966 | Jorge Resende | 08 mar 2019 17:00 | Em resposta a: #412949

https://tombo.pt/f/lsb50#BIRT

Aqui tem todas as freguesias de Lisboa, alguns livros têm índice no fim ou no principio dos livros.
Vá-se entretendo, com calma há-de lá chegar.
Boas pesquisas

Resposta

Link directo:

Ajuda na busca da certidão de batismo do meu bisavô

#412967 | malimo | 08 mar 2019 17:18 | Em resposta a: #412958

Cara Lysia,

Quanto ao nascimento em Lisboa lhe passo um fato porque tudo são dados:
Um casal de portugueses cujo marido era Oficial da Armada de Portugal e servia nas colônias, estava casualmente em Portugal passando férias quando lhe nasceu um filho. Ele nasceu no Hospital da Marinha, como consta na certidão e como português. Não achavam nas conservatórias. Detalhe: com dois meses a criança já estava embarcada com o pai para onde vivia a família.

O caso do seu avô é bem único. Nasceu em Lisboa mas foi registrado no Brasil. A viagem talvez demorasse um mês e meio. Qdo teria embarcado e como saiu sem registro? Há passaportes.

Quando falo do seu bisavô, que era figura conhecida no Recife e teve ligação com o Ministério do além de participar de algumas publicações se deve ao seguinte: seguindo os passos dele pode saber o que fazia em Lisboa naquela época ( Casou com uma Velozo, de onde seria? Conheceu no Recife ou quando viajava a trabalho ? ). Pode ser que existam biografias na Biblioteca de Pernambuco ou na do Rio de Janeiro online. A mulher era portuguesa mas não necessariamente de Lisboa. Seu bisavô morreu aos 57. Casou no Brasil ou em Portugal ? Poderia ter seu nome ligado às regiões de Portugal onde era maior o protestantismo. Creio que no Recife também havia uma corrente protestante e a família Mafra era ligada.
Até no movimento protestante pode saber os passos do bisavô. Digamos que tenha ido, por exemplo, a Portugal por uns tempos, lá se casado e ao voltar ao Brasil o filho nasceu em Lisboa.
Não sei como eram feitos os registros em trânsito naquela época, se é que houvesse este tipo de registro. Mas é algo deste tipo.

Att.,
Maria Alice

Resposta

Link directo:

Ajuda na busca da certidão de batismo do meu bisavô

#412968 | malimo | 08 mar 2019 17:19 | Em resposta a: #412967

Corrigindo, o pai do seu bisavô era figura conhecida.
Maria Alic

Resposta

Link directo:

Ajuda na busca da certidão de batismo do meu bisavô

#412969 | malimo | 08 mar 2019 18:07 | Em resposta a: #412961

Cara Lysia,

O registro enviado pela Mila é realmente do seu bisavô.
Datado de 1940. Repara que ele menciona a Constituição Federal de 1891, art.69. que trata de filhos de brasileiros nascidos no exterior e menciona o Decreto lei de 30.12.1939. Registra que ele é cidadão brasileiro ( acho que na época não havia acordo para dupla cidadania), nascido quando o pai estava a trabalho em Portugal).
Legitima também o seu bisavô como filho do Vicente e Izabel Maria.
Não sei se é possível reverter a nacionalidade dele.
Mas a mãe do seu bisavô seria portuguesa e também não sei como seria a passaem da cidadania ao seu bisavô e depois, avô, pai e a sua.

Att.,

Maria Alice

Resposta

Link directo:

Ajuda na busca da certidão de batismo do meu bisavô

#412970 | lysia.saraiva | 08 mar 2019 18:40 | Em resposta a: #412949

Cara Maria Alice,

Realmente.. seria interessante ter mais dados. Vou tentar descobrir mais alguma coisa a respeito da história. O que complica é que quase não tem pessoas vivas que tenham alguma informação a mais. mas custa nada tentar. Pelo menos o período em que ele voltou ao brasil.

Alguém saberia me informar se naquela época existia entrada de imigrantes pelo porto de recife? fiquei na dúvida com relação a isso pois vi que a maioria chegava pelo porto do rio de janeiro.

Muito obrigada pelas informações e dicas, Maria Alice!

Att,

Lysia

Resposta

Link directo:

Ajuda na busca da certidão de batismo do meu bisavô

#412971 | lysia.saraiva | 08 mar 2019 18:45 | Em resposta a: #412949

Maria Alice,

Não havia visto sua última mensagem. Então quer dizer que nesse caso não tenho como ir atras de algo relacionado ao meu bisavô pois ele foi registrado como brasileiro em cartório em referência a filhos de brasileiros nascidos no exterior com pais a trabalho. E o pior que não tenho muitas informações sobre a mãe dele. Enfim.. verei se consigo algo. Mas agradeço imensamente a ajuda!

Att,

Lysia

Resposta

Link directo:

Ajuda na busca da certidão de batismo do meu bisavô

#412972 | malimo | 08 mar 2019 19:13 | Em resposta a: #412971

Eu realmente não sei se será possível mas pode ser que ele tenha algum tipo de registro válido em Portugal que não tenha sido inutilizado. nascido em Portugal em condições diferentes.
Talvez nos passaportes do terceiro avô Vicente.

Abaixo a informação sobre os Wanderlei.
Não sei se foi por ocasião da permanência Holandesa no Recife.

https://www.origemdosobrenome.com.br/familia-wanderley/

Att.,

Maria Alice

Resposta

Link directo:

Ajuda na busca da certidão de batismo do meu bisavô

#412981 | mila1000 | 08 mar 2019 23:09 | Em resposta a: #412949

Dr Vicente Ferrer de Barros Vanderley Araujo :
, advogado, nasceu em 25 de junho de 1857 , filho de Manuel Santana de Araujo e Rufina Vanderley de Araujo.
Fez o curso de Ciencias Juridicas e sociais na faculdade de direito do estado, bacharelando-se em 6 de Novembro de 1877.
Foi promotor publico e juiz municipal em S. José dos campos/SP.Recebeu o grau de doutor,dois anos após de formado na faculdade desse estado,em 13 de novembro, vindo então para o Recife

Professor de literatura nacional na Escola Propagadora de instrução publica, membro da comissão que organizou o regulamento judiciário de Pernambuco, sócio do Instituto Histórico do Brasil de SP, RN, da Associação de Advogados de Lisboa, do Instituto da Ordem dos Advogados Brasileiros e da Biblioteca Publica do Estado e Sociedade de Geografia de Lisboa. Ofertou centenas de livros de sua biblioteca ao gabinete português de leitura, em cujo salao nobre fulge o seu retrato




Vicente, o filho:
-nasceu em Lisboa, estudou, formou-se médico, e, só em 1940 fez seu registro em Recife. Se era funcionário publico, tinha que ser brasileiro

-Onde fez sua faculdade? Lá deve ter sua identidade portuguesa... Não estudaria sem apresentar um documento...

Pode estar aí a solução.


Mila

Resposta

Link directo:

Ajuda na busca da certidão de batismo do meu bisavô

#412984 | mila1000 | 09 mar 2019 00:05 | Em resposta a: #412949

Grau de doutor perante à congregação de direito da faculdade de Direito de SP , o sr dr Vicente ferrer de barros Wanderley Araujo juiz municipal de de s.José dos campos 13 de novembro de 1879

Nomeado:
Chanceler em Lisboa 8/2/1911
Nomeado vice consul em Lisboa 8/2/1912
Funchal 4/ junho81914

Jornal de 29 de junho de 1914 0 Ministério do exterior
... nomeando vice-consul em Funchal, ilha da Madeira, o chanceler do consulado geral em Lisboa sr Vicente Ferrer deBbarros Wanderley de Araujo

Morte do vice consul por uma bala da revolução 16/ maio 1915
http://memoria.bn.br/DocReader/DocReader.aspx?bib=763900&pesq=vicente%20ferrer%20%20de%20barros&pasta=ano%20191

pensão à família: em, 18 março de 1916- Ministerio relações Exteriores
viúva eEphygenia Villares Wanderley Araujo ( aparece como falecida 1928)
filha maior e solteira Maria Vicentina Araujo Ferrer e Ephygenia Villares Wanderley e Araujo)
Carlos Emilio, filho menor, citado em 1925

Resposta

Link directo:

Ajuda na busca da certidão de batismo do meu bisavô

#412988 | lysia.saraiva | 09 mar 2019 03:30 | Em resposta a: #412949

Obrigada pelas informações, mila! foi de muito valor! Vou tentar encontrar qual a faculdade que ele se formou para poder procurar algo sobre sua identidade. Como fez a faculdade, deve haver algum documento de registro realmente. Já é um ponto para começar.

O fato de Dr. Vicente Ferrer fazer parte de tantas instituições talvez facilite a pesquisa sobre ele. Vou tentar encontrar dados a respeito dele nesses lugares. Seria interessante mais informações a respeito de datas, como por exemplo qual o período em que ele voltou de Lisboa após o nascimento do filho pois, dessa maneira, seria mais fácil encontrar algo relacionado aos passaportes dele e da família. Infelizmente não tenho parente vivo que saiba me informar esses dados.

Fico grata demais a todos vocês que estão ajudando! Deus abençoe a todos.

Att,

Lysia

Resposta

Link directo:

Ajuda na busca da certidão de batismo do meu bisavô

#412990 | mila1000 | 09 mar 2019 11:31 | Em resposta a: #412949

Se ele estudou em SP, uma das possibilidades seria a Faculdade de Direito, no largo São Francisco, ou, seja a Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Grandes nomes passaram por ela, que existe desde 1827.
Tente escrever para lá, diga que é para estudo da familia, não mencione busca de nascimento. Veja o que eles possuem em seus arquivos..
Não me recordo a data de quando concluiu o curso, parece que foi em 1877. Pergunte se eles possuem a relação dos formandos desse ano.


Vicente , desde jovem, aparece engajados em causas. Seu nome aparece em Agogados, igreja N. Senhor e festa Senhor dos passos. Busque batismo até na Santo Antonio, também na Curia. Como nasceu em 1853 só vai encontrar batismo.

Boa sorte.

Mila

Resposta

Link directo:

Ajuda na busca da certidão de batismo do meu bisavô

#412991 | mila1000 | 09 mar 2019 11:33 | Em resposta a: #412949

corrigindo: nascimento 1857

Resposta

Link directo:

Ajuda na busca da certidão de batismo do meu bisavô

#413004 | malimo | 09 mar 2019 20:06 | Em resposta a: #412949

Cara Lysia,

O seu terceiro avô teve uma vida muito movimentada.
Quanto mais se procura, mais se encontra.
Foi homenageado com um grande banquete da maçonaria em Lisboa. Terão dados dele ?
Descobri também uma notícia errada de que ele teria falecido em Lisboa, mas o óbito no Brasil indica que não. Viajou muito. Não sei se a família o acompanhava.
Não sei sobre os registros do porto de recife mas veja que ele trabalhou em São José dos Campos, onde foi Juiz, se não me engano.

Descobri um Francisco de Mello Pinto Velloso, de Águeda, que foi governador do Funchal em 1910, tendo nascido em 9.10.1878 ( mas o site de busca está lento) . Seria parente da Izabel ?
E o seu terceiro avô foi vice cônsul em 1915.
O Itamaraty deve ter coisa sobre ele.

Att.,
Maria Alice

Resposta

Link directo:

Ajuda na busca da certidão de batismo do meu bisavô

#413048 | lysia.saraiva | 11 mar 2019 20:55 | Em resposta a: #412949

Cara Maria Alice,

Muito obrigada pelas informações! Continuo meio perdida sem saber como ir em busca de algum documento que comprove que ele era portugues mas já percebo que existe alguns caminhos a serem seguidos. Você acha no meu caso poderia ser interessante a contratação de um serviço especializado em busca de certidões, etc? Tenho visto que existem advogados que prestam esse serviço, mas não sei muito bem se funcionaria para o meu caso. De qualquer forma tentarei pesquisar advogados que prestem esse serviço e entrarei em contato. Para falar a verdade tenho medo de ser enrolada já que não sei muito bem os trâmites usuais. Enfim.. Obrigada de novo pelas informações, me ajudou bastante a entender um pouco mais sobre meus avôs, coisa que não sabia muito a respeito até então.

Att,

Lysia

Resposta

Link directo:

Ajuda na busca da certidão de batismo do meu bisavô

#413049 | malimo | 11 mar 2019 22:17 | Em resposta a: #413048

Cara Lysia, quanto aos advogados só a própria pessoa pode decidir.

Pode haver muita gente enriquecendo com isto sem que se conheça o trabalho que desenvolvem.
Talvez, sem compromisso, indagar sobra a possibilidade de encontrar algum registro anterior à legitimação.

Mas há coisas que podem ser feitas antes.
Procurar algo no Ministério das Relações Exteriores,afinal um Vice Cônsul servindo na Madeira terá registro ou procurar na Lojas Maçônicas do Recife e mencionar que foi homenageado em Lisboa, por exemplo. Listar as pistas e seguir.

Os ex-alunos da Faculdade de Direito de São Paulo estão registrados no portal Arcadas ( era assim referida a faculdade, As Arcadas. Portanto, ex-alunos, Arcadas.

Att.,

Maria Alice

Resposta

Link directo:

Ajuda na busca da certidão de batismo do meu bisavô

#413052 | malimo | 12 mar 2019 00:35 | Em resposta a: #412949

Cara Lysia,

Vão aí mais dados:

Em 24.8.1913, depois de visitar a família por 45 dias o seu terceiro avô partiu para Lisboa no Navio Amazon e era Vice Cônsul em Lisboa, ligado à maçonaria de Portugal, Luxemburgo e Bruxelas) . ( com tanta viagem a família estava fixada no Recife )
Em 12.5.1907, viajou no navio Aragon para a Europa.
Em 13.8.1910, viaja no Amazon , para O Brasil, saindo de Lisboa.
Em 1.11.1914, viaja no Paquete Andes de Bandeira Inglesa como o Amazon
Em 15.6.1913, embarca no paquete São Paulo, do Rio com destino a Recife.
Em 1897, tinha duas filhas: Maria Ventura e Amélia
Era irmão da Confraria de Santana da Igreja da Santa Cruz

Faleceu em Lisboa por conta de estilhaços de uma Granada.
Faleceu em 16.5.1915, enterrado em Julho no Recife e seu testamento na 1ª Vara, aberto em 19.5.1915 ( pode ser que lá estejam os herdeiros)
Pode ter casado duas vezes.
Na sua Missa de 7º dia , consta que faleceu em Lisboa e o convite da Missa cita como esposa Ephygenia Rodrigues Villares Ferrer e suas filhas ( não aparece o seu bisavô).
Em outro noticiário sobre o falecimento em 1915, consta que era casado com Ephygenia Villares ( já falecida em 1915) e deixava duas filhas solteiras : Ephygenia e Maria Vicentina
Por ocasião do falecimento não aparecem o filho e a Izabel Maria.
É preciso saber sobre a Ephygenia, seu falecimento.

Seu bisavô homônimo do pai aparece colando grau em 24.10.1931

Att.,

Maria Alice

Resposta

Link directo:

Ajuda na busca da certidão de batismo do meu bisavô

#413054 | malimo | 12 mar 2019 00:45 | Em resposta a: #412949

https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HT-6LNS-DPJ?i=99&cc=2016195

Falecimento do Terceiro avô . Diz a Rua e o bairro em Lisboa.

Resposta

Link directo:

Ajuda na busca da certidão de batismo do meu bisavô

#413055 | malimo | 12 mar 2019 02:12 | Em resposta a: #412949

https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HT-D449-8ZS?i=98&cc=1582573
Falecimento da Maria Vicentina, no Rio

https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HY-DRX9-YPH?i=105&cc=2016195
Outra filha do terceiro avô,Olympia.

Não encontro nada da Izabel Maria Velozo , nem óbito no Brasil.

Resposta

Link directo:

Ajuda na busca da certidão de batismo do meu bisavô

#413109 | lysia.saraiva | 13 mar 2019 18:52 | Em resposta a: #412949

Boa tarde Maria Alice!

Enviei email para o Itamaraty, para as principais lojas de maçonaria aqui de Recife e para o corpo discente da Universidade que meu bisavô teria se formado aqui em Recife. Perguntei se possuíam alguma informação a respeito do caso e estou aguardando resposta. Espero conseguir algo.

Fiquei impressionada com as informações que você conseguiu! tentei encontrar algum registro relacionado às idas e vindas do meu terceiro avô à Portugal e não tinha encontrado nada. Vale frisar que não tenho muita experiência em pesquisar dados como estes, então deve ter sido por isso que não encontrei nada hahahaha. Você acha possível encontrar algum registro da vinda do meu bisavô para o Brasil? Como ele nasceu em 18/12/1908, e seu pai voltou ao Brasil em 13/08/1910, podemos supor que ele e sua mãe Izabel talvez tenham voltado ao Brasil juntamente com meu terceiro avô. Claro que essa é uma hipótese, mas talvez seja um ponto interessante para eu procurar. Você saberia me informar onde posso pesquisar esse tipo de informação?

Te agradeço demais pela ajuda!

Um abraço e att,

Lysia

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 28 mar 2024, 22:26

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen