Onde/como consultar registos de nascimento da Maternidade Alfredo da Costa.

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos

Onde/como consultar registos de nascimento da Maternidade Alfredo da Costa.

#414360 | Batunas | 02 mai 2019 19:59

Boa tarde a todos,

Gostaria de perguntar se algum/as dos/as confrades me sabe dizer se é possível aceder aos registos de nascimento da Maternidade Alfredo da Costa da década de 1940.

O meu propósito é simples, tentar descobrir se o meu pai terá algum irmão pois foi entregue aos cuidados de uma tia tendo ele 2/3 anos de idade, pela sua mãe que justificou com o facto de "ter outro filho para criar".

O meu pai nunca conheceu os pais e sempre ficou com esta informação de volta do seu "espírito" e quero tentar procurar até onde for possível.

Pelas certidões de óbitos de ambos os meus avós paternos ambos têm a mesma morada na altura da sua morte e a certidão de nascimento de meu pai indica a Maternidade Alfredo da Costa (nascido a 30/06/1940).

Não sei se na década de 1940 era mais comum ter os filhos em casa ou na Maternidade??

O período de tempo seria de 30/06/1940- data de nascimento de meu pai- até 19/08/1946-data de falecimento da sua mãe.

É possível consultar os arquivos da Maternidade Alfredo da Costa ou terei de ir aos arquivos da 3ª Conservatória de Lisboa?

Há cerca de 3 anos andei á procura dessa conservatória mas apenas encontrei um prédio com tudo fechado.

Onde se situa hoje em dia? Foi assimilada por outra conservatória?

Desde já agradeço a vossa atenção e tempo dispensado.

Carlos de Sousa

Resposta

Link directo:

Onde/como consultar registos de nascimento da Maternidade Alfredo da Costa.

#414384 | Jorge Resende | 03 mai 2019 13:38 | Em resposta a: #414360

https://tombo.pt/m/lsb
Os assentos de batismos casamentos e óbitos das várias consevatorias de lisboa estão online. Escolha a conservatória que pretende, e nos vários livros de cada ano, no fim de cada um tem índice pelo que pode iniciar aqui a sua pesquisa.

Resposta

Link directo:

Onde/como consultar registos de nascimento da Maternidade Alfredo da Costa.

#414478 | Batunas | 06 mai 2019 20:01 | Em resposta a: #414360

Caro Jorge,

Obrigado pela sua ajuda.

Fui verificar o site que indicou e é de facto útil para pesquisas futuras.
No entanto, os assentos de nascimento lavrados na 3 conservatória ( freguesia de São Sebastião da Pedreira-Maternidade Alfredo da Costa) apenas me aparecem até 1917 e o período de tempo que necessito de pesquisar é entre 1940 e 1946.
Daí ter perguntado se alguém saberá se existem e se se podem consultar registos da própria maternidade.

Grato pela vossa atenção,

Carlos de Sousa

Resposta

Link directo:

Onde/como consultar registos de nascimento da Maternidade Alfredo da Costa.

#414479 | Batunas | 06 mai 2019 20:02 | Em resposta a: #414384

Boa tarde,
Agradeço a sua resposta e o link ser me à bastante útil para outras pesquisas que pretendo efetuar, no entanto vou necessitar de procurar no intervalo de 1940 a 1946 e pelo que vi na 3a conservatoria apenas vai até 1917.
Por isso perguntei se alguém saberia se se poderá consultar algum tipo de registo/assento de nascimento da própria maternidade.
Grato pela atenção.

Carlos de Sousa

Resposta

Link directo:

Onde/como consultar registos de nascimento da Maternidade Alfredo da Costa.

#414480 | j.lilaia | 06 mai 2019 22:06 | Em resposta a: #414479

Caro Carlos de Sousa,

Infelizmente não vai conseguir encontrar online o registo de nascimento que procura.

Apesar de os registos civis serem de acesso público (excepto algumas situações particulares), só estão a ser colocados online os que já têm mais que um determinado tempo, consoante o tipo de registo, e respeitando aproximadamente os seguintes prazos:

Registos de Nascimento - com mais de 100 anos
Registos de Casamento - com mais de 60 anos
Registos de Óbito - com mais de 30 anos

Pelo que indica, os seus avós terão continuado casados e vivido na mesma casa até ao seu falecimento, sendo provável que a existir um seu tio este tenha nascido no mesmo local e tenha o mesmo conjunto de apelidos do seu pai. Pela data provável de nascimento, poderá ainda ser vivo ou, pelo menos, ter os respectivos registos já informatizados.

Com base no que indiquei, a melhor forma de tentar descobrir esse possível tio, será deslocar-se a uma qualquer conservatória do registo civil (pode ser a da sua área de residência) e dizer que pretende uma cópia não certificada (mais barato que uma certidão: 1 ou 2 Euros) do registo de nascimento de um tio de que apenas sabe os apelidos e o provável local de nascimento. Indique o nome dos pais (seus avós) e dos avós (seus bisavós) e peça para pesquisarem no sistema informático a partir destes dados. Se constar alguém, além do seu pai, com os mesmos ascendentes fica com o problema resolvido.

Adicionalmente, se quiser ajuda para tentar por outros meios, pode enviar-me por mail os dados (ou cópia) dos documentos que tem dos seus avós ou do seu pai e tentarei ver se descubro alguma coisa.

O meu mail é exactamente o meu nome de utilizador seguido de @sapo.pt

Cumprimentos

João Clímaco Lilaia

Resposta

Link directo:

Onde/como consultar registos de nascimento da Maternidade Alfredo da Costa.

#414513 | oilime | 08 mai 2019 12:21 | Em resposta a: #414360

A Maternidade Alfredo da Costa pertenceu á freguesia de São Sebastião da Pedreira.
Porém, na referida data, era na 8:ª Conservatória do Registo Civil de Lisboa, que se fazia todos os registos de "assentos de nascimento".

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 08 mai 2024, 03:59

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen