Buscando informção de meu bisavô Italiano.

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas

Buscando informção de meu bisavô Italiano.

#413078 | cleobalestrero | 12 mar 2019 17:30

Meu bisavô se chamava Carlo Ernesto Marcello Balestrero. Ao chegar no Brasil passou a usar somente Ernesto Balestrero. Consegui o Certificato di Nascita e estou numa luta com o cartório da cidade onde se fixou, Brotas-SP. Pedem mais documentos que mostrem que é a mesma pessoa, mesmo que nos demais conste cidade, data de nascimento iguais e nomes dos pais.
Não consigo achar passaporte, vapor, desembarque, qualquer pista.
Veio por volta de 1895 com o irmão, Carlo Pietro Balestrero, a cunhada: Marianna Francesca Balzano e o sobrinho de 1 ano +ou-, Antonio Balestrero. Eram de Fubine Monferrato-Piedmont
Alguém pode de dar uma ajuda? Lista de leva, passaporte, qualquer documento.

Resposta

Link directo:

Buscando informção de meu bisavô Italiano.

#413080 | GoldenDays | 12 mar 2019 18:21 | Em resposta a: #413078

Boa tarde,

Entrou na hospedaria da capital de São Paulo procedente do Porto de Santos onde chegou em 2 de fevereiro de 1893 no navio ROSARIO:

- Carlo Ballestrero, de 23 anos de idade, acompanhado da mulher Teresa (19 anos) e filha Catterina (6 anos).

Poderá tratar-se da pessoa que procura.
Fonte: http://www.inci.org.br/acervodigital/livrodetalhe.php?livro=037&pagina=063&familia=36830

Cumprimentos
Ribeiro de Araújo

Resposta

Link directo:

Buscando informção de meu bisavô Italiano.

#413083 | mila1000 | 12 mar 2019 18:25 | Em resposta a: #413078

Que tal se falasse á respeito da vida dele em Brotas?

Qual a data do casamento de Ernesto? Com quem? Nome e data de nascimento do filho, de quem descende.

Só tem esse Carlo Balestrero que chegou em 1893, Santos: 2/2/1893 -navio Rosário
Carlo 23 anos
Tereza esposa 19 anos
Cattarina filha 6 anos

http://www.inci.org.br/acervodigital/livros.php


Mila

Resposta

Link directo:

Buscando informção de meu bisavô Italiano.

#413100 | mila1000 | 13 mar 2019 15:12 | Em resposta a: #413078

Ernesto era agricultor em Torrinha , 1932

Há um Antonio Balestrero, natural do Estado de SP, engenheiro(formado pela Escola Politécnica do RJ- 2/6/1924), filho de Ernesto Balestrero e Josepha Piva, que se casou em 1936 com Aracy Nevares. No casamento diz que nasceu em 6/11/1901.

casamento 1936 RJ – 5 circunscrição
https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HT-DBYQ-2CW?i=319&cc=1582573

Aracy Coutinho nevares Moniz nevares nascimento 05/03/ 1898 esposa Antonio
https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HT-6SH7-FHW?i=75&cc=1582573

falecimento Aracy 1979 ( viúva)
https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HT-D1S9-S74?i=154&cc=1582573

falecimento Antonio 1975 (apelido indexado errado Babotrero)
https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HY-6X59-Y1L?i=26&cc=1582573

Angela- filha de Antonio e Aracy
https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HT-DBYQ-2CW?i=319&cc=1582573



Cartão de Catarina Balestrero com foto – imagens 389/390

https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:3QS7-89V9-8X2M?i=388&cc=2140223

se for parente, pode solicitar o Processo de registro do Imigrante ao Arquivo Nacional. Informe todos os dados que aparecem no cartão, diga que foi feito em SP. Terá cópia do casamento e óbito do marido.
Escreva para consultas@arquivonacional.gov.br


Boa sorte em suas buscas.

Resposta

Link directo:

Buscando informção de meu bisavô Italiano.

#413104 | cleobalestrero | 13 mar 2019 17:53 | Em resposta a: #413080

Olá!
Infelizmente não se trata da pessoa que procuro. Ele veio solteiro na companhia do irmão, cunhada e um sobrinho. Ele nasceu em 1879. Foi direto para Brotas ordenha estava um outro irmão. Não passou pela hospedaria. Estou tentando saber se esse seria o primeiro irmão a chegar, mas não tive sucesso ainda na pesquisa.
Obrigada pela ajuda.

Resposta

Link directo:

Buscando informção de meu bisavô Italiano.

#413105 | mila1000 | 13 mar 2019 18:03 | Em resposta a: #413078

Se quer ajuda, tem que nos ajudar!

Não adianta dizer que Ernesto foi para Brotas.

Se veio solteiro, deve ter se casado. Por favor, diga a data, com quem foi,e, se foi em Brotas.

Diga o nome de ao menos um filho, quando nasceu.

Quanto mais informar, melhor.

Resposta

Link directo:

Buscando informção de meu bisavô Italiano.

#413106 | cleobalestrero | 13 mar 2019 18:11 | Em resposta a: #413100

Antônio era o primeiro filho do casal. Ernesto casou-se em Brotas-SP com Josepha.
Aracy era a esposa de Antônio. Seu ajuda com o óbito deles foi preciosa. Ainda não havia conseguido localizar o s documentos. Também fico grata pela informação da formação. Sabia que foi engenheiro mas não tinha informações detalhadas.
Já a respeito dessa outra pessoa ainda não consegui o parentesco com meu bisavô.
Muito obrigada.

Resposta

Link directo:

Buscando informção de meu bisavô Italiano.

#413107 | cleobalestrero | 13 mar 2019 18:21 | Em resposta a: #413105

O nome completo de Ernesto na certidão emitida na Itália era Carlo Ernesto Marcello Balestrero. Nasceu em Fubine-Piedmont em 8/2/1879. Veio para o Brasil na companhia de Carlo Pietro Balestrero, conhecido como Corino Balestrero, a cunhada, Marianna Francesca Balzano e o filho do casal de aproximadamente 1 ano, Antônio Balestrero.
Casou em brotas1906 com Josepha Piva, cujo nome de nascimento era Giuseppa Iginia Piva. Ela era viúva de João Salgado e tinha 2 filhas: Emília e Isabel Salgado.
O primeiro filha era Antônio Balestrero nascido em 1901. O segundo meu avô: Carlos Felicio Balestrero, nascido em 1905. Tiveram mais 6 filhas.
O meu problema está sendo encontrar algum documento que comprove a entrada dele no Brasil. Soube que foi direto para Brotas onde já estava um irmão. Sobre esse irmão não tenho informações.
Muito obrigada pela atenção.

Resposta

Link directo:

Buscando informção de meu bisavô Italiano.

#413108 | mila1000 | 13 mar 2019 18:31 | Em resposta a: #413078

O que lhe informei antes de Antonio casado no RJ é o filho do Ernesto . No documento diz filho de Josepha Piva

Teve uma filha Angela


Se olhar o cartão de imigração de Cattarina, verá que pode ser da familia. Consta que ela nasceu em Alessandria, que é uma provincia de Piemont, e, Fubine é uma comune de Alessandria.
Eu apostaria que é da familia.

Não lembro se Ernesto ou Antonio faziam parte de um partido politico em Brotas em 1917.

Resposta

Link directo:

Buscando informção de meu bisavô Italiano.

#413110 | cleobalestrero | 13 mar 2019 19:07 | Em resposta a: #413108

Sim. Como disse os nomes mudaram quando chegaram no Brasil.
Antônio adotou 3 filhas no Rio de Janeiro.
Meu avô, segundo filho de Ernesto, Carlos Felicio Balestrero foi prefeito em Torrinha, onde eu nasci. O irmão dele Corino foi prefeito em Brotas e os irmãos de minha bisavó que era Piva também foram políticos em Brotas.
Preciso fazer o link dessa família que chegou antes. Devem ser sim os primeiros a desembarcarem no Brasil.
Você tem relacionamentos em Brotas?
Ter conseguido as outras certidões foi muito bom. Até agora só tinha a de casamento de Antônio e Aracy e o batizado dele. Muito obrigada.

Resposta

Link directo:

Buscando informção de meu bisavô Italiano.

#413116 | mila1000 | 13 mar 2019 20:47 | Em resposta a: #413078

Cleo,

O casamento religioso de Ernesto e Josepha acontece
E

Resposta

Link directo:

Buscando informção de meu bisavô Italiano.

#413117 | mila1000 | 13 mar 2019 21:00 | Em resposta a: #413078

Cleo,

O casamento religioso de Ernesto e Josepha aconteceu na igreja N.Sra das Dores
numero 48 , Brotas em 19 de junho de 1906
Ernesto Barlestrello e Josepha Piva

Ele solteiro ,filho de Antonio barlestrello e garlasco carolina

Ela ,viúva de jose salgado. Ambos são italianos

Imagem 66
https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:939F-VWS8-ZB?i=65&wc=M5JS-GP2%3A371868501%2C371868502%2C371908601&cc=2177299


Repare no sobrenome.

Procure saber á qual Diocese/Curia pertence a igreja. Solicite a Dispensa Matrimonial, pois, pode ser que tenha até o passaporte de Ernesto, ou, outro documento apresentado por ele,e, pela Josepha. Não se espante se disserem que não possuem documentos, insista !
Pode até solicitar uma certidão de casamento religioso em inteiro teor, mas, terá que pagar.

Quanto à Josepha, creio que terá que começar pelo óbito do marido,encontrar a data do casamento com José Salgado. Se casaram no religioso, pode solicitar a Dispensa Matrimonial.

Se eu fosse você, solicitaria o processo de cartão de imigração da Catarina. Ela apresentou certidão de casamento e óbito do marido.Isso vai comprovar o nome dos pais. Ela nasceu em Alessandria, pode ser filha do outro irmão de Ernesto. Para isso, teria que solicitar o nascimento italiano dela, ou, o casamento dos pais. Só então, saberia se nome dos avós paternos é o mesmo que os pais de Ernesto.

De Brotas só sei do Daniel, mas, de Torrinha, tenho uma amigaCida casada com Bertoldo (acho é é sobrenome do marido).

Acho que por hoje é só...

Resposta

Link directo:

Buscando informção de meu bisavô Italiano.

#413118 | cleobalestrero | 13 mar 2019 21:00 | Em resposta a: #413116

Não tenho essa informação. Sei que o civil sim.
Os dados do cartório:
LivroB-04 Fls.67 No. 22

Resposta

Link directo:

Buscando informção de meu bisavô Italiano.

#413119 | cleobalestrero | 13 mar 2019 21:05 | Em resposta a: #413117

Mila!
Você está me apresentando documentos preciosos que tenho procurado muito no FS.
Muito obrigada.
Que bom saber que tem contatos em Torrinha. Minha terra natal amada.

Resposta

Link directo:

Buscando informção de meu bisavô Italiano.

#413123 | mila1000 | 14 mar 2019 00:59 | Em resposta a: #413078

Sem procurar pela habilitação do casamento religioso de Ernesto na Curia/Diocese, pode ser que não encontre o que procura.
Imagino que ele deva ter apresentado o passaporte, pois, na época, era o unico documento que possuia. O passaporte é uma unica folha onde se vê o carimbo de onde foi expedido,bem como o numero do passaporte.

Resposta

Link directo:

Buscando informção de meu bisavô Italiano.

#413146 | cleobalestrero | 14 mar 2019 17:46 | Em resposta a: #413078

Oi Mila!
Anote meu e-mail por favor.
Gostaria de manter contato.
cleobmach@gmail.com
Obrigada.
Abraços

Resposta

Link directo:

Buscando informção de meu bisavô Italiano.

#413147 | cleobalestrero | 14 mar 2019 17:50 | Em resposta a: #413123

Olha a resposta do cartório:

Com relação ao desarquivamento da habilitação de casamento, eu já tinha tido esta ideia e há alguns dias fiz isso
Mas, infelizmente, na habilitação do casamento de Ernesto constam apenas declarações.
E nestas declarações não há nenhuma referência ao nome completo, apenas ao Ernesto Balestrero mesmo
Diante disso acredito que não usou o passaporte.
Como pode? Ele adquiriu bens e está até cadastrado como eleitor não tendo se naturalizado.
Situação difícil a minha.

Resposta

Link directo:

Buscando informção de meu bisavô Italiano.

#413152 | mila1000 | 14 mar 2019 19:45 | Em resposta a: #413078

Ao menos está de posse de tais declarações, ou, confiou na resposta do cartório??

Está querendo tanto o nome completo,que pode estar deixando de ver alguma pista.



Agora, solicite cópia da Dispensa matrimonial do casamento de Ernesto e Josepha Piva. Ligue na igreja N. Sra Dores,pergunte á qual Diocese que ela pertence. Peça e-mail, telefone, ou, vá até a Diocese, peça cópia dos documentos apresentados pelos noivos. Nenhum padre casaria os dois sem saber onde e quando aconteceu o batismo de cada um. Ele pode ter apresentado um batismo italiano,ou, passaporte.


Quem sabe o tal irmão foi testemunha no casamento !


Pelo fato dele ser eleitor,das duas uma:ou solicitou naturalização, ou, era brasileiro...

Tanto a Habilitação, como a Dispensa, são pagas., não é muito,mas, não fornecem nada gratuitamente...

O que sabe do tal irmão de Ernesto?

Não encontrei nenhuma Giuseppina Iginia. Sabe se ela tinha algum irmão?

Quando tiver uma resposta, volte ao tópico.


Mila

Resposta

Link directo:

Buscando informção de meu bisavô Italiano.

#413153 | cleobalestrero | 14 mar 2019 20:06 | Em resposta a: #413152

Já vi a CNN. Não se naturalizou.
Giuseppa Iginia Piva era irmã de Ângelo Ricardo Piva. Ele se naturalizou. Tenho o documento.
Muito obrigada estranho ter sido eleitor sem ser brasileiro ou naturalizado.
Tenho as certidões italianas do casal. O que espanta é o cartório nao querer retificar por colocar em dúvida que seja a mesma pessoa. Local, data de nascimento, pais, tudo comprovado. Mas vou a diocese.
Obrigada.

Resposta

Link directo:

Buscando informção de meu bisavô Italiano.

#413160 | mila1000 | 15 mar 2019 10:20 | Em resposta a: #413078

Cleo,

Esqueci de perguntar como chegou ao documento italiano de 1879. Como descobriu a cidade onde ele nasceu?
Qual a filiação do Ernesto ?

Sendo irmão de Carlo Pietro, teria que comprovar a vida desse irmão em Brotas.Desde algum filho brasileiro,como óbito.

Se em 1932 Ernesto era agricultor em Brotas, deve com certeza ter registro de imóveis . Já verificou junto à Prefeitura?
Se possuia bens, deve ter inventário. Pode levantar isso junto ao forum.

No caso da cidadania italiana, pedem entrada do ascendente no Brasil. Auxilio uma prima, temos toda documentação italiana, agora achar a documentação brasileira...Os familiares não cooperam, mas, querem a cidadania...

Mila

Resposta

Link directo:

Buscando informção de meu bisavô Italiano.

#413162 | cleobalestrero | 15 mar 2019 10:39 | Em resposta a: #413160

Olá Mila!
Meu avô e meu pai guardaram o inventário de meu bisavô. História longa de brigas por bens entre os irmãos. No inventário tem local, data de nascimento e nome dos pais. No testamento da viúva encontrei os dados do óbito. Porém nesses documentos todos ele já está como Ernesto.
Onde você encontra tantas informações? Pertence ao CHF?
Quero muito me aprofundar em genealogia. Estou amando montAr esses quebra-cabeças.

Resposta

Link directo:

Buscando informção de meu bisavô Italiano.

#413163 | mila1000 | 15 mar 2019 11:09 | Em resposta a: #413078

Cléo,

Falou, falou, falou,e, não respondeu ao que perguntei.

Leia o que lhe perguntei,e, me responda.

Mila

Resposta

Link directo:

Buscando informção de meu bisavô Italiano.

#413164 | cleobalestrero | 15 mar 2019 11:13 | Em resposta a: #413163

Cheguei às informações sobre Ernesto através de seu testamento. O nome completo foi através de uma prima que esteve em Fubine. Essa passou o nome e se fechou não dando detalhes.
Ainda não procurei nos registros de imóveis se há qualquer menção ao nome completo. No testamento ele é só Ernesto Balestrero.

Resposta

Link directo:

Buscando informção de meu bisavô Italiano.

#413167 | mila1000 | 15 mar 2019 12:54 | Em resposta a: #413078

Cleo,

Boa sorte em suas pesquisas.

Mila

Resposta

Link directo:

Buscando informção de meu bisavô Italiano.

#413170 | cleobalestrero | 15 mar 2019 13:52 | Em resposta a: #413167

Obrigada.voce mostrou muita informação.
Abraços

Resposta

Link directo:

Buscando informção de meu bisavô Italiano.

#413538 | denisebm | 31 mar 2019 21:37 | Em resposta a: #413078

Cleone,
o seu bisavô, Ernesto, veio junto com o meu (Corino ou Carlo Pietro).

A Confusão toda é porque os 3 se chamavam Carlo.
O outro irmão mais velho era o Carlo, casado com a Teresa e vieram com a filha Catterina (ou Catharina como no documento que te passaram aqui).
O Meu o do meio e o seu o mais novo.
Todos nossos registros são em nome do Corino...

Achei num site pago um registro deles chegando (não tenho acesso completo): Minha bisavó aparece como Maria Balestra, o filho Antonio Balestra, meu bisavô como Pietro Balestrero e o seu como Ernesto Balestrero.
https://www.certidaoitaliana.com/desembarques/desembarques-5/

Estou tentando também fechar a árvore.
No My heritage há alguns perfis onde eles estão. Não tem acesso aberto.
https://www.myheritage.com.br/names/carlo_balestrero
Tenho os documentos do meu avô, morte do bisavô, todos com dados dos tataravós, mas os memes deles já apareciam como Corino e Maria.
Tenho a certidão de casamento deles na Itália com os nomes completos.
Mas no navio, pelo que consigo ver, já não apareciam os nomes corretos.

Tem este jornal de 1919, já viu?
Os dois aparecem nas listas de comerciantes (Corino e Ernesto).
http://memoria.bn.br/DocReader/Hotpage/HotpageBN.aspx?bib=313394&pagfis=76575&url=http://memoria.bn.br/docreader#

Vou te enviar um email depois.
Denise

Resposta

Link directo:

Buscando informção de meu bisavô Italiano.

#413539 | cleobalestrero | 31 mar 2019 21:57 | Em resposta a: #413538

Denise! Que alegria sua mensagem. Entre em contato pelo meu e-mail. Sao minhas as informações no My Heritage.
Meu e-mail:
cleomach@hotmail.com
cleobmach@gmail.com
Estou aguardando ansiosa.
Abraços

Resposta

Link directo:

Buscando informção de meu bisavô Italiano.

#413540 | cleobalestrero | 31 mar 2019 22:02 | Em resposta a: #413538

Denise, qual o navio? Não consegui descobrir o nome.

Resposta

Link directo:

Buscando informção de meu bisavô Italiano.

#413541 | denisebm | 31 mar 2019 22:22 | Em resposta a: #413540

Também não...e nem a data.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 25 abr 2024, 10:57

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen