Raposos Mexias, Bentes Raposos de Lagoa e Porches

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões

Raposos Mexias, Bentes Raposos de Lagoa e Porches

#163733 | roberto lopes | 28 jul 2007 14:51

Caro Nuno Inacio:

Deculpe o outro tópico, mas enviei a informação sem dizer nada...

Veja estas familias porque o Nuno tambem descende destas familias pelo lado dos Silva Bentes.

RAPOSOS DE LAGOA, PORCHES E SILVES


RAPOSOS MEXIAS, BENTES RAPOSOS DE LAGOA E PORCHES

1. N.. Raposo cc Emília de Araújo. Tiveram:
2. Capitão Gaspar Raposo, Capitão de Ordenanças (+ Lagoa 12.03.1607), que segue

2. Capitão Gaspar Raposo, Capitão de Ordenanças (+ Lagoa 12.03.1607) cc Maria da
Fonseca. Tiveram:
3. Capitão Miguel Raposo Mexia, Capitão de Ordenanças, que segue

3. Capitão Miguel Raposo Mexia, Capitão de Ordenanças cc (Lagoa 1601) Francisca das
Neves.Tiveram:
4. Pedro da Silva (Mexia), que segue
4. Gaspar Raposo Mexia, que segue
4. Branca das Neves, que segue

4. Pedro da Silva (Mexia) cc (Portimão 1639) Brites Cabrita de Sousa, f.ª de Luis Martins de
Sousa e de Margarida Nunes Cabrita, de Portimão

4. Gaspar Raposo Mexia cc (Lagoa .../01/1636) Isabel Bota ou Bentes. Tiveram:
5. Maria Raposa, que segue
5. Domingos da Silva Bentes, que segue

5. Maria Raposa cc (Lagoa 21.01.1663) Gaspar Raposo, f.º de Francisco Raposo e de
Catarina Vaz, naturais de Lagoa. Tiveram:
6. Catarina da Silva, que segue

6. Catarina da Silva cc (Lagoa 19.08.1717) Simão Correia, v.º de Francisca Bota.

5. Domingos da Silva Bentes cc (Porches 1694) Domingas Bota. Tiveram:
6. Maria Bota, que segue

6. Maria Bota cc (Porches 25.02.1718 – 3.º e 4.º grau de consanguinidade) Alferes Manuel
Martins Cabrita, f.º de António Álvares Raposo e de Maria Cabrita da Conceição, que
seguem abaixo

4. Branca das Neves b. Porches e crismada 03.02.1622 cc (Porches 20.11.1623) Francisco
de Touro Bentes b. Porches. Tiveram:
5. Miguel Raposo Mexia, que segue
5. Capitão João Bentes Raposo, crismado em Porches 25.05.1631 + Lagoa 20.04.1688,
morador em Porches, que segue

5. Miguel Raposo Mexia cc (Lagoa 11.05.1655) Maria de Oliveira, f.ª de António
Álvares de Oliveira e de Domingas Fidalga b. Lagoa 01.03.1602, neta materna de João
Ferrobeiro e de Maria Fidalga, naturais de Lagoa. Tiveram:
6. (talvez) Branca das Neves, que segue
6. António Álvares Raposo b. Lagoa 05.10.1661, que segue
6. Simão Bentes Raposo, que segue

6. (talvez) Branca das Neves (Porches 10.10.1689) Manuel de Oliveira, f.º de Francisco
Monteiro e de Maria da Encarnação. Tiveram:
7. Luísa Bentes n. Porches 26.08.1691, que segue

7. Luísa Bentes n. Porches 26.08.1691 cc (Porches 09.10.1714) Brás Lourenço, do Alferce,
f.º de Domingos Jorge e de Isabel Álvares, naturais do Alferce. Tiveram:
8. José Duarte n. Porches 02.11.1720, que segue

8. José Duarte n. Porches 02.11.1720 cc (Porches 16.02.1749) Maria Josefa n. Alporchinhos,
Porches 12.12.1727, (moradores no Sítio das Quintas) f.ª de Teodoro Coelho cc (Porches
17.04.1719) Josefa Maria n. Porches 11.02.1701, (moradoresno Sítio das Torres,
Alcantarilha) é neta paterna de Sebastião Coelho e de Iria das Neves, (moradores em
Armação, Alcantarilha) e é neta materna de Manuel Caldeira e de Beatriz da Encarnação, v.ª
de Domingos Correia, naturais de Porches. (são meus 8.os avós)

6. António Álvares Raposo b. Lagoa 05.10.1661 cc (Porches 22.12.1701) Maria Cabrita da
Conceição, f.ª do Alferes André Martins Cabrita e de Maria da Conceição, neta paterna do
Alferes André Martins, pessoa nobre e principal cc (Porches 20.08.1621) D. Francisca
Cabrita, moradores em Porches. Tiveram:
7. Alferes Manuel Martins Cabrita, que segue

7. Alferes Manuel Martins Cabrita cc (I) (Porches 25.02.1718) Maria Bota (a), f.ª de
Domingos da Silva Bentes e de Domingas Bota, moradores em Porches cc (II) (Porches
01.05.1725) Margarida da Encarnação (b), f.ª de Manuel Gonçalves e de Francisca Duarte,
naturais de Porches. Tiveram:
8. José Cabrita (a), que segue
8. Feliciano Cabrita (a), que segue
8. Faustino Cabrita (b), que segue
8. Maria Arcanja Cabrita (b), que segue

8. José Cabrita (a) cc Porches c. 1750 Catarina de Jesus, f.ª de João Rodrigues e de Bárbara
Marreira, da Pedreira, Silves. Tiveram:
9. José Cabrita, que segue
9. Maria Joaquina, que segue

9. José Cabrita, lavrador cc (Porches 24.10.1775) Maria Joaquina, f.ª de Gabriel Rodrigues e
de Luzia de Oliveira, neta paterna de Domingos Rodrigues e de Domingas Neta, de Porches
e é neta materna de Manuel de Oliveira Chamorro e de Catarina da Silva, de Vale de Lousas,
Porches. Tiveram:
10. Lourenço Pedro, que segue

10. Lourenço Pedro cc Porches Josefa Maria, de Porches. Tiveram.
11. Manuel Pedro Cabrita, que segue

11. Manuel Pedro Cabrita cc Lagoa Jacinta Rosa. Tiveram:
12. Maria José, que segue

12. Maria José cc (Lagoa 17.02.1846) Manuel Álvares d Assunção (são meus 4.os avós)

9. Maria Joaquina cc (Porches 14.05.1770) Manuel Rodrigues da Ponte, f.º de João
Rodrigues Brazona e Ludovica Maria, do Poço dos Lombos, Lagoa (são meus 7.os avós)

8. Feliciano Cabrita (a) cc Maria da Encarnação, f.ª de Domingos Gonçalves Pincho e de
Maria da Encarnação, naturais de Porches (são meus 8.os avós)

8. Faustino Cabrita (b) cc (Porches < 1771) Josefa Maria, f.ª de Domingos Lourenço e de
Margarida dos Santos, naturais de Vale do Rebelo, Guia. Tiveram:
9. Porfírio n. Porches 05.02.1771

8. Maria Arcanja Cabrita (b) cc (Porches 06.11.1759) Gregório Lourenço da Costa, v-º de
Maria da Conceição, natural da Mexilhoeira Grande, f.º de Gregório da Costa, de Marmelete
e de Leonor Fernandes, da Mexilhoeira Grande. Tiveram:
9. Manuel Martins Cabrita, v-º de Margarida Teresa, lavrador, que segue

9. Manuel Martins Cabrita, v-º de Margarida Teresa, lavrador cc (Lagoa 22.06.1802)
Laurência Maria, f.ª de José da Rocha e de Escolástica Maria, neta paterna de Vicente da
Rocha e de Maria Nunes e é neta materna de Manuel Álvares e de Clara das Neves, naturais
de Lagoa (estas ascendências estão estudadas e se podem consultar no Genea Portugal)
(são meus 6.os avós)

6. Simão Bentes Raposo cc (I) (Porches 14.12.1698) Maria Adães (a) f.ª de Baltasar da Silva
e de Brites Adães, de Porches cc (II) (Lagoa 01.10.1711) Maria Freire (b) f.ª de Domingos
Martins Bocarro, de Lagoa e de Beatriz Freire de Andrade, de Portimão cc (III) (Lagoa
16.03.1728) Isabel de Sousa, v.ª do Capitão António de Sousa Fogaça (c). Tiveram:
7. João Bentes Raposo (a), que segue
7. António Álvares Sardinha (a), que segue

7. João Bentes Raposo (a) cc (Lagoa 30.05.1728) Maria da Palma, f.ª de Manuel Rodrigues
Pimenta cc (Lagoa 15.11.1706) Sebastiana da Palma de Oliveira b. Alvor 18.01.1683, v.ª de
António Álvares de Oliveira, v.º é neta paterna de Sebastião Afonso e de Maria Vieira e é
neta materna de João Fernandes Álvares, de Pêra e de Maria da Palma de Oliveira, natural
de Alvor. Tiveram:
8. Capitão João Bentes Raposo, que segue

8. Capitão João Bentes Raposo cc D. Maria Bárbara, de Pêra. Tiveram:
9. D. Maria Josefa da Conceição, que segue
9. D. Maria Angélica, que segue

9. D. Maria Josefa da Conceição cc (Lagoa 1818) João Gonçalves Figueira d Athaíde de
Castel- Branco, f.º do Capitão-mór de Silves Rodrigo de Sousa de Athaíde Castel-Branco e
de D. Isabel Teresa dos Reis Rio, é neto paterno de Florêncio de Sousa Castel-Branco e de
Quitéria de Ataíde Mascarenhas, naturais de Silves e é neto materno do Capitão João
Gonçalves Figueira e de Laurência Maria Correia, naturais de Lagoa

9. D. Maria Angélica cc Major José Bernardo dos Santos, de Ferragudo, f.º de Manuel Luís
dos Santos e de Maria de São José, naturais de Ferragudo. Tiveram:
10. D. Ana Bárbara da Purificação, que segue

10. D. Ana Bárbara da Purificação cc (Lagoa 03.08.1826) Francisco Teodósio de Seixas
Braga, v.º de D. Ana Bárbara da Costa e Silva.

7. António Álvares Sardinha (a) cc (Lagoa 13.06.1723) Catarina dos Santos, f.ª de Jerônimo
de Sousa e de Maria Cabrita, naturais de Lagoa. Tiveram:
8. Simão Bentes Raposo, que segue

8. Simão Bentes Raposo ou Simão Bentes Mexias cc (Lagoa 20.07.1748) Mariana Teresa,
f.ª de Filipe Rodrigues Marreiros e de Catarina de São José, naturais de Lagoa. Tiveram:
9. Dr.º José Bentes Marreiros, bacharel formado na Faculdade de Cânones, natural de
Lagoa (Ano de 1781/Maço 50/Habilitação 1)
9. D. Maria Isabel Vitória do Carmo, natural de Lagoa, que segue

9. D. Maria Isabel Vitória do Carmo, natural de Lagoa cc (Lagoa c. 1780) Capitão Francisco
Xavier de Oliveira, natural de Portimão. Tiveram:
10. João Bentes Marreiro e Sousa, natural de Lagoa, que segue
10. D. Mariana Quitéria Xavier de Palácios, natural de Lagoa, que segue

10. João Bentes Marreiro e Sousa, natural de Lagoa cc D. Maria Bárbara da Veiga Bentes,
natural de Estômbar, f.ª de José da Silva Ribeiro, de Lagoa e de Maria Bárbara b. Estômbar
18.11.1764, é neta paterna de Domingos da Silva Ribeiro cc (Lagoa 17.05.1744) Maria de
Jesus, naturais de Lagoa e é neta materna de João Gonçalves Rocha, da Mexilhoeirinha,
Estômbar cc (Estômbar 10.01.1761) Maria da Conceição, v.ª de José Lopes da Veiga,
naturais de Estômbar. Tiveram:
11. João Bentes Marreiro b. Portimão, que segue

11. João Bentes Marreiro b. Portimão cc (Portimão 16.05.1843) Jacinta Maria Taborada, v.ª
de António de Sousa Gil Taborada, de Silves

Observações: A D. Maria Bárbara da Veiga Bentes é irmã da Maria Bernarda, de Estômbar
cc Francisco da Silva, lavrador, de Portimão onde são moradores, e que por sua vez, são
pais da Maria Delfina cc Manuel Fernandes Jaques, lavrador (meus 5.os avós)

10. D. Mariana Quitéria Xavier de Palácios, natural de Lagoa cc (Lagoa 17.03.1811) Capitão
Francisco dos Reis Manuel, v.º, natural de Estombar, f.º de Brás Luís e de Josefa
Henriques, é neto materno de Belchior dos Reis Neto e de Juliana de Sousa, v.ª d José dos
Prazeres, naturais de Lagoa. Tiveram:
11. D. Maria da Paz Xavier de Palácios Marreiros, que segue

11. D. Maria da Paz Xavier de Palácios Marreiros cc Jerônimo José da Silva Mendes.
Tiveram:
12. Frederico da Paz Mendes, Visconde da Rocha de Portimão

5. Capitão João Bentes Raposo crismado em Porches 25.05.1631 + Lagoa 20.04.1688,
morador em Porches cc ( Lagoa 1675) Maria Adães + Porches 15.05.1684. Tiveram:
6. Capitão Francisco Bentes Vieira n. Lagoa 08.08.1679, que segue

6. Capitão Francisco Bentes Vieira, Administrador de morgado em Lagoa que compreendia a
Quinta da Caramujeira, onde foi morador, Provedor da Misericórdia e Capitão de Cavalos n.
Porches 08.08.1679 + Silves 25.11.1723 cc (Silves 19.11.1695) D. Maria de Sousa e
Almeida Castello-Branco, n. Silves, 16.02.1675, f.ª do Capitão Francisco Dias Frutuoso,
Capitão e do governo de Silves b. Portimão 29.03.1645 + Silves 28.11.1698, cc (Silves
04.02.1674) Catarina Godinho de Almeida b. Alcantarilha 07.10.1653 + Silves 17.01.1696,
neta paterna de Francisco Dias Frutuoso (filho e genro de vereadores de Portimão) cc
(Portimão 16.05.1638 com dispensa de 3.º e 4.º grau de consanguinidade) Maria de Oliveira
b. Portimão 14.01.1610 e é neta materna do Capitão João Alistão de Almeida, Capitão de
Cavalos e Juiz ordinário de Silves b. Alcantarilha 22.07.1609 + Silves 22.07.1674 cc (Silves
03.06.1648) Maria de Sousa e Castello-Branco b. Silves 09.08.1630 + Silves 20.11.1695.
(vide Castellos-Brancos de Lagos, Silves e Alcantarilha). Tiveram:
7. Francisco Bentes, b. Silves, que segue
7. Lucas de Oliveira, b. Silves, que segue
7. D. Jacinta de Sousa e Almeida Castello-Branco n. Silves 30.05.1720, que segue

7. Francisco Bentes b. Silves, morador em Lagoa cc (Lagoa 28.02.1724) Maria Adães, f.ª de
Bartolomeu Soares Xamorro cc (Lagoa 06.06.1702) Catarina Gonçalves, é neta paterna de
André Soares e de Maria Adães e é neta materna de Pedro Fernandes e de Francisca
Ribeira, naturais de Lagoa (meus duplos 8.os avós)

7. Lucas de Oliveira cc (Lagoa 22.09.1726) Josefa Maria (f.ª de Francisco Fernandes e de
Inês Gonçalves, naturais de Lagoa)

7. D. Jacinta de Sousa e Almeida Castello-Branco n. Silves 30.05.1720 cc ( Sé de Silves
30.05.1720 com dispensa de 3.º e 4.º grau de consanguinidade) Capitão Manuel Telles
Moniz, Capitão de Infantaria de Ordenanças, Juiz pela Ordenação (1722-32-39) e Provedor
da Mesericórdia de Silves, n. Algôs 02.08.1682 f.º do Capitão Filipe Alistão Raposo, Capitão
de Ordenanças escrivão e reitor da confraria do Sant. Sacramento da Sé de Silves cc (Algôs
15.06.1676) D. Francisca Telles, é neto paterno de André de Ataíde Mascarenhas cc (Silves)
Isabel (Toscana) Raposo Toscano de Almeida e é neto materno de Manuel Telles Moniz e de
Isabel de Siqueira. Tiveram:
8. Filipe Alistão Telles Moniz Côrte-Real, Fidalgo de Cota de Armas (por c. 20.01.1773),
F.S.O. (carta de 13.07.1773), Alferes a cavalo do regimento de Moura n. Silves 09.10.1740
cc D. Maria Madalena Xavier de Matos Maio de Sousa Machado (Genea Portugal –
antepassados do Dr. Miguel Corte-Real)

Com os melhores cumprimentos,

Roberto Lopes

Resposta

Link directo:

RE: Raposos Mexias, Bentes Raposos de Lagoa e Porc

#163748 | nunoinacio | 28 jul 2007 19:54 | Em resposta a: #163733

Caro Roberto

Antes de mais quero agradecer os dados que me enviou.

Terei que ver esta mensagem com muito cuidado, pois já encontrei ligações a outros ramos que tenho.

Durante o fim-de-semana irei filtrar toda esta informação e apresentarei resultados.

Conseguiu o documento do notário?

Cumprimentos

Nuno Inácio

Resposta

Link directo:

RE:Notícias

#163754 | melisa | 28 jul 2007 21:08 | Em resposta a: #163748

Caros Roberto e Nuno Inácio

Sem acrescentar nada de novo ao tópico permitam-me a minha intrusão.

Queria perguntar ao Roberto se conseguiu avançar nos seus João dos Santos e s/ m.er Maria Canelas.
A viagem está a ser boa?

Em relação ao Nuno temos de combinar rapidamente um café.

Psicologicamente já me sinto melhor.

Cumprimentos
M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE:Notícias

#163757 | nunoinacio | 28 jul 2007 21:39 | Em resposta a: #163754

Boa noite, cara Maria Elisa

Tomaremos o café quando Maria Elisa o quiser.

Ainda hoje a sua neta, de manhã cedo, disse-me que queria ir ver os gatos da avó Melisa :-))

Entretanto comprei um scaner que faz reprodução de microfilmes e tenho estado a reproduzir os que me emprestou. A qualidade fica muito boa e, assim, acho que conseguirei realizar um trabalho muito mais rápido e completo.

Já encontrei gente do Alferce na Senhora do Verde, havendo também de Monchique, Portimão e Alvor. Fazendo levantamentos destas freguesias, acredito que poderemos completar o puzzle gigantesco que é a genealogia desta região.

Aproveitando que o Roberto, certamente, irá ler esta mensagem, aproveito para lhe perguntar se tem alguma informação relativa a um Silvestre José Bentes, casado com Domingas Josefa, ambos de Porches. Suspeito que poderá ter alguma relação com os Bentes que já me mandou.

Cumprimentos a ambos

Nuno Inácio

Cumprimen

Resposta

Link directo:

Saudades

#172927 | roberto lopes | 15 nov 2007 18:00 | Em resposta a: #163754

Cara Melisa:

Só agora é que vi a sua mensagem:(

Afinal nao avancei com João dos Santos e s/ m.er Maria Canelas, os paroquiais de Portimao sao dificeis a certa altura e infelizmente nao consegui localizar-los

Tenho alguns antepassados novos recém descobertos de Portimao e Pêra, mas talvez já sejam muito recuados.

Tenho ultimamente participado muito pouco no forum porque tenho dificuldades de rede, tem de ser um Cyber e limitado com os horarios sempre tentando consiliar o horario de trabalho com o do Cyber.

De resto tudo óptimo, aguardado as digitalizaçoes de Silves e talvez me atreva a comprar algumas digitalizaçoes em fim de linha de algumas freguesias.

Há casos que só com os óbitos e /ou Testamentos + Baptismos é que se pode avançar uma que outra geraçao.

Um Abraço Grande

Roberto

Resposta

Link directo:

RE: Saudades

#174200 | melisa | 25 nov 2007 20:46 | Em resposta a: #172927

Caro Roberto

Vi agora a sua mensagem.

É só para lhe dar um abraço.

Estou agora a ver Alte. Infelizmente há um corte nos casamentos entre meados de 1650 e meados de 1694.

UM grande abraço
M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: Saudades

#174205 | roberto lopes | 25 nov 2007 22:14 | Em resposta a: #174200

Cara Melisa:

Em relação a Alte creio que também não tenho de lá antepassados, mas seria interessante se encontrasse o assento de casamento do Barão Dias, pai do Manuel Dias Barão, de Portimão

Encontrei pessoas do apelido Gatinho naturais de Portimão a casar em Lagoa, quando possa enviar-lhe-ei esses dados para que possa adicionar na sua base de dados e idem para Pêra e Alcantarilha.

Obrigado pelo abraço, já tenho muitas saudades suas.

Um forte Abraço,

Roberto Lopes

Resposta

Link directo:

RE: Saudades

#174209 | melisa | 25 nov 2007 22:48 | Em resposta a: #174205

Caro Roberto

Estou a contar consigo para depois do Natal para podermos trocar impressões.

Já vi um Barão Dias a ser testemunha de casamentos por volta de 1630 e julgo ser o pai de Manuel Dias Barão casado com Maria Jorge fª do capitão Lourenço de Arez.

No entanto ou não casou em Alte ou casou antes de 1622.

Barão Dias sabia assinar embora a sua assinatura revelasse pouca instrução.

Ainda não "peguei" em Lagoa, mas já tenho os micro.

Depois do Natal venha vê-los.

Já tem o excel mais recente? Se sim posso mandar-lhe umas coisas.

Um novo abraço

M.Elisa

PS; A minha saúde está mais ou menos estabilizada. Em consequência perdi uns bons quilos. :-))

Resposta

Link directo:

RE: Raposos Mexias, Bentes Raposos de Lagoa e Porches

#185097 | nunoinacio | 17 fev 2008 00:23 | Em resposta a: #163733

Boa noite, caro Roberto

Trago-te boas e más noticias!

A boa notícia é que terminei a digitalização dos assentos de casamento de Porches e, a má notícia é que já comecei a vê-los :-))

Na tua mensagem de 28.07.2007, transmitiste estes dados:

4. Gaspar Raposo Mexia cc (Lagoa .../01/1636) Isabel Bota ou Bentes. Tiveram:
5. Maria Raposa, que segue
5. Domingos da Silva Bentes, que segue

5. Maria Raposa cc (Lagoa 21.01.1663) Gaspar Raposo, f.º de Francisco Raposo e de
Catarina Vaz, naturais de Lagoa. Tiveram:
6. Catarina da Silva, que segue

6. Catarina da Silva cc (Lagoa 19.08.1717) Simão Correia, v.º de Francisca Bota.

5. Domingos da Silva Bentes cc (Porches 1694) Domingas Bota. Tiveram:
6. Maria Bota, que segue

Acontece que tenho à minha frente o casamento de Domingos da Silve e de Domingas Bota, em 10.08.1694 (acho que é o mesmo que referes acima), onde constam como pais de:

Domingos da Silva -Miguel da Silva e Isabel Bentes, de Porches
Domingas Bota - Vicente Boto e Francisca Dias, de Silves

Dei uma volta pelos assentos de 1694 e não há outro casal Domingos da Silva e Domingas Bota, pelo que acho que era a este que te referias na mensagem e que serviu de base para a ascendencia apresentada.

Assim, o casal Gaspar Raposo Mexia e Isabel Bota, não é ascendente do Domingos da Silva Bentes que casa em 1694, o que só vem enriquecer a nossa genealogia, pois deixamos de descender tantas vezes de um mesmo casal.

Regressando às boas notícias, temos mais ascendentes em comum na freguesia de Porches, pois também descendo do casal João de Lima e Maria Angélica.

Se precisares de alguma informação adicional de Porches, é só dizer. No entanto é muito provável que possa demorar a responder, pois entro em frequencias na próxima terça-feira e só termino de sexta a oito dias.

Cumprimentos

Nuno Inácio

Resposta

Link directo:

RE: Raposos Mexias, Bentes Raposos de Lagoa e Porches

#185198 | roberto lopes | 17 fev 2008 22:06 | Em resposta a: #185097

Caro primo Nuno Inácio:

Que óptimas noticias!!!

A freguesia de Porches é uma das que me faltam ainda investigar e a de Silves naturalmente...

Domingos da Silva Bentes que casa em 1694 foi tirado desta seguinte mensagem do nosso confrade Rafael carvalho

RE: Vieira Alvaleide e Viveiros 20-06-2005, 03:30
Autor: rafael [responder para o fórum]
--------------------------------------------------------------------------------
Caro Miguel Côrte-Real

Talvez cons.do os Paroquiais de Porches.

Há um Miguel da Silva bat. em Porches a 19.10.1645 , filho de Gaspar Raposo Mexia. Este deve ter nascido em Porches pois casou ai em 1636 ( Jan.º?),
Cc Isabel Bentes e pais de:

do cap.ão João Bentes Raposo que cc Maria Adains ; do cap.Francisco Bentes Vieira cc Maria de Sousa Castelo Branco a 19.11.1695 ;de Maria Adains c. Belchior Afonso Santos a 14.2.1689; de Francisca das Neves Vieira (?) cc In.º Taborda Maduro (?).
Obs:o cap. ão João Bentes Raposo foi irmão de Domingos da Silva Bentes cc Domingas Botta, em Porches, ano de 1694.

Tenho outros apontamentos meus, e muitos de um parente, sobre este assunto, que me autorizou a usá-los, há bastantes anos, como achasse conveniente para o estudo destas famílias.

Com os melhores cumprimentos
Rafael Carvalho
___________________


Como podes entender eu confudi e interpretei que Domingos da Silva Bentes (aparece assim mencionado no casamento da sua f.ª Maria Bota cc em Porches 25.02.1718 Manuel Martins Cabrita, que veio a ser Alferes) como sendo f.º do Gaspar Raposo e ao que parece é neto paterno deste Gaspar Raposo cc Isabel Bentes.

Mas a mensagem não é muito clara e não sei se poderemos tomar como certas estas informações pois o Dr. Miguel Corte-Real corrige-as parcialmente.

O importante agora é que graças ao teu trabalho sabemos as "nossas" verdadeiras origens e com o tempo saberemos que ascendentes teve este "nosso" antepassado.

Vou enviar-te o que tenho de Porches por investigar:

PORCHES

-José de Oliveira Raposo (Lagoa) + Maria Inês (Porches) antes 04.02.1841
-Manuel Pedro Cabrita (Porches) + Jacinta Rosa (Lagoa) antes 1830 LAGOA
-Joaquim do Sacramento, trabalhador (Porches) + Maria da Conceição Rocha (Silves) antes 1847 SILVES
-Domingos Rodrigues Mendes, proprietario (Porches) + Maria da Conceição (Porches) antes 1805
-Manuel José Vital (Lagoa) + Mariana da Conceição (Porches) antes 1812
-Manuel Rodrigues, Lavrador (Silves) + Domingas Josefa (Porches) antes 1796
-Lourenço Pedro (Cabrita), trabalhador (Porches) + Josefa Maria (Porches) antes 1803
-Manuel dos Reis (Porches) + Maria Josefa (Alcantarilha) antes 1760 ALCANTARILHA
-António de Sousa (Porches) + Isabel d Assunção ou Ascensão (Porches) antes 1720
-António Vieira (Porches) + Leonor Dias (Albufeira) antes 1740 ALBUFEIRA
-Manuel Duarte Barrôso (Porches) + Jacinta Rosa (Porches) antes 23.04.1793
-João Friz Xamorro (Porches) + Maria de São José (Porches) antes 1720
-Pascoal Vicente (Porches) + Domingas Jorge (Porches) antes 1670
-Diogo Rodrigues (Loulé) + Josefa da Encarnação (Porches) antes 1750
-André Gonçalves (Porches) + Maria Teixeira (Porches) antes 1730
-José Cabrita (Porches, Ramalheiro) + Catarina de Jesus (Silves, Pedreira) antes 1755 SILVES
-Gabriel Rodrigues (Alcantarilha, Vale de Lousas) + Luzia de Oliveira (Porches) antes 1755
-Manuel de Oliveira Chamorro (Porches) + Catarina da Silva (Porches) antes 1735
-Andre Gonçalves (Porches) + Maria de Jesus (Porches) antes 1720
-Feliciano Cabrita (Porches) + Maria da Encarnação (Porches) antes 1750
-Gregório Gonçalves + Maria dos Santos (m.res Porches) antes 1690
-Manuel Gonçalves (Porches) + Francisca Duarte (Porches) antes 1700
-Domingos Rodrigues Adães (Porches) + Maria Rodrigues (Porches) antes 1680
-Domingos Afonso (Porches) + Maria Gonçalves (Porches) antes 1700
-Domingos Jorge (Porches) + Maria de Oliveira (Porches) antes 1700
-José das Neves (Porches) + Maria de Oliveira (Porches) antes 1720
-Manuel de Oliveira Chamorro (Porches) + Catarina da Silva (Porches) antes 1720
-Manuel Gonçalves Neto (Porches) + Isabel de Oliveira (Porches) antes 1740


João de Lima e Maria Angélica são meus duplos antepassados:

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=986095


Boa sorte para as frequências!!!

Cumprimentos,

Roberto Lopes

Resposta

Link directo:

RE: Raposos Mexias, Bentes Raposos de Lagoa e Porches

#185206 | nunoinacio | 17 fev 2008 23:21 | Em resposta a: #185198

Caro Roberto

Afinal, o que se passou foi a passagem de uma geração relativamente ao Domingos da Silva Bentes, pois a mensagem do confrade Rafael é clara, dizendo que este era irmão do Capitão João Bentes Raposo, ou seja, ambos filhos do casal Miguel da Silva e Isabel Bentes e, neste caso, neto paterno de Gaspar Raposo Mexia.

Até ao Miguel da Silva e Isabel Bentes, confirmei todos os dados pelos assentos de casamento e estão correctos, não tenho o casamento do Miguel da Silva (os casamentos anteriores a 1688 estão noutro microfilme que ainda não digitalizei), pelo que não confirmo nem desminto que seja filho do Gaspar Raposo Mexia, até que temos a sua data de nascimento.

Relativamente aos nomes que me mandas, apenas fiz o levantamento dos meus ascendentes, deixando para depois o levantamento completo da freguesia (ainda estou a acabar São Marcos da Serra).
Até ao momento, dos elementos que tens em falta, temos em comum os seguintes:

António Vieira e Leonor Dias - não casaram em Porches, estão em fim de linha

Manuel de Oliveira e Catarina da Silva - não casaram em Porches, estão em fim de linha

Feliciano Cabrita e Maria da Encarnação - não encontrei o casamento, mas tenho a ascendencia. O Feliciano Cabrita é filho do Alferes Manuel Martins Cabrita e Maria Bota, casados em 25.02.1718 (tenho mais para trás, mas acho que já os conheces) e a Maria da Encarnação é filha do Domingos Gonçalves Pincho e Maria da Encarnação

Domingos Jorge e Maria de Oliveira - não casaram em Porches, estão em fim de linha

Um abraço e obrigado pelos votos

Cumprimentos

Nuno Inácio

Resposta

Link directo:

RE: Raposos Mexias, Bentes Raposos de Lagoa e Porches

#185292 | roberto lopes | 18 fev 2008 19:42 | Em resposta a: #185206

Caro Nuno:

Quando digo que a mensagem do confrade Rafael Carvalho nao é clara referia-me a esta resposta do Dr. Miguel Corte-Real, que de algum modo corrige a genealogia nao suportada.

Muito obrigado pelos dados do Feleciano Cabrita, mas já os conhecia:)

Abraço

Cumprimentos, Roberto Lopes

RE: Vieira Alvaleide e Viveiros 20-06-2005, 22:17
Autor: SUÃO [responder para o fórum]
--------------------------------------------------------------------------------
Caro Rafael Carvalho:

Muito obrigado pelas suas infiormações. Mas atenção que há aí várias confusões.
Documentadamente a genealogia destes Bentes Raposos é a seguinte:

1.Francisco de Touro Bentes, b. Porches, aí casou a 20.11.1623 com Branca das Neves, filha do cap. Miguel Raposo Mexia e de s/m Francisca das Neves.
Filhos:
1.1. Miguel Raposo Mexia, n. Porches ci 1625, capitão que passou a viver em Lagoa, onde + a 19.2.1709, e casou a 11.5.1655 com Maria de Oliveira, com muita geração (Ayque, Bentes Raposo, Bentes Sardinha, Mexia Raposo, Touro Raposo, etc)
1.2. João Bentes Raposo, que segue no § 1
1.3. Marcos, b. Porches 8.4.1633. Padrinhos: Baltasar Afonso Santos e Isabel Guisado.
1.4. Maria, b. Porches 7.11.1630. Padrinhos: Duarte Lopes Bocarro e Isabel Canelas.

§ 1

1.2. João Bentes Raposo, crismado em Porches a 25.5.1631. Aí foi capitão e + em Lagoa a 20.4.1688. Casou com Maria Adães, + Porches a 15.5.1684.
Filhos:
1.2.1. Francisco, 1º nome, b. Porches 9.5.1666. Padrinhos: Domingos Rodrigues Vieira, de Lagoa, e Maria Raposo, mulher do cap. António Álvares Guimarães, de Porches.
1.2.2. Francisco Bentes Vieira, 2º nome, b. Porches 8.8.1679 e + Silves a 25.11.1723. Casou nesta cidade com Maria de Sousa Castel-Branco, c.g.
1.2.3. Francisca, 1ª nome, b. Porches 11.10.1668. Padrinhos: cap. António Álvares Guimarães e Francisca de Lima, de Porches.
1.2.4. Francisca das Neves, 2ª nome, b. 7.1.1674. Casou a 22.3.1691 com Inácio Taborda Maduro
1.2.5. Maria Adães, b. 28.12.1670. Será ela (ou uma outra sua irmã ?) que a 4.6.1683 é designada "Maria Raposa filha familias do capitão João Bentes todos desta freguesia [Porches]". Casou em Paderne a 14.2.1689 (segundo informação que me fez o favor de passar Miguel Cabrita Matias) com Belchior Afonso Santos, filho de Bartolomeu Afonso Santos e de s/m Isabel de Mesquita.

Gde. abço.
Miguel Côrte-Real

Resposta

Link directo:

RE: Raposos Mexias, Bentes Raposos de Lagoa e Porches

#185319 | nunoinacio | 18 fev 2008 23:37 | Em resposta a: #185292

Boa noite, caro Roberto

Logo que tenha mais novidades, digo-te.

Esta mensagem do Miguel Corte-Real em nada contradiz a informação do Rafael, por parte da ascendia que referi. Os dados estão todos correctos

Cumprimentos

Nuno Inácio

Resposta

Link directo:

RE: Raposos Mexias, Bentes Raposos de Lagoa e Porches

#185401 | roberto lopes | 19 fev 2008 17:52 | Em resposta a: #185319

Caro Nuno:

Em parte é verdade que a mensagem é clara, mas o que me intriga é como se sabe que esse Miguel b. Porches é o Miguel da Silva ??? porque nos baptismos normalmente vem so com o nome proprio, a nao ser que este Miguel da Silva apadrinhe ou no seu casamento conste como filho do Gaspar Raposo cc Isabel Bentes.

Esperarei para ver o que se pode apurar desta historia, mas a Isabel Bentes m.er deste Miguel da Silva tambem cheira-me a parente da sogra Isabel bentes.

Mas pela tua mensagem, parece que já confirmaste tudo isto:)

Nao incomodo mais, porque tens de te concentrar para esta semana.

Cumprimentos,

Roberto lopes

Resposta

Link directo:

RE: Raposos Mexias, Bentes Raposos de Lagoa e Porches

#185450 | rafael | 19 fev 2008 23:43 | Em resposta a: #185401

Caros Nuno Inácio e Roberto Lopes

Tenho alguns apontamentos sobre o assunto.Terei muito gosto, se encontrar alguma informação que não vos tenha sido dada.

Aproveito a oportunidade de colocar algumas dúvidas que tenho:

Sobre o casal BARTOLOMEU AFONSO SANTOS cc MARIA MESQUITA , da Guia-Albufeira( houve tempo que pensei serem meus antepassados). Há muitos homónimos parentes uns dos outros que me causam alguma confusão.

Este casal foi pai de BELCHIOR AFONSO SANTOS que foi cc MARIA ADÃES ( cas. 14.2.1689 ?) ela filha do Cap.ão JOÃO BENTES RAPOSO e de MARIA ADAINS.

Deste João Bentes Raposo neto de MIGUEL RAPOSO MEXIA q. sg.adiante e de FRANCISCA das NEVES, não encontro a sua ligação familiar entre ele e um JOÃO RAPOSO que tenho como irmão do Cap.ão FRANCISCO LOPES RAPOSO e de MIGUEL RAPOSO MEXIA.
Em tempos dei bastante informação sobre esta gente..
Ia-me esquecendo - o filho de MIGUEL RAPOSO MEXIA chamado- GASPAR RAPOSO MEXIA casou em Porches em 1636.

Cumprimentos do parente
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Raposos Mexias, Bentes Raposos de Lagoa e Porches

#185580 | flordealecrim | 21 fev 2008 12:49 | Em resposta a: #185450

Caro Nuno Inácio

Peço a sua ajuda para encontrar em Porches o nascimento de José da Encarnação Vieira, filho de Manuel Vieira Neto e de Inês Maria(esta do sitio dos Crastos). Também não tenho o casamento destes.

O José da Encarnação Vieira casou a 15.11.1787 em Pera com Albina Rosa Cabrita.

Antecipadamente grata

Isabel Roque

Resposta

Link directo:

RE: Raposos Mexias, Bentes Raposos de Lagoa e Porches

#186397 | nunoinacio | 27 fev 2008 12:14 | Em resposta a: #185580

Bom dia, cara Isabel

Desculpe só agora responder, mas por qualquer motivo não fui notificado pelo GENEA com a mensagem no email do seu contacto. Por acaso vim agora a esta página e reparei no seu pedido.

Relativamente ao José da Encarnação Vieira, ainda não encontrei nada, mas os pais dele são meus ascendentes directos. (descendo de um João Vieira Pina, filho desse casal e, logo, irmão do seu José da Encarnação Vieira).

Relativamente à ascendencia do João Vieira Pina, tenho

1 - João Vieira Pina

2 - Manuel Vieira, de Porches, casado a 20.07.1734 em Porches, com

3 - Inês Maria, de Porches

4 - António da Silva, de Porches, casado em 11.02.1706 em Porches, com

5 - Catarina Neta, de Porches

6 - Domingos Gonçalves Pincho (não encontrei o casamento com)

7 - Maria da Encarnação (constam como moradores em Porches, mas terão casado noutra freguesia, o que quer dizer que um deles, pelo menos, não será de Porches)

8 - Francisco da Silva, de Porches

9 - Beatriz Ferreira, de Porches

10 - Gregório Neto, de Porches

11 - Isabel Vieira, de Porches

Até ao momento são estes dos dados de que disponho.

Se quiser volte a insistir mais tarde, pode ser que disponha de mais alguma informação.

Cumprimentos

nuno Inácio

Resposta

Link directo:

PINCHOS

#186399 | roberto lopes | 27 fev 2008 12:36 | Em resposta a: #186397

Caros Nuno Inácio e Isabel Roque:

Também eu decendo do Domingos Gonçalves Pincho
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=1044429

E sera seu avô paterno ou materno:

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=186278

Pelo que deduzo que estes Gonçalves Pincho serao oriundos de Estombar, assim sera provavel que este casamento esteja nessa freguesia.

Isto nada me estranha já que a existencia de Pinchos em Estombar é conhecida.

Para o Nuno Inacio: Espero que as frequencias te tenham corrido bem!

Esta semana estou a trabalhar de tarde pelo que se nao responder logo já sabes.

Cumprimentos,

Roberto

Resposta

Link directo:

RE: Raposos Mexias, Bentes Raposos de Lagoa e Porches

#186400 | nunoinacio | 27 fev 2008 12:37 | Em resposta a: #185401

Bom dia, Roberto

Desculpa só agora responder, mas também não recebi notificação da tua resposta. Vinha acrescentar alguns dados relativos aos Raposos e deparei-me com esta mensagem.

Relativamente à questão do Miguel da Silva, não sei que ele é, ou não, filho do Gaspar Raposo Mexia. Tenho estado a analisar os dados de Porches, que tem uma vantagem enorme relativamente a outras freguesias, que são as listas de crismas. Nessas listas, aparecem todos os filhos dos casais que crismam e esses casais, parece-me, estão por uma ordem de importância social e agrupados por famílias, pois os apelidos repetem-se e os padrinhos de outros e outros vão-se misturando.

Dados concretos que encontrei até agora, confirmados, relativamente a esta família.

1º - Em nenhum assento aparece o nome MEXIA, pelo que desconheço em absoluto de onde surgiu esse nome nos dados que temos vindo a analisar (será de algum processo, que contenha nomes mais completos?)

2º - Do casal Miguel Raposo e Francisca das Neves, temos os seguintes filhos:

Pedro da Silva, casado com Brites Cabrita de Sousa, em Portimão, que foi crismado em Porches, tendo por padrinho Miguel Bentes.

Branca das Neves, casada em 20.11.1623 com Francisco de Touro Bentes, sem que conste o nome dos pais, a Branca foi crismada em Porches no mesmo dia do irmão e teve como madrinha Brites Cabrita

Gaspar Raposo, crismado no mesmo dia dos anteriores, tendo por padrinho António Gonçalves, casou duas vezes:
1ª com Isabel Bota, em 21.01.1636, filha de António Dias e Leonor Lopes
2º com Bárbara Correia, em 08.08.1639, filha de Luís Afonso e Catarina Vicente. Esta Bárbara Correia era irmã de um Gaspar Luís, com quem vivia quando foi crismada (talvez por morte dos pais)

Isabel Raposa, crismada no mesmo dia dos irmãos e casada duas vezes:

1ª com Vicente Álvares em 23.05.1633
2ª com Tomé da Sardinha? em 24.11.1642

Relativamente ao Miguel da Silva, volto a salientar que não o tenho, para já, como filho do Gaspar Raposo e Isabel Bentes.

Cumprimentos

Nuno Inácio

Resposta

Link directo:

RE: Raposos Mexias, Bentes Raposos de Lagoa e Porches

#186410 | roberto lopes | 27 fev 2008 13:29 | Em resposta a: #186400

Caro Nuno Inácio:

Menos mal que estava a enviar um e-mail ao Arquivo Distrital de Setúbal e reparei nesta tua notificaçao.

Essa questao do Miguel da Silva eu já tinha questionado, como é que se sabe o nome dos pais dele sem um casamento ou um apadrinhamento???

E o mais estranho é nao constar Mexia nos seus ascendentes e descendentes, o que nao é significativo, porque as omissoes era frequentes nessas alturas, penso que em Lagoa consta esse apelido nos ascendentes e descendentes desta gente, dai adopçao contemporanea do apelido Mexia em alguns membros deta familia sem usar-lo com a frequencia necessaria.

Agora tenho de ir-me, amanha vejo a tua resposta.

Cumprimentos,

Roberto Lopes

Resposta

Link directo:

RE: Raposos Mexias, Bentes Raposos de Lagoa e Porches

#186503 | flordealecrim | 28 fev 2008 09:41 | Em resposta a: #186397

Caro Nuno Inácio

Agradeço a gentileza de ter respondido à minha mensagem. Grande parte dos meus ascendentes são do Algarve, repartidos por Alcantarilha, Pêra, Guia e Poches.
Como é que no seu João Vieira, aparece o apelido Pina? Nos meus apontamentos tinha o Manuel Vieira Neto, como filho de João Vieira casado com Margarida Neto.
Só quando encontrar o assento de nascimento do José da Encarnação Vieira, poderei tirar estas dúvidas, pois só tenho o seu casamento.
Quando nasceu o João Vieira Pina?

Cumprimentos

Isabel Roque

Resposta

Link directo:

RE: Raposos Mexias, Bentes Raposos de Lagoa e Porches

#186517 | roberto lopes | 28 fev 2008 12:39 | Em resposta a: #186400

Caro Nuno Inácio:

Só uma achega sobre o nosso Miguel da Silva:

Tu verificas que "Gaspar Raposo, crismado no mesmo dia dos anteriores, tendo por padrinho António Gonçalves, casou duas vezes:
1ª com Isabel Bota, em 21.01.1636, filha de António Dias e Leonor Lopes
2º com Bárbara Correia, em 08.08.1639, filha de Luís Afonso e Catarina Vicente. Esta Bárbara Correia era irmã de um Gaspar Luís, com quem vivia quando foi crismada (talvez por morte dos pais)"

A data de baptismo do Miguel da Silva é a seguinte:

"Há um Miguel da Silva bat. em Porches a 19.10.1645 , filho de Gaspar Raposo Mexia. Este deve ter nascido em Porches pois casou ai em 1636 ( Jan.º?),
Cc Isabel Bentes e pais de:"

Conclusao:

Se o Gaspar Raposo cc I 21.01.1636 cc II 08.08.1639 significa que a 1.a m.er faleceu antes da data do seu 2.o casamento, e o Miguel da Silva é b. 19.10.1645, logo nao podera ser filho da 1.a m.er mas sim da 2.a

Se isto se confirmar a "nossa" linha vem de Gaspar Raposo cc II Bárbara Correia, em 08.08.1639, filha de Luís Afonso e Catarina Vicente.

É o que posso concluir com a informaçao quejá temos reunida.

Cumprimentos,

Roberto Lopes

Resposta

Link directo:

RE: Raposos Mexias, Bentes Raposos de Lagoa e Porches

#186522 | nunoinacio | 28 fev 2008 13:16 | Em resposta a: #186517

Bom dia, Roberto

Antes de mais, agradeço a preocupação relativamente ao resultado das frequencias. Ainda me falta uma, mas das que já fiz, em principio, dão todas para dispensar de exame. Já recebi Economia Política (16) e História do Direito (12), o que dá uma média bastante razoável, se tivermos em atenção que mais de metade da turma vai a exame e há notas de 4 e 5 valores...

Regressando à genealogia:

Tenho ainda por ver uma lista de crismas que poderá resolver estes enigmas todos, pois são crismas de c. 1640. Dá para fazer muitas relações familiares e, quando os nomes são mais raros e os apelidos coincidem, temos quase a certeza de quem são os pais de determinado casamento posterior.

Já tenho todos os casamentos de Porches registados até 1655 e não encontrei o casamento do Miguel da Silva. Acredito que este Miguel da Silva possa, de facto, ser filho do Miguel Raposo Mexia (o apelido Mexia não consta em nenhum assento próprio, isto é quando casam ou quando baptizam, mas aparece nos assentos quando apadrinham, o que prova a existência e o uso do nome), até porque um dos irmãos do Gaspar Raposo é Pedro da Silva, ou seja, o apelido Silva já era usado nesta família e manteve-se em Maria da Silva, mulher de António Dias Negrão.

Ainda relativamente a esta família, sabes de onde foram retirados os dados relativos à ascendencia de Brites Cabrita, mulher de Jerónimo Alves Sovereira? Aqui ela consta como filha de Francisco Cabrita e neta de Aires Cabrita, no entanto, apesar de surgirem datas concretas relativamente ao desempenho de determinados cargos, não consta de onde vem essa informação, que é de todo o meu interesse confirmar.

Relativamente aos nossos Xamorro há novidades.
Os pais do André Soares, Francisco Álvares ou Adães e Beatriz Soares, casaram em Porches, em 06.08.1646.
Neste casamento, o Francisco aparece como Álvares e não Adães, mas será o mesmo, uma vez que casa com uma Beatriz Soares, de Lagoa, sendo ele filho de Gaspar Álvares e Margarida Gonçalves, de Porches e ela filha de André Soares e Catarina? Carrasqueira, de Lagoa

Temos assim que o André Soares herdou o nome do seu avô materno, o que é prática habitual na época e o que confirma que o casal é o mesmo.

Cumprimentos

Nuno Inácio

Resposta

Link directo:

RE: Raposos Mexias, Bentes Raposos de Lagoa e Porches

#186595 | nunoinacio | 28 fev 2008 23:40 | Em resposta a: #186517

Boa noite, caro Roberto

Tenho estado a analisar o assento de casamento de António Dias Negrão e Maria da Silva.

Os mesmos casaram por palavras de futuro 27.03.1689, casamento confirmado em 28.04.1689, por terem pedido dispensa de parentesco em virtude de serem parentes em 3º e 4º grau de consaguinidade por dois ramos diferentes.

Ora, partindo da filha deste casal, temos a seguinte ascendencia conhecida:

1 - Beatriz Maria

2 - António Dias Negrão

3 - Maria da Silva

4 - António Dias Negrão

5 - Beatriz Afilhada

6 - Pedro da Silva Mexia

7 - Isabel de Arez Serrão

8 - Luís Afonso Neves

9 - Catarina Vicente

10 - Francisco Botelho

11 - Margarida Neta

12 - Pedro da Silva

13 - Brites Cabrita de Sousa

24 - Miguel Raposo Mexia

25 - Francisca das Neves

26 - Luís Martins de Sousa

27 - Margarida Nunes Cabrita

Da análise dos dados de que dispomos, a única hipótese para uma das dispensas é o de Luís Afonso Neves ser irmão da Francisca das Neves, mas ainda que esta hipótese se verifique, fica-nos a faltar uma outra ascendencia comum neste ramo, que francamente não consigo vislumbrar.

Terás alguma idéia?

Cumprimentos

Nuno Inácio

Resposta

Link directo:

RE: Raposos Mexias, Bentes Raposos de Lagoa e Porches

#186620 | flordealecrim | 29 fev 2008 10:50 | Em resposta a: #186503

Caro Nuno Inácio

Reparou na minha mensagem?
Cumprimentos

Isabel Roque

Resposta

Link directo:

RE: Raposos Mexias, Bentes Raposos de Lagoa e Porches

#186623 | nunoinacio | 29 fev 2008 11:47 | Em resposta a: #186503

Boa tarde, cara Isabel

Reparei e respondi, mas algo se passou, pois verifico agora que a minha resposta não se encontra aqui.

Nessa resposta dizia-lhe que desconheço a origem do apelido Pina, mas surge assim, num dos assentos de casamento, o do próprio ou da filha. Este é um apelido vulgar nesta zona e manteve-se nesta família no meu ramo. Não sei se terá origem ascendente ou se deriva de alguma alcunha.

Ainda não vi os assentos de baptismo e os dados que tenho relativos a esta família foram tirados há algum tempo nas minhas visitas ao Arquivo Distrital de Faro, onde apenas consultava os casamentos. Á medida que for lançando os dados de que agora disponho, em casa, calmamente, poderei vir a encontrar alguma gralha ou solucionar alguma dúvida.

Cumprimentos

Nuno Inácio

Resposta

Link directo:

RE: Raposos Mexias, Bentes Raposos de Lagoa e Porches

#186628 | flordealecrim | 29 fev 2008 12:25 | Em resposta a: #186623

Caro Nuno Inácio

Agradeço a sua resposta. Voltaremos a falar sobre estes nossos antepassados.

Bom fim de semana.
Cumprimentos

Isabel Roque

Resposta

Link directo:

RE: Raposos Mexias, Bentes Raposos de Lagoa e Porches

#186969 | roberto lopes | 04 mar 2008 20:45 | Em resposta a: #186595

Caro Nuno:

Desculpa nao responder à tua questao mais cedo, mas estou a fazer um curso intensivo que me enviou a empresa esta semana, da qual chego muito tarde a casa e nao tenho acesso a net.

Desconhecia que o casamento dos nossos Negroes mais modernos fosse consanguineo duas vezes, mas nao faço ideia de que ramo seja proveniente, sera concerteza ou pelo Francisco Botelho ou pela Margarida Neta pelo lado dos Mexias.

É o que te posso adiantar, porque o resto tirei da base de dados do forum, pois como sabes o confrade Antonio Bivar e descendente destas familias, pelo que deduzo que a informaçao foi enviada por ele, se assim for é de fiar.

Cumprimentos,

Roberto Lopes

Resposta

Link directo:

RE: Raposos Mexias, Bentes Raposos de Lagoa e Porches

#196454 | melisa | 14 mai 2008 23:26 | Em resposta a: #186400

Caros Nuno e Roberto

Ainda sobre Gaspar Raposo MEXIA (aparece assim por exemplo no Baptismo de s/ filho Pedro em Porches 7/7/1652) filho de Miguel Raposo e Francisca das Neves que casou em Porches com Isabel Bota aos 21/1/1636:

O acima referido não é o mesmo GASPAR RAPOSO que casou em Porches c/ Bárbara Correia, em 08.08.1639, filha de Luís Afonso e Catarina Vicente.

Se não vejamos:

Depois de 1639 encontramos o casal Gaspar Raposo MEXIA /ISABEL BOTA a baptizar pelo menos os seguintes filhos em Porches:

- Miguel a 1/8/1644 (Padrinhos; Jorge Vieira e Guiomar da Silva)

- Miguel a 19/10/1645 (Padrinho Tomé Sardinha morador em Portimão, e que seria o casado com a tia do neófito, Isabel Raposa).

- Pedro a 24/3/1649 (Padrinhos: capitão Pedro de Almeida e Catarina Alves de Porches)

- Pedro a 7/7/1652 [Padrinhos: Padre Cura Bartolomeu Fernandes Viana e Maria Raposa casada com o capitão António Alves Guimarães, moradores em Porches (casaram em Porches em 6/3/1652 sem que no registo refira o nome dos pais dos nubentes, mas ela seria familiar do pai do baptizado pois uma das testemunhas é Tomé Sardinha )].

Por seu lado em 29/1/1651 também em Porches foi madrinha ISABEL BOTA casada com GARPAR RAPOSO MEXIA (sic) de Sebastiana fª de Jorge Pinheiro cc Maria Vieira.

No casamento de 1639 não refere de quem é filho o Gaspar Raposo ao contrário do que sucede com a noiva Bárbara Correia, que diz ser filha de Luís Afonso e Catarina Vicente. ( testemunhas deste casamento: MIGUEL RAPOSO e Baltazar Vaz)

Ora é esta BÁRBARA CORREIA que ainda solteira, e filha de Luís Afonso DAS NEVES, foi madrinha em 24/1/1639 de Maria. filha de GASPAR RAPOSO MEXIA e ISABEL BOTA. (foi padrinho Estevão Fernandes de Estombar).

Já agora refira-se que a primeira filha do casal GARPAR RAPOSO MEXIA /ISABEL BOTA, foi Francisca ,(como a avó paterna), baptizada em Porches em Janeiro de 1637 (Padrinhos : António da Veiga Bocarro e Catarina de Sousa de Porches).

Filhos do casal GASPAR RAPOSO/BÁRBARA CORREIA :

- Catarina, b. Porches a 27/1/1641 ( padrinhos: Manuel Vaz e s/ m.er Isabel de Sousa).

- Luís, b. Porches a 29/12/1644 [ padrinho: GASPAR RAPOSO (MEXIA)]

- Maria, b. Porches a 5/5/1649 ( padrinhos: João Álvares e Maria Dias, de Porches)


Como se vê os dois casais coincidiram no tempo e pela política de apadrinhamentos recíprocos leva a crer que os dois GASPAR RAPOSO fossem familiares próximos, talvez primos direitos.

Cumprimentos
M.Elisa

PS: Roberto, chegou hoje o que encomendámos.

Resposta

Link directo:

RE: Raposos Mexias, Bentes Raposos de Lagoa e Porches

#196506 | nunoinacio | 15 mai 2008 12:48 | Em resposta a: #196454

Boa tarde, cara Maria Elisa

Agradeço a informação prestada, que só vem confirmar a necessidade de levantamentos sistemáticos das freguesias, que não passem apenas pelos casamentos.

Por acaso não vai à abertura do Museu no próximo sábado?

Cumprimentos

Nuno Inácio

Resposta

Link directo:

RE: Raposos Mexias, Bentes Raposos de Lagoa e Porches

#196518 | melisa | 15 mai 2008 15:48 | Em resposta a: #196506

Caro Nuno

Não sabia que era este sábado.
Você vai?
A que horas é a abertura?
Cumprimentos
M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: Raposos Mexias, Bentes Raposos de Lagoa e Porches

#196522 | nunoinacio | 15 mai 2008 16:51 | Em resposta a: #196518

Cara Maria Elisa

Desculpe a ausência de notícias, bem como ao Roberto e ao Cabrita Matias, mas tenho andado muito atrapalhado com a elaboração dos trabalhos deste semestre.
Vou fazer os possíveis para gravar os CD's de Porches para ambos.

Relativamente ao Museu de Portimão é inaugurado sábado às 16:00 horas e a festa promete :-)

Foi feito um convite geral à população, pelo que não há convites personalizados. Qualquer pessoa pode ir, pelo aqui faço a divulgação da iniciativa para os confrades que estejam interessados.

Eu e a Vitória iremos de certeza, a Graça está a trabalhar.

Se tiver disponibilidade, podemos tomar um café a seguir ao almoço.

Quanto a novidades de Monchique, vou em 1712 e encontrei muitas outras ligações à Senhora do Verde, Alferce e Portimão, mas poderemos complementar informações pessoalmente.

Cumprimentos a todos

Nuno Inácio

Resposta

Link directo:

RE: Raposos Mexias, Bentes Raposos de Lagoa e Porches

#196541 | roberto lopes | 15 mai 2008 20:15 | Em resposta a: #196454

Cara melisa:

Parece que traz notícias muito esclarecedoras, em relacao a esta linha comum com o nuno inacio:)

A outra grande noticia é a chegada dos microfilmes, já falta pouco para por-mos os dois mao à obra, quando possa mande-me um e-mail para eu saber quanto é, para puder enviar-lhe o dinheiro.

Porches parece que já vai ser dificil averiguar algo, pois como irei para o Algarve em Junho, prefiro averiguar, isso mais tarde, quero dedicar-me apenas a Silves, diga ao Nuno Inacio que nao me mande agora os CDS, logo me os dará pessoalmente.

Um beijo grande cheio de saudades.

Roberto

Resposta

Link directo:

RE: Raposos Mexias, Bentes Raposos de Lagoa e Porc

#196564 | nunoinacio | 16 mai 2008 00:02 | Em resposta a: #196541

Olá Roberto

Fica combinado então. Junho é o mês das frequencias pelo que estarei muitos dias em casa à volta dos livros. É só combinar, vir cá e fazer as cópias.

Depois também poderás ver a minha base de dados com calma, pois acho que tenho lá muita informação de interesse.

Um abraço

Nuno Inácio

Resposta

Link directo:

RE: Raposos Mexias, Bentes Raposos de Lagoa e Porches

#198937 | Mauro Burlamaqui | 02 jun 2008 12:20 | Em resposta a: #163733

Roberto Lopes

Estou a tentar localizar os Pais do Meu Bisavo Josino Bentes Monteiro , Coronel do Exercito filho de Pais Portugueses que foram para o Estado do Pará , Brasil .

Ele Casou com Adhelia Burlamaqui , no Brasil .

Não sei se será Bentes com origem nas beiras ou Trás os Montes , como é Militar e há tradição militar na Familia Bentes , diga-me se tem alguma Informação de idas da para o Brasil. Estou a falar do final do século XIX 1870/ 1885 APROX.

Cumprimentos Mauro Burlamaqui

Resposta

Link directo:

RE: Raposos Mexias, Bentes Raposos de Lagoa e Porches

#198969 | roberto lopes | 02 jun 2008 17:19 | Em resposta a: #198937

Caro mauro Burlamaqui:

A familia aqui discutida é toda originária do ALGARVE, para ser mais preciso isto está na zona do Barlavento Algarvio (sul de Portugal) nao tenho portanto conhecimento das familias que procura, visto eu nao ter investigando essa zona por nao ter aí antepassados.

Boa sorte para as suas investigaçoes


Cumprimentos,

Roberto Lopes

Resposta

Link directo:

RE: Raposos Mexias, Bentes Raposos de Lagoa e Porc

#199070 | Mauro Burlamaqui | 03 jun 2008 10:32 | Em resposta a: #198969

Roberto Lopes

Obrigado pela atenção .

Quase de Certeza Cardoso Bentes Monteiro , são do Norte .

Qualquer assunto relacionado com a familia Burlamaqui Mareccos de Santarem ou Burlamaqui Pedagache Lisboa - poderá consultar na Sala famílias deste Forum

Cumprimentos.

Resposta

Link directo:

RE: Raposos Mexias, Bentes Raposos de Lagoa e Porches

#199208 | flordealecrim | 04 jun 2008 16:02 | Em resposta a: #185580

Caros Maria Elisa e Nuno Inácio

Peço a vossa ajuda para encontrar em Porches o baptismo de José da Encarnação Vieira, filho de Manuel Vieira Neto e de Inês Maria.

O José da Encarnação Vieira casou a 15.11.1787 em Pera com Albina Rosa Cabrita.

Com os melhores cumprimentos.

Isabel Roque

Resposta

Link directo:

RE: Raposos Mexias, Bentes Raposos de Lagoa e Porches

#199442 | melisa | 05 jun 2008 23:20 | Em resposta a: #199208

Cara Isabel Roque

Lamento não poder ajudar mas são datas que nunca pesquisei.

Cumprimentos
M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: Raposos Mexias, Bentes Raposos de Lagoa e Porches

#199787 | abivar | 09 jun 2008 12:38 | Em resposta a: #196454

Cara M. Elisa:

Nesta sua mensagem despertou-me a atenção a referência ao casal Luís Afonso (das Neves) - Catarina Vicente, pais de Bárbara Correia, pois são certamente os pais do meu antepassado António Dias Negrão casado em 19/9/1639 com Beatriz Afilhada. Ora o filho destes, também António Dias Negrão casa com Maria da Silva com consanguinidade de 3º e 4º grau por dois troncos, sendo Maria da Silva filha de Pedro da Silva Mexia e Isabel de Arês Serrão, ele neto paterno de Francisca das Neves; portanto Maria da Silva seria bisneta de Francisca das Neves e deverá ser por aí um dos misteriosos parentescos, pois vê-se agora que Francisca das Neves deveria ser próxima parente de Luís Afonso das Neves, avô paterno do António Dias Negrão mais novo. Segundo me dizia o nosso confrade Miguel Côrte-Real, deveria ser por estes "Neves" que vinha o "Silva".

A exdloração destas consanguinidades talvez ainda nos permita obter algumas conjecturas interessantes...

Com os melhroes cumprimentos,

António Bivar

Resposta

Link directo:

RE: Raposos Mexias, Bentes Raposos de Lagoa e Porches

#201581 | zmcm | 25 jun 2008 22:44 | Em resposta a: #196454

Cara Maria Elisa:
Nos paroquiais de Porches aparece um baptismo que me deixou intrigado:
Simoa, filha de Pedro da Silva Mexia (sic) e de Maria Cabrita, nascida em 28-10-1681 e baptizada em Porches a 5-11 da mesma era, tendo sido padrinhos o Cap. Diogo Pacheco ( suponho que seja Fogaça) morador em Lagoa e Maria Vaz mulher de Gaspar Vaz moradores em SBM.
presumo que com uma madrinha de SBM esta Maria Cabrita seja oriunda de SBM, pois do lado Mexia não há ligações ( que eu conheça) a SBM, excepto um Miguel da Silva de Porches (tenho a duvida se será Mexia) viuvo de Isabel Bentes e que casa a 31-7-1684 em SBM com Catarina dos Santos filha de Pascoal Dias e Ana Gomes.

Sabe por acaso quem é este Pedro da silva Mexia e esta Maria Cabrita?

obg,
MCM

Resposta

Link directo:

RE: Raposos Mexias, Bentes Raposos de Lagoa e Porches

#201584 | zmcm | 25 jun 2008 22:50 | Em resposta a: #201581

uma achega que faltou na mensagem Anterior:
Diogo Pacheco ( padrinho) se fôr o Diogo Pacheco Fogaça de Lagoa ( FSO) era casado com Ângela Lopes Cabrita filha de Francisco Cabrita e Ana Bravo e neta paterna de Bartolomeu Afonso Santos e Brites Cabrita ( aqui aparece uma ligação a SBM)

cump,
MCM

Resposta

Link directo:

RE: Raposos Mexias, Bentes Raposos de Lagoa e Porches

#201735 | abivar | 27 jun 2008 16:40 | Em resposta a: #186522

Caro Nuno Inácio:

Encontrei esta sua mensagem de há alguns meses, mas talvez ainda não tenha obtido as informações relativas à ascendência da Brites Cabrita que aqui refere; este assunto voltou recentemente à baila no tópico "D. Francisca Cabrita...", devido à transcrição de assentos de baptismo pela M. Elisa, que vieram esclarecer que o Jerónimo Álvares marido de Brites Cabrita é Jerónimo Álvares CHASSIM e não Sovereira.

A filiação desta Brites Cabrita está desde há muito estabeleceida pelas investigações do Miguel Côrte-Real, uma vez que o marido "Jerónimo Álvares" obtém o cargo de escrivão da Câmara e tabelião em Vila Nova de Portimão por herança do sogro, Francisco Cabrita, e além disso uma Margarida Nunes Cabrita (depois casada com Luís Martins de Sousa) é dita filha de Jerónimo Álvares e Brites Cabrita e neta de Francisco Cabrita num testamento em que uma sua tia (e o marido, tio de Luís Martins de Sousa) instituem um vínvulo que beneficia o casal de sobrinhos (na condição, precisamente, de casarem um com o outro...).

A conjectura de que este Jerónimo Martins (que aparece só assim referido tanto na Cahancelaria como no referido testamento) seria o Sovereira fica agora prejudicada pelo assento de baptismo de um filho Aires do casal Jerónimo Álvares Chassim - Brites Cabrita; desta maneira aos cargos que se atribuíam a Jerónimo Álvares Sovereira e que eram afinal do Chassim há que acrescentar o que já se sabia ser (também por investigação do Miguel Côrte Real) de Jerónimo Álvares Chassim, ou seja, Juiz ordinário de Vila Nova de Portimão. Aires era, significativamente, o nome do pai de Francisco Cabrita.

Com os melhores cumprimentos,

António Bivar

Resposta

Link directo:

RE: Raposos Mexias, Bentes Raposos de Lagoa e Porches

#201736 | abivar | 27 jun 2008 16:42 | Em resposta a: #186522

Onde se lê "Jerónimo Martins" deveria estar evidentemente "Jerónimo Álvares"...

Resposta

Link directo:

RE: Raposos Mexias, Bentes Raposos de Lagoa e Porches

#201737 | nunoinacio | 27 jun 2008 16:46 | Em resposta a: #201736

Caro António Bivar

Agradeço a atenção dispensada.

Neste momento estou a trabalhar num projecto apoiado pela Câmara Municipal de Portimão, que consiste no levantamento de todos os paroquiais do concelho. Todas as informações que ajudem a complementar os dados existentes são bem vindos.

Cumprimentos

Nuno Inácio

Resposta

Link directo:

RE: Raposos Mexias, Bentes Raposos de Lagoa e Porches

#201884 | melisa | 30 jun 2008 00:41 | Em resposta a: #201581

Caro Miguel
´
Peço desculpa mas não tinha visto estas suas mensagens.

Também eu não sei quem eram este Pedro da Silva Mexia e sua mulher Maria Cabrita.

Há no entanto um Pedro baptizado a 7/7/1652 em Porches, filho de Gaspar Raposo Mexia e de Isabel Bota, que poderia ser este, no entanto os filhos que encontrei até agora ao casal Pedro da Silva Mexia/Maria Cabrita não são nada reveladores.

Assim encontrei como filhos de ambos:

- a dita Simoa (*a 28-10-1681 )

- Mónica , * em Porches a 4/5/1686 (padrinhos: André Martins Franco,escrivão de orfãos em Silves e Francisca das Neves fª famílias do capitão João Bentes (Raposo) de Lagoa.[filha de primo direito do pai da baptizada a verificar-se aquela hipotética filiação de Pedro da Silva Mexia].

- Maria da Silva que sendo solteira, foi madrinha com seu pai de Catarina, nascida a 20/9/1689, fª de Custódio da Silva e de s/ mer Margarida Adães [mais um casal de que nada sei].

- Manuel , nascido em Porches a 22/7/1687 , foram padrinhos João Coelho, morador em Silves e Maria Adães, fª do capitão João Bentes e de s/ mer Maria Adães moradores no lugar de Lagoa [ novo o referido capitão].

Eeste Manuel será certamente o Manuel da Silva que em 1711, e sendo os pais já falecidos, casou em Alcantarilha com Maria da Conceição desta localidade fª de Francisco Jorge e Maria Martins (defuntos).

Deste casamento uma das testemunhas foi o capitão Manuel Martins Cabrita.[ por este apadrinhamento sugere que haja ligações familiares do Capitão Manuel Martins Cabrita com Maria Cabrita].

Como se pode ver os padrinhos dos diferentes filhos aparecem ligados a várias localidades e para mim, até agora são inconclusivas salvo a possível ligação familiar ao capitão João Bentes.

Quanto ao Miguel da Silva que casou 2ª vez em S.Bartolomeu de Messines e caso fosse o Miguel b em 19/10/1645 fº de Gaspar Raposo Mexia e Isabel Bota ( como já vi ser defendido, embora tabém sem provas concretas) seria irmão de Pedro que hipoteticamente coloco como sendo o Pedro da Silva acima.(como disse anteriormente também sem provas).

Sobre este casal Miguel da Silva e s/ m,er Isabel Bota há um dado que não sei como interpretar :

No baptismo de seu filho Miguel a 4/1/1669 (Porches) aparece como padrinho SEU IRMÃO (sic) João Bentes.

Quem seria este João Bentes? Seria irmão de quem? do pai do nascituro ?(o que julgo mais provável) da própria criança?( isso levaria a que fosse descartada a hipótese de Miguel da Silva ser filho de Gaspar Raposo Mexia )

Da mãe não me parece, porque em baptizados não é considerada sujeito principal para se referirem directamente a ela sem a indicação expressa que a ela se referem.

Cumprimentos

M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: Raposos Mexias, Bentes Raposos de Lagoa e Porches

#201898 | abivar | 30 jun 2008 10:39 | Em resposta a: #201884

Cara M. Elisa:

A referência a "André Martins Franco, escrivão de órfãos em Silves" despertou-me a atenção, pois tenho um antepassado Manuel Martins Franco, escrivão em Alcantarilha, que aí casa a 7/1/1727 com Joana Baptista, filha de João Dias de Bastos e Maria de Jesus (sendo ele viúvo de Ventura da Silva); deste casal foi neta paterna Teresa Francisca que casou com o ferreiro Francisco Jacinto avô paterno da minha trisavó D. Angélica Rosa, casada com o seu primo co-irmão João de Sant' Anna Cabrita. Terá por acaso mais informações acerca destes escrivães "Martins Franco", possivelmente relacionados?

Com os melhores cumprimentos,

António Bivar

Resposta

Link directo:

RE: Raposos Mexias, Bentes Raposos de Lagoa e Porches

#201911 | melisa | 30 jun 2008 13:37 | Em resposta a: #201898

Caro António Bivar

Por agora apenas sei que era casado em 1686 quando apadrinhou Mónica e que em Silves a 7/4/1687 foi testemunha do casamento de Maria Pereira de Aguiar, Fª do Capitão José Pereira de Aguiar e de Lourença Lopes com Manuel Belles de Siqueira , natural de Faro.

Talvez encontre mais qualquer coisa quando pesquisar Silves mais sistematicamente.

Em relação ao seu antepassado Manuel Martins Franco julgo que não deverá ser filho de André Martins Franco (será irmão?) a não ser que este seja muito mais velho do que eu suponho, pois já em 1701 quando apadrinha em Alcantarilha era escrivão.

Há também um Manuel Martins Franco que apadrinha em Alcantarilha a Manuel nascido a 14/12/1700 , sem que seja feita referência a qualquer cargo mas que julgo ser o mesmo.
Neste baptismo a madrinha foi Ventura Correia casada com o padrinho.

Isto leva a que Ventura da Silva referida no 2º casamento do marido em 1727 seja a Ventura Correia de 1700 e que encontrei também mais vezes a amadrinhar por volta de 1700 em Alcantarilha.

Uma pista que poderá ser interessante é um apadrinhamento em Alcantarilha a António nascido a 7/7/1702 filho de António Pereira e Maria FRANCA.

Este último casal tinha casado em Porches a 21/9/1694, sendo ela escrava do capitão António Neto de Silves.

Ora como se sabe havia a tendência para os escravos assumirem apelidos da família dos seus amos e também que eram familiares próximos destes que muitas vezes apadrinhavam os seus filhos.

Melhores cumprimentos
M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: Raposos Mexias, Bentes Raposos de Lagoa e Porches

#219341 | roberto lopes | 23 jan 2009 17:19 | Em resposta a: #196454

Cara melisa:

Veja o que acabei de descobrir na tt on line

http://ttonline.iantt.pt/dserve.exe?dsqServer=calm6&dsqIni=Dserve.ini&dsqApp=Archive&dsqCmd=show.tcl&dsqDb=Catalog&dsqPos=0&dsqSearch=(((text)='bentes')AND((text)='raposo'))


Cump

roberto

Resposta

Link directo:

RE: Raposos Mexias, Bentes Raposos de Lagoa e Porc

#219382 | rafael | 24 jan 2009 00:19 | Em resposta a: #219341

Caro Roberto Lopes

Tentei aceder, mas não consegui. Gostaria que me informasse como fazer, se não lhe causar muita maçada.

Os meus agradecimentos e bom fim de semana.
Rafael Carvalho
.

Resposta

Link directo:

RE: Raposos Mexias, Bentes Raposos de Lagoa e Porc

#219431 | roberto lopes | 24 jan 2009 15:10 | Em resposta a: #219382

Caro rafael:

Diligência de habilitação de Inácia Francisca Ayque
Datas 1713
NívelDescrição Documento Composto
DimensãoSuporte 62 f.; papel.
CódigoReferAlternCota Tribunal do Santo Oficio, Conselho Geral, Habilitações de Mulheres, mç. 3, doc. 1
ÂmbitoConteúdo Pretendente a ama [do Paço], natural e moradora em Lisboa, filha de Domingos Ayque e de Brízida Saraiva da Silva, naturais e moradores em Lisboa; neta paterna de Rodrigo Ayque, alemão, e de Antónia Francisca, natural da freguesia de S. Salvador da Macieira, comarca da Maia, bispado do Porto; e neta materna de António Saraiva da Silva, natural da freguesia de São Vitor da cidade de Braga, e de Francisca Rodrigues, natural da freguesia de São Paulo da cidade de Lisboa, todos moradores em Lisboa.
Casada com o capitão tenente João Bentes Sardinha, natural da freguesia de Nossa Senhora da Luz de Lagoa, termo da cidade de Silves, filho de Miguel Raposo Mexia e de Maria de Oliveira, moradores em Lagoa; neto paterno de Francisco de Touro e de Branca das Neves, naturais e moradores na freguesia de Nossa Senhora da Encarnação de Porches; e neto materno de António Álvares de Oliveira e de Domingas Fidalgo, naturais e moradores em Lagoa.
EntidadeDetentora ANTT
DataDescrição 14/12/2007
Aviso Fechado

http://ttonline.iantt.pt/dserve.exe?dsqServer=calm6&dsqIni=Dserve.ini&dsqApp=Archive&dsqCmd=show.tcl&dsqDb=Catalog&dsqPos=0&dsqSearch=(((text)='bentes')AND((text)='raposo'))

Cump e bom fim de semana

Roberto

Resposta

Link directo:

RE: Raposos Mexias, Bentes Raposos de Lagoa e Porc

#219432 | roberto lopes | 24 jan 2009 15:13 | Em resposta a: #219382

Caro Rafael:

O melhor é copiar toda a pagina e colar no motor de busca do google ou entao pesquisar em tt on line na parte de peqsuisas "bentes Raposo"


Cump.

Roberto

Resposta

Link directo:

RE: Raposos Mexias, Bentes Raposos de Lagoa e Porc

#219440 | rafael | 24 jan 2009 16:24 | Em resposta a: #219432

Caro Roberto

Um grande abraço e obrigado pelas informações.Disponha de mim no que souber.

O primo amigo.
Rafael

Resposta

Link directo:

RE: Raposos Mexias, Bentes Raposos de Lagoa e Porc

#226600 | Janaira | 17 abr 2009 01:23 | Em resposta a: #198937

Roberto Lopes, esta familia Josino Bentes Monteiro esta localisada em Alenquer estado do Para e tembém em Manaus - Amazonnnnnnas e em todo baixo Amazonas
Meu Nome é Josino Bente Monteiro sou Filho de Jose Secundo Bentes Monteiro e Naira Bentes de Souza Monteiro tenho 4 filhos e 66 anos

Resposta

Link directo:

RE: Raposos Mexias, Bentes Raposos de Lagoa e Porches

#226615 | Janaira | 17 abr 2009 02:43 | Em resposta a: #198937

Voce tem muito parentes no Brasil e muito são politico e militares

Resposta

Link directo:

RE: Raposos Mexias, Bentes Raposos de Lagoa e Porc

#226616 | Mauro Burlamaqui | 17 abr 2009 03:22 | Em resposta a: #226600

obrigado Janaira

Sim possuo tudo em relação aos Bentes Monteiro em Alenquer , Josino é meu Bisavo junto com o lado Burlamaqui . Estou a seguir as pistas para fazer o percurso dos cardoso Bentes Monteiro em Portugal .

Obrigado e Um Abraço prima distante .

Resposta

Link directo:

RE: Raposos Mexias, Bentes Raposos de Lagoa e Porches

#226617 | Mauro Burlamaqui | 17 abr 2009 03:24 | Em resposta a: #226615

Obrigado Janaira

Estou em contacto com todos .

Resposta

Link directo:

RE: Raposos Mexias, Bentes Raposos de Lagoa e Porc

#226618 | Janaira | 17 abr 2009 04:17 | Em resposta a: #226616

No Brasil tem muitos Bentes Monteiro
Um dos Bentes Monteiro Ja ate dispotou a Presidencia da Republica do Brasil
Voce reside a onde

Resposta

Link directo:

RE: Raposos Mexias, Bentes Raposos de Lagoa e Porc

#226619 | Janaira | 17 abr 2009 04:30 | Em resposta a: #226616

Voce tem parentes no Rio de Janairo, Santa Catarina, Belem, Boa Vista, Santarem, São Paulo, em Alenquer tem um Rio chamado Parana dos Monteiros, em Manaus tem escola com o nome Jose Bentes Monteiro

Resposta

Link directo:

RE: Raposos Mexias, Bentes Raposos de Lagoa e Porc

#226646 | Mauro Burlamaqui | 17 abr 2009 12:12 | Em resposta a: #226619

Janaira

Tenho todas estas informações dado que tenho um primo no Rio - Burlamaqui Bentes Monteiro.

Muito Obrigado , sou do Rio de Janeiro mas , vivo em Portugal estou em contacto com primos meus Bentes Monteiro.

Obrigado pela informação , entretanto não devemos comentar nesta sala porque pertence a outra família os Raposos Mexias ,Raposos de Lagoa e Porches

Obrigado

Resposta

Link directo:

RE: Raposos Mexias, Bentes Raposos de Lagoa e Porches

#227425 | Janaira | 25 abr 2009 01:17 | Em resposta a: #226615

Manda seu e-mail

Resposta

Link directo:

RE: Raposos Mexias, Bentes Raposos de Lagoa e Porches

#317356 | Josino | 16 nov 2012 19:52 | Em resposta a: #226615

JOSINO BENTES MONTEIRO, BISNETO DE
MANOEL BENTES MONTEIRO
E
MARIA GERALDINA COELHO
TIVERAM OS SEGUINTE FILHOS
*
Joaquim Bentes Monteiro
Estelino Bentes Monteiro
Francisco Bentes Monteiro
Inedina Bentes Monteiro
Erlinda Bentes Monteiro
Ecila Bentes Monteiro
Maria Geralda Bentes Monteiro
Eládio Bentes Monteiro
Josino Bentes Monteiro
Maria Tereza Bentes Monteiro
Maria “da Boa Vista” Bentes Monteiro
*
SOU NETO DE
MANOEL BENTES MONTEIRO.
E
GERALDA COELHO MONTEIRO
TIVERAM OS SEGUINTES FILHOS
*
Manoel Bentes Monteiro
Ary Bentes Monteiro
Antônio Bentes Monteiro
Raimundo Bentes Monteiro - Nhonho
José Secundo Bentes Monteiro
Josino Bentes Monteiro
Amélia Bentes Monteiro
Tereza Cordolina Bentes Monteiro (Pequenina)
Maria Geraldina Bentes Monteiro
*
SOU FILHO
José Secundo Bentes Monteiro, casado com
Naira Bentes de Souza Monteiro
TIVERAM 10 FILHOS
*
JOSÉ MARIA MONTEIRO
DILERMANDO ANTONIO BENTES MONTEIRO
JOSINO BENTES MONTEIRO
MANOEL EDVALDDO BENTES MONTEIRO
ZENAIRA BENTES MONTEIRO
JORGE NEY BENTES MONTEIRO
GERALDA ADELINA BENTES MONTEIRO
EDSON BENTES MONTEIRO
TEODORICO BENTES MONTEIRO
DYRLENE CAROL BENTES MONTEIIRO
JOSINO BENTES MONTEIRO CASOU COM
EUDIMA BASILIIO DOS REIS
TIVEMOS 4 FILHOS
JOSY BENTES MONTEIRO
JANAIRA BENTES MONTEIRO
DILERMANDO BASILIO DOS REIS MONTEIRO
DIRLEY BASILIO DOS REIS MONTEIRO
*
DIRLEY BASILIO DOS REIS MONTEIRO
TEM 2 FILHOS
VITORIA E LUCAS
VITORIA FALEU COM 3 ANOS
*
DILERMANDO BASILIO DOS REIS MONTEIRO
TEM UM FILHO
BENDITO

Resposta

Link directo:

Raposos Mexias, Bentes Raposos de Lagoa e Porches

#378742 | migatinho | 17 mar 2017 01:46 | Em resposta a: #174205

Boa noite,

tem algumas informações sobre o apelido Gatinho? Estou à procura de informações o meu avo era de Ferreira do alentejo casado com a minha avo Algarvia de Alte sobrenome Brites se me pudesse ajudar agradecia.

Cumprimentos

Miguel Gatinho

Resposta

Link directo:

Raposos Mexias, Bentes Raposos de Lagoa e Porches

#408220 | priscilamartins1 | 01 out 2018 19:10 | Em resposta a: #163733

Sou da descendência de Antonio Alvares Raposo e Maria Cabrita, massa!

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 29 mar 2024, 09:10

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen