Procura de familiar

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Pessoas

Procura de familiar

#414637 | leojoses99 | 13 mai 2019 02:17

Exmos Utilizadores deste fórum

Boa Noite.
O meu nome é Leonardo Pereira e sou estudante de História no Porto. Atualmente, encontro-me a fazer para a minha cadeira de Genealogia e Heráldica a minha árvore genealógica. Ao proceder ás perguntas típicas para com os meus familiares sobre quaisquer informações que estes pudessem ter, acabei por descobrir que descendo, do lado materno, de uma das famílias mais ricas e importantes de Albergaria a Velha. Quem me contou isto não me soube dar muita mais informação por já não se recordar de tudo. Soube-me no entanto dizer que a descendência aconteceu quando uma das minhas tetravós, que trabalhava como empregada na casa dessa família, terá tido um caso com o filho (que segundo o que me foi contado, era médico e exercia em Albergaria a profissão) sendo que desse caso, nasceu o meu trisavô. Porém, como se tratava de um filho de um médico e de uma criada o que para a época era inaceitável, a minha tetravó terá sido despedida e o meu trisavô ficou sem pai, até que na certidão de batismo surge "pai incógnito". Depois de ter feito a minha pesquisa, creio que o candidato mais provável a ser o meu tetravô seria o Dr. Manuel Marques de Lemos que nasceu em 1863 e faleceu em 1921. Acredito que o Dr.Lemos possa ser o pai do meu trisavô uma vez que este era médico e sempre exerceu a profissão em Albergaria (tal como me contaram), pelo facto de que o meu trisavô nasceu em Dezembro de 1892 o que faria com que se Marques de Lemos fosse mesmo o pai, este teria-o sido aos 29 anos, uma idade perfeitamente normal para se ser pai e também pela situação de que o meu trisavô se chamava Bernardino Marques da Silva. Ora, quando eu pesquisei a sua certidão de batismo, não encontrei referências nem na mãe nem nos avós maternos do nome Marques, o que me terá levado a pensar até que ponto a minha tetravó não terá tirado esse nome do pai da criança. Já soube que neste fórum houve uma utilizadora, bisneta do Dr. Marques de Lemos, que terá também tentado procurar informações sobre este e o seu pai, o reitor Manuel Pedro Ferreira. Porém, quando tento encontrar a publicação para ver se conseguiria entrar em contato com a pessoa em questão, não consigo ver nada. Gostaria de saber se por acaso algum membro deste fórum não terá mais informações sobre o Dr.Manuel Marques de Lemos que me pudesse ajudar a esclarecer se realmente seria o meu tetravô ou não ou se por acaso poderá haver alguma maneira de eu conseguir então entrar em contato com a sua bisneta para poder obter mais informações. Agradeço desde já toda a atenção dispensada

Com os melhores cumprimentos,

Leonardo Pereira

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 22 set 2024, 09:38

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen