Família Gambino - Construção de árvore genealógica

Este tópico está classificado nas salas: Famílias

Família Gambino - Construção de árvore genealógica

#414555 | mgambino | 10 mai 2019 09:16

Caros amigos,

Estou á procura de registos que me permitam construír uma árvore genealógica relativa à minha família "Gambino" ascendentes da parte do meu pai e avó paterna.

Ao que pude apurar esta família terá vindo de Génova - Itália ainda no século XVIII para a região de Alcobaça, Tomar e Santarém onde foram uns dos pricipais motores para o desenvolvimento da indústria papeleira nestas regiões sendo proprietários naquela altura e mais tarde de várias fábricas de papel na zona de Alcobaça, Tomar e na Zibreira.

Mais tarde viveram também da gestão dos seus terrenos para exploração agrícola e criação de animais tendo várias pessoas a trabalhar nas suas quintas.

Se por acaso conhecerem alguém relacionado com esta parte da minha família que me possa facultar mais informações ou documentação ou que me possa ajudar a obter as certidões de nascimento dos meus ascendentes junto dos registos paroquiais ou das conservatórias locais (visto não estarem informatizados no IRN) agradeço-vos desde já pela vossa ajuda.

Nome da minha avó: Noémia Hortênsia Gambino Leitão Martinho, filha de Carolina Celeste Gambino que por sua vez foi filha de Delfin César Gambino e de Maria da Assunção Rebelo de Faria Gambino.

Agradeço desde já a vossa ajuda.

Cordialmente,
Miguel Gambino

Resposta

Link directo:

Família Gambino - Construção de árvore genealógica

#414585 | malimo | 11 mai 2019 01:28 | Em resposta a: #414555

Caro Miguel,

Creio que os genoveses estiveram na Fábrica de papel da Lousã e de Vizela. Deve haver documentação sobre estas fábricas.

José Maria Ottone, genovês, superintendente da fábrica nomeado pelo rei, é o nome que aparece nos livros do Google ligado aos genoveses do papel em Portugal e a pesquisa sobre ele pode talvez levá-lo ao seu Gambino.

Há muito por pesquisar.

Não tem como ir andando através dos seus antepassados para chegar até eles?

Os mórmons do family search talvez tenham arquivos sobre eles.

Os meus italianos também eram da Ligúria e tenho a história desde 1492 depois de muito procurar.

Pesquise na Biblioteca de Portugal, no Tombo, nos arquivos de Gênova e na história de Gênova.

Encontrei um Andrea Gambino, de Gênova nos livros do Google, mas terá que fazer uma boa caminhada.

Att.,

Maria Alice

Resposta

Link directo:

Família Gambino - Construção de árvore genealógica

#414586 | malimo | 11 mai 2019 01:40 | Em resposta a: #414555

https://www.academia.edu/14537406/Mestres_Papeleiros_Genoveses_em_Alcoba%C3%A7a_Breves_apontamentos_

Resposta

Link directo:

Família Gambino - Construção de árvore genealógica

#414587 | malimo | 11 mai 2019 02:07 | Em resposta a: #414555

https://digitarq.adlra.arquivos.pt/viewer?id=1020064
Falecimento José Lázaro Gambino, Alcobaça

https://digitarq.adlra.arquivos.pt/viewer?id=1020064
Falecimento Pelegro Gambino

Resposta

Link directo:

Família Gambino - Construção de árvore genealógica

#433953 | anagambino | 23 mai 2021 22:05 | Em resposta a: #414555

Boa noite

Andava à procura de informações sobre a família Gambino em Portugal e depois de algum tempo de pesquisa deparei-me com a sua publicação.
A sua história familiar é semelhante à minha e também eu tenho muita curiosidade em saber mais.
Sou de Alcobaça e sempre soube que os meus antepassados vieram de Génova, neste caso, o meu trisavô, Francesco Gambino.
Ainda conheci uma tia do meu avô, filha de italianos, chamada Benedita.
Se conseguirmos saber mais e se eu puder ajudar, conte comigo.

Resposta

Link directo:

Família Gambino - Construção de árvore genealógica

#433954 | Jorge Resende | 23 mai 2021 23:18 | Em resposta a: #414555

https://www.estudioshistoricos.com/wp-content/uploads/2019/02/nalgures_xiii.pdf


neste artigo fala 162 vezes de Pelegro Gambino.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 04 jun 2024, 21:37

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen