Uma pesquisa

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Bibliografia | Brasil | Cargos | Direito

Uma pesquisa

#414630 | GARCIA CORDEIRO | 12 mai 2019 18:36

Meu pai nasceu no Brasil, foi para Portugal com 5 anos, depois voltou para o Brasil com 18 anos. Estou tentando achar o seu passaporte brasileiro ou português, não tenho certeza se teve um dia nacionalidade portuguesa, mas pelo que já tive recebendo de pessoas nos fóruns, existe possibilidade de ter ele ter tirado a cidadania, ou seu pai pode ter tirado também. Estou em Portugal, se alguém pode ajudar, agradeço.
Veja os dados que tenho:
Nome do meu pai: JOSE GOMES DA SILVA
Data de Nascimento: 14/02/1914 - Rio de Janeiro - Brasil
Filiação:
Nome do meu Avô: JOSE GOMES DA SILVA
Data de Nascimento: 24/06/1886
Naturalidade: Português
Natural do distrito: Porto
Concelho: Vila Nova de Gaia
Freguesia: Arcozello
Nome do Pai: DOMINGOS GOMES DA SILVA
Nome da Mãe: MARIA DOMINGUES DOS SANTOS

Nome do Cônjuge (Minha avó): ALBERTINA DA SILVA REIS
Data de Nascimento: 12.03.1890
Naturalidade: Portuguesa
Natural do distrito: Porto
Concelho: Vila Nova de Gaia
Freguesia: Grijó
Nome do Pai: Joaquim da Silva Ferreira
Nome da Mãe: Maria da Silva

Resposta

Link directo:

Uma pesquisa

#414633 | fravasco | 12 mai 2019 20:49 | Em resposta a: #414630

Caro amigo
Queira consultar

Registo de baptismo de José Gomes da Silva:
https://pesquisa.adporto.arquivos.pt/viewer?id=827331 digitalização nº 23 (em 1886 está no nº 41)

Registo de baptismo de Albertina da Silva Reis:
https://pesquisa.adporto.arquivos.pt/viewer?id=827661 digitalização nº 23 (em 1890 está no nº 38)

De momento é tudo
F. Vasconcelos

Resposta

Link directo:

Uma pesquisa

#414634 | malimo | 12 mai 2019 22:19 | Em resposta a: #414630

Acredito que estando em Portugal pode procurar pela existência de bilhete de identidade e no Arquivo do Porto e no Tombo em Lisboa podem lhe instruir sobre os passaportes.

Já lhe passaram os nascimentos dos pais.
Vá com eles aos arquivos.

Resposta

Link directo:

onde nasceram meus avós

#414670 | jorgeferreira | 14 mai 2019 17:25 | Em resposta a: #414630

bom dia,por favor me ajudem.preciso saber se meu avô alfredo ferreira da silva , filho de joão manoel ferreira e joanna vieira da silva,nascido aproximadamente em 1888 falecido em 1972 e viveu em são josé do vale do rio preto no RJ,casado com Lávinia martins de souza é português ou não,já que meus bisavós são portugueses e ele possui irmãos brasileiros e portugueses vindos da ilha de são miguel.

o mesmo acontece com minha avó Lavínia Martins de souza esposa do meu avô acima ,filha de constantino de souza e joanna vieira da silva e que também viveu em são josé do vale do rio preto nascida por volta de 1891 falecida em 1972 e tambem possui irmãos portugueses e brasileiro,já procurei no family search,cartório de são josé do vale do rio preto,consultei a paróquia de são josé,arquico nacional,cepese,etc,etc.etc.pode ser até que eu não tenha feito corretamente as pesquisas pois é novidade,mas nunca me faltou boa vontade. me ajudem por favor..me chamo jorge ferreira da silva e sou do RJ

Resposta

Link directo:

Uma pesquisa

#414673 | malimo | 14 mai 2019 19:34 | Em resposta a: #414670

Caro Jorge,

É necessário que abra um tópico só seu e se mantenha nele.
Coloque os nomes dos bisavós portugueses e de forma ordenada acrescente os outros, de forma resumida, com nomes e datas que tiver.
Já sabe que os bisavós são da Ilha de São Miguel e talvez seja possível descobrir lá se seu avô era português.

Att.,

Maria Alice

Resposta

Link directo:

Uma pesquisa

#414674 | jorgeferreira | 14 mai 2019 20:34 | Em resposta a: #414673

Muito obrigado por me ajudar,Deus a proteja.

Resposta

Link directo:

Uma pesquisa

#414676 | GARCIA CORDEIRO | 14 mai 2019 20:58 | Em resposta a: #414633

F. Vasconcelos
Agradeço muito a força, já tenho as certidões de batismo dos meus avós, mas agora estou tentando conseguir saber se meu pai foi registrado também em Portugal quando retornou com os pais em 1919, pois ele é brasileiro e só tenho a certidão de nascimento do Brasil, entende? Mas ele pode ter sido registrado pelo seu pai também como português, era muito novo e iria precisar ter a cidadania para estudar, etc........
Como estou em Portugal, Irei nas conservatórias de Nova Gaia, e pesquisar, mas se tiver alguma dica agradeço.

Um abraço

Resposta

Link directo:

Uma pesquisa

#414677 | GARCIA CORDEIRO | 14 mai 2019 21:01 | Em resposta a: #414634

Malimo
Agradeço muito a força, vou tentar, mas qual sua opinião sobre a existência de dupla nacionalidade do meu pai?
Um abraço

Resposta

Link directo:

Uma ajuda

#414807 | GARCIA CORDEIRO | 19 mai 2019 17:18 | Em resposta a: #414634

Prezada Maria Alice
Na próxima semana estarei hospedado em Braga na casa de um primo, vou tentar ver o detalhe que você colocou do bilhete ou qualquer outra coisa que possa ajudar a descobrir se no tempo que meu pai imigrou novamente ao Brasil, ele não transcreveu seu nascimento para solicitar o passaporte português em tempo dos 18 anos, o que não seria impossível, estava na época de alistamento militar e com o passaporte português teria mais chance ou até pode também, meu avô ter registrado ele novamente como português quando retornou a Portugal por volta de 1919, meu pai tinha uns 4 a 5 anos, já ouvi alguns casos que foi feito isso. pela sua grande experiência no assunto, qual sua opinião?
Desde já agradeço.
Um abraço
Luizir

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 02 mai 2024, 12:56

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen