Carta de legitimação

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Famílias | Património | Pessoas

Carta de legitimação

#414005 | AlvaroJacome | 18 abr 2019 19:26

Boa Tarde, ao estudar uma antepassada minha que era grande proprietária, constatei que no baptismo, ela foi exposta e baptizada na freguesia da Sé em Braga no dia 18 de Junho de 1794.
No registo de baptismo diz obviamente que os pais eram incógnitos, mas junto ao registo, escrito tanto de um lado como de outro está escrito legitimada pelos seus pais por ocasião do casamento ocorrido no dia 22 de Maio de 1816 em Adaúfe, Braga.

PS: O nome dela era Maria Clementina de Sousa Machado e Azevedo, e ao que parece ficou como única herdeira de seus pais.

O grande problema é que não consigo descobrir os antepassados e esperava que a carta de legitimação pudesse conter alguma informação.

Obrigado e Boa Páscoa.

Resposta

Link directo:

Carta de legitimação

#414011 | Jorge Resende | 18 abr 2019 22:33 | Em resposta a: #414005

http://pesquisa.adb.uminho.pt/viewer?id=1004019
Assento de casamento de Maria Clementina decerto do seu conhecimento, onde diz que ela foi legitimada por João de Sousa Machado e Azevedo e Ana Isabel Azevedo na turais de Adaúfe.
O que pretende saber mais ???.

Resposta

Link directo:

Carta de legitimação

#414012 | Jorge Resende | 18 abr 2019 22:38 | Em resposta a: #414005

http://pesquisa.adb.uminho.pt/viewer?id=1004018 imagem 57 casamento de João Machado Azevedo e Ana Isabel em Adaúfe

Resposta

Link directo:

Carta de legitimação

#414013 | Jorge Resende | 18 abr 2019 22:47 | Em resposta a: #414005

Casaram em Esposende, igreja Salvador da Fonte Boa, em 28 abril 1806, assento 25 verso
João era viúvo de Antónia Gomes de Sousa de Adaúfe, e Ana Isabel era filha de José Pereira e Joana Cruz, natural da freguesia da Sé, Braga.

Resposta

Link directo:

Carta de legitimação

#414014 | Jorge Resende | 18 abr 2019 22:51 | Em resposta a: #414005

http://pesquisa.adb.uminho.pt/viewer?id=1006867 imagem 27, assento 1º do casamento de João e Ana Isabel. em Esposende, Fonte Boa igreja Salvador, assento página 25 verso, 28abril1806

Resposta

Link directo:

Carta de legitimação

#414020 | AlvaroJacome | 18 abr 2019 23:56 | Em resposta a: #414005

Bem, o que eu pretendia obter era o nome dos pais do tal João de Sousa Machado e Azevedo, o que já consegui ( eram um Manuel de Sousa Machado e Azevedo e uma Rosa Maria Bernarda Vilaça), só que não consigo, pois não diz em nenhum dos assentos a naturalidade do tal João de Sousa Machado e Azevedo bem como a naturalidade dos seus pais ou onde casaram.

PS: Irem casar a Fonte Boa sempre me pareceu estranho, visto que eles eram proprietários da Quinta do Assento em Adaúfe bem como de boa parte dos edifícios da actual Praça Mouzinho de Albuquerque (talvez foram lá casar visto terem a filha em situação adúltera, talvez nunca se saberá).

Seja como for o meu pedido de ajuda (com explicação muito mal feita, admito) é obter informações sobre os ascendentes da Maria Clementina.

Resposta

Link directo:

Carta de legitimação

#414021 | Jorge Resende | 19 abr 2019 00:19 | Em resposta a: #414005

Sei que sabe que no assento de casamento de João e Ana Isabel, apenas se disse que ele era viuvo de uma Antónia Gomes de Sousa, de Adaúfe. Se encontrar ali esse casamento, decerto que lá está a paternidade de João e sua naturalidade.

Resposta

Link directo:

Carta de legitimação

#414027 | AlvaroJacome | 19 abr 2019 09:39 | Em resposta a: #414005

Já corri os casamentos de Adaúfe todos e não encontrei nada, por isso é que tento outras maneiras de lá chegar. Seja como for, eu consegui os nomes dos pais através de uma carta de emprazamento da Quinta do Assento em Adaúfe mas lá não dizia naturalidades nem onde casaram.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 16 abr 2024, 23:13

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen