Agostem - 1793

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Cargos | Regiões

Agostem - 1793

#99476 | vbriteiros | 06 set 2005 00:05

Procuro a identificação do Marechal João M......, residente em 1793 no lugar de S. Pedro da Freguesia de S. Pedro de Agostem, Concelho de Chaves.
Haverá algum Confrade a investigar este Concelho que me possa sugerir um nome para este militar ?
Cumprimentos
Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

RE: Agostem - 1793

#99509 | Vínculo | 06 set 2005 10:22 | Em resposta a: #99476

Caro Vasco

Embora eu ande "às voltas com gentes" das freguesias de Samaiões,Anelhe e Redondelo, que rodeiam S.Pedro de Agostem, não consigo dar um palpite.
Um abraço

Amiel Bragança

Resposta

Link directo:

RE: Agostem - 1793

#99514 | victória | 06 set 2005 10:55 | Em resposta a: #99476

Caro Vasco

Tenho procurado vários casais oriundos de S. Pedro d'Agostem no ADVR, em datas anteriores. Tenho alguns dados sobre Fontouras, Gomes, etc. Se estiver interessado.

Com os melhores cumprimentos

Eduardo Domingues

Resposta

Link directo:

RE: Agostem - 1793

#99566 | manelsp | 06 set 2005 18:32 | Em resposta a: #99476

Caro Vasco

Será M de Magalhães? Vamos lá ver: O lugar de S. Pedro suponho que seja mesmo o da cabeça de freguesia, pelo que não sei bem como ajudá-lo. Investigo mais Bóbeda, que pertence À mesma freguesia, e o "M" que apresenta como possível apelido faz-me lembrar que lá havia uma familia que talvez tivesse algum Marechal pois teve uma certa relevÂncia: os Magalhães. Além do mais, alguns dos Pizarros de Bóbeda usaram o apelido Mourão. ´Confesso que não vejo que seja um desses pelo que apostaria mais pelos magalhães.
Se tiver mais dados posso ver o que se arranja.
Cumprimentos.
Manel S. Pizarro

Resposta

Link directo:

RE: Agostem - 1793

#180738 | João Mamed | 17 jan 2008 00:50 | Em resposta a: #99514

Caro Vasco,

Aproveito a sua oferta e pergunto-lhe se tem alguns dados sobre o casal Domingos de Oliveira, filho de João de Oliveira e Senhorinha Monteiro, todos de Sta. Maria do Souto, Guimarães, e Isabel Maria Gomes da Fontoura filha de Manuel Gomes e de Ana Maria Fontoura, de S. Pedro de Agostém, Chaves.

Meus cumprimentos,

joão mamede

Resposta

Link directo:

RE: Agostem - 1793

#180993 | João Mamed | 18 jan 2008 20:31 | Em resposta a: #99514

Caro Eduardo Domingues,

por lapso enderecei o meu pedido ao Confrade Vasco Briteiros e não a si como era natural.

Pelo sucedido apresento as minhas desculpas.

Meus cumprimentos,

joão mamede

Resposta

Link directo:

RE: Agostem - 1793

#180994 | chartri | 18 jan 2008 20:41 | Em resposta a: #99476

Meu Caro

Eu não sei a resposta, mas posso indicar o Livro "Os Generais do Exercito Português" Ed Biblioteca do Exercito. São 3 volumes onde se encontram TODOS os oficiais generais. Os Volumes não são caros (ver na Livraria do Guarda Mor:

http://www.guardamor.com.pt/livro.php?id=334

http://www.guardamor.com.pt/livro.php?id=603

Aí poderá perder algum tempo e ver se o encontra. Demorará algum tempo, mas encontrará.

Cumprimentos

Ricardo Charters d'Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Agostem - 1793

#181089 | IsabelFont | 19 jan 2008 14:33 | Em resposta a: #99514

Boa tarde confrade Eduardo Domingues,

Não sei se ainda anda por este Fórum, mas caso veja esta mensagem, agradeço a sua resposta se tiver alguma informação para mim.

Ao estudar a minha genealogia familiar, deparei-me com FRANCISCA DA FONTOURA FERRAZ, que nasceu cerca de 1666, na freguesia das Eiras em Chaves, filha de Francisco Gonçalves de Bóbeda (S. Pedro Agostem) e de Maria da Fontoura do Lugar das Eiras - S. Pedro Agostem.
Saberá alguma coisa sobre estes personagens, nomeadamente dados dos assentos de baptismo de filha e pais?

Cumprimentos
Maria Isabel

Resposta

Link directo:

RE: Agostem - 1793

#186370 | João Mamed | 27 fev 2008 08:09 | Em resposta a: #181089

Cara Mª. Isabel Fontoura,

Lembra-se da 'minha' Isabel Maria Gomes da Fontoura, natural de Bobada (N.16.1.1772), São Pedro de Agostém, filha de Manuel Gomes e Ana Maria da Fontoura? Ela é neta pela parte materna de António Ferraz da Fontoura e de sua mulher Joana Martins, ambos naturais de Bobada, S. Pedro de Agostém.
Parece que andamos perto...

Meus cumprimentos,

joão mamede

Resposta

Link directo:

RE: Agostem - 1793

#186389 | manelsp | 27 fev 2008 10:46 | Em resposta a: #186370

Caro Confrade,
sobre Ferrazes em Chaves, acrescento
Bartolomeu Nogueira Ferraz, de Chaves, filho de Baltasar Alvares Pimenta, de Torgueda, Vila Real, e de s.m. D. Helena Roiz Ferraz, de Chaves, proprietário, que com outros Nobres da cidade de Chaves concorreu para a edificação do Convento de Religiosas da mesma cidade, casou com D. Margarida Cardoso Pizarro de Vargas, Filha de João Cardoso Pizarro, FCR, comissário de Cavalaria de Trás-os-Montes, Governador de Cabo Verde, e de “sua amiga” D. Teodora de Seixas, de Chaves. São estes os progenitores dos Pizarros de Bóbeda, pelo que não sei se o Ferraz também não virá de lá.
Já veremos no que dá
melhores cumprimentos
Manel Sarmento Pizarro

Resposta

Link directo:

RE: Agostem - 1793

#186396 | IsabelFont | 27 fev 2008 11:41 | Em resposta a: #186370

Caro João Mamede,

Acho um pouco estranho, mas sempre lhe digo que tenho um António da Fontoura Ferraz (que registei como sendo Padre - mas não me lembro agora porquê), filho de João Gonçalves Lisboa e Francisca da Fontoura Ferraz, natural de Lugar de Bóbeda, São Pedro Agostem - Chaves e baptizado a 25/11/1692.
Penso que não pode ser o mesmo, não sei. Sempre são 80 anos de intervalo! Este António da Fontoura Ferraz teve IG em Braga, feita em 1714-08-05, pasta 43 processo 979, que não pedi.
Não sei seo ajuda, mas é tudo quanto tenho!
Por favor, dê-me notícias se isto se encaixar, ou se tiver + notícias desta gente, ok?
E, se por acaso encontrar mais pessoas com estes apelido, por favor não deixe de me dar uma palavrinha, ok?

Obrigada
Cumprimentos
Mª Isabel

Resposta

Link directo:

RE: Agostem - 1793

#186428 | vbriteiros | 27 fev 2008 16:16 | Em resposta a: #186396

Cara Mª Isabel.

Visite o site do ADB e consulte o IG do dito Padre Fontoura. Poderá assim on-line ficar a saber o nome dos Pais dele, etc.
Cumprimentos
V. Briteiros

Resposta

Link directo:

RE: Agostem - 1793

#186495 | IsabelFont | 28 fev 2008 01:18 | Em resposta a: #186428

Caro (a)s confrades,

Esclarecendo:
Os Pais de António da Fontoura Ferraz, cuja IG mencionei, são os mencionados acima na minha mensagem: João Gonçalves Lisboa e Francisca da Fontoura Ferraz.

Eu sei que a filiação está online. Só quis dizer que não tinha pedido fotocópias dela, e portanto não tinha o documento em meu poder.

Já descobri porque é que o considrei Padre: vem mencionado num baptismo como Reverendo António da Fontoura Ferraz.

Cumprimentos
Maria Isabel

Resposta

Link directo:

Carrazedo de Montenegro

#186543 | João Mamed | 28 fev 2008 16:28 | Em resposta a: #186389

Caro Manuel Sarmento Pizarro,

Agradeço a sua mensagem.
Queria-lhe por uma questão:

alguma vez necessitou de consultar os livros paroquiais de Carrazedo de Montenegro, Valpaços?
O Arquivo de VR informou-me que os livros que eu pretendo estão ainda na posse da paróquia.
Como é que eu faço para os consultar?

Obrigado pela sua atenção,
meus cumprimentos,

joão mamede

Resposta

Link directo:

RE: Carrazedo de Montenegro

#186581 | manelsp | 28 fev 2008 20:12 | Em resposta a: #186543

Caro João Mamede
Não sei dar uma resposta directa à sua pergunta. Seja como fôr, se a paróquia fôr mesmo Carrazedo de Montenegro, nada melhor que contactar o próprio pároco. Para saber quem é, pelo menos na Curia Diocesana de Vila Real sabem dar.-lhe o contacto.
De qualquer modo, ao dispor. Ate posso tentar contactar o "clero local".
Ao seu dispor
Manuel

Resposta

Link directo:

RE: Agostem - 1793

#198221 | João Mamed | 27 mai 2008 19:37 | Em resposta a: #186396

Cara Mª. Isabel

Tenho dados novos:

António Ferraz da Fontoura, ou da Fontoura Ferraz (aparece das duas maneiras), filho legitimo de João Gonçalves e Antónia da Fontoura Ferraz (casaram em 11.7.1691), ambos de Agostém, neto paterno de Sebastião Gonçalves e de sua mulher Ana Fernandes, e da parte materna de Francisco Gonçalves e de sua mulher Maria da Fontoura, casou em 24.12.1740 em Agostém com Joana Martins, filha de Domingos Dias e de sua mulher Francisca Martins.
Quase que encaixa, as datas são possiveis apenas o nome próprio da mão é que não é igual.

Meus cumprimentos,

joão m.

Resposta

Link directo:

RE: Agostem - 1793

#198223 | João Mamed | 27 mai 2008 19:43 | Em resposta a: #186396

Cara Mº. Isabel

Após o envio da minha 1ª mensagem é que reparei que os pais da sua Francisca são os mesmos da minha Antónia. Será que eram irmãs e casaram com o mesmo João Gonçalves?

joão m

Resposta

Link directo:

RE: Agostem - 1793

#198230 | IsabelFont | 27 mai 2008 20:15 | Em resposta a: #198223

Caro confrade
João Mamede,

Acho que está tudo certo! ou seja, está de acordo com o que também tenho.
Assim, tenho que:
- Francisco Gonçalves e Maria da Fontoura, de Bóbeda, tiveram pelo menos 4 filhos:
1. Francisca da Fontoura Ferraz que casou com João Gonçalves Lisboa,
2. Antónia Ferraz da Fontoura, que casou com João Gonçalves,
3. António ???
4. Francisco da Fontoura, que casou com Jerónima Álvares ou Hironima ALLZ ?

O que eu pesquiso é a ascendência de Maria da Fontoura; conseguiu lá chegar? Não consigo andar mais para trás nos Fontoura, que é o que me interessa! Bem como não tenho o assento de baptismo de Francisca da Fontoura Ferraz; apenas o casamento. Quanto a Antónia Ferraz da Fontoura, sei que casou com João Gonçalves e que é natural de Bóbeda, mas não tenho o seu assento de baptismo; por acaso o tem?

Portanto fiquei agora a saber por si, que o António casou com Joana Martins; é isso? e que nome tem ele no assento de casamento, já agora agradeço essa informação!?

Provavelmente há mais filhos, mas não sei.

Espero ter respondido ás suas questões. Se não, sinta-se á vontade para inquirir novamente.
Se puder responder ás minhas agradeço.

Cumprimentos
Maria Isabel

Resposta

Link directo:

RE: Agostem - 1793

#198231 | IsabelFont | 27 mai 2008 20:29 | Em resposta a: #198221

Caro Joa Mamede,

Ao rever a minha base de dados, reparei que António da Fontoura Ferraz tem data de baptismo de 12 de Maio de 1649. Fui reler o assento de baptismo e está certo. Ora não é compatível com a data de casamento que me diz - são 91 anos!
O que acha? Viu bem o seu assento de casamento?

Cumprimentos
Maria Isabel

Resposta

Link directo:

RE: Agostem - 1793

#198236 | João Mamed | 27 mai 2008 21:27 | Em resposta a: #198230

Cara Maria Isabel

O nome que aparece no assento de casamento com a Joana Martins é:
«Antonio da Fontoura Ferraz, filho legitimo de João Gonçalves e de sua mulher Antonia da Fontoura Ferraz, ele do lugar de Sesmil e ela de Bobeda, onde foram moradores ambos desta freguesia» Data: 24.12.1740

Assento de casamento de:

João Gonçalves filho legitimo de Sebastião Gonçalves e de sua mulher Ana Fernandes, de Sesmil

e

Antonia Ferraz da Fontoura filha de Francisco Gonçalves, defunto e de sua mulher Maria da Fontoura, de Bobada
Data: 11.7.1691


Estive hoje no A.D.V.R., a fazer algumas pesquisas, mas não tive tempo para avançar pelos ascendentes destes meus antepassados.

A Mª. Isabel já tentou pesquisar e não encontrou?

Meus cumprimentos,

joão m.

Resposta

Link directo:

RE: Agostem - 1793

#198275 | IsabelFont | 28 mai 2008 01:01 | Em resposta a: #198236

Caro Joã Mamede,

Eu estou longe e não posso fazer a pesquisa eu mesma; pelo que uso o sistema de fazer as minhas contas e a pouco e pouco ir solicitandos os assentos ao ADVRL.

No caso vertente, procuro aprofundar a linha Fontoura e portanto precisaria:
- do assento de baptismo de Francisca da Fontoura Ferraz, da Quinta das Eiras - Chaves e que deve ter nascido depois de 1666, nas minhas contas. Este assento confirmaria os Pais e ventualmente dava-nos os avós; para depois poder pedir
- o assento de casamento de Maria da Fontoura com Francisco Gonçalves e o assento de baptismo de Maria da Fontoura, e assim por diante.

Só que no ADVRL dizem-me não encontrar estes assentos. Portanto estou "de pés e mãos atadas"!

O caso do irmão de Francisca - António - , está bicudo, porque uma das datas tem que estar mal, ou a do baptismo ou a do seu casamento. Viu o assento seguinte e o assento anterior, para se certificar que era mesmo esse o ano? Deveria ser mais ou menos 1674! Nunca tive um caso assim!

E é tudo que se me oferece dizer. Espero que consiga desvendar este mistério!
Boas pesquisas!
Cumprimentos
Maria Isabel

Resposta

Link directo:

RE: Agostem - 1793

#198292 | João Mamed | 28 mai 2008 08:28 | Em resposta a: #198275

Bom dia Maria Isabel,

penso que está a fazer confusão com os dois Antónios:

O primeiro nascido em 1674 irmão da Francisca e da 'minha' Antónia deve ser tio do 'meu' António, que casou em 1740.

Quanto ao primeiro eu não tenho registos, por isso não lhe posso confirmar datas.
O segundo António casou em 1740, vamos supor que teria 35 anos, e era fruto do casamento de sua mãe Antónia da Fontoura Ferraz e de João Gonçalves ocorrido em 1691. Penso que são datas perfeitamente possiveis.

O que me está a fazer alguma confusão são os dois cunhados chamarem-se João Gonçalves. Conhece o nome dos pais do João Gonçalves Lisboa?

Meus cumprimentos,

joão m.

Resposta

Link directo:

RE: Agostem - 1793

#198306 | IsabelFont | 28 mai 2008 11:38 | Em resposta a: #198292

Caro João Mamede,

Tem toda a razão; claro que estava a fazer confusão!
Assim já faz sentido e deve estar correcto.

Se por acaso frequenta o ADVRL, queria pedir-lhe os seguintes favores, que não sei se também são do seu interesse:
- pesquisar o assento de baptismo deste tio do "seu" António, que já agora diga-me com que nome aparece no casamento?
- pesquisar o assento de baptismo de Francisca da Fontoura Ferraz, filha de Francisco Gonçalves e de Maria da Fontoura
- pesquisar o assento de baptismo da Maria da Fontoura ou o seu assento de casamento com Francisco Gonçalves

Já agora, diga-me, se não se importa, em que ramos está mais interessado? Seremos "primos"? Qual o antepassado comum?

Os pais de João Gonçalves Lisboa são António Gonçalves Lisboa e Filipa Gonçalves.
Esta informação começou por ser retirada de um artigo sobre "Lisboa Bravo, genealogista singular", da autoria de J.G. Calvão Borges, em Raízes e Memórias, nº6.

Fiquei muito mais descansada. Obrigada.
Cumprimentos
Maria Isabel

Resposta

Link directo:

RE: Agostem - 1793

#198308 | IsabelFont | 28 mai 2008 11:57 | Em resposta a: #198292

Caro João Mamede,

Cá estou eu outra vez. Gostaria de ver esclarecido um assunto em que só agora reparei; uma mensagem sua anterior, diz que:

Lembra-se da 'minha' Isabel Maria Gomes da Fontoura, natural de Bobada (N.16.1.1772), São Pedro de Agostém, filha de Manuel Gomes e Ana Maria da Fontoura? Ela é neta pela parte materna de António Ferraz da Fontoura e de sua mulher Joana Martins, ambos naturais de Bobada, S. Pedro de Agostém.
Parece que andamos perto...

Então quer dizer que:
- Ana Maria da Fontoura, é filha do "seu" António Ferraz da Fontoura e de sua mulher Joana Martins, e que,
- a "sua" Isabel Maria Gomes da Fontoura, é filha de Manuel Gomes e daquela Ana Maria da Fontoura
é isto?
Se não é muita curiosidade: é destes antepassados que descende? Se assim for, teremos em comum a avó de 8º grau : Maria da Fontoura!
É isto?

Cumprimentos
Maria Isabel

Resposta

Link directo:

RE: Agostem - 1793

#198311 | João Mamed | 28 mai 2008 12:07 | Em resposta a: #198306

Cara Maria Isabel

Somos realmente parentes afastados. A Ana Maria da Fontoura www.geneall.net/P/per_tree.php?id=1022838 é minha pentavó.

É muito raro ir ao ADVR, fui apenas 3 vezes num ano. Tenho me socorrido nas minhas pesquisas dos FMVR do Dr. Julio Teixeira, das Raízes & Memórias e claro está deste site. Não conheço o estudo de J.G. Calvão Borges, pois não pussuo a R&M nº6.

Na próxima vez que for ao ADVR, vou concerteza pesquizar os nomes que referiu.

Meus cumprimentos,

joão mamede

Resposta

Link directo:

RE: Agostem - 1793

#198313 | IsabelFont | 28 mai 2008 12:30 | Em resposta a: #198311

Caro João Mamede,

Gostei de saber e encontrar mais um "primo" afastado e "virtual".

Seja bem-vindo aos que pesquisam Fontoura's e não só.

Ficar-lhe-ei muito grata se conseguir mais alguma informação sobre estes parentes no ADVRL.

Cumprimentos
Maria Isabel

Resposta

Link directo:

RE: Agostem - 1793

#198314 | IsabelFont | 28 mai 2008 12:38 | Em resposta a: #198311

Caro Confrade
João Mamede,

Se não for pedir muito e, se é que tem hipótese, gostaria de ter esses assentos de casamento e/ou baptismo que refere:
- Ana Maria da Fontoura
- António da Fontoura Ferraz

Pode digitalizá-los, ou não tem hipótese? Ou então se puder transcrever no Genea, agradeço.
Para o caso de os digitalizar e se puder enviar por mail, o meu é isafontoura arroba sapo ponto pt.

Cumprimentos
Maria Isabel

Resposta

Link directo:

RE: Agostem - 1793

#198319 | João Mamed | 28 mai 2008 13:04 | Em resposta a: #198314

Cara Maria Isabel,

Envio-lhe amanhã, com todo o gosto.

Meus cumprimentos,

jm

Resposta

Link directo:

RE: Agostem - 1793

#198367 | João Mamed | 28 mai 2008 18:26 | Em resposta a: #198313

Cara Mª. Isabel,

Primo afastado sim, virtual é que não, sou de carne e osso!

Meus cumprimentos,

joão m.

Resposta

Link directo:

RE: Agostem - 1793

#200613 | João Mamed | 16 jun 2008 19:27 | Em resposta a: #198314

Cara Maria Isabel,

Tenho um dado novo, Maria da Fontoura é natural de Nossa Senhora das Neves das Eiras, Chaves.

É pouco mas penso que com este dado podemos avançar nas pesquisas.

Retirei este dado da I.G. do neto: João Gonçalves Fontoura, filho de João Gonçalves e de sua mulher Antónia Ferraz da Fontoura.
Data da I.G.: 01/07/1719
Data do baptismo: 02/09/1695. Padrinhos: João Baptista Ferraz e sua irmã Joana Cardoso Pizarro, filhos de Bartolomeu _ Ferraz, de Chaves.


Aos poucos vamos avançando.

Meus cumprimentos,

joão mamede

Resposta

Link directo:

RE: Agostem - 1793

#201040 | IsabelFont | 20 jun 2008 13:44 | Em resposta a: #200613

Caro João Mamede,

Obrigada pela informação, mas tenho a impressão de que já pedi a pesquisa em Chaves do baptismo de Maria da Fontoura e de que eles me disseram que não encontraram. De qq. forma vou confirmar.
Foi por isso que lhe pedi a si. Acho que as pesquisas do ADVila Real dependendo da pessoa que as faz pode ser muito superficial.

Cumprimentos
Maria Isabel

Resposta

Link directo:

RE: Agostem - 1793

#202394 | IsabelFont | 06 jul 2008 11:04 | Em resposta a: #200613

Caro João mamede,

Ainda voltando a este assunto, a IG do neto João Gonçalves da Fontoura, não tem data de nascimento? Não lhe saltou á vista nenhum padre Fontoura?

Estes Fontoura's e Ferraz devem andar muito entrelaçados, não acha?

Só curiosidade!

Cumprimentos
Maria Isabel

Resposta

Link directo:

RE: Agostem - 1793

#203689 | victória | 20 jul 2008 22:57 | Em resposta a: #201040

Caros Confrades

Já tentaram encontrar os vossos antepassados pela "Raizes e Memórias" n.º 10 a 14 ? - Famílias de Chaves?
Francisco da Fontoura
b. 10.set.1651 Bobeda
c. 11.jul.1691 Capela de St.o Ande de Sesmil
f. 3.jul.1713 Bóbeda fez testamento e deixou…
Jerónima Alvares
n.
b.
c. 11.jul.1691 Capela de St.o Ande de Sesmil
f. antes de 1740 bobeda
filha de Sebastião Gonçalves
Sesmil Agostem
n.
b.
f. 16.jun.1698
f. 4.abr.1711 sepultado dentro da igreja e fez testamento escrito deixou 3 ofícios or sua alma etc.
e de
Ana Fernandes
Sesmil Agostem
f. 20.ago.1695

ele filho de Francisco Gonçalves
n.
b.
f. antes de 1691

e de Maria da Fontoura ou Maria de Chaves
Bobeda
n. 21.nov.1619
b. 28.nov.1619 Moreiras
f. 12.set.1696 Agostem

neto paterno de

António Vaz Ferraz

e de Francisca da Fontoura

moradores em Eiras,Chaves

segundo neto de João da Fontoura

e de Isabel Gil

terceiro neto de

P.e Gonçalo da Fontoura
Clérigo Natural de Vilar de Ossos
quarto neto de P.e N da Fontoura
Abade de Vilar de Ossos, em Vinhais
quinto neto de João da Fontoura
Bom fidalgo, Fidalgo galego, Senhor da Torre de Pico Sacro na Galiza, Escudeiro do Duque de Guimarães, Recebedor da Alfândega de Chaves

e de Leonor Mendes Filgueira ou Nogueira
Isto foi o que me deu a mim estas pesquisas, pelo que depreendo que ainda somos parentes, certo?
Com os melhores cumprimentos
eduardo domingues

Resposta

Link directo:

Fontouras

#203695 | gmg | 21 jul 2008 00:29 | Em resposta a: #203689

No Processo de Inquirição de Genere de Mateus Gonçalves, feito em 1706, e que está no Arquivo Distrital de Braga, consta do mesmo que o Habilitando é parente do P.e João Carneiro da Fontoura, natural (este) de Santiago da Ribeira de Alheriz.

Quem seria este Padre João Carneiro da Fontoura? Tem informações sobre a ascendência e entroncamento familiar com este Mateus Gonçalves (que por sua vez era sobrinho do Capitão de Ordenanças Pedro Afonso Teixeira e de Maria Coelho de Mello)?

Sabe-se que a Mãe do Capitão Pedro Afonso Teixeira, se chamava Maria Fernandes e era natural de Santiago da Ribeira de Alhariz.

Agradeço a todos as informações e ajudas que me puder dar.

Cordialmente,

GMG

Resposta

Link directo:

Fontouras

#203697 | gmg | 21 jul 2008 00:31 | Em resposta a: #198311

Caro João Mamede,


No Processo de Inquirição de Genere de Mateus Gonçalves, feito em 1706, e que está no Arquivo Distrital de Braga, consta do mesmo que o Habilitando é parente do P.e João Carneiro da Fontoura, natural (este) de Santiago da Ribeira de Alheriz.

Quem seria este Padre João Carneiro da Fontoura? Tem informações sobre a ascendência e entroncamento familiar com este Mateus Gonçalves (que por sua vez era sobrinho do Capitão de Ordenanças Pedro Afonso Teixeira e de Maria Coelho de Mello)?

Sabe-se que a Mãe do Capitão Pedro Afonso Teixeira, se chamava Maria Fernandes e era natural de Santiago da Ribeira de Alhariz.

Agradeço a todos as informações e ajudas que me puder dar.

Cordialmente,

Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: Agostem - 1793

#203716 | IsabelFont | 21 jul 2008 13:15 | Em resposta a: #203689

Boa tarde
Caro confrade Eduardo Domingues,

Já uma vez tinha entrado em contacto consigo a propósito deste assunto, mas nunca me chegou a responder.

Exactamente as questões que tenho para si, são:
1. onde encontrou os dados sobre Francisco da Fontoura (nascimento, baptismo, etc...)? na revista Raízes e Memórias?
2. e os dados de Maria da Fontoura ou Maria de Chaves? nas mesma revistas? mas nada diz sobre a sua filiação, pois não?

Dá-se o caso de não ter aquelas revistas.
Não percebi se o que quer dizer é que Francisco da Fontoura era filho de Maria da Fontoura e de Francisco Gonçalves (o que já sabia) e que por sua vez este Francisco Gonçalves era filho de Francisca da Fontoura e de António Vaz Ferraz?
Será que se pode deduzir que Francisca da Fontoura era filha de João da Fontoura e de Isabel Gil? etc....

São estas as minhas dúvidas e qual é a base de sustentação?

Já agora não percebi como somos"parentes". Descende de que ramos se não é indiscrição?

Melhores cumprimentos,
Maria Isabel

Resposta

Link directo:

Fontouras

#203721 | gmg | 21 jul 2008 14:45 | Em resposta a: #203716

Cara Maria Isabel,

No Processo de Inquirição de Genere de Mateus Gonçalves, feito em 1706, e que está no Arquivo Distrital de Braga, consta do mesmo que o Habilitando é parente do P.e João Carneiro da Fontoura, natural (este) de Santiago da Ribeira de Alheriz.

Quem seria este Padre João Carneiro da Fontoura? Tem informações sobre a ascendência e entroncamento familiar com este Mateus Gonçalves (que por sua vez era sobrinho do Capitão de Ordenanças Pedro Afonso Teixeira e de Maria Coelho de Mello)?

Sabe-se que a Mãe do Capitão Pedro Afonso Teixeira, se chamava Maria Fernandes e era natural de Santiago da Ribeira de Alhariz.

Agradeço a todos as informações e ajudas que me puder dar.

Cordialmente,

Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: Agostem - 1793

#203749 | victória | 21 jul 2008 21:50 | Em resposta a: #203689

Vou refazer a mensagem anterior ainda esta noite.

Resposta

Link directo:

RE: Agostem - 1793

#203760 | victória | 22 jul 2008 00:22 | Em resposta a: #203749

Parece que somos parentes mesmo. Em quem começa os seus fontouras? Eu por tres linhas,

Ana Maria da Fontoura (que não encontro o casamento) casada com Manuel Gonçalves, filho de Baltazar Gonçalves e de Maria Gonçalves.

Por outra linha Rosa Maria da Fontoura (que não encontro casamento) casada com António Rodrigues, filho de António Rodirgues e de MAria José Alvares.

Por outra linha Jacinto da Fontoura e Maria Teresa Alvares, casados a 21.dez.1776 em Vilas Boas, Chaves.

Tem Carneiros? PErpétua Carneira, casada com António de Carvalho, antes de 1700 diz-lhe alguma coisa?

Resposta

Link directo:

RE: Agostem - 1793

#203761 | victória | 22 jul 2008 00:33 | Em resposta a: #198314

Ana Maria da Fontoura, filha de António de Carvalho e de Joana Alvares da Fontoura(casados a 4.dez.1737 em S. Pedro D'Agostém) neta paterna de Ambrósio Fernandes e de Isabel Carvalha (casados a 16.jan.1700), Isabel Carvalha, filha de António de Carvalho e de Perpétua Carneira (e daqui não passei)
Eduardo Domingues

Resposta

Link directo:

RE: Agostem - 1793

#203769 | IsabelFont | 22 jul 2008 02:43 | Em resposta a: #203761

Caro confrade Eduardo Domingues,

Tenho nos meus dados uma Ana Maria da Fontoura filha de um António da Fontoura Ferraz e de Joana Martins. Aliás, esta não é uma descoberta minha, mas sim do confrade João Mamede que também participa neste fórum e neste tópico. Os pais casados a 24 / 12/1740. Isto é de fontes primárias.
Portanto não coincide!

Eu descendo da Maria da Fontoura e de Francisco Gonçalves, referenciados por mim em várias mensagens, nomeadamente na de 19-01-2008 que penso lhe era dirigida!
E não consegui andar mais para trás.

Cumprimentos
Maria Isabel

Resposta

Link directo:

RE: Agostem - 1793

#203788 | IsabelFont | 22 jul 2008 13:26 | Em resposta a: #203760

Caro confrade Eduardo Domigues,

Sugestão:
Sobre Jacinto da Fontoura e Maria Teresa Alvares, porque não experimenta pedir ao ADVRL o processo de inventário obrigatório ou pelo menos as páginas mais importantes, onde deve mencionar o casamento, eventualmente Pais e filhos?

A cota é PT-ADVRL-TJCCHV/C/A/082/9 e data de 1791, com a cota original 1047.
Se calhar já o tem, não?

Eu agora não posso fazê-lo, porque pedi outras doc. + importantes para mim, mas gostava de saber algo mais.

Cumprimentos
Maria Isabel

Resposta

Link directo:

RE: Agostem - 1793

#203808 | victória | 22 jul 2008 17:33 | Em resposta a: #203788

Cara Isabel
Processo de inventário obrigatório - o que é isso? Desculpe mas desconheço, teria a amabilidade de me explicar? Com os melhores cumprimentos
Eduardo Domigues

Resposta

Link directo:

RE: Agostem - 1793

#203817 | João Mamed | 22 jul 2008 19:16 | Em resposta a: #203689

Caro Eduardo Domingues,

Sebastião Gonçalves e Ana Fernandes, Francisco Gonçalves e Maria da Fontoura são todos meus oitavos-avós.

Neste momento as minhas pesquisas estão paradas precisamente nestes avós.

Meus cumprimentos,

joão mamede

Resposta

Link directo:

RE: Agostem - 1793

#203821 | victória | 22 jul 2008 19:43 | Em resposta a: #203817

Caro João
Depreendo então que somos parentes. Eu estou com dificuldade em colocar aqui os dados que tenho. Estou a tentar colocar d eoutra forma que naõ esquemática. Com os melhores cumprimentos, Eduardo Domingues

Resposta

Link directo:

RE: Agostem - 1793

#203826 | João Mamed | 22 jul 2008 20:38 | Em resposta a: #203821

Caro Eduardo,

Agradeço a sua disponibilidade para compartilhar connosco as suas pesquisas.

Meus cumprimentos,

joão mamede

Resposta

Link directo:

RE: Agostem - 1793

#203829 | victória | 22 jul 2008 21:02 | Em resposta a: #203817

Cara ISabel e Caro João
Penso que esta mensagem ineressa aos dois.
Como prometido:

Francisco Gonçalves f. antes de 1691 casou, em data que desconheço, com Maria da Fontoura (RAIZES e Memórias n.º 13, p. 137 Fontouras) nascida a 21.nov.1619 e bapt. a 28.nov.1619 em Moreiras, tendo por padrinho o P.e Gaspar MArins de Santo Estevão, e por madrinha Catarina de Magalhães filha de Gonçalo de Magalhães da vila de Chaves, faleceu a 12.set.1696, com o nome de "Maria de Chaves"
Tiveram a Francisco da Fontoura bapt. a 10.set.1651 em Bóbeda, casou a 11.jul.1691 na Capela de Sto André de Sesmil e faleceu a 3 .jul.1713 em Bobeda com testamento. Casou com Jeronima Alvares que faleceu antes de 1740 em Bóbeda. Foi filha de Sebastião Gonçalves, morador em Sesmil e de Ana Fernandes, moradore sno mesmo lugar. Neta paterna de Seasbtião Gonçalves e de Maria Fernandes moradores em Samaiões (?), e neta materna de Gaspar fernandes e de Catarina Gonçalves, moradores em Sesmil.
De Francisco da Fontoura e de Jerónima Alvares nasceu, entre outros:
1- Francisco da Fontoura (que segue depois na minha arvore)
2- Joana Alvares da Fontoura
Joana Alvares da Fontoura nascida a 27.ago.1713 em Bobeda, bapt em casa, por necessidade, e casada a 4.dez.1737 em Bobeda, e faleceu a 16.jul.1749. Casou com António de Carvalho, filho do segundo casamento de Ambr´sio Fernandes com Isabel Carvalho a 3.mar.1687 em Agostem, neto paterno de Domingos Fernnades e de Maria Gonçalves, de Agostem, e materno de António de Carvalho (f. 15.fev.1713 em Agostem) e de Perpétua Carneira.
E de António de Carvalho e de Joana Alvares da Fontoura nasceu:
Ana Maria da Fontoura que casou em data que desconheco com Manuel Gonçalves, filhp de Baltazar Gonçalves e de Maria Gonçalves, ele de Ventuzelos ela de Vilarinho das Paranheiras. E deste casal nasceu:
1- Rosa maria da Fontoura (que segue no fim)
2- Joaquina Maria ou Joaquina Teresa
Joaquina Maria ou Joaqina Teresa (depende do tipo de assento) sem livros de baptismo e casou a 14.fev.1787 em Vilas Boas, com Domingos Gomes, filho de António Gome se de Domingas Rodrigues, neto paterno de Domingos Gomes e de Isabel Rodrigues, e neto materno de António Rodrigues e de Catarina Rodrigues.
De Domingos Gomes e de Joaquina MAria ou TEresa nasceu Domingos Gomes a 5.jun.1795 e bapt a 7.jun em Vilas Boas, casou a 18.mai.1817 com Rosa maria da qual enviovou e casou pela segunda vez a 30.ago.1826 com Ana Maria Rodrigues, filha natural de Francisca Teresa (n. a 8.jan.1772 em Vilas Boas) neta de Manuel rodrigues casado a 23 mar.1771, dispensado no 4º grau de consanguinidade, com ISabel Maria.
(Diga-me se a sua linha continua por este lado)


1- Francisco da Fontoura (que segue depois na minha arvore)
nasceu em bobeda a 26.ago.1708 e bapt. a 30.set.1708, casou a 9.mai.1740 em Bobeda com Maria Vaz filha de Silvestre Gonçalves e de Mariana Domingues, moradores em Anelhe. E deste casal nasceu:
Jacinto da Fontoura que casou a 21.dez.1776 em Vilas Boas com Maria Teresa Alvares, filha de José Gonçalves Laje e de MAria Alvares (c. a 26.ago.1738 em Vias Boas) neta paterna de António Gonçalves Laje e de Domingas Roiz, e neta materna do P.e José Alvares Calvão, Abade de... e de Senhorinha Gonçalves. Ele padre irmão do 1º Morgado de Casas Novas em Chaves. E por esta linha entronca na família Alvares Calvão (Raizes e Memorias 10 e 11)

1- Rosa maria da Fontoura (que segue no fim)
nasceu a 9.mai.1783 em Vilas Boas, bapt. a 17.mai e casou (em data que desconheço) com António Rodrigues filho de António Rodrigues e de MAria José Alvares casados em Agostem a 21.mai.1758.
Deste casal nasceu Bento Jose Rodrigues 8.mai.1810 em Vilas Boas, baptiz a 12.mai. e casado a 3.mai.1841 em Vilas Boas com Maria Alvares Calvão filha de SeBastião manuel Alvares Calvão, Capitão de Ordenanças de Vila Verde de Oura e de D. Marcelina Fernandes de Moura, de montalegre, neta paterna de Jacinto da Fontoura e de Maria teresa Alvares, Supracitados. e neta materna de Francisco Fernandes de Moura e de Teresa Maria Fernandes, casados a 13.jun.1779 em S. Miguel de Vilar de Perdizes.
(interessado nesta linha?)

Caso tenha encontrado algum erro, peço o favor de me indicar a fim de tamém eu corrigir dados. Como vê a minha arvore também se encontra em construção e estou perdido em muitas linhas. Se por acaso tiver alguns dados que eu não tenha ainda registado, agradecia informação.
Com os melhroes cumprimentos
Eduardo Domingues

Resposta

Link directo:

RE: Agostem - 1793

#203833 | gmg | 22 jul 2008 21:49 | Em resposta a: #203829

Caro Eduardo Domingues,

Não tem informações sobre o Padre JOÃO CARNEIRO DA FONTOURA, natural de Santiago da Ribeira de Alhariz, parente de Mateus Gonçalves?

Deixei-lhe uma mensagem com o título "Fontouras".

Cumprimentos,
Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: Agostem - 1793

#203842 | João Mamed | 22 jul 2008 22:20 | Em resposta a: #203829

Caro Eduardo,

Agradeço a sua mensagem.
Tenho na minha mão o R&M 13 e não encontro a Maria da Fontoura na página 137.
Será que estou a ver mal?

Meus cumprimentos,

joão m.

Resposta

Link directo:

RE: Agostem - 1793

#203846 | victória | 22 jul 2008 22:59 | Em resposta a: #203833

Caro Luis

Nos meus apontamentos não tenho esse nome, contudo, sugiro uma pesquisa na Revista Raizes e Memórias, sei que do n.º 10 ao 14 estão lá tratadas as famílias de Chaves. Com os melhores cumprimentos
Eduardo Domingues

Resposta

Link directo:

RE: Agostem - 1793

#203847 | victória | 22 jul 2008 23:02 | Em resposta a: #203833

Acabei de encontrar um P.e João da Fontoura Carneiro, abade de Covas de Barroso, p. 145, vol. 13. cumprimentos. eduardo domingues

Resposta

Link directo:

RE: Agostem - 1793

#203848 | victória | 22 jul 2008 23:10 | Em resposta a: #203842

Caro João
Fui eu que não me fiz entender na pág. 137 está Francisca da Fontoura e passo a citar "que viuva de António Vaz, de Eiras, foi madrinha etc..." Estes são os pais de Maria e passo a citar o assento:

"Maria, filha de António Vaz e de Francisca da Fontoura, moradores nas Eiras... nasceu a 21.nov.629" não há dúvida que se trata da mesma.

E se eu fiz bem a leitura da Revista, aqui vai o que apurei, se pormenores de datas, p.f. confirme:


João da Fontoura Sr de Pico Sacro
|
P.e N... da Fontoura
|
Gonçalo da Fontoura (ordens menores)
|
João da Fontoura oo ISabel Gil
|
(provavelmente) Francisca da Fontoura oo António Vaz Ferraz
!
e depois como escrevi

Com os melhores cumprimentos
eduardo domingues

Resposta

Link directo:

RE: Agostem - 1793

#203850 | victória | 22 jul 2008 23:12 | Em resposta a: #203847

Caro GMG
Por favor diga-me datas provaveis e logo vejo se encontro.
Cumprimentos
eduardo domingues

Resposta

Link directo:

RE: Agostem - 1793

#203854 | João Mamed | 22 jul 2008 23:24 | Em resposta a: #203848

Caro Eduardo,

Agradeço a sua mensagem.
Agora entendi.

Outro assunto:

O Eduardo é de Monção?

Tenho alguns antepassados de Troviscoso, Anjos (Ventozelo) e Mazedo.

Meus cumprimentos,

joão m.

Resposta

Link directo:

RE: Agostem - 1793

#203855 | gmg | 22 jul 2008 23:25 | Em resposta a: #203850

Mateus Gonçalves era filho de Pedro Gonçalves Lage, de Loivos e de Maria Lopes, de Alpande, Ervões, Valpaços.

A Maria Lopes era irmã do Capitão Pedro Afonso Teixeira, casado com Maria Coelho de Mello.

Mateus Gonçalves fez Inquirição de Genere no dia 17 de Junho de 1706. Nesse Processo de Inquirição de Genere, vem referido como parente do Padre João Carneiro da Fontoura, este natural de Santiago da Ribeira de Alhariz.

O duplo nome CARNEIRO DA FONTOURA é muito comum e associado a um dos ramos mais ilustres desta Família Flaviense.

Só não sei qual é o parentesco com o Capitão Pedro Afonso Teixeira e Maria Coelho de Mello, mas sei que a Mãe do Capitão se chamava Maria Fernandes e era de Santiago da Ribeira de Alhariz.

Com os melhores cumprimentos,
Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: Agostem - 1793

#203861 | victória | 22 jul 2008 23:38 | Em resposta a: #203855

Caro Luis
Mateus Gonçalves era filho de Pedro Gonçalves Laje e de Maria Lopes, certo? Diga-me uma coisa, caso saiba, quem eram os avos paternos? Pergunto isso porque pdoe ser a ligação que eu tenho perdida de José Gonçalves Laje
de Vilas Boas, c. 26 de Agosto de 1738 Vilas Boas, filho de António Gonçalves Lajee de Domingas Roiz. Com os melhores cumprimentos, eduardo domingues

Resposta

Link directo:

RE: Agostem - 1793

#203863 | victória | 22 jul 2008 23:42 | Em resposta a: #203854

Sim, pesquisa Monção? Quem? Cumprimentos, E. Domingues

Resposta

Link directo:

João Carneiro da Fontoura

#203887 | gmg | 23 jul 2008 12:41 | Em resposta a: #203861

Caro Eduardo,

Mateus Gonçalves era filho de Pedro Gonçalves Laje, de Loivos e de Maria Lopes, de Alpande, Ervões. Neto paterno de António Gonçalves e de Catarina Gonçalves, de Loivos.

Cumprimentos,
Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: Agostem - 1793

#203890 | IsabelFont | 23 jul 2008 13:34 | Em resposta a: #203808

OLá, boa tarde
Caro confrade Eduardo Domingues,

Um processo de inventário obrigatório, é aquele que surge após o óbito de alguém (por exº morte de um dos cônjuges de um casal), quando há herdeiros, ou quando há herança a partilhar.
Neste caso está no Arq. de Vila Real aquele processo, relativo ao casal Jacinto da Fontoura e Maria Teresa Álvares, com a cota que lhe indiquei na mensagem anterior.
Costuma identificar os filhos, as datas de casamento, a data do óbito, o cabeça-de-casal, etc...Pode ter informações interessantes.
Encontrei esta informação no TTOnline.

Mas, voltando a MARIA DA FONTOURA, onde encontrou a data de nascimento desta, que indicou em mensagem anterior? É porque eu pedi o assento de baptismo a Vila Real e eles não encontraram!

Cumprimentos
Maria Isabel

Resposta

Link directo:

RE: Agostem - 1793

#203903 | victória | 23 jul 2008 15:16 | Em resposta a: #203890

Cara Maria Isabel
A MAria da Fontoura (Maria de Chaves) encontrei no ADVR.
Cumprimentos
Eduardo Domingues

Resposta

Link directo:

RE: Agostem - 1793

#203907 | IsabelFont | 23 jul 2008 15:57 | Em resposta a: #203903

Olá, outra vez, caro confrade!

Se assim é, ou seja, se rrecolheu essa informação no ADVRL, então o assento de baptismo deve mencionar os Pais e talvez os avós de Maria da Fontoura, certo? Pode dizer-me quem são?

Agradeceria muitíssimo, pois só isso me permitiria andar para trás.

Aliás, o facto de ela ser natural de Moreiras não coincide com o dito por João Mamede numa mensagem anterior, que encontrou / leu na I.G. do neto que ela seria natural de Eiras.
Será a mesma?

Fico a aguardar a sua resposta.
Cumprimentos
Maria Isabel

Resposta

Link directo:

RE: Agostem - 1793

#203911 | victória | 23 jul 2008 16:39 | Em resposta a: #203907

Cara Maria Isabel

Ontem coloquei todos os dados que possuo sobre fontouras na mensagem ao João Mamede. Eu falo (neste caso escrevo) sobre a MAria da Fontoura/Maria de Chaves (*21.nov.1619 e + 12.set.1646). Será que estamos a falar da mesma? esta filha de António Vaz (Ferraz) e de Maria da Fontoura. Com os melhores cumprimentos, eduardo domingues

Resposta

Link directo:

Família Carneiro da Fontoura

#203997 | gmg | 24 jul 2008 18:34 | Em resposta a: #203863

Caro Eduardo Domingues,

Já tem alguma novidade sobre o Padre João Carneiro da Fontoura e do seu parentesco com Mateus Gonçalves?

Cumprimentos,
Luís GMG

Resposta

Link directo:

Há novidades?

#204107 | gmg | 25 jul 2008 21:05 | Em resposta a: #203863

Caro Eduardo Domingues,

Já tem alguma novidade sobre o Padre João Carneiro da Fontoura e do seu parentesco com Mateus Gonçalves?

Cumprimentos,
Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: Há novidades?

#204120 | victória | 25 jul 2008 23:39 | Em resposta a: #204107

Caro Luís GMG
De momento voltei a parar a investigação por motivos de ordem profissional, devo voltar a ela em meados de agosto, até lá só pontuais visitas ao genea. Um abraço, eduardo domingues

Resposta

Link directo:

RE: Agostem - 1793

#204131 | IsabelFont | 26 jul 2008 12:14 | Em resposta a: #203829

Caro Eduardo Domingues,

Antes do mais as minhas desculpas por só agora estar a responder-lhe, mas estive sem computador.

Depois, muito obrigado por todas as suas informações.

No entanto, tenho uma dívida persistente:
- se Maria da Fontoura é amesma que "Maria, de Chaves"?
- a Maria, do seu assento, filha de Francisca da Fontoura e de António Vaz Ferraz. com aquelas datas de nascimento e baptismo, é a Maria da Fontoura, mãe de Francisco da Fontoura; isto porque eu só diria tal se tivessemos o assento de casamento, para sabermos se ela se ficou a chamar Maria da Fontoura; certo?

No entanto, muito obrigada uma vez mais. Acho que não podemos andar mais para trás por falta de registos paroquiais, que confirmei no ADVRL.

Cumprimentos de
Maria Isabel

Resposta

Link directo:

RE: Agostem - 1793

#204133 | IsabelFont | 26 jul 2008 14:27 | Em resposta a: #203689

Caro Eduardo Domingues,

Outras inconsistências que encontrei nesta sua mensagem:

1. O assento de baptismo que tenho deste Francisco da Fontoura, refere que nasceu aos 3 de Setembro de 1655 e foi baptizado aos 10 de Setembro de 1655, em Bóbeda. Partindo do princípio de que é o mesmo, pois que também tenho o assento de casamento que refere 11 Julho de 1691 com Jerónima Álvares, ou a minha leitura ou a sua estão erradas. Importa-se de confirmar?

2. Depois a certo passo desta sua mensagem, dis .... neto paterno de António Vaz Ferraz e de Francisca da Fontoura. Acho que será ... neto materno daqueles, não é? Agradeço a sua confirmação, ok?

Cumprimentos
Maria Isabel

Resposta

Link directo:

RE: Há novidades?

#204135 | gmg | 26 jul 2008 15:07 | Em resposta a: #204120

Caro Edurado Domingues,

Não se esqueça de verificar nos seus apontamentos se encontra algum P.e João Carneiro da Fontoura, e a relação de parentesco com Mateus Gonçalves (dos Gonçalves Laje).

Cumprimentos,
Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: Agostem - 1793

#204466 | IsabelFont | 30 jul 2008 14:50 | Em resposta a: #203829

Caros confrades,
Eduardo Domingues e João Mamede,

Tenho também outra linha parada, que termina em:
- Leonor Maria da Fontoura (de Chaves ?) casada em 11 de Maio de 1739 com João Baptista da Silva, em Chaves, filha de João Nogueira Gomes (falecido em 14 de Maio de 1738) e de Teresa da Fontoura (falecida em Chaves a 23/2/1736).

Será que sabem alguma coisa desta linha?

Cumprimentos
Mª Isabel

Resposta

Link directo:

RE: Agostem - 1793

#204481 | João Mamed | 30 jul 2008 19:29 | Em resposta a: #204466

Cara Maria Isabel,

infelizmente não a posso ajudar.

Meus cumprimentos,

joão mamede

Resposta

Link directo:

RE: Agostem - 1793

#204483 | João Mamed | 30 jul 2008 19:39 | Em resposta a: #203863

Caro Eduardo,

peço desculpa de só hoje lhe responder.

Por favor veja:

Antónia Quitéria da Costa e Francisca Quitéria Moscoso, aqui no geneall.

Cumprimentos,

joão m.

Resposta

Link directo:

RE: Agostem - 1793

#204488 | victória | 30 jul 2008 21:17 | Em resposta a: #204483

Caro João
O que implicará, possivelmente, um nosso parentesco, uma vez que ainda não consegui comprovar se uma antepassada minha é (aqui http://www.geneall.net/P/per_tree.php?id=573706) é, ou não, da bastarda Casa de Mazedo. Quanto a Moscosos, alguns descendentes, eram, e penso que ainda são, proprietários da Albergaria Atlantico, em Monção. NO mesmo lugar de Mazedo, junto à estrada nacional construiram na decada de 70 um casa em cujo jardim tem um brasão pleno de Moscoso, dos Moscosos da Galiza. Também são tratados em Monção e o seu Alfoz na Heraldica Nacional, de Garcão Gomes, mas é gente devido `a falta de assentou ou de tempo, por minha parte, não consegui avançar. A partir de amanhã estarei de férias, alguns dias também la por cima. Um abraço, eduardo domingues

Resposta

Link directo:

RE: Agostem - 1793

#204489 | João Mamed | 30 jul 2008 21:51 | Em resposta a: #204488

Caro Eduardo,

Boas férias.

1Abraço,

joão

Resposta

Link directo:

Será que há alguma notícia?

#204491 | gmg | 30 jul 2008 22:14 | Em resposta a: #203842

Caro Senho João Mamede,

No Processo de Inquirição de Genere de Mateus Gonçalves, feito em 1706, e que está no Arquivo Distrital de Braga, consta do mesmo que o Habilitando é parente do P.e João Carneiro da Fontoura, natural (este) de Santiago da Ribeira de Alheriz.

Quem seria este Padre João Carneiro da Fontoura? Tem informações sobre a ascendência e entroncamento familiar com este Mateus Gonçalves (que por sua vez era sobrinho do Capitão de Ordenanças Pedro Afonso Teixeira e de Maria Coelho de Mello)?

Sabe-se que a Mãe do Capitão Pedro Afonso Teixeira, se chamava Maria Fernandes e era natural de Santiago da Ribeira de Alhariz.

Agradeço a todos as informações e ajudas que me puder dar.

Cordialmente,

Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: Será que há alguma notícia?

#204564 | João Mamed | 31 jul 2008 19:54 | Em resposta a: #204491

Caro Lu[is GMG,

Não tenho nenhuma informação sobre o Pe. João Carneiro da Fontoura.
O que é que o Luis sabe sobre os Lages de Loivos

Agradeço qualquer informação.

Cumprimentos,

joão m.

Resposta

Link directo:

RE: Será que há alguma notícia?

#204566 | gmg | 31 jul 2008 19:59 | Em resposta a: #204564

Apenas o que consta da Inquirição de Genere de Mateus Gonçalves. Nada mais. Talvez tenham parentesco com os Carneiro da Fontoura, ou com os Coelho de Mello e Teixeira.

Cumprimentos,
Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: Agostem - 1793

#234398 | gmg | 17 jul 2009 01:50 | Em resposta a: #180994

Caríssimos Confrades,

Em Santa Maria de Émeres, houve uma Família CARDOSO, que possuiu uma casa armoriada com as referidas armas dos Cardoso.

Esta família em causa foi estudada pelo Genealogista Calvão Borges., no seu livro "Tombo Heráldico do Noroeste Transmontano". Faz nesse livro referências aos CARDOSO de:

* Santa Maria de Émeres
* Loivos (família "relativamente bem documentada")
* Murça (família "relativamente bem documentada")
* Águas Revés
* Carrazedo de Montenegro.


A todos aqueles que possam ter alguma informação sobre a seguinte pessoa agradeço, bem como alguma ligação à família em causa.


DOMINGOS LUÍS CARDOSO, nat. da freg.ª de Santa Maria de Émeres, concelho de Valpaços, distrito de Vila Real, teve de Maria Ferro (da freguesia de Lamalonga) uma filha natural. A partir desta filha natural houve descendência. Esta filha nasceu no ano de 1748.

DOMINGOS LUÍS CARDOSO, deve ter nascido entre 1700 - 1730.

Cumprimentos,

GMG

Resposta

Link directo:

RE: Agostem - 1793

#234399 | gmg | 17 jul 2009 01:50 | Em resposta a: #99566

Caríssimos Confrades,

Em Santa Maria de Émeres, houve uma Família CARDOSO, que possuiu uma casa armoriada com as referidas armas dos Cardoso.

Esta família em causa foi estudada pelo Genealogista Calvão Borges., no seu livro "Tombo Heráldico do Noroeste Transmontano". Faz nesse livro referências aos CARDOSO de:

* Santa Maria de Émeres
* Loivos (família "relativamente bem documentada")
* Murça (família "relativamente bem documentada")
* Águas Revés
* Carrazedo de Montenegro.


A todos aqueles que possam ter alguma informação sobre a seguinte pessoa agradeço, bem como alguma ligação à família em causa.


DOMINGOS LUÍS CARDOSO, nat. da freg.ª de Santa Maria de Émeres, concelho de Valpaços, distrito de Vila Real, teve de Maria Ferro (da freguesia de Lamalonga) uma filha natural. A partir desta filha natural houve descendência. Esta filha nasceu no ano de 1748.

DOMINGOS LUÍS CARDOSO, deve ter nascido entre 1700 - 1730.

Cumprimentos,

GMG

Resposta

Link directo:

RE: Agostem - 1793

#234400 | gmg | 17 jul 2009 01:50 | Em resposta a: #198308

Caríssimos Confrades,

Em Santa Maria de Émeres, houve uma Família CARDOSO, que possuiu uma casa armoriada com as referidas armas dos Cardoso.

Esta família em causa foi estudada pelo Genealogista Calvão Borges., no seu livro "Tombo Heráldico do Noroeste Transmontano". Faz nesse livro referências aos CARDOSO de:

* Santa Maria de Émeres
* Loivos (família "relativamente bem documentada")
* Murça (família "relativamente bem documentada")
* Águas Revés
* Carrazedo de Montenegro.


A todos aqueles que possam ter alguma informação sobre a seguinte pessoa agradeço, bem como alguma ligação à família em causa.


DOMINGOS LUÍS CARDOSO, nat. da freg.ª de Santa Maria de Émeres, concelho de Valpaços, distrito de Vila Real, teve de Maria Ferro (da freguesia de Lamalonga) uma filha natural. A partir desta filha natural houve descendência. Esta filha nasceu no ano de 1748.

DOMINGOS LUÍS CARDOSO, deve ter nascido entre 1700 - 1730.

Cumprimentos,

GMG

Resposta

Link directo:

RE: Será que há alguma notícia?

#234401 | gmg | 17 jul 2009 01:51 | Em resposta a: #204564

Caríssimos Confrades,

Em Santa Maria de Émeres, houve uma Família CARDOSO, que possuiu uma casa armoriada com as referidas armas dos Cardoso.

Esta família em causa foi estudada pelo Genealogista Calvão Borges., no seu livro "Tombo Heráldico do Noroeste Transmontano". Faz nesse livro referências aos CARDOSO de:

* Santa Maria de Émeres
* Loivos (família "relativamente bem documentada")
* Murça (família "relativamente bem documentada")
* Águas Revés
* Carrazedo de Montenegro.


A todos aqueles que possam ter alguma informação sobre a seguinte pessoa agradeço, bem como alguma ligação à família em causa.


DOMINGOS LUÍS CARDOSO, nat. da freg.ª de Santa Maria de Émeres, concelho de Valpaços, distrito de Vila Real, teve de Maria Ferro (da freguesia de Lamalonga) uma filha natural. A partir desta filha natural houve descendência. Esta filha nasceu no ano de 1748.

DOMINGOS LUÍS CARDOSO, deve ter nascido entre 1700 - 1730.

Cumprimentos,

GMG

Resposta

Link directo:

RE: Agostem - 1793

#234402 | gmg | 17 jul 2009 01:51 | Em resposta a: #203788

Caríssimos Confrades,

Em Santa Maria de Émeres, houve uma Família CARDOSO, que possuiu uma casa armoriada com as referidas armas dos Cardoso.

Esta família em causa foi estudada pelo Genealogista Calvão Borges., no seu livro "Tombo Heráldico do Noroeste Transmontano". Faz nesse livro referências aos CARDOSO de:

* Santa Maria de Émeres
* Loivos (família "relativamente bem documentada")
* Murça (família "relativamente bem documentada")
* Águas Revés
* Carrazedo de Montenegro.


A todos aqueles que possam ter alguma informação sobre a seguinte pessoa agradeço, bem como alguma ligação à família em causa.


DOMINGOS LUÍS CARDOSO, nat. da freg.ª de Santa Maria de Émeres, concelho de Valpaços, distrito de Vila Real, teve de Maria Ferro (da freguesia de Lamalonga) uma filha natural. A partir desta filha natural houve descendência. Esta filha nasceu no ano de 1748.

DOMINGOS LUÍS CARDOSO, deve ter nascido entre 1700 - 1730.

Cumprimentos,

GMG

Resposta

Link directo:

RE: Carrazedo de Montenegro

#234403 | gmg | 17 jul 2009 01:51 | Em resposta a: #186543

Caríssimos Confrades,

Em Santa Maria de Émeres, houve uma Família CARDOSO, que possuiu uma casa armoriada com as referidas armas dos Cardoso.

Esta família em causa foi estudada pelo Genealogista Calvão Borges., no seu livro "Tombo Heráldico do Noroeste Transmontano". Faz nesse livro referências aos CARDOSO de:

* Santa Maria de Émeres
* Loivos (família "relativamente bem documentada")
* Murça (família "relativamente bem documentada")
* Águas Revés
* Carrazedo de Montenegro.


A todos aqueles que possam ter alguma informação sobre a seguinte pessoa agradeço, bem como alguma ligação à família em causa.


DOMINGOS LUÍS CARDOSO, nat. da freg.ª de Santa Maria de Émeres, concelho de Valpaços, distrito de Vila Real, teve de Maria Ferro (da freguesia de Lamalonga) uma filha natural. A partir desta filha natural houve descendência. Esta filha nasceu no ano de 1748.

DOMINGOS LUÍS CARDOSO, deve ter nascido entre 1700 - 1730.

Cumprimentos,

GMG

Resposta

Link directo:

RE: Agostem - 1793

#265947 | InterCidades | 27 nov 2010 19:48 | Em resposta a: #99509

Boa tarde.

Procuro informações sobre a ascendência de:

-MANUEL TEIXEIRA MACHADO, nat. de Vreia de Bornes, filho de Ana Machado (viúva de Martinho Álvares) e de Francisco Diniz, casados em 1671 em Vreia de Bornes. Francisco Diniz era filho de Domingos Diniz e de Senhorinha Gonçalves, de Telões (Soutelinho do Mezio).

-LUCAS DE MORAIS e CUSTÓDIA GONÇALVES, casados em Carrazedo de Montenegro no dia 9 de Junho de 1715. LUCAS era filho de João Fernandes e de Catarina Martins e CUSTÓDIA era filha de Frutuoso Gonçalves e de Isabel Fernandes.
JOÃO RODRIGUES PEREIRA, casado com JOSEFA MARIA FERNANDES, ambos do lugar de Cubo, Carrazedo de Montenegro. JOÃO nasceu em 1728 e era filho de Domingos Gonçalves «o Novo» e de Maria Rodrigues (esta de Santa Leocádia).

Agradeço qualquer informação:
pistas
livros paroquiais
fontes documentais/ bibliográficas

Cumprimentos,
Miguel G.

Resposta

Link directo:

RE: Agostem - 1793

#265948 | InterCidades | 27 nov 2010 19:49 | Em resposta a: #203850

Boa tarde.

Procuro informações sobre a ascendência de:

-MANUEL TEIXEIRA MACHADO, nat. de Vreia de Bornes, filho de Ana Machado (viúva de Martinho Álvares) e de Francisco Diniz, casados em 1671 em Vreia de Bornes. Francisco Diniz era filho de Domingos Diniz e de Senhorinha Gonçalves, de Telões (Soutelinho do Mezio).

-LUCAS DE MORAIS e CUSTÓDIA GONÇALVES, casados em Carrazedo de Montenegro no dia 9 de Junho de 1715. LUCAS era filho de João Fernandes e de Catarina Martins e CUSTÓDIA era filha de Frutuoso Gonçalves e de Isabel Fernandes.
JOÃO RODRIGUES PEREIRA, casado com JOSEFA MARIA FERNANDES, ambos do lugar de Cubo, Carrazedo de Montenegro. JOÃO nasceu em 1728 e era filho de Domingos Gonçalves «o Novo» e de Maria Rodrigues (esta de Santa Leocádia).

Agradeço qualquer informação:
pistas
livros paroquiais
fontes documentais/ bibliográficas

Cumprimentos,
Miguel G.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 25 abr 2024, 18:12

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen