Maria de São José Pereira , Goa

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Famílias | Pessoas | Regiões

Maria de São José Pereira , Goa

#414283 | MariaQuiteria33 | 29 abr 2019 21:58

Procuro informações sobre minha mãe, filha de António Taumaturgo Pereira, juiz em Goa, a qual faleceu em 28/04/1992 em Lisboa/Portugal. Preciso de saber familia que ficou em Goa, Damão e Diu. Todas as informações relevantes.

Resposta

Link directo:

Maria de São José Pereira , Goa

#414287 | GoldenDays | 29 abr 2019 22:36 | Em resposta a: #414283

Pesquisando na Internet encontrei documento de venda em 2013 (Mormugão) de uma propriedade originalmente no nome do seu avô.

Dele constam os nomes dos herdeiros por quem a propriedade sucessivamente passou. Talvez tenha informação de seu interesse.

O link é o seguinte:
https://www.google.co.uk/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=14&cad=rja&uact=8&ved=2ahUKEwj16Nqln_bhAhVVBGMBHZ60BOk4ChAWMAN6BAgEEAI&url=https%3A%2F%2Frera.goa.gov.in%2FreraApp%2Fdownload%3FDOC_ID%3D4026&usg=AOvVaw26e9im1IkI_Vy4DJS29O24

Cumprimentos.
Ribeiro de Araújo

Resposta

Link directo:

Maria de São José Pereira , Goa

#414289 | GoldenDays | 29 abr 2019 22:59 | Em resposta a: #414287

Acrescento que na base de dados deste site (GENEA) existe informação através de acesso pago sobre a descendência do seu avô. Permito-me transcrever a mesma sumariamente podendo ser a mesma de seu interesse:


Maria Amália Matos Pereira
* Nascida a bordo do paquete "Índia", 14.01.1920 † Lisboa, 23.06.2010


Pais

António Taumaturgo Pereira
Maria Ferreira de Matos Pereira

Casamento de Maria Amália Matos Pereira com Fernando Silva Miguel * 21.11.1911

Filhos deste casamento:

(1) Fernando Pereira Silva Miguel * 08.02.1942 casado com Maria Amélia da Maia Carvalho de Abreu. Filhos deste casamento:
Patrícia Maia Abreu Silva Miguel * 29.10.1968 casada com José António Dinis Caetano Fernandes de Carvalho
Catarina Maia Abreu Silva Miguel * 29.04.1971 casada com Diogo de Almeida Vidal
Madalena Maia Abreu Silva Miguel * 12.03.1973 casada com José Mário Liberato Vieira Vilela


(2) Nuno Pereira Silva Miguel * 14.07.1943 casado em Tomar com Maria Teresa Lopes Gomes Madureira
Filhos deste casamento:
Patrícia Maia Abreu Silva Miguel * 29.10.1968 casada com José António Dinis Caetano Fernandes de Carvalho
Catarina Maia Abreu Silva Miguel * 29.04.1971 casada com Diogo de Almeida Vidal
Madalena Maia Abreu Silva Miguel * 12.03.1973 casada com José Mário Liberato Vieira Vilela

(3) Rui Pereira Silva Miguel


Cumprimentos.
Ribeiro de Araújo

Resposta

Link directo:

Maria de São José Pereira , Goa

#414296 | MariaQuiteria33 | 30 abr 2019 12:29 | Em resposta a: #414287

Boa tarde Sr. Ribeiro de Araújo,

Agradeço a sua resposta e informação dada.
Não abusando do Senhor, como consigo saber dos bens em nome da minha mãe na India (Goa, Damão e Diu)?
Qual a lei que vigora na India sobre a herança? É a mesma que em Portugal?
Os meus cumprimentos,
Maria de Lourdes Pereira de S. Coelho

Resposta

Link directo:

Maria de São José Pereira , Goa

#414298 | GoldenDays | 30 abr 2019 15:18 | Em resposta a: #414296

Cara Senhora D. Maria de Lourdes Coelho,

Este é um site de genealogia e foi nesse contexto que a procurei ajudar.

Sobre as questões que coloca e com as quais não me encontro familiarizado sugiro que procure obter informação fidedigna junto de profissional local qualificado ou, preferencialmente, da própria Embaixada da Índia em Lisboa (https://www.eoilisbon.gov.in/) ou da Embaixada de Portugal na Índia (https://www.novadeli.embaixadaportugal.mne.pt/pt/a-embaixada/contactos ).

Votos de bom sucesso nas suas diligências.

Cumprimentos
Ribeiro de Araújo

Resposta

Link directo:

Maria de São José Pereira , Goa

#414301 | MariaQuiteria33 | 30 abr 2019 17:56 | Em resposta a: #414298

Caro Senhor,
Mais uma vez agradeço as suas informações. Vou entrar em contato com as respectivas entidades.
No que respeita aos filhos do meu avô, a minha mãe não consta como filha. Como devo proceder?
Cumprimentos,
Maria de Lourdes Pereira de S. Coelho

Resposta

Link directo:

Maria de São José Pereira , Goa

#414305 | GoldenDays | 30 abr 2019 20:19 | Em resposta a: #414301

Cara Senhora D. Maria de Lourdes Pereira de S. Coelho,

A base de dados de acesso reservado a assinantes cujo registo pretende modificar está acessível aos utilizadores deste fórum através do nível GeneAllPlus cujas condições estão descritas em https://geneall.net/pt/registo/ .

Para a assinatura do serviço pelo período que entenda escolher poderá utilizar este link: https://geneall.net/pt/ajuda/ e selecionar em (F) a opção conta-corrente visto que já dispõe de inscrição no fórum.

Qualquer pedido de alteração/modificação/inclusão de dados de uma pessoa deve ser acompanhada por digitalização do documento oficial que a comprove.

Por exemplo, se for um casamento, inclusão de correspondente assento ou certidão de casamento mesmo que não seja o original; se for a inclusão de um filho deverá remeter cópia do assento de batismo ou certidão de nascimento donde constem os dados relevantes (datas, progenitores, locais, etc.). Em alternativa, se o documento estiver livremente disponível online, basta indicar o link para a imagem respetiva como acontece com os assentos paroquiais (anteriores a 1911).

Para fazer a alteração de alguém que já está na base de dados terá naturalmente de se autenticar após ter subscrito e pago o serviço (pode demorar alguns dias até tal acontecer).

Para tal terá então de carregar no botão MyGeneall, introduzir a sua senha e depois pesquisar no campo correspondente (no canto superior direito do écran) o nome da pessoa que procura.

Após estar no registo selecionado dispõe da possibilidade de proceder a um pedido de retificação dos dados aí existentes nas condições que acima referi. As retificações demoram geralmente algumas semanas a ser carregadas após o pedido ter sido feito.

Em caso de dificuldade poderá contactar os gestores do site através do telefone 21 397 24 24 todas as 3ªs feiras, das 14h00 às 17h00.

Espero ter ajudado.

Com os meus melhores cumprimentos.
Ribeiro de Araújo

Resposta

Link directo:

Maria de São José Pereira , Goa

#414306 | MariaQuiteria33 | 30 abr 2019 20:52 | Em resposta a: #414283

Caro Senhor,
Tenho até amanhã que activar ou não o plus. Mas tenho que falar com todos os meus irmãos. A qualquer altura depois de deixar passar o prazo dado, posso aderir e acrescentar a minha mãe?
Cumprimentos,
Maria de Lourdes Pereira de S. Coelho

Resposta

Link directo:

Maria de São José Pereira , Goa

#414318 | GoldenDays | 01 mai 2019 09:22 | Em resposta a: #414306

Cara Senhora D. Maria de Lourdes Pereira de S. Coelho,

Em relação à sua preocupação de expirar hoje o prazo para poder aceder ao nível GeneAll Plus penso que a mesma será infundada, mesmo não tendo experiência de uma situação idêntica. Em último recurso, poderia fazer sempre um novo registo com o mesmo nome completo ou não e sucessivamente se fosse necessário editar e alterar o seu nome na ficha definitiva de utilizador.

Tenho, contudo, de me penitenciar em relação à transcrição que anteriormente transmiti sobre os dados existentes na base de dados. Por ter utilizado “copy & paste” transcrevi mal a informação que lhe enviei e por tal motivo transcrevo-a de novo.

------------------------------------------------------------------------------------------------------
António Taumaturgo Pereira casado com Maria Ferreira de Matos Pereira. Tiveram a:
Maria Amália Matos Pereira
Nascida a bordo do paquete "Índia", 14.01.1920 † Lisboa, 23.06.2010
Casou com Fernando Silva Miguel * 21.11.1911 † 02.12.1979

Filhos deste casamento:

(1) Fernando Pereira Silva Miguel * 08.02.1942 casado com Maria Amélia da Maia Carvalho de Abreu. Filhos deste casamento:
- Patrícia Maia Abreu Silva Miguel * 29.10.1968 casada com José António Dinis Caetano Fernandes de Carvalho
- Catarina Maia Abreu Silva Miguel * 29.04.1971 casada com Diogo de Almeida Vidal
- Madalena Maia Abreu Silva Miguel * 12.03.1973 casada com José Mário Liberato Vieira Vilela


(2) Nuno Pereira Silva Miguel * 14.07.1943 casado em Tomar com Maria Teresa Lopes Gomes Madureira
Filhos deste casamento:
- Nuno Lopes Madureira Silva Miguel * 03.09.1969 casado com Maria Isabel Barreiros Moreira Pires
- João Lopes Madureira Silva Miguel * 26.07.1971 casado com Cristiana Maria Santos Graça de Vasconcelos Rodrigues
- Luís Lopes Madureira Silva Miguel * 23.09.1977 casado com Rita da Luz Vasconcelos
- Pedro Lopes Madureira Silva Miguel * 03.07.1986 casado com Madalena Teixeira Esteves de Faria Blanc

(3) Rui Pereira Silva Miguel
------------------------------------------------------------------------------------------------------

Na base de dados GeneAll apenas consta uma única filha (Maria Amália Matos Pereira) de António Taumaturgo Pereira e sua esposa Maria Ferreira de Matos Pereira.

Aparentemente, face ao documento cujo link lhe indiquei em anterior mensagem, haveria outros dois filhos nomeados como sucessores deste casal: José Rui de Matos Pereira casado com Maria Luisa de Matos Pereira e Álvaro Eurico Matos Pereira casado com Maria Guilhermina Deos de Santos Pereira.

Curioso é o facto de existir um outro registo na mesma base de dados mas independente dos restantes de um indivíduo com o nome de António Taumaturgo Leonardo Reis Pio Pereira casado com Maria Ferreira de Matos na 2ª Conservatória do Registo Civil de Lisboa em 13.03.1912. Não dispõe de qualquer informação adicional mas as coincidências de nomes e apelidos são muitas pelo que se poderá tratar de um duplicado mais completo dos anteriores.

Em relação à sua mãe, Maria de São José Pereira, ela não consta nesta data da base de dados.

Pelo meu erro involuntário reitero as minhas sinceras desculpas.

Com os meus melhores cumprimentos.
Ribeiro de Araújo

Resposta

Link directo:

Maria de São José Pereira , Goa

#414323 | GoldenDays | 01 mai 2019 14:18 | Em resposta a: #414318

Cara Senhora D. Maria de Lourdes Pereira de S. Coelho,

Em complemento da mensagem anterior confirmo que o nome completo do seu avô António Taumaturgo Pereira é António Taumaturgo Leonardo Reis Pio Pereira casado com Maria Ferreira de Matos na 2ª Conservatória do Registo Civil de Lisboa em 13.03.1912

Filho de José Mariano Pereira, natural de Velção ou Velsão (Salsete, Índia). Terá nascido cerca de 1887.
Matriculou-se na Universidade de Coimbra em 04.10.1902 tendo obtido o grau de Bacharel em 18.07.1908. (Fonte: http://pesquisa.auc.uc.pt/details?id=232527).
Pelo menos no 1º ano foi colega, entre outros, de Aristides de Sousa Mendes.

Foi delegado da comarca de Bicholim onde no exercício das suas funções para efeitos de promoção tinha 2 anos, sete meses e dezassete dias em 2013-07-28 (informação recolhida em Portaria dessa data).

Assim sendo haverá que unificar num único registo da base de dados GeneAll a informação que se encontra distribuída por dois registos distintos. É algo que poderá solicitar quando tiver a assinatura do nível Plus devidamente regularizada.

Foram estes os dados adicionais que consegui apurar.

Com os meus melhores cumprimentos.
Ribeiro de Araújo

Resposta

Link directo:

Maria de São José Pereira , Goa

#414324 | GoldenDays | 01 mai 2019 14:20 | Em resposta a: #414323

Correção:

Por favor onde digo "em 2013-07-28" queira ler "1913-07-28"

Resposta

Link directo:

Maria de São José Pereira , Goa

#414325 | MariaQuiteria33 | 01 mai 2019 15:09 | Em resposta a: #414323

Sr. Ribeiro de Araújo,
São os dois nomes são da mesma pessoa, meu avô. Como contou a minha falecida mãe, filha que sempre esteve com meu avô, desde o nascimento dela à morte dele, que para facilitar assuntos de tribunal, pediu autorização superior para usar o nome de António Taumaturgo Pereira.
Vou fazer a transferência para o plus. Preciso de recolher mais informação sobre o meu avô e repôr a justiça no seu devido lugar! O nome da filha que sempre o aompanhou e viveu realmente com ele! Os outros filhos vieram para Portugal muito jovens.
Também tenho na minha posse, uma cópia de artigo de um jornal, que já perdi a conta dos anos que tem, sobre o meu avô. Se quiser uma cópia, poderei enviar.
Também já solicitei pedido de informações às respectivas embaixadas, aguardo por resposta.
Os meus sinceros agradecimentos, pela ajuda que me tem dado.
Cumprimentos,
Maria de Lourdes Pereira de S. Coelho

Resposta

Link directo:

Maria de São José Pereira , Goa

#414347 | GoldenDays | 02 mai 2019 12:14 | Em resposta a: #414296

Cara Senhora,

Na sequência do seu pedido de 30 de abril p.p. acrescento a informação que se segue (a qual obtive através de pesquisa na Internet) sobre um terreno que foi pertença de seu avô e que, eventualmente, poderá ter transitado para sua mãe.

No Boletim Oficial do Governo de Goa, Damão e Diu (Government Gazette, Series III No.2) de 9 de Janeiro de 1964 a Administração do Concelho de Mormugão publica um anúncio datado de 28 de dezembro de 1863 a propósito de uma divergência de confrontações entre terrenos de terceiros e nele se menciona a confrontação destes com “o prédio (plot) Gadegally de Taumaturgo Pereira, de Velção”.

Cumprimentos
Ribeiro de Araújo

Resposta

Link directo:

Maria de São José Pereira , Goa

#414348 | MariaQuiteria33 | 02 mai 2019 12:27 | Em resposta a: #414347

Boa tarde Sr. Ribeiro de Araújo,
Já fiz o pagamento do plus, aguardo a sua activação, para poder pesquisar mais informação. Enviei o comprovativo da transferencia por mail e aguardo confirmação.
Para pôr o nome da minha mãe como filha de António Taumaturgo Pereira, poderá ser a certidão de óbito que tenho na minha posse, para atestar a sua veracidade?
Poderá ensinar-me como posso pesquisar mais concretamente para obter mais informações sobre bens?
Sempre grata,
Cumprimentos,
Maria de Lourdes Pereira de S. Coelho

Resposta

Link directo:

Maria de São José Pereira , Goa

#414355 | GoldenDays | 02 mai 2019 18:57 | Em resposta a: #414348

Boa tarde Senhora D. Maria de Lourdes Pereira de S. Coelho,

A administração do site pretende normal e legitimamente aferir da veracidade da informação que lhe é fornecida para inclusão na base de dados. Se a certidão de óbito mencionar o nome do pai e da mãe não terá qualquer dificuldade na validação do registo.

Se Maria de São José Pereira for filha de Maria Ferreira de Matos Pereira isso será suficiente e aparecerá na base de dados ao lado do restantes irmãos.

Se for filha de outra relação de António Taumaturgo Pereira, isto é extraconjugal ou de outro casamento, o nome da mãe terá de ser associado a este indivíduo quer através do assento de nascimento ou batismo da filha de onde conste os nomes dos progenitores.

O assento de batismo (antes de 1911) ou a certidão de nascimento (em data posterior a 1911) pode conter averbamentos sobre a data de casamento e de óbito. Todos esses dados e datas são importantes para validar perante o site a informação que entenda vir a disponibilizar pois o site não está naturalmente interessado em fornecer informação falsa aos seus assinantes.

Quanto às poucas informações que tenho colocado neste tópico sobre o seu avô elas foram obtidas simplesmente inserindo o nome do seu avô nas pesquisas feitas através do Google. Nada mais do que isso.

Cumprimentos
Ribeiro de Araújo

Resposta

Link directo:

Maria de São José Pereira , Goa

#414371 | MariaQuiteria33 | 03 mai 2019 00:07 | Em resposta a: #414347

Boa noite Sr. Ribeiro de Araújo,
Estive a pesquisar o boletim mas não consigo chegar lá. Falta-me experiência, conhecimento, enfim...
Se não for muita maçada, haveria possibilidade de me enviar para o meu mail o mesmo? mlpscoelho@gmail.com
Agradeço mais uma vez toda a sua ajuda e atenção.
Cumprimentos,
Maria de Lourdes Pereira de S. Coelho

Resposta

Link directo:

Maria de São José Pereira , Goa

#414376 | GoldenDays | 03 mai 2019 10:40 | Em resposta a: #414371

Bom dia Senhora D. Maria de Lourdes Pereira de S. Coelho,

Cometi um erro na informação que lhe dei.

Onde escrevi "anúncio datado de 28 de dezembro de 1863"
Deveria ter escrito: "anúncio datado de 28 de dezembro de 1963"

Aqui lhe deixo um link para fazer download do documento em PDF onde na sua página 32 aparece a dita referência ao terreno do seu avô:

http://goaprintingpress.gov.in/downloads/6465/6465-3-SIII-OG-1.pdf

Neste outro link tem o mesmo documento numa versão em modo texto:
https://archive.org/stream/in.goa.egaz.6465-3.SIII/6465-3-SIII-OG-1_djvu.txt

Cumprimentos.
Ribeiro de Araújo

Resposta

Link directo:

Maria de São José Pereira , Goa

#414377 | GoldenDays | 03 mai 2019 11:50 | Em resposta a: #414283

Cara Senhora D. Maria de Lourdes Pereira de S. Coelho,

Num site de família privado do MyHeritage de que sou assinante está referido que o nome completo do seu avô é António Taumaturgo Leão Alemão Pio Aloízio Pereira.

Tente ver se este link abre: https://www.myheritage.com.pt/pedigree-tree-193491261-1000063/familia?treeId=1#1000081:

Consegui também saber que António Taumaturgo Pereira foi Procurador da República em Goa por volta de 1912.

Termino a minha participação neste tópico dado não dispor de qualquer informação adicional pertinente em relação ao mesmo.

Boa sorte e boas pesquisas!

Cumprimentos.
Ribeiro de Araújo

Resposta

Link directo:

Maria de São José Pereira , Goa

#414383 | MariaQuiteria33 | 03 mai 2019 13:36 | Em resposta a: #414377

Sr. Ribeiro de Araújo,
Reitero os meus sinceros agradecimentos por toda a disponibilidade e ajuda dada.
Sei pelo meu primo Nuno Silva Miguel que falaram sobre este assunto, bem como a vossa ida a Goa para visitar a campa do meu avô e a sua morada.
Segundo ele não houve sucesso no objectivo que seria identificar os bens, propriedade do meu avô, que pena!
Os meus cumprimentos,
Maria de Lourdes Pereira de S. Coelho

Resposta

Link directo:

Maria de São José Pereira , Goa

#414387 | GoldenDays | 03 mai 2019 15:28 | Em resposta a: #414383

Cara Senhora,,

"Falaram", quem falou? "Vossa ida a Goa", de quem?

Não está decerto a querer envolver-me neste assunto como o teor abrangente da sua mensagem deixa entender.

Já percebi que é um assunto de heranças da sua família e que a informação aqui colocada por si nunca foi completa. Aliás os seus alegados primos afinal são meios primos pois nunca informou que não descendem da mesma avó.

Volto a repetir: este é um site de genealogia e ingenuamente procurei ajudá-la nessa perspectiva.

Lamento ter de vir ao tópico que já tinha abandonado para não deixar dúvidas para memória futura sobre a motivação da minha intervenção.

Cumprimentos.
Ribeiro de Araújo

Resposta

Link directo:

Maria de São José Pereira , Goa

#414398 | MariaQuiteria33 | 03 mai 2019 22:24 | Em resposta a: #414387

Sr. Ribeiro de Araújo,
Levei todas estas horas a considerar, se lhe deveria ou não responder. Voltei a ler todos as mensagens que trocámos e, em nenhuma deixo sequer a "suspeita" de que a minha falecida mãe não é filha de António Taumaturgo Pereira e de Maria Matos , não tendo o Pereira no nome dela (Maria Matos Pereira) , mas aí não entrarei em confidências familiares, a explicar porquê! Que eu tenha conhecimento o meu avô só casou uma vez e os documentos na minha posse foram emitidos por instituiçoes portuguesas credíveis: Registos Centrais e Centro de Identificação Civil e Criminal. Quem está mal informado será o senhor e as acusações que faz e que estão aqui bem implícitas são graves.
Lamento que tenha sido induzido/informado em erro (terá que esclarecer tudo isso, com quem lhe passou a informação), estando no seu pleno direito de dar por encerrado este diálogo.
Reitero os meus agradecimentos por toda a ajuda prestada.
Brevemente o nome da minha mãe será incluído na relação dos filhos do meu avô.
Poderia enviar-lhe os doc's que assim o comprovam, mas não lhe reconheço esse direito!
Cumprimentos,
Maria de Lourdes Pereira de S. Coelho

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 20 set 2024, 21:28

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen