Os Palhares em Trute - Monção

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Os Palhares em Trute - Monção

#413832 | natercia7 | 11 abr 2019 14:55

Caros confrades,

Tenho um ramo que me vem de Trute, Monção. Um casamento de um PUGA com uma SOARES, descendente dos PALHARES.
Algum de entre vos todos, sabe coisas sobre essa familia ? Os PALHARES ou PALHARES COELHO.
Tinham Paço e talvez uma Honra nessa aldeia de Trute, por vezes escrita TRUYTE.
Cumpimentos da Natércia

Resposta

Link directo:

Os Palhares em Trute - Monção

#413833 | evieira | 11 abr 2019 15:04 | Em resposta a: #413832

Cara Natercia,

Com nomes concretos e datas será mais fácil ajudar.
Em Trute tenho "mexido" na família de Manuel de Azevedo de Puga, casado com Maria Soares de Brito, que aí moraram a partir de 1648. São estes? Mas ela aparentemente não era descendente dos Palhares.

Resposta

Link directo:

Os Palhares em Trute - Monção

#413853 | natercia7 | 12 abr 2019 09:14 | Em resposta a: #413833

Bom dia, caro Confrade

E desde jà, muito obrigada pela resposta ràpida.
Vamos então ver se podemos adiantar no conhecimento destes PALHARES de Trute.
O primeiro que està na minha àrvore é o Francisco PALHARES COELHO que casou com a Isabel SOARES, filha dos senhores do Couto de Linhares, na Galiza NFP IV, pg 255 (CASTROS).
A filha deste casal, Maria SOARES (c.1500) casou com Rui LOPES de PUGA, NFP IX. pg 456 ( SOARES TANGIS). Seguem :

- Inês PUGA SOARES e BRITO .c.c.Antonio LOPES de PUGA y JUNQUEIRAS, capitao e senhor do Pazo de MONTERREAL,em Santiago de Tortoreos, Galiza
-Umas geraçoes mais tarde, em 1879, nasceu a minha avo paterna, Laura da Conceiçao PUGA.
O confrade consegue encaixar o meu antepassado Francisco P.C. ?
Trute, quando eu vivia em Monção, parecia-me uma aldeia desolada, sem interesse nenhum. Fui là so uma vez, numa festa folklorica, com um grupo de amigos, adolescentes como eu. Nunca pensei ter avos vindos dali ! A genealogia é isso mesmo. Cumprimentos e agradecimentos da Natércia

Resposta

Link directo:

Os Palhares em Trute - Monção

#413912 | natercia7 | 15 abr 2019 14:29 | Em resposta a: #413853

Bom dia caros confrades.

Correndo o risco de passar por uma "maçadora", ficaria encantada se alguém d'entre vos me dissesse coisas sobre estes PALHARES de Trute. O interesse tardivo que lhes dou, compensa um quasi remorso.
Durante um ano escolar, o primeiro e pode dizer-se o unico em que exerci, o ano lectivo 1949/50, na escola primaria de rapazes, em Moreira, freguesia do concelho de Monçao, todos os dias, a bicicleta, passava diante do Palàcio da Brejoeira. E, se nao me engano, no fim da frontaria do Palàcio, hà um caminho (agora deve ser estrada...) que leva a TRUTE.
Para mim, eram tudo aldeias sem interesse. Passava à pedalada e no regresso a mesma coisa.
Casei logo em Agosto, etc, etc, Porto,filhos, TEP, divorcio, França, Pierre LAFORIE, duas filhas, a vida ...
Ignorante que eu era ! O Palàcio da Brejoeira, construido pelos meus PEREIRA de Riba d'Ancora, canteiros, pertencia entre outros aos VILARINHO que conheço daqui do forum, pois são nossos primos. AO BADIM, ao ABIVAR, ao Eduardo DOMINGUES e outros que não me vêm à memoria. Peço-lhes desculpa.
Quanto aos PALHARES de Trute, niente. Alguém possui dados? Fico desde jà muito agradecida Natércia

Resposta

Link directo:

Os Palhares em Trute - Monção

#421915 | JorgeFernandes | 20 fev 2020 13:07 | Em resposta a: #413912

Boa tarde,

O Eduardo Domingues saberá responder a essa pergunta com certeza absoluta.

Cumps,
Jorge Fernandes

Resposta

Link directo:

Os Palhares em Trute - Monção

#421919 | natercia7 | 20 fev 2020 15:11 | Em resposta a: #421915

Bom dia,

Quem dera que o Eduardo soubesse coisas sobre esses PALHARES, que tiveram, se nao mengano, e segundo "bocadinhos" apanhados por qui e por ali, horas de gloria entre os notàveis de Monçao.
Foram uma familia importante nao hà dùvida, e tao pouco se sabe sobre eles.

Lanço um desafio aos descendentes dos PALHARES de TRUTE. Cumprimentos Natercia

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 26 abr 2024, 18:38

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen