Registro de Batismo de Meu Pai

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos

Registro de Batismo de Meu Pai

#413798 | rebell | 09 abr 2019 23:45

Ao Mário César Navarro.

Ref.: #388780, #389458

Prezado Mário,

Após considerar a possibilidade de que meu pai Jose da Costa Rebello poderia ter nascido no Brasil e não em Portugal, conforme suspeita levantada a partir do seu excelente trabalho na construção da linha cronológica da famíla de meu pai, decidi abrir pesquisa aqui no Rio de Janeiro, cidade de desembarque e morada da família.
Pesquisei nas várias Circunscrições do Registro Civil e , também, no Arquivo Nacional. Nada foi encontrado, ou seja, meu pai não era brasileiro.
Também mandei pesquisar o seu registro de batismo na Ilha de Sta. Maria/Distrito de Açores-Portugal, com base em informações obtidas, de que ele, em vida, comentava ora que era ilhéu de Açores, ora do Douro. Também nenhum resultado positivo obtive.
Resumindo, hoje tenho acesso às Certidões de Nascimento e Casamento de meus avós paternos portugueses, Manuel da Costa Rebello e Rosa das Dores,
Certidão de Casamento de meu pai com Isabel do Amaral, no Brasil, onde consta ser ele natural de Portugal, e ainda tenho nas proclamas deste casamento a afirmação, com assinatura de seu pai Manuel, de que seu filho Jose ''nasceu na Freguesia de S. Pedro, Conselho e Distrito de Villa Real de Traz os Montes''.
Diante dessas evidências de que meu pai era, realmente, português, tenho tentado mas não consigo o registro de batismo/nascimento de meu pai junto ao Arquivo Distrital de Vila Real, que responde não haver tal registro (?).
Diante desse insucesso, pensei então em estender a minha procura a todos os 15 Arquivos Distritais que abrangem Portugal como um todo, à excessão de Vila Real. Mas gostaria de ter a opinião experiente do estimado Confrade, a quem agradeço e cumprimento.

Resposta

Link directo:

Registro de Batismo de Meu Pai

#413801 | jpm2353 | 10 abr 2019 02:20 | Em resposta a: #413798

Prezado Rebelo,

Pelo que leio, seu avô paterno Manuel da Costa Rebelo, nas proclamas do casamento de seu pai José, afirma que ele (José, seu pai) terá nascido na freguesia de São Pedro, do concelho e distrito de Vila Real (província de Trás-os-Montes), correcto?
Como o Arquivo Distrital de Vila Real já lhe respondeu a dizer que não encontra o registo de nascimento do seu pai, penso que tal se deve ao facto de o registo ainda se encontrar na Conservatória do Registo Civil de Vila Real, pois só os registos com mais de 100 anos é que são remetidos para os arquivos distritais.
Resta-lhe contactar essa conservatória e solicitar-lhes o envio do registo de nascimento do seu pai.

Conservatória do Registo Civil de Vila Real
Rua Marechal Teixeira Rebelo, Lote 8 - Quinchosos
5000-525 VILA REAL

+351 259340100
civil.vreal@irn.mj.pt

Cumprimentos,
João Magalhães

Resposta

Link directo:

Registro de Batismo de Meu Pai

#414496 | rebell | 07 mai 2019 19:33 | Em resposta a: #413801

Meu caro João Magalhães,
Agradeço seu interesse e atenção em ajudar-me. Observo. entretanto, que o documento que procuro teria mais de 100 anos e, portanto, estaria no Arquivo Distrital de Vila Real, segundo informação da Conservatória local, a qual voce me indicou. Assim, dou-lhe conhecimento do email enviado ao ADVR conforme abaixo renovando consulta e esperando resultado positivo.
Com os melhores cumprimentos,
Jose Rebello

@bol.com.br
Para:
mail@advrl.dglab.gov.pt
Cópia:
Cópia oculta:
Data:
07/05/2019 14:58
Assunto:
Registro de Batismo-Consulta/Pedido


Prezados Senhores,

Na procura pelo Registro de Batismo de meu pai fui orientado pela Conservatória do Registro Civil de Vila Real a procurar o seu Arquivo Distrital pelo fato do documento procurado ter mais 100 anos. Foi-me sugerido fazer contato através dos emails desse Arquivo, correio@advrl.org.pt e advrl@advreal.iantt.pt. Em 18/04 último enviei consulta à V. Sas. pelo email correio@advrl.org.pt e, como não obtive resposta, suponho que o mesmo possa não ter sido recebido. Assim, reproduzo abaixo o citado email para o qual solicito vossa atenção, agradecendo desde já sua obsequiosa resposta.

Com os meus sinceros cumprimentos,

Jose Antonio Rebello



" De: j.rebello@bol.com.br
Enviada: Quinta-feira, 18 de Abril de 2019 18:50
Para: correio@advrl.org.pt
Assunto: Registro de Batismo-Consulta/Pedido



Prezados Senhores,

Recorro à esse Arquivo Distrital para pedir ajuda e encontrar o Registro de Batismo de meu pai, conforme seus dados a seguir:

a)Nome: Jose da Costa Rebello - Nascido: 29/06/1885 ou 1889 - Local: Freguesia de São Pedro, Conselho e Distrito de Vila Real de Trás os Montes/Portugal - Batizado: Igreja de São Pedro de Vila Real, Diocese de Braga;

b)Nome do Pai: Manoel da Costa Rebello - Nome da Mãe: Rosa das Dores; Casados em: 22/09/1872 na Paróquia de São Pedro de Vila Real;

c)Manoel da Costa Rebello, pai, tirou Passaporte em 25/09/1895 na Freguesia de São Pedro de Vila Real, vindo para o Brasil e chegando ao Porto do Rio de Janeiro em12/10/1895, acompanhado da esposa, filhos, entre êles Jose da Costa Rebello então com 10 anos, e mãe.

Solicito, então, a gentileza de informarem as condições de custo e forma de envio de cópia da certidão de batismo procurada.

Agradecendo a atenção, apresento melhores cumprimentos.

Jose Antonio Rebello
Email j.rebello@bol.com.br / tel. 55 21 3701 8677
Piratininga-Niterói/Rio de Janeiro-Brasil "

Resposta

Link directo:

Registro de Batismo de Meu Pai

#414711 | rebell | 16 mai 2019 02:29 | Em resposta a: #413798

Prezado João Magalhães,

Lamentavelmente o ADVR respondeu-me negativamente, ou seja, nada foi encontrado referente ao registro de batismo de meu pai na paróquia de São Pedro de Vila Real.

Assim, valendo-me da sua experiência, resta-me consultá-lo sobre a minha intenção de fazer uma varredura de consultas em todos os demais Arquivos Distritais que abrangem Portugal, intenção esta já comentada com o nosso estimado confrade Mário Cesar Navarro (#413798), do qual não consegui ter uma resposta.

Agradecendo com cumprimentos,

Jose Rebello

Resposta

Link directo:

Registro de Batismo de Meu Pai

#415356 | jpm2353 | 04 jun 2019 22:45 | Em resposta a: #414711

Prezado José Rebelo,

Por vezes os funcionários dos arquivos não procuram bem, ou escapa-lhes alguma informação e respondem que nada encontraram...
Aconselho-o a procurar por si mesmo, página a página.

Envio-lhe, as ligações aos livros que contêm essas datas que indicou ao ADVR, para poder fazer a busca remotamente:
1882-1887: https://digitarq.advrl.arquivos.pt/viewer?id=1097547
1888-1893: https://digitarq.advrl.arquivos.pt/viewer?id=1097552
Nesta ligação encontra outros livros (alguns consultáveis em linha) dessa freguesia de S. Pedro que poderão interessar-lhe: https://tombo.pt/f/vrl24#BIRT
Boa sorte!

Cumprimentos,
João Magalhães

Resposta

Link directo:

Registro de Batismo de Meu Pai

#415361 | jpm2353 | 04 jun 2019 23:54 | Em resposta a: #414711

Prezado José Rebelo,

Encontrei o assento de casamento de seus avós paternos, veja aqui: https://digitarq.advrl.arquivos.pt/viewer?id=1097706
é a imagem terminada em: 101_m.0009.tif

Cumprimentos,
João Magalhães

Resposta

Link directo:

Registro de Batismo de Meu Pai

#415362 | jpm2353 | 05 jun 2019 00:04 | Em resposta a: #414711

Prezado José Rebelo,

O assento da direita nesta ligação:
https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HT-642S-XKZ?i=210&cc=1582573
será do casamento do seu pai?
Se for, nele é dito que nasceu em: 29 / Junho / 1889

Cumprimentos,
João Magalhães

Resposta

Link directo:

Registro de Batismo de Meu Pai

#415364 | jpm2353 | 05 jun 2019 00:23 | Em resposta a: #414711

Prezado José Rebelo,

Será este assento n.º 532 o do 1º casamento de seu pai?
https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HT-DR3P-QD?i=124&cc=1582573

Cumprimentos,
João Magalhães

Resposta

Link directo:

Registro de Batismo de Meu Pai

#415818 | rebell | 24 jun 2019 18:42 | Em resposta a: #415364

Prezado João Magalhâes,

Mais uma vez sou-lhe imensamente grato com os resultados conseguidos por vc referentes aos Tópicos #415361, 62 e 64-sim, os assentos são do casamentos dos meus avós paternos e do 1.o casamento de meu pai aqui no Brasil.
Empolgado com esse resultado e considerando o seu Tópico #415356, consulto-o se vc amigo ou pessoa aí indicada em Portugal poderia dar seguimento nessa pesquisa do assento de nascimento/batismo de meu pai e as condições para a execução desse trabalho. E, neste aspecto, estou à disposição para prestar qualquer informação adicional necessária.
Pela sua atenção, apresentos sinceros cumprimmentos.

Jose Rebello (rebell)

Resposta

Link directo:

Registro de Batismo de Meu Pai

#419058 | rebell | 30 out 2019 19:55 | Em resposta a: #415818

Caro João Magalhães,
Como não tive até aqui o prazer de ter a sua esperada resposta, ouso reiterar meu pedido ao obsequioso confrade, agradecendo desde já o que o amigo puder fazer para ajudar-me.
Jose Rebello

Mais uma vez sou-lhe imensamente grato com os resultados conseguidos por vc referentes aos Tópicos #415361, 62 e 64-sim, os assentos são do casamentos dos meus avós paternos e do 1.o casamento de meu pai aqui no Brasil.
Empolgado com esse resultado e considerando o seu Tópico #415356, consulto-o se vc amigo ou pessoa aí indicada em Portugal poderia dar seguimento nessa pesquisa do assento de nascimento/batismo de meu pai e as condições para a execução desse trabalho. E, neste aspecto, estou à disposição para prestar qualquer informação adicional necessária.
Pela sua atenção, apresentos sinceros cumprimmentos.

Jose Rebello (rebell)

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 25 abr 2024, 21:42

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen