Decifrar caligrafia de assento de batismo

Este tópico está classificado nas salas: Brasil | Famílias

Decifrar caligrafia de assento de batismo

#413834 | ramosbruno85 | 11 abr 2019 17:24

Boa tarde a todos,

Gostaria de solicitar vossa ajuda na interpretação da caligrafia do assento de batismo de um parente. Não tenho familiaridade com todos os nomes comuns Portugueses, então temo interpretar erroneamente. Transcrevo o que pude entender:

"Aos outo dias do mês de setembro da (xx) de mil outocentos anos, nesta villa de Ervedosa no Douro qual Igreja de São Vicente (xxxx) Mosteiro de São Pedro das Águias, batizei solenemente pus os santos ólios a Joaquim Manoel, filho legítimo de Manoel Antônio [????] (Santos?!) e de sua mulher Maria de Jesus. Neto paterno de Thomas (??) Fernandes e sua mulher Rosa da Silva (???), de lado materno, André Lopes (?) e Theresa [????]. (...)"

Gostaria de confirmar os nomes do pai (especialmente!) e dos avós. Aprecio qualquer contribuição!

Grato,
Bruno

PS: O arquivo digitalizado, do arquivo do Viseu, segue em: http://tinypic.com/r/30lp16h/9

Resposta

Link directo:

Decifrar caligrafia de assento de batismo

#413842 | heinrich | 11 abr 2019 21:34 | Em resposta a: #413834

Segue a minha leitura.

"Aos outo dias do mês de setembro da (era) de mil outocentos anos, nesta villa de Ervedosa (na parroquial) Igreja de São Vicente (couto de Leomil?) Mosteiro de São Pedro das Águias, batizei solenemente (e) pus os santos ólios a Joaquim Manoel, filho legítimo de Manoel Antônio [Sovelas?] e de sua mulher Maria de Jesus. Neto paterno de Thomas Fernandes e sua mulher Rosa da Silva (desta vila), materno, André Lopes e Theresa [Fernandes?] (?) da mesma."

Cumprimentos,
AC

Resposta

Link directo:

Decifrar caligrafia de assento de batismo

#413845 | malimo | 11 abr 2019 22:05 | Em resposta a: #413834

Caro Bruno,

"Aos outi dias, etc... da era de mil outocentos e vinte anos"

O Mosteiro é o de São Pedro das Águas, não Águias e a Igreja deve aparecer no Google, em Ervedosa.

O sobrenome do pai me parece dos Santos, como na lateral do registro.

Repare nos padrinhos: Manoel de Oliveira e Maria do Rosário; por isto imagino que o avô materno seria André Fernandes de Oliveira, pela semelhança de caligrafia. Já a avó materna não consigo.


Att.,

Maria Alice

Resposta

Link directo:

Decifrar caligrafia de assento de batismo

#413889 | josemariaferreira | 14 abr 2019 15:09 | Em resposta a: #413834

Aqui lhe deixo a minha leitura:

Aos outo dias do mes de Setenbro da era de mil e outo sentos annos nesta villa de Ervedoza na Parroquial Igreja de São Vicente, Couto do Real Mosteiro de São Pedro das Aguias Batisei solenemente e puz os santos olios a Joaquim M.el filho legitimo de M.el An.to Sovelas e de sua mulher Maria de Deos. Neto Paterno de Thomas Fernandes e sua molher Roza da Silva desta v[ill].a e Materno [de] Andre Lopes e Teresa Fernandes Estreia da mesma [villa]. Padrinhos M.el de Oliveira e Maria do Rozario. Testemunhas Felix Joze e An.to Lucas e aSignarão comigo, dia, mes, Era ut supra. (Ass). = O P.e Fran.co An.to Camello = An.to Lucas = Felix Joze.

...

Comprimentos

Zé Maria

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 23 abr 2024, 15:20

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen