onde nasceram meus avós

Este tópico está classificado nas salas: Famílias

onde nasceram meus avós

#414675 | jorgeferreira | 14 mai 2019 20:50

Boa tarde,
me chamo jorge ferreira da silva e gostaria de saber se meus avós paternos são brasileiros ou portugueses?
Meu avô Alfredo ferreira da silva nascido em 1888 e falecido em 1972 que morava em são josé do vale do rio preto RJ,filho do casal de portugueses João manoel ferreira e joanna vieira da silva- meu avô Alfredo tinha uma irmã chamada emilia vieira da silva nascida na ilha de são miguel que veio morar na mesma cidade do RJ com mais irmãos portugueses e outros nasceram no Brasil,mas não acho nada sobre meu avô.
o mesmo acontece com minha avó lavínia martins de souza,esposa do meu avô alfredo que casaram em 14 de setembro de 1912- ela nasceu por volta de 1891 e faleceu em 1973 em são josé do vale do rio preto-os pais dela portugueses eram meus bisavós: Constantino de Souza e Carolina Martins de souza-preciso saber sobre meus avós Alfredo e Lavínia para buscar ou não a cidadania portuguesa.o restante da família sei que são todos portugueses e minha familia deve ser enorme na ilha e principalmente no porto e vizeu onde muitos moravam antes de falecerem. agradeço muito a ajuda de vocês meus amigos,por favor.
Meus humildes agradecimentos,Deus abençoe a todos.

Resposta

Link directo:

onde nasceram meus avós

#414679 | malimo | 14 mai 2019 23:30 | Em resposta a: #414675

Caro Jorge,

Qualquer dado é importante e seguem abaixo para que veja a quantidade de arquivos sobre os Açores.

https://tombo.pt/d/acores

https://tombo.pt/d/acores

Agora vamos, lado paterno:

Seu avô paterno- Alfredo Ferreira da Silva ( nascido em 1888 , talvez mas não sabe se é português)

Pais dele ( casados em S. Miguel , Açores ?): João Manuel Ferreira e Joana Vieira da Silva

Tiveram mais filhos brasileiros e portugueses.

Veja que há uma Emília Vieira da Silva que pode lhe trazer muitos dados pois nasceu em S. Miguel ( sabe quando? Há passaportes. Por ela pode-se chegar ao casamento dos pais e então saber sobre os filhos que tiveram em S. Miguel e caso a família tenha viajado junta, os filhos.).

Sua avó paterna - Lavínia Martins de Souza ( do Viseu ? do Porto ? )

Pais dela, Constantino de Souza e Carolina Martins ( de onde seriam ? Quando chegaram )

Acrescente o que puder mas seguindo uma ordem. Se souber algo mais sobre a Emília, ajuda e também sobre irmãos dos bisavós. Eram todos dos Açores ? A sua família materna também é portuguesa ?

Quanto à cidadania: a resposta mais atualizada terá no Consulado de Portugal ( acho que o portal está atualizado). Há uma procura enorme por bisavós portugueses neste. Mas só o Consulado pode informar; dupla cidadania, naturalidade, não sei, a normas mudam.

Att.,

Maria Alice

Resposta

Link directo:

onde nasceram meus avós

#414681 | jorgeferreira | 15 mai 2019 00:23 | Em resposta a: #414679

Boa noite Sra Maria Alice,
É verdade,eu procurei no tombo,no arquivo nacional,no cepese no family search mas o que sei agradeço ao site family search por que até há 3 meses atras eu nem sabia que tinha parentes portugueses,imagina então se eu imaginaria que simplesmente toda a geração anterior ao meu pai eram de portugueses? sou filho caçula de pais separados e não tive contato com meu pai.
em resposta a suas perguntas os irmãos do meu avô Alfredo segundo o family search emilia vieira da silva nasceu em são miguel veja o link do casamento dela já aqui no Brasil:https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HY-XXH2-2N?i=31&cc=1582573
não tenho informações sobre casamento dos meus bisavós pais do meu avô,mas sei que minha bisavó joanna foi enterrada no cemiterio municipal de são josé do vale do Rio preto falecida em 28 jan de 1919. suponho que estes meus avós vieram de são miguel pelo fato da filha Emilia ser nascida lá.o que sei da Minha tia Emilia é somente o link do casamento que diz ser de são miguel casou aos 24 anos e nasceu em 1869.
minha avó Lavinia não sei se é Brasileira ou portuguesa e tambem não sei de onde a mãe e o pai dela eram em portugal,mas toda a minha familia por parte da mãe do meu pai eram do porto e viseu,olha que é muita gente mesmo,fiquei impressionado,na verdade todo mundo.
meus bisavós constantino e carolina não sei quando vieram mas pelo óbito dela que pedí no cartório de são josé do vale do rio preto diz que ela era portuguesa,os pais do meu bisavô constantino eram de cedofeita no porto.
sobre o pai do meu pai só sei até aí e a mãe também,o family search não mostra mais ninguem,em compensação os ancestrais por parte da minha avó mostram 7 gerações de avós todos do porto e viseu.
quanto a minha mãe não tem parentes portugueses.
veja o link da minha árvore para ajudar.https://www.familysearch.org/tree/pedigree/landscape/G9MH-R38
obrigado
Jorge Ferreira

Resposta

Link directo:

onde nasceram meus avós

#414698 | malimo | 15 mai 2019 22:20 | Em resposta a: #414681

Caro Jorge,

Antes de tudo precisa consultar o site do consulado para saber o que leh pode ser atribuído.

Ai aí o link de passaportes de Ponta Delgada para o primeiro período disponível; há mais.
http://www.culturacores.azores.gov.pt/biblioteca_digital/PASSAPORTES-PDL-1875-1883/PASSAPORTES-PDL-1875-1883_item1/P2.html

Li a registro de casamento da Emília Vieira da Silva.
Notei que ela era viúva ( houve casamento anterior que pode estrar nos paroquiais porque antes da República não havia o Registro Civil ) aos 24 anos em 1893 ( nascida em período anterior a um ano, 1869 para trás ) e tinha um irmão Manuel João Ferreira com 20 anos no casamento ( assina no final do registro ). Tinha o nome do pai e talvez fosse o mais velho ( nascido em fins de 1872 a 1873).

Entrei no site da Biblioteca Nacional RJ, memoria.bn.br , e consultei o periódico da Gazeta de Petrópolis ( período de 1890 a 1899), para o nome Emilia Vieira da Silva. Aparece a publicação sobre o casamento dela que é tratada como Exma.Sra. Dona Emilia Vieira da Silva ( tinham posses ).

Segui colocando João Manuel Ferreira, Manuel João Ferreira e Alfredo Ferreira da Silva. Eles tinham lavras, terras e por isto votavam ( aparecem como eleitores na 8ª e 9ª região de Petrópolis), no período da República. Se votavam na República devem ter se naturalizado pois acho que estrangeiros não votavam. Acho difícil que sejam homônimos dos seus parentes.

O que penso no momento: deve procurar processos de naturalização no Arquivo Nacional RJ para saber se estavam naturalizados e também saber como a família chegou ao Brasil.

Se o lado paterno se esgotar, pode procurar então pela família da Lavínia.
Obs: o link da árvore não consigo abrir; só se eu tiver o nome de alguém da árvore ( é fechado).

Att.,

Maria Alice

Resposta

Link directo:

onde nasceram meus avós

#414704 | jorgeferreira | 15 mai 2019 23:42 | Em resposta a: #414698

Boa noite Sra Maria Alice,
Primeiramente parabéns pela competência,fico impressionado com a eficiência e rapidez.
se a Sra quiser olhar mais detalhadamente o meu family search eu passo minha senha para a senhora ver detalhadamente,assim terá maiores informações,somente eu movimento o family search e como a senhora possui infinitamente mais conhecimento que eu sobre o assunto,com certeza poderá ter maior aproveitamento.
A Sra vai ficar impressionada com as gerações de portugueses que compõe minha árvore,especialmente por parte da mãe do meu pai,todos do porto e viseu. meu e-mail é: gestorcomercialrj@gmail.com me mande um oi que passo a senha para a senhora,ou quer que eu informe aqui mesmo? Fica a seu critério.
Mais uma vez muito grato,Deus lhe ilumine e proteja.
Jorge Ferreira da Silva

Resposta

Link directo:

onde nasceram meus avós

#414707 | malimo | 16 mai 2019 00:16 | Em resposta a: #414704

Obrigada Jorge, eu tenho senha no family search.

Basta que me informe algum parente sua árvore para que eu tenha acesso.

Se parentes seus do Viseu e do Porto estiverem vivos pode procurar nas páginas brancas de Portugal os telefones e endereços.

Att.,

Maria Alice

Resposta

Link directo:

onde nasceram meus avós

#414709 | jorgeferreira | 16 mai 2019 00:44 | Em resposta a: #414707

olá Sra Maria Alice,
no family search só consegui localizar parentes falecidos,são muitos.
Meus pai era Aurelio Ferreira da Silva,meu avô pai do meu pai era Alfredo Ferreira da Silva e o meu Bisavô era João manoel Ferreira e minha Bisavó Joanna vieira da Silva.foi só até onde cheguei

A mãe do meu pai, minha avó, era Lavinia Martins de souza,minha bisavó mãe dela era carolina martins de souza e o marido dela meu bisavô era constantino de souza,meus trisavós eram:Bernardino Vieira da Silva casado com Emilia Roza de Souza,também trisavós manoel constantino de souza e maria fernandes,casados e pais da minha bisa carolina. se precisar de mais eu envio para a senhora. Boa noite.
Jorge Ferreira

Resposta

Link directo:

onde nasceram meus avós

#414710 | malimo | 16 mai 2019 01:53 | Em resposta a: #414709

Caro Jorge,

Segue o casamento do Alfredo com a Lavínia, em 1912. Lá diz que ambos são fluminenses ( brasileiros, Alfredo nasceu no Brasil ) e os pais dela residentes em Sapucaia.

https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HY-XXHS-GR?i=123&cc=1582573

Restam os bisavós ( depois de consultar ao Consulado se pode ser atribuída a cidadania ou outra condição pelos bisavós, levantar a situação dos bisavós ) .

Procura saber quando chegou o João Manuel ao Brasil e se depois se naturalizou. No óbito deve constar se era português; deve ver primeiro antes da naturalização.
Quanto à Lavínia, o mesmo, saber sobre a chegada dos pais e também se foram naturalizados porque no óbito vai constar se eram brasileiros.

Att.,

Maria Alice

Resposta

Link directo:

onde nasceram meus avós

#414716 | jorgeferreira | 16 mai 2019 09:56 | Em resposta a: #414710

Bom dia Sra Maria Alice,
tinha desconfiança que meus avós mesmo com irmãos Portugueses haviam nascido no Brasil,mas que os pais da minha avó residiam em sapucaia me impressionou muito por que todos os meus familiares vieram para o Brasil e foram residir em São José do Vale do Rio Preto,antigo distrito da cidade imperial(Petrópolis) onde eu nasci.
segundo o family search,meus bisavós são realmente portugueses,coisa que nem eu sabia até 3 meses atrás.
Estou me esforçando muito para saber toda a história e até pedi algumas certidões de óbito.
o assento(nascimento) do meu avô Alfredo ninguém achou até hoje já que ele nasceu antes de existir cartório,na paróquia também não encontraram até agora.
minha avó lavínia também não acharam o assento,mas eu tenho comigo o óbito de ambos e não dizem onde eles nasceram.
também solicitei ao cartório de são josé do vale do rio preto a certidão de óbito de inteiro teor da minha Bisavó Joanna Vieira da Silva, esposa do meu Bisavô João Manoel Ferreira, que diz claramente que ela era portuguesa. Resumindo, a partir dos meus Bisavós,exceto talvez meu Bisavô constantino, não tenho certeza, todos sem exceção são portugueses legítimos,isso me deixa impressionado,eu e meus irmãos nunca soubemos disso,não temos documentos e nunca ouvimos falar.
O pior disso tudo que sou filho de pais separados,tinha 3 anos e via meu pai esporadicamente,minha mãe conviveu com meus avós e nunca nos disse nada e eu para piorar sou o caçula e muito mais novo que meus irmãos,em compensação igualzinho meu pai que parecia meu avô, pelo menos descobri de onde herdei os cabelos loiros e os olhos esverdeados que tanto deu o que falar por que minha mãe era morena e a língua do povo não perdoa,achavam que eu tinha sido sequestrado, para azar dos faladores eu nasci em casa na presença da família,(risos)
De acordo com a nova regra, parece que não posso pedir cidadania se meus avós não são portugueses, o que lamento muito.
Meus maiores agradecimentos pela dedicação e boa vontade em auxiliar as pessoas, que o grande Deus misericordioso abençoe a senhora e todos os seus.Muita luz em sua jornada e muito amor em seu coração.

Jorge Ferreira da Silva

Resposta

Link directo:

onde nasceram meus avós

#414717 | jorgeferreira | 16 mai 2019 10:15 | Em resposta a: #414716

Sra Maria Alice,confirmei pelos livros do cartório do Familysearch que minha Bisavó Carolina Martins de Souza,mãe da minha avó lavínia também era portuguesa, segue o link: https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HY-XXH6-TF?i=82&cc=1582573

bom dia.

Jorge Ferreira da Silva

Resposta

Link directo:

onde nasceram meus avós

#414743 | malimo | 17 mai 2019 02:35 | Em resposta a: #414717

Caro Jorge,

Os seus bisavós por parte de pais são portugueses.
E veja que hoje mesmo neste forum procuram pelos bisavós para cidadania ou algo semelhante; penso que deve saber se pode fazer através dos bisavós.
Por que estariam a procurar se não serviria ?

E quanto ao João Manuel Ferreira , se morreu português também pode tirar por ele.
Só não entendo como votava no Brasil em 1902 sendo português.

Att.,

Maria Alice

Resposta

Link directo:

onde nasceram meus avós

#414746 | jorgeferreira | 17 mai 2019 10:29 | Em resposta a: #414743

Bom dia Sra Maria Alice,acho que votava pelo fato do império ter sido encerrado há pouco tempo ou pela posição de dono de terras,conhecemos muito bem esse Brasil,tudo aqui é possível,nunca me iludi com este país.
Uma sexta-feira de muita luz em seu coração,Deus a abençoe.

Jorge Ferreira

Resposta

Link directo:

onde nasceram meus avós

#414840 | jorgeferreira | 20 mai 2019 18:24 | Em resposta a: #414746

Boa tarde Sra Maria Alice,não obtive sucesso procurando o passaporte do meu avô no link que a Sra mandou.

Jorge Ferreira

Resposta

Link directo:

onde nasceram meus avós

#414846 | malimo | 20 mai 2019 21:28 | Em resposta a: #414840

Caro Jorge,

Se refere aos bisavós ?

Quando tiver mais tempo vou procurar nos passaportes de Ponta Delgada e nos registros da Ilha de São Miguel.

Pelo link que lhe mandei da Ilha viu que há muitas freguesias para procurar pelo nascimento da Emília e da sua família.

Quanto ao lado da Carolina, se alguém deste forum estiver nos lendo, toda ajuda seria boa.

Att;,

Maria Alice

Resposta

Link directo:

onde nasceram meus avós

#414869 | jorgeferreira | 21 mai 2019 12:40 | Em resposta a: #414846

Bom dia Sra Maria Alice,muito obrigado pela sua imensa ajuda.
Descobri junto ao tribunal eleitoral que em 1900 os estrangeiros que já estavam no Brasil antes disso poderiam votar,esse é o motivo do meu Bisavô votar em Petrópolis(são José do Vale do Rio Preto) na época.
Realmente precisamos de ajuda dos amigos para tentar localizar meus bisavós,está muito difícil mesmo,desde já agradecemos quem puder nos ajudar. Tenho muito interesse em ir a Portugal e conhecer meus parentes.
olhe o link que trata dos estrangeiros votantes na época. http://legis.senado.gov.br/norma/386819/publicacao/15836175
Mais uma vez agradeço imensamente a Sra e quem dispuser a ajudar.

Resposta

Link directo:

onde nasceram meus avós

#414885 | malimo | 22 mai 2019 01:04 | Em resposta a: #414675

Caro jorge,

Abaixo as freguesias da cidade do Porto onde pode pesquisar; tem parentes em Cedofeita e Vitória, como aparecem na sua árvore.
Para cada geração pode calcular entre 20 a 30 anos para o nascimento dos pais caso encontre batismos.
Os casamentos costumavam ser próximos ao nascimento dos filhos e geralmente a cada dois anos nascia um.

https://tombo.pt/m/prt

Abaixo os registros da Ilha de São Miguel
https://tombo.pt/i/sao-miguel

Já procurei em Povoação e encontrei 7 Emílias mas nenhuma era a sua. Não vieram de lá.
Faltam Ponta Delgada e as demais. Procura no período de 1868 a 1869, já que a Emília se casou com 24 anos, salvo algum erro no registro de casamento.

Encontrando o nascimento dela chega ao casamento dos pais e à descendência deles.
Os passaportes estão disponíveis para pesquisa mas é preciso saber quando saíram.

Já tentou entrar em contato com o Arquivo Nacional RJ por e mail ou telefone ?

Dizem que o saber que não é compartilhado não merece ser sabido; por isto todos deste forum procuram fornecer o máximo de ajuda, e para todos,

Att.,

Maria Alice

Resposta

Link directo:

onde nasceram meus avós

#414887 | malimo | 22 mai 2019 01:16 | Em resposta a: #414675

Caro Jorge,

Tudo me leva a crer que esta seja a sua Emília,

https://tombo.pt/i/sao-miguel

O pai João Ferreira e a mãe Joana da Silva.
Pode ser que encontre o casamento.
Seriam de Ponta Delgada, São José, Ilha de São Miguel

Procura ler ao máximo sobre Portugal, suas subdivisões e também sobre a história dos Açores.

Att.,

Maria Alice

Resposta

Link directo:

onde nasceram meus avós

#414891 | malimo | 22 mai 2019 03:39 | Em resposta a: #414890

Caro Jorge,

Esta pode ser a mulher de João, Joanna. Ao lado há referência a três certidões.
Pode ser que tenham a ver com a ida para o Brasil.
Nascida em Ponta da Garça, Ilha de São Miguel.

http://culturacores.azores.gov.pt/biblioteca_digital/SMG-VF-PONTAGARCA-B-1842-1848/SMG-VF-PONTAGARCA-B-1842-1848_item1/P65.html

Att.,

Maria Alice

Resposta

Link directo:

onde nasceram meus avós

#414892 | malimo | 22 mai 2019 04:58 | Em resposta a: #414887

http://culturacores.azores.gov.pt/biblioteca_digital/SMG-PD-SAOJOSE-B-1865-1869/SMG-PD-SAOJOSE-B-1865-1869_item1/P347.html

nascimento da Emília

Resposta

Link directo:

onde nasceram meus avós

#414906 | jorgeferreira | 22 mai 2019 17:36 | Em resposta a: #414892

Boa tarde Sra Maria Alice,estou no trabalho neste momento e prometo lhe responder quando chegar em casa e me acalmar,dizem que Homem não chora,chora sim,estou comovido demais e aos prantos pedindo ao Bondoso Deus que abençoe meus Bisavós,muito obrigado,a senhora tem sido uma irmã,uma amiga,um anjo que Deus colocou em meu caminho.Hoje é dia do abraço,e mando abraços respeitosos para uma pessoa tão generosa como a senhora.
até mais tarde.

Jorge Ferreira da Silva

Resposta

Link directo:

onde nasceram meus avós

#414916 | jorgeferreira | 22 mai 2019 23:23 | Em resposta a: #414885

Boa noite Sra Maria Alice,tenho consultado muito o google sobre cedofeita,Porto,são miguel,e o mapa de Portugal onde tenho familiares,muito interessante mesmo,estava pensando em ir ainda esse ano se eu conseguir descobrir alguém por lá.
Entrei em contato com o arquivo nacional sim,tentei pelo site mas incrivelmente quando consulto por nome deveria existir um botão para enviar a pesquisa,e na verdade não existe,preenchi o formulário mais de 10 vezes e não pude enviar,uma vergonha esse país.
escrevi e simplesmente nem ligam,dizem que não podem pesquisar,tem que ser o próprio,mas como se não funciona?
Fui sim muito bem atendido pelo site do tribunal eleitoral e recomendo a todos,pedi agora caso exista uma cópia do título do meu Bisavô joão Manoel Ferreira,tomara que eles tenham,vamos aguardar.

obrigado,

Jorge Ferreira

Resposta

Link directo:

onde nasceram meus avós

#414917 | jorgeferreira | 22 mai 2019 23:40 | Em resposta a: #414891

Sra Maria Alice,algo não está certo nisso tudo,se meu avô faleceu no RJ em 1972 aos 84 anos e dizem que ele era brasileiro e nasceu em 1888, como neste ano minha Bisavó ainda morava em São Miguel?
muito esquisito,algo está errado,e para piorar na paróquia e no cartório de são josé do vale do rio preto onde viveram ninguem acha registro algum,nem da minha avó lavínia e nem do meu avô alfredo.
isso é que me deixa desconfiado,muito desconfiado mesmo,será que eram realmente Brasileiros?

att,

Jorge Ferreira da Silva

Resposta

Link directo:

onde nasceram meus avós

#414918 | jorgeferreira | 22 mai 2019 23:46 | Em resposta a: #414891

difícil é ler o que escrevem,meu Deus!

Resposta

Link directo:

onde nasceram meus avós

#414919 | jorgeferreira | 22 mai 2019 23:54 | Em resposta a: #414892

Jesus do céu,é minha Tia Bisavó Emilia,filha do meu Bisavô João Manoel Ferreira e Minha Bisavó Joanna Vieira da Siva. Realmente eu tinha razão quando falei logo no início que minha família inteira, dos meus avós para trás eram todos Portugueses,parece que só meu pai,minha mãe, eu e meus irmãos e sobrinhos somos Brasileiros.

obrigado.

Jorge Ferreira

Resposta

Link directo:

onde nasceram meus avós

#414921 | malimo | 23 mai 2019 00:09 | Em resposta a: #414917

Caro Jorge,

Também pensei o mesmo.

Mas já encontrei um português que morreu como se tivesse nascido em 1876 e na verdade nasceu em 1873.

Acho que agora é procurar pelos passaportes.
Estou procurando mas até o momento não encontrei, nem o nascimento do bisavô que seria seria em 1840, por aí, um poco antes ou depois.
Também não encontrei o irmão da Emília que deve ter nascido em 1873 mais ou menos.
Seu bisavô casou em 1865 e a partir daí pode procurar nascimentos com os links que enviei. Emília em 1869 e Manuel João em 1873. Um por um.

Att.,

Maria Alice

Resposta

Link directo:

onde nasceram meus avós

#414927 | jorgeferreira | 23 mai 2019 11:12 | Em resposta a: #414921

Bom dia Sra Maria Alice,
vou continuar procurando baseado em suas informações que são muito corretas,assim que chegar as respostas de petrópolis e do tribunal superior eleitoral eu informo a senhora,tomara que sejam boas notícias.
Assim que descobrirmos sobre meus avós, vou falar com a senhora sobre o avô da minha esposa que era Português também e ela nada sabe sobre ele.
Acho que nossos familiares portugueses gostam de brincar de esconde-esconde,rsrs.
Brincadeiras à parte, mais uma vez toda a minha gratidão à senhora.

Jorge Ferreira da Silva

Resposta

Link directo:

onde nasceram meus avós

#414930 | MCNN | 23 mai 2019 11:49 | Em resposta a: #414927

Bom dia Jorge

Não sei se já tem ou não esta informação, mas pelo sim pelo não aqui vai:

Constantino de Souza, então com 35 anos de idade, chegou ao Rio de Janeiro em 31/08/1888 a bordo do vapor Aconcágua.

Vinha acompanhado pela esposa Carolina Martins (39 anos de idade) e dos filhos Maria (13 anos), Manoel (11 anos), António (7 anos), Florinda (5 anos) e Deolinda (4 anos).

Eles terão embarcado em Lisboa.

Finalmente, estou em crer que são boas as hipóteses de que Constantino de Souza fosse natural de Penafiel.

Boa sorte

Mário César Navarro

Cumprimentos

Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

onde nasceram meus avós

#414931 | MCNN | 23 mai 2019 12:13 | Em resposta a: #414927

Caro Jorge

No link seguinte pode ver o registo do pedido de passaporte de Constantino de Souza:

https://pesquisa.adporto.arquivos.pt/viewer?id=411773

(tem de selecionar a imagem 46.tif, e é o registo nº 259)

Por esse registo se vê que Constantino de Souza declarou ser natural de Penafiel.

E na relação dos acompanhantes vem ainda o filho Joaquim, com 1 ano de idade. De facto tinha estranhado que o Joaquim não constasse na lista de bordo, eventualmente escapou por ser muito pequeno.

Boa sorte

Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

onde nasceram meus avós

#414934 | jorgeferreira | 23 mai 2019 15:19 | Em resposta a: #414930

Bom dia meu mais novo amigo Mário Cesar Navarro,
Antes de qualquer coisa quero agradecer a sua imensa generosidade em ajudar os que necessitam como eu,Deus lhe abençoe.
Eu não tinha essa informação meu amigo,ela esclarece que se meu Biavô constantino chegou ao Brasil em 1888 sem minha avó Lavínia e antes do nascimento dela que foi por volta de 1891, então ela é Petropolitana da cidade imperial como eu e meu pai. e dos bisavós,para trás,incluindo tioavós são todos portugueses,meu Jesus do céu,que coisa impressionante!
Meu nobre amigo,muito obrigado,Deus lhe ilumine e proteja é o que desejo de todo o meu coração e do fundo de minha alma.obrigado.
Att,

Jorge Ferreira

Resposta

Link directo:

onde nasceram meus avós

#414935 | jorgeferreira | 23 mai 2019 15:30 | Em resposta a: #414931

Meu nobre amigo Mário,pelo visto somente vovó Lavinia nasceu aqui como eu,acho que é o mesmo caso do marido dela,meu avô Alfredo.
Sabe de uma coisa meus amigos Mário e Sra Maria Alice? eu acho que sou mais Português do que Brasileiro,olha o tamanho da família que devo ter em Portugal,preciso achá-los e dizer a eles que temos o mesmo sangue,somos descendentes dos mesmos antepassados,mesmo nascendo em países diferentes,isso é maravilhoso,vocês são meus cúmplices por estarem me ajudando,me trazendo tanta felicidade,muito obrigado sempre!

Jorge Ferreira da Silva

Resposta

Link directo:

onde nasceram meus avós

#414939 | albertopeixoto | 23 mai 2019 15:48 | Em resposta a: #414675

Bom dia senhores!
Estou tentando conseguir a cidadania portuguesa, porém não tenho em mãos a certidão de nascimento do meu avô.
Meu avô António Rodrigues de Carvalho, nasceu em 18/01/1898 em Portugal. Sabemos que ele nasceu em Trás-os-Montes.
Filiação: Francisco Rodrigues de Carvalho e Germana da Conceição.
Meu avô veio para o Brasil, chegou no Rio de Janeiro em 15/05/1922.

Poderiam verificar se consta alguma informação sobre ele?

Att.
Alberto

Resposta

Link directo:

onde nasceram meus avós

#414941 | MCNN | 23 mai 2019 16:11 | Em resposta a: #414935

Caro amigo Jorge

Eis o que eu consegui apurar:

Constantino de Souza era natural da freguesia de Bustelos, concelho de Penafiel, distrito do Porto;

Carolina Martins era natural da freguesia de Águas Santas, concelho da Maia, distrito do Porto.

Constantino e Carolina casaram em Águas Santas, e foi aí também que foram batizados todos os seus filhos nascidos em Portugal.

Consegui localizar o que julgo ser o batismo do Constantino e o batismo de todos os filhos exceto a mais velha (a Maria).

Não localizei o batismo da Maria porque as imagens dos livros da época em que Maria terá nascido (1874/1875) estão muito sumidas, inviabilizando praticamente a sua leitura, pelo que nem cheguei a fazer a busca. Mas se todos os restantes filhos nasceram em Águas Santas e se o casamento foi em Águas Santas, tudo aponta para que a Maria (a filha mais velha) também tenha nascido em Águas Santas.

Foi também a pouca legibilidade dos livros que me impediu procurar o casamento de Constantino e de Carolina. Mas todos os assentos de batismo dos filhos indicam que eles casaram em Águas Santas.

Aqui seguem os links dos diversos assentos que eu encontrei:

Batismo do Constantino
https://pesquisa.adporto.arquivos.pt/viewer?id=752049
(tem de selecionar a imagem 971.tif, é o número 22)

Batismo do Manuel
https://pesquisa.adporto.arquivos.pt/viewer?id=811204
(tem de selecionar a imagem 55.tif, é o primeiro registo)

Batismo do António
https://pesquisa.adporto.arquivos.pt/viewer?id=811207
(tem de selecionar a imagem 241.tif)

Batismo da Florinda
https://pesquisa.adporto.arquivos.pt/viewer?id=811209
(tem de selecionar a imagem 48.tif)

Batismo da Deolinda
https://pesquisa.adporto.arquivos.pt/viewer?id=811211
(tem de selecionar a imagem 17.tif)

Batismo do Joaquim
https://pesquisa.adporto.arquivos.pt/viewer?id=811213
(tem de selecionar a imagem 70.tif)


Finalmente, queria dizer-lhe que sua avó Lavínia teve um outro irmão nascido no Brasil, de nome Eduardo, que nasceu em São José do Vale do Rio Preto em 01/08/1893:

https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HT-DZDQ-WRB?i=178&cc=1582573

(o registo está nesta imagem e na seguinte)

Cumprimentos

Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

onde nasceram meus avós

#414944 | jorgeferreira | 23 mai 2019 18:02 | Em resposta a: #414941

Amigo,obrigado mais uma vez,como vocês descobrem isso tudo?impressionante!
É isso mesmo meu amigo Mário,hoje a cidade de São José do (vale)do rio preto que é um município do RJ,era apenas São José do Rio preto, que era 5° distrito da cidade imperial de Petrópolis,onde toda a família que veio de Portugal se instalou e somos descendentes,inclusive eu nasci lá. Até o lugar remonta Portugal,uma cidade com o nome de D.Pedro Segundo,criada por ele. para finalizar, gostaria buscar a história do meu avô Alfredo Ferreira da Silva e depois procurar meus parentes,pois decidi ir a Portugal conhecê-los,vou à São Miguel,Porto e viseu caso descubra quem são.
Obrigado amigão,muita luz no seu caminho eu te desejo.

Jorge Ferreira da Silva.

Resposta

Link directo:

onde nasceram meus avós

#414948 | malimo | 23 mai 2019 22:00 | Em resposta a: #414939

Caro Alberto,

É necessário que abra um tópico só seu para que as informações possam chegar.

Escreva tudo que sabe e também o que pode pensar que não sabe sobre os avós.

Ele viveu vinte e quatro anos no Brasil ( chegou adulto, casou no Brasil?, onde viveu, se souber nomes de seus tios e irmãos dos avós,o que a família sabe sobre eles, tudo soma ). Lembre que também faz parte da pesquisa. Já procurou pela chegada dele nos navios?

Informo que Trás os Montes é a Região Nordeste de Portugal. São dois Distritos divididos em concelhos e freguesias.
E começa dando uma olhada no mapa de Portugal para ir se situando.

Att.,

Maria Alice

Resposta

Link directo:

onde nasceram meus avós

#414949 | malimo | 23 mai 2019 22:08 | Em resposta a: #414675

Caro Jorge,

Acaba de receber uma ajuda de fôlego com o grande empenho do Mário Navarro.

É muito boa.

Fui até 1883 com os passaportes de Ponta Delgada. Saíram depois.

Quanto ao fato da sua bisavó ter solicitado certidão em 1888 não é certeza de que vivesse por lá. Pode ter pedido certidão a partir do Brasil por alguma necessidade.

Seu avô João Ferreira, terá nascido em Fenais da Ajuda, onde casou, São Miguel.

Por acaso, no óbito dele consta quantos filhos deixou ?

Att.,

Maria Alice

Resposta

Link directo:

onde nasceram meus avós

#414952 | jorgeferreira | 24 mai 2019 00:10 | Em resposta a: #414949

Boa noite Sra Maria Alice,como vai?
Graças ao seu pedido tenho mais um amigo,e que amigo heim? Pessoa do bem esse nosso amigo Mário,graças a Deus.
Sra Maria Alice,eu tenho a certidão de óbito da minha Bisavó Joanna,Meu avô Alfredo filho dela,da minha avó lavínia mas não tenho do meu Bisavô João Ferreira.
nos óbitos que tenho,nenhum deles cita os filhos,nem um documento sequer,chega ser vergonhoso certos cartórios,existem apenas e tão somente para apadrinhar amigos e sócios de autoridades governamentais.
Seria muito bom se o filho do meu bisavô João Ferreira que é meu avô Alfredo Ferreira fosse Português,por que todos os meus bisavós por parte de pai são de além mar,estou boquiaberto,maravilha!
Continuo aguardando pela resposta do cartório e do tribunal eleitoral para desvendarmos mais este mistério.
Boa noite queridos amigos Sra Maria Alice e Mário Navarro,Deus os ilumine.

Jorge Ferreira

Resposta

Link directo:

onde nasceram meus avós

#414953 | malimo | 24 mai 2019 01:01 | Em resposta a: #414675

Caro Jorge,

Vai aí a Maria, nascida antes da Emília

http://culturacores.azores.gov.pt/biblioteca_digital/SMG-PD-SAOJOSE-B-1865-1869/SMG-PD-SAOJOSE-B-1865-1869_item1/P214.html

E abaixo o nascimento do seu bisavô, repare que o padre corrigiu o nome que no assento da Maria está correto : Clara Jacinta de Jesus.

Quanto aos passaportes ocorre o seguinte: de 1875 a 1883 já vi todos e são de Ponta Delgada ( de 1884 a 1893 não aparecem em Ponta Delgada mas há em Angra do Heroísmo e Horta, de onde também tiravam passaportes. Não sei se de 1884 a 1893 perderam os livros ou se passaram a ser emitidos em Angra e Horta )

Att.

Maria Alice

Resposta

Link directo:

onde nasceram meus avós

#414954 | malimo | 24 mai 2019 01:02 | Em resposta a: #414953

http://culturacores.azores.gov.pt/biblioteca_digital/SMG-RG-FENAISAJUDA-B-1832-1843/SMG-RG-FENAISAJUDA-B-1832-1843_item1/P262.html

Ficou faltando, nascimento João Ferreira

Resposta

Link directo:

onde nasceram meus avós

#414955 | malimo | 24 mai 2019 01:07 | Em resposta a: #414952

Caro Jorge,

Penso que a lavínia pode ter nascido em Sapucaia porque quando casou os pais residiam lá.

A sapucaia é uma árvore de frutas oleaginosas e os indios fabricavam cuias com elas. Já os macacos ficavam com os pés presos às cuias e daí veio a expressão " Macaco velho não põe a mão em cumbuca"

Resposta

Link directo:

onde nasceram meus avós

#414965 | jorgeferreira | 24 mai 2019 10:21 | Em resposta a: #414955

Bom dia queridos amigos,
Sra Maria Alice,minha tia Maria nasceu em torno da mesma hora que eu,que linda meu Deus!
A história é essa mesmo,muito engraçado essa do macaco,as pessoas precisam saber disso,estamos esquecendo nossas memórias infelizmente,vocês meus amigos são pessoas muito sábias,a ponto de entender que não basta ter conhecimento,é preciso dividí-lo.
Desejo a todos vocês um dia iluminado e muita proteção divina.

sempre, muito obrigado.

Jorge Ferreira da Silva

Resposta

Link directo:

onde nasceram meus avós

#414980 | jorgeferreira | 24 mai 2019 19:50 | Em resposta a: #414953

Boa tarde Sra Maria Alice,
então minha tia irmã do meu avô é Maria certo? e clara Jacinta de Jesus é esposa do meu Trisavô Manoel Ferreira?
Lancei essas informações no FamilySearch e recebi de imediato informações sobre o irmão do meu Bisavô João Manoel e eram de viseu,canas de sabugosa,Tondela,impressionante como minha familia em portugal está toda ou esteve radicada em viseu,Porto e ilha de São Miguel,aqui no Brasil todos em petrópolis e só uma bisavó e bisavô de Sapucaia.
Fala a verdade meus amigos,uma belíssima família Portuguesa,estou muito orgulhoso, sem esquecer de ser imensamente grato a vocês que me proporcionam tanta alegria.
Gosto demais de São Francisco de Assis,e calçando a sandália da humildade deste servo de Deus eu humildemente agradeço ao amigo Mário Navarro e a amiga Sra Alice.

obrigado,

Jorge Ferreira

Resposta

Link directo:

onde nasceram meus avós

#414982 | malimo | 24 mai 2019 21:43 | Em resposta a: #414980

Caro Jorge, talvez seja um casal homônimo.

O bisavô, João (Manuel) filho do Manuel e da Jacinta Clara de Jesus nascido em Fenais da Ajuda, Açores teria um irmão em Tondela se os pais tivessem saído de Tondela para os Açores. Geralmente não seria assim. É preciso o nascimento dos pais do irmão do João manuel e atrvés da mesma filiação e origem poder confirmar.

A sua avó lavínia pode ter nascido em Sapucaia mas os pais eram portugueses. Eles apenas "moravam" em sapucaia quando a filha casou em S. José do Rio Pardo.

Resposta

Link directo:

onde nasceram meus avós

#415002 | jorgeferreira | 25 mai 2019 10:46 | Em resposta a: #414982

Bom dia,
fui experimentar a informação na árvore do familysearch e olha o que aconteceu: eu havia escrito Clara de Jesus,quando escrevi Clara JACINTA de Jesus apareceram vários filhos do casal. Maria Ferreira,Antonio Ferreira,Deluvina Ferreira que faleceu com 1 ano de idade,novamente Maria Ferreira,esta nascida em 1878 e a anterior em 1869 e o que viria a ser o meu Bisavô João Manoel Ferreira, será que batizaram duas filhas com o mesmo nome?será que falta mais agum nome para diferenciar? que seja,eu já vi dois irmãos com o mesmo nome e sobrenome,não sei como conseguem,rsrs. Estou tão feliz com minha portuguesada bonita que vocês nem imaginam,difícil foi entender que tenho muito mais parentes portugueses do que Brasileiros,é uma belíssima novidade.
Sem esquecer de agradecer,sempre.
Obrigado,

Jorge Ferreira da Silva

Resposta

Link directo:

onde nasceram meus avós

#415013 | malimo | 25 mai 2019 19:10 | Em resposta a: #415002

Caro Jorge,


Finalmente encontrou suas origens paternas e os irmão do seu bisavô também podem ter ido para o Brasil. E os irmãos do seu avô podem ter descendência no Brasil.

Os nomes não eram repetidos; eles colocavam o nome do que falecera no próximo.
Era um hábito e por isto os padres registravam como primeiro do nome, segundo do nome.

Quanto às origens portuguesas, qualquer pessoa que tenha um sobrenome português descende de portugueses. Em algum lugar do passado estarão lá os portugueses, todos descendem.

Att.,

Maria Alice

Resposta

Link directo:

onde nasceram meus avós

#415018 | jorgeferreira | 25 mai 2019 21:28 | Em resposta a: #415013

olá Sra Maria Alice,
realmente hoje sei quem somos,descobri inclusive que sou mais Português do que Brasileiro quando se de sangue,indiscutivelmente.Resta agora tentar descobrir parentes em Portugal,não sei como,mas vou conseguir.
A senhora me permite colocar aqui as informações sobre a família da minha esposa? Fiz o FamilySearch dela mas a família dela não tem informações precisas,inclusive o problema maior é com o pai dela, José Augusto Portella que diz que o pai dele é Domingos Portella, mas a certidão de nascimento diz que o pai dele é outro, é o marido da avó dela.confuso? explico melhor,acho que a mãe dela se separou e conheceu o sr Domingos Portela,mas o pior vem aí,o José augusto foi reconhecido como filho legítimo do marido da avó dela pelo senhor Albino e consta no site como José augusto albino,mas no livro está certo,José Augusto Portela. o Sr Domingos Portella que dizem ser português é o avô legítimo dela ou será este senhor Albino? loucuras cartoriais, fico impressionado com tantos erros.
minha esposa: Maria Janete Portela,
pai: José Augusto Portella
Mãe: jahyra Gomes Martins
avô:Domingos Portela(PINTO) não sei se é certo o pinto
Avó: Julia Josephina Albino

muito obrigado mais uma vez.

Jorge Ferreira da Silva

Resposta

Link directo:

onde nasceram meus avós

#415022 | mila1000 | 26 mai 2019 10:56 | Em resposta a: #414675

José Augusto Albino, nasceu em Junho de 1910 Bom Jardim,, filho de Julia Josephina Albino, era neto de Ignacio Albino. No seu registo de nascimento não consta o nome do pai,e, quem quem declarou seu nascimento não diz que é o seu pai, mas, que ele era filho de sua enteada.
Por ocasião do casamento com Jahyra, casou como José Augusto Albino. O apelido Portella surgiu depois disso, podendo ter sido perfilhado por Domingos. Isso é o que penso.

Resposta

Link directo:

onde nasceram meus avós

#415023 | jorgeferreira | 26 mai 2019 12:53 | Em resposta a: #415022

Olá, Bom dia.
Concordo,foi o que pensei.

Muitíssimo obrigado.

Um dia de muita luz para todos.

Jorge Ferreira da Silva

Resposta

Link directo:

onde nasceram meus avós

#416449 | jorgeferreira | 21 jul 2019 18:39 | Em resposta a: #415023

Boa tarde sra Maria Alice e Mario Navarro, estou recorrendo a vocês novamente por não ter conseguido encontrar alguém da minha família na atualidade, procurei no familysearch, procurei no facebook na ilha de são miguel, contactei pessoas com mesmo sobrenome no facebook em Viseu, porto e fico frustrado,triste,não acho ninguém,nenhum parente vivo, por favor me ajudem, estou tão decidido que já vou na quarta-feira pegar meu passaporte para ir a Portugal em novembro e até preço do pacote de viagem para 15 dias achei, pedi férias no trabalho mas só posso fechar se eu encontrar alguém da família para ver e o tempo está passando e eu não consigo achar ninguém.
Pretendia ir a São Miguel ano que vem e este ano agora em novembro ir a Viseu e ao Porto.
No meu familysearch que a podem ter acesso o mais perto que cheguei foi dos meus descendentes de Viseu, descendente do irmão do meu Bisavô joão manoel ferreira que se chama Casemiro Ferreira que teve uma filha maria do Rosário , que teve uma neta chamada Julia ferreira da silva que nasceu em 23 de dez de 1903 e por mais que eu pesquise nunca passo disso,por favor me ajudem, estou desesperado,quero ver minha família,comprometí minhas férias pensando nisso,dei entrada no passaporte, reservei dinheiro eu e minha esposa, não sei mais o que fazer. gostaria tanto que me ajudassem,por favor meus amigos.
muito obrigado
Jorge Ferreira

Resposta

Link directo:

onde nasceram meus avós

#416459 | malimo | 21 jul 2019 19:28 | Em resposta a: #416449

Caro Jorge,

As famílias continuam se multiplicando mas os sobrenomes mudam, principalmente se caem em mulher.
Antigamente adotavam os sobrenomes dos maridos; fica mais difícil encontrar.
E famílias nem sempre ficam nas mesmas cidades; pode ser que encontre parentes por lá mas é preciso que se prepare para o que possa ser.
A sua expectativa de encontrar parentes pode não ser recebida com reciprocidade por eles e ficar frustrado.

No Brasil existem as casa das comunidades de imigrantes, talvez o ajude:

http://www.casadeviseu.com.br/2016/

http://www.casadosacoresrj.com.br/

Pode ser que lá encontre relacionamentos, laços ou contatos ( por vezes mais enriquecedores do que se encontrar parentes que possam não recebê-lo bem ).
A convivência nestas comunidades pode ser aconchegante. São pessoas que vieram dos mesmos lugares que os seus familiares, mesmo sangue numa terra em que todos devemos ser irmãos.
Em algumas há laços de amizade.

Antigamente a RTP tinha programas sobre Portugal e até portugueses que procuravam se encontrar pelo mundo.

Att.,

Maria Alice

Resposta

Link directo:

onde nasceram meus avós

#416465 | jorgeferreira | 21 jul 2019 21:53 | Em resposta a: #416459

Boa noite Sra Maria Alice,
conheço os riscos inerentes, o que me assusta na verdade é acharem que sou algum golpista ou um aproveitador procurando algum lucro, coisa que realmente não faz sentido para mim ou para quem me conhece. Vivo do meu trabalho, sou uma pessoa que estuda, tenho meu emprego e graças a Deus uma vida bem legal que basta para mim e minha esposa.Se eu ficar pensando muito nisso, posso perder o melhor que o ser humano tem a oferecer que é o amor,ainda acredito nisso e não sou um sonhador,antes é claro farei contato,se me aceitarem e quiserem vir aqui ótimo,se não quiserem valeu a pena conhecer ou mesmo falar com eles,tchau e benção, sou muito prático.
Mais uma vez meus agradecimentos.
Uma linda semana iluminada para a senhora.Abraços no amigo Mário navarro.
Jorge Ferreira

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 15 mai 2024, 21:43

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen